Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Efici?ncia volum?trica

Efici?ncia volum?trica

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
120 Posts 29 Posters 9.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • M Offline
    M Offline
    Marcelo
    escreveu em última edição por
    #12

    como se calcula a eficiencia volumetrica?

    tenho uma formula aqui, que tinha chegado a muito tempo atras..

    pois bem.. por ela tenho 99% de ev na rotacao de torque maximo.. sera isso mesmo?

    dados:

    131cv @ 6000rpm

    gasolina

    1590 cc

    alguem por favor calcule isso pra mim fazendo o favor b)

    1 Resposta Última resposta
    • P Offline
      P Offline
      Paulo Marcelo
      escreveu em última edição por
      #13

      enximento maximo do cinlindro será expresso no torque maximo.

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        Lost
        escreveu em última edição por
        #14

        eu acho que a unica maneira de se medir direito isso seria pelos gases de escape, medindo o volume que sai do escape, sabendo a temp exata que a mistura entrou no motor, e qual a expansao depois de queimada, daria pra calcular qual era foi o volume admitido no motor

        falei merda?

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          dyablu
          escreveu em última edição por
          #15

          os vtis normalmente tem 160cv e sao 1.6 (b16a1 e a2)

          mas tem uma versao desse motor q eh b16a3 senao me engano q tbm eh 1.6 e tem 168cv ou seja mais de 100% sendo aspirado. (usado em alguns crx normalmente)

          tem muito motor por ai q tem mais de 100% sem sobrealimentacao.

          1 Resposta Última resposta
          • E Offline
            E Offline
            Extreme Fast
            escreveu em última edição por
            #16

            o novo rs4 tem potencia específica de 100cv/l tb, v8 de 420cv sem sobrealimentação…

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SeaL
              escreveu em última edição por
              #17

              ferrari, masserati, alguns porshe (das antiga creio eu pois a maioria é tudo sobre alimentado atualmente), nissan, entre outras marcas…

              na maioria, todos os fabricantes tem suas tecnologias para superar a marca do 100cv/l

              a diferença é o custo do equipamento, do desenvolvimento e a manutenção que o equipamento dá...

              o vti possui tecnologia antida, desenvolvida na dácada de 70 primeiramente para ser utilizada na f1... o problema??? naquela época esta já era uma tecnologia ultrapassada ou no mínimo, desatualizada para aquele nível de competição... pois já haviam maneiras melhores e mais confi?veis de se obter alt?ssimas potências de cilindradas reduzidas, se não me engano o turbo naquela época era liberado... deixando o vtec em desuso antes mesmo de nascer... mais tarde ele caiu nas graças dos engenheiros da honda e aplicaram essa tecnologia nos carros (huahuahua moderação autom?tica rox ) de rua. (quando ferrari já girava seus 8/10/12 canecos a 9000 com segurança a muuuuito tempo e já ultrapassavam a barreira dos 100cv/l de velho, a marca popular dos japoneses lanãou no mercado um carrinho com 1.6l e 160cv...

              dae começaram as corridas armamentistas das fábricas por alt?ssimas potências em motores na.

              vanos, vvti, tem um da alpha romeu que eu num lembro o nome...

              e por ae vai...

              um carro barato de uma marca popular (ao menos lah nos eua e japoo) é o s2000, http://www1.uol.com.br/bestcars/un/121-15.htm com seus 120cv/l

              e outro exemplo de como é custoso arrancar cavalaria de carros na, é esta preparação da mugen (consagrada preparadora mundial de honda, refer?ncia pra tudo que é possível) só conseguiu arrancar 18cv a mais do motor, e 1,2kgfm de torque…. isso pq a empresa é uma potência mundial em matéria de preparação... e num conseguiu tirar muita coisa... http://www1.uol.com.br/bestcars/supercar/ss2200.htm

              o problema maior em se tirar mais de 100cv/l dum motor, eh o custo…

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                amarchetti
                escreveu em última edição por
                #18

                krai..

                sa? do trampo ntem com esta dúvida…

                chego aqui hoje e já tá na 2a pagina.....:d

                com essa galera não tem erro.... b)

                bem..estou convencido, apesar de ainda não ter entendido muito bem como conseguir isso..

                o conceito de 100cv/l como 100% de ev é uma lenda urbana q eu trouxe de fora e como me mostraram é uma furada...

                bem..um motor nascido pr atingir mais de 100% de ev aguenta a parada

                agora..se eu pensar num motor civil ...por exemplo um ap, um fiat 1,6 16v, um fam?lia 2 ou mesmo um zetec 1,8 ou um rocan da vida..

                motores q não foram feitos pra ationgir os 100% de ev...

                projetando um conunto de coletores e kbãote monstro bem otimizado eu conseguiria chegar aos 100% de ev nestes motores street ?

                pelo resposta do vicent ao streit dá pra induzir q se possa aproximar-se muito......mas o custo deveria ser ignorante...

                ou estou enganado?

                1 Resposta Última resposta
                • E Offline
                  E Offline
                  Extreme Fast
                  escreveu em última edição por
                  #19

                  custo e equipamento pra fazer isso nesses motores iam ficar invi?veis, já a barreira de 100cv/l acho que em um ap 1.6 é possivel, tem aqueles de turismo que já tem 140cv +ou-, acho que fazendo girar mais fica com uns 160cv.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SeaL
                    escreveu em última edição por
                    #20

                    se num me engano, os motor de chevette 1.6 junior, quando preparados ao extremo, achegavam a absurdos 178cv no dino… uahuahua

                    b):d:d

                    irado isso...

                    tenho que achar a matéria em que dizia isso... hehehe...

                    1 Resposta Última resposta
                    • E Offline
                      E Offline
                      Extreme Fast
                      escreveu em última edição por
                      #21

                      vai uns 5 digitos de conta banc?ria pra fazer tb, hahahhahah

                      sou mais um kitzinho fraco pra preencher o que o motor num aspira…

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        streit
                        escreveu em última edição por
                        #22

                        o problema da ev é conseguir torna-la alta em toda a faixa de giros do motor.

                        nunca um motor vai ter ev constante de 100%. é preciso ter dutos longos e largos, para armazenar o ar que será admitido, além de toda a equalização dos pulsos. mas isso só estará disponível a altos giros, tornando um lixo em baixa.

                        e esse é exatamente o problema de motores aspirados, pra conseguir mais força em alta, abdica-se da força em baixa.

                        por isso, de maneira geral, não da pra dizer que o motor possuir? mais de 100% de efici?ncia. a não ser que vc limite a rotação dele exclusivamente para aquela faixa de efici?ncia.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SeaL
                          escreveu em última edição por
                          #23

                          nunca havia pensado nisso streit… mas de certo modo, vc tem raz?o...

                          com a turbina soprando, consegue-se manter os 100%ou mais de ev o tempo todo...

                          num motor aspro, soh na faixa de potência ideal... em todos os outros rpm, não conseguimos isso... =/

                          errrr..... tah dando um né na minha cabeça... hahuahua :humpft::d

                          b) :d

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Carbon
                            escreveu em última edição por
                            #24

                            outrso exemplos de motores com mais de 100cv/l sao o 3.5 v6 da nissan (equipa o 350z, o maxima.. acho que o altima tbm…) com 380cv e com um kitzinho da nismo melhora esse nivel..

                            o novo motor da m3 com um 3.2 6cil em linha com 343cv....

                            lembro que falando com um professor de fisica que adorava mecanica e andava em arrancada e tal que ele fez um chevette com motor original 1.6 (bem preparadoe aberto, obvio ) passar nos 400 metros na frente de um covette b) isso ha uns 10 anos atraz..

                            e lembro muito bem ele me falando que passar de 100cv/l nao eh algo muito dificil, mas varias vezes indocil.

                            ja ev h outro papo.......

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Flavio Cruz
                              escreveu em última edição por
                              #25

                              pelo que vi, para enxer 100 do cilindor, tem que recorrer a coletores de admissao gigantes para poder gerar uma especia de impacto nas valvulas e/ou pressionar o ar em direcao a elas…

                              mais isso so se dá pelas baixas/medias rotacoes.. em alta estrangula o carro...

                              ou seja, é muito dificil vc conseguir esses 100% em toda a faixa...

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
                                ? Offline
                                Visitante
                                escreveu em última edição por
                                #26

                                galera,

                                100 cv por litro não é a mesma coisa que 100% de eficiencia volum?trica

                                eficiencia volumetrica é a porcentagem de mistura ar combustivel que entra na camara em relação ao volume nominal desta.

                                se entre o pms e o pmi do pistao cabem 100cc de mistura, e vc enxe com 90, tem 90% de ev. se vc enxe com 130, tem 130% de ev.

                                abs

                                martin

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  amarchetti
                                  escreveu em última edição por
                                  #27

                                  só imaginando tudo isso antes de encarar a brincadeira…

                                  o custo iria lá pra cima..mataria a dirigibilidade....

                                  e no final de tudo vc poderia fazer isso com um kitzinho turbo a um menor custo e com resultados bem mais fortes....

                                  por isso q não encontrava casos de carros normais q dessem conta dos 100%...

                                  só q partá do princ?pio de q se não encontra é pq não tem....qdo na verdade é pq não é prático nem econômico...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • I Offline
                                    I Offline
                                    Igor Bastos
                                    escreveu em última edição por
                                    #28

                                    pessoal confunde ev com cv/litro …..não tem nada a ver....hj em dia é relativamente fácil de superar os 100cv/l mas 100% de ev em aspirado é extremamente difácil...lembresse que para isso é a mesma coisa que ter pressao positiva no coletor

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
                                      D Offline
                                      dyablu
                                      escreveu em última edição por
                                      #29

                                      falando em cv/l

                                      e moto entao q tem umas por ai com mais de 170cv/l

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
                                        R Offline
                                        RodrigoLóke
                                        escreveu em última edição por
                                        #30

                                        aproveitando o embalo.

                                        no coletor de admissão ( para carro aspirado ), vale mais alta velocidade ( di?metro menor ) ou velocidade menor ( di?metro maior ) ?

                                        não sei se me entenderam.

                                        ou ainda, di?metro maior na tubulação de admissão…...e uma redução para aumentar a velocidade ?

                                        sempre tive essas dúvidas se a velocidade de entrada do flu?do no coletor influi na performance.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • E Offline
                                          E Offline
                                          Extreme Fast
                                          escreveu em última edição por
                                          #31

                                          se tantos fabricantes conseguem fazer 100cv/l, pq num tem nenhum 1.0 aki assim? ia ficar uma bosta o torque? ia ter que girar uns 9000?

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários