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Roletar o vira

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  • M Offline
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    Maran
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    #8

    camshaft num seria o comando não?

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    rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado . :d

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    • F Offline
      F Offline
      Flavio Cruz
      escreveu em última edição por
      #9

      rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

      [snapback]289528[/snapback]

      o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

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      • M Offline
        M Offline
        Maran
        escreveu em última edição por
        #10

        o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

        [snapback]289549[/snapback]

        ah tá????….valeu fr?vio :d

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        • A Offline
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          amarchetti
          escreveu em última edição por
          #11

          eu conhec? um certo chevete com motor de opala q fizeram isso..:d

          pena q nunca pude ver o vira fora pra entender de verdade como o bichinho funciona

          não faz teu motor ganhar potência, mas alivia em muito o sofrimento pra ganhar giro…a idéia é não comprometer um motor girador

          no ipiranga tem um kra q faz isso em motores de fuca e kombosa, o seu dejair...fica +/- perto da oficina do junior..não lembro o nome da rua, mas ela é paralela a bom pastor e a silva bueno e termina num acesso pra via anchieta..

          o kra tá +/- perto (um pouco antes) do cruzameto com a rua do grito

          não lembro o nome da oficina, mas parecia com o nome dele..

          o kra acerta uns daqueles fóruma esprons do piquet...mas é enrolado pra fazer serviço..:ninja:

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          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #12

            isso é do tempo do on?a :d

            só ouvi falar até hoje de motor de fusca roletado porque pela carcater?stica única de construção tem como fazer….

            vc tem 3 meis de ganhar potência num motor alternativo a explosão:

            1. melhora efici?ncia térmica

            ou seja aproveita mais do que os 30% que se aproveita hoje de toda a energia liberada na explosão

            1. melhora efici?ncia mecânica

            ou seja faz entrar mais ar, seja por melhora dos dutos e comandos, seja por artificio (turbo)

            1. diminui as perdas mecânicas (que no fim é a mesma do anterior)

            no caso, o sistema de mancal tem muito mais atrito que roletes...qualquer um percebe isso sem muito esfor?o...

            se vc tem digamos 100cv sendo gerado e perder 20cv de atrito e passar a perder 10 vc pula de 80 pra 90cv (valores nada a ver com a realidade hein ...só um exemplo não-prático)

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            • C Offline
              C Offline
              crisrj
              escreveu em última edição por
              #13

              eu tb vi isso so nos motores a ar

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              • C Offline
                C Offline
                caferninha
                escreveu em última edição por
                #14

                hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  streit
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                  e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                  agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                    e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                    agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                    [snapback]289649[/snapback]

                    assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      punkrocker
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      camshaft num seria o comando não?

                      [snapback]289502[/snapback]

                      rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

                      [snapback]289528[/snapback]

                      o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                      [snapback]289549[/snapback]

                      ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

                      [snapback]289563[/snapback]

                      só p/ deixar bem claro.

                      o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

                      nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

                      este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

                      vide o video:

                      http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        crisrj
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        teria como fazer isso num ap

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

                          só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #20

                            a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
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                              overspeed
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...

                              na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..

                              pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...

                              qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Gelais
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                essa semana vê na faculdade um motor de combustão externa em que todos os mancais do vira erão com rolamentos (de esferas). não sei onde é usado esse motor, só sei que ele gira pouco.

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
                                  ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  falou tudo overspeed….....

                                  só como exemplo, temos os motores v8 americanos de competição que usam tudo roletado.......comando, balancins, vira e etc...

                                  esses motorzinhos........de 505ci.......giram apenas 10.000 rpm.

                                  como outro exemplo e se falando de fusca, tenho um colega americano que tem um beetle com motor 3.2l que -ele disse- gira 12.000 rpm......

                                  ps: acho que não é viavel instalar roletes em um vira comum.........seria melhor comprar pronto o vira roletado , forjado e aliviado feito por uma grande empresa...............como crower e talz...

                                  mas aí vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$..........:d

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #24

                                    existem comando de valculas roletados?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      #25

                                      pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
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                                        #26

                                        pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                                        [snapback]289870[/snapback]

                                        putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d :ninja: :p

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          #27

                                          putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d  :ninja:  :p

                                          [snapback]290006[/snapback]

                                          mas ta barato

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