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Roletar o vira

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    Flavio Cruz
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    #9

    rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

    [snapback]289528[/snapback]

    o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

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    • M Offline
      M Offline
      Maran
      escreveu em última edição por
      #10

      o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

      [snapback]289549[/snapback]

      ah tá????….valeu fr?vio :d

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      • A Offline
        A Offline
        amarchetti
        escreveu em última edição por
        #11

        eu conhec? um certo chevete com motor de opala q fizeram isso..:d

        pena q nunca pude ver o vira fora pra entender de verdade como o bichinho funciona

        não faz teu motor ganhar potência, mas alivia em muito o sofrimento pra ganhar giro…a idéia é não comprometer um motor girador

        no ipiranga tem um kra q faz isso em motores de fuca e kombosa, o seu dejair...fica +/- perto da oficina do junior..não lembro o nome da rua, mas ela é paralela a bom pastor e a silva bueno e termina num acesso pra via anchieta..

        o kra tá +/- perto (um pouco antes) do cruzameto com a rua do grito

        não lembro o nome da oficina, mas parecia com o nome dele..

        o kra acerta uns daqueles fóruma esprons do piquet...mas é enrolado pra fazer serviço..:ninja:

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        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #12

          isso é do tempo do on?a :d

          só ouvi falar até hoje de motor de fusca roletado porque pela carcater?stica única de construção tem como fazer….

          vc tem 3 meis de ganhar potência num motor alternativo a explosão:

          1. melhora efici?ncia térmica

          ou seja aproveita mais do que os 30% que se aproveita hoje de toda a energia liberada na explosão

          1. melhora efici?ncia mecânica

          ou seja faz entrar mais ar, seja por melhora dos dutos e comandos, seja por artificio (turbo)

          1. diminui as perdas mecânicas (que no fim é a mesma do anterior)

          no caso, o sistema de mancal tem muito mais atrito que roletes...qualquer um percebe isso sem muito esfor?o...

          se vc tem digamos 100cv sendo gerado e perder 20cv de atrito e passar a perder 10 vc pula de 80 pra 90cv (valores nada a ver com a realidade hein ...só um exemplo não-prático)

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          • C Offline
            C Offline
            crisrj
            escreveu em última edição por
            #13

            eu tb vi isso so nos motores a ar

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            • C Offline
              C Offline
              caferninha
              escreveu em última edição por
              #14

              hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                streit
                escreveu em última edição por
                #15

                os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                  e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                  agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                  [snapback]289649[/snapback]

                  assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    punkrocker
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    camshaft num seria o comando não?

                    [snapback]289502[/snapback]

                    rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

                    [snapback]289528[/snapback]

                    o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                    [snapback]289549[/snapback]

                    ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

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                    só p/ deixar bem claro.

                    o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

                    nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

                    este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

                    vide o video:

                    http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      crisrj
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      teria como fazer isso num ap

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Ricardo
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

                        só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #20

                          a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #21

                            que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...

                            na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..

                            pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...

                            qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Gelais
                              escreveu em última edição por
                              #22

                              essa semana vê na faculdade um motor de combustão externa em que todos os mancais do vira erão com rolamentos (de esferas). não sei onde é usado esse motor, só sei que ele gira pouco.

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #23

                                falou tudo overspeed….....

                                só como exemplo, temos os motores v8 americanos de competição que usam tudo roletado.......comando, balancins, vira e etc...

                                esses motorzinhos........de 505ci.......giram apenas 10.000 rpm.

                                como outro exemplo e se falando de fusca, tenho um colega americano que tem um beetle com motor 3.2l que -ele disse- gira 12.000 rpm......

                                ps: acho que não é viavel instalar roletes em um vira comum.........seria melhor comprar pronto o vira roletado , forjado e aliviado feito por uma grande empresa...............como crower e talz...

                                mas aí vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$..........:d

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #24

                                  existem comando de valculas roletados?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
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                                    #25

                                    pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      #26

                                      pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

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                                      putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d :ninja: :p

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                                      • P Offline
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                                        #27

                                        putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d  :ninja:  :p

                                        [snapback]290006[/snapback]

                                        mas ta barato

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
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                                          #28

                                          mas o orcamento e para motor forjado

                                          1 Resposta Última resposta

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