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Volante …

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
    M Offline
    marcioap
    escreveu em última edição por
    #8

    pessoal, me corijam se estiver erado, mais volante com menos peso que original não é muito bom pra carro de rua né? falando de un motor com preparação leve e tal, si for tipo un motor com uma r/l alta, ai sim seria interesanta pra compensar isso, mais no caso de un motor original apenas turbo, isso não deixaria o motor muito solto en alta rotação e tal??

    gostei de ver, muito show, mais fica a questão de ser mais leve

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    • H Offline
      H Offline
      hulk - 21
      escreveu em última edição por
      #9

      pessoal, me corijam se estiver erado, mais volante com menos peso que original não é muito bom pra carro de rua né? falando de un motor com preparação leve e tal, si for tipo un motor com uma r/l alta, ai sim seria interesanta pra compensar isso, mais no caso de un motor original apenas turbo, isso não deixaria o motor muito solto en alta rotação e tal??

      gostei de ver, muito show, mais fica a questão de ser mais leve

      [snapback]350079[/snapback]

      alguem usou um similar aqui e nao gostou, o carro ficou muito fraco em baixa.

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #10

        eu andei no carro do ka, que além do volante do motor ser aliviada?o, o vira tb é aliviado…

        tudo foi bem balanceado...

        nossa...como o carro dele ficou ruim de baixa...(ironia)

        cara, compra sim q vc não vai se arrepender...

        esse negócio q fica ruim de baixa, q o carro perde força pra subir ladeira, etc. é tudo história...

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          marcioap
          escreveu em última edição por
          #11

          eu andei no carro do ka, que além do volante do motor ser aliviada?o, o vira tb é aliviado…

          tudo foi bem balanceado...

          nossa...como o carro dele ficou ruim de baixa...(ironia)

          cara, compra sim q vc não vai se arrepender...

          esse negócio q fica ruim de baixa, q o carro perde força pra subir ladeira, etc. é tudo história...

          [snapback]350151[/snapback]

          a loira é un caso a parte, ja é toda trabalhada, aliviado, cabeçote fudido, e muito trabalho, estou falando de carro mais originalzinho.

          tipo, si vc apenas pegar un motor todo original que foi turbinado,(no maximo balanceado) e vc só colocar un volante mais aliviado, o motor sobe de giro bem mais facil, mais fica muito solto.

          ele fica ruim de alta pelo que sei, o motor perde muito faci de giro.

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            JESUS
            escreveu em última edição por
            #12

            ? aquela velha história: se você colocar isso num ap original, fica ruim de baixa sim.

            agora se colocar em um motor preparado, a coisa muda de figura.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              marcioap
              escreveu em última edição por
              #13

              ? isso que eu queria falar, ai more tambein a historio q de que com biela de combi o motor num gira por cuasa da r/l si vc só abrir ele e meter as bielas num todo original, num vai ficar bom mesmo, agora si vc aliviar o volante, virabriquim, balancear tudo, desde biela, pistão, vira, volante, plato, gira mais facil que original e si meter un cabeçote fudido e un comando forte, arrebenta muito motor forjado que tem por ai.

              aproveitando o assunto, pra usar as bielas de combi, apenas aliviar o volante ja ayudaria ou teria q aliviar o vb tambein??

              num quero muito aliviar o vb por causa de si depois vender o carro e ter q montar original.

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #14

                ? isso que eu queria falar, ai more tambein a historio q de que com biela de combi o motor num gira por cuasa da r/l si vc só abrir ele e meter as bielas num todo original, num vai ficar bom mesmo, agora si vc aliviar o volante, virabriquim, balancear tudo, desde biela, pistão, vira, volante, plato, gira mais facil que original e si meter un cabeçote fudido e un comando forte, arrebenta muito motor forjado que tem por ai.

                aproveitando o assunto, pra usar as bielas de combi, apenas aliviar o volante ja ayudaria ou teria q aliviar o vb tambein??

                num quero muito aliviar o vb por causa de si depois vender o carro e ter q montar original.

                [snapback]350290[/snapback]

                cara, nego só não faz al?vio e balanceamento pq não quer….ainda mais quem mora em sampa.....o servião não é caro e vale muito a pena...

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  streit
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  qual a vantagem disso em relação a um volante original aliviado?

                  a única função do volante é balanceamento do motor, sinceramente acho que não precisa comprar (por tão caro) uma peça assim.

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    DuDu_Civic
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    qual a vantagem disso em relação a um volante original aliviado?

                    a única função do volante é balanceamento do motor, sinceramente acho que não precisa comprar (por tão caro) uma peça assim.

                    [snapback]350341[/snapback]

                    :ninja: ???????

                    balanceamento?

                    até onde eu entendo o volante tem por função o acumulo da energia (peso) gerada pelo motor, qdo vc deixa ele mais leve, o giro sobe mais rápido, mas desce tb da mesma forma, como diria o sonrisal moc?, é uma faca de 2 legumes

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      streit
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      então está na hora de estudar um pouco de vibrações mecânicas.

                      volante do motor serve para balancear o motor, mas claro, tb serve para acumular energia e impedir que o motor trave nos pontos mortos.

                      e é exatamente por isso, por ser apenas um peso dentro do carro, sem função estrutural, que eu acho que não vale a pena pagar 200 dálares.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        marcioap
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        a função do volante pelo que sei é dar suavidade ao motor, pois si ele for muito aliviado o motor vai ficar dando trancos, pois ah momentos en que é aplicado mais força ao vb (cuando ocore a explosão en algum cilindro) e ah momentos que não é aplicado tanta força a ele (momento que que ah admição, compresão e descarga) e o volante serve justamente pra isso, pra não sei esses tempos. o volante serve tanto pra acumular energia e não deixaro motor subir e descer de giro muito facil e tambein pra tirar as vibrações que as explosões cuasam

                        tanto vibração como acumulação de energia é a função dele, pois si ele for leve o motor vai subir muito facil de giro, mais tambein vai cair de giro facil, e ao mesmo tempo, vai se sentir de dentro do carro os tempos do motor, pois ele vai perder e ganhar giro conforme ocore as explisões dentro do carro.

                        si aliviar o volante até un certo ponto, vc tera ganhos, mais si for muito leve, o motor vai ficar meio que inviavel pra andar na rua. ah maneiras de contornar isso, mais ja envolve muito trabalho e ajuste. coisa que não é cualquer mexanico que faz não.

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          juliano lima
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          meu volante pesa 5kg?s balanciei o conjunto todo.

                          platé, volante, eixo, engrenagem dianteira epolia da bomba dáagua

                          meu próximo passo será equalizar pesos dos pistões e bielas

                          as subidas de giro são bem melhores principalmente lá em cima aonde o 2.0 vibra mais ainda

                          sempre achei que iria perder torque, mas isso se tornou um grande mito, pois meu carro quase bateu 21kg?s de torque

                          o que tem de melhor no meu passat são as retomadas

                          incrivól

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            então está na hora de estudar um pouco de vibrações mecânicas.

                            volante do motor serve para balancear o motor, mas claro, tb serve para acumular energia e impedir que o motor trave nos pontos mortos.

                            e é exatamente por isso, por ser apenas um peso dentro do carro, sem função estrutural, que eu acho que não vale a pena pagar 200 dálares.

                            [snapback]350381[/snapback]

                            negativo

                            o balanceamento do motor é feito exclusivamente pelos contra-pesos no virabrequim e pela equalização do peso das peças do conjunto rotante (pistoes, aneis, bielas e pinos).

                            tanto é que tem alguns super-esportivos que tem cambio, embreagem e volante do motor na traseira e motor na frente. mclaren f1 é um exemplo; ferrari 550 maranello idem.

                            motores que fogem ao comum, como os 5 cilindros em linha ou v5 (motos de corrida) normalmente tem um eixo contra-rotante pra balancear.

                            o fivetech é assim.

                            o volante do motor é apenas uma armazem de energia cin?tica.

                            sgfrank: a maior vantagem desse volante em relação a um original não é o desempenho. pq peso por peso, vc consegue xegar no mesmo peso aliviando um original

                            só que esse ai é em aluminio forjado, portanto, aguenta altos giros com um risco muito menor de quebrar.

                            lembrando que a embreagem se apoia no volante do motor. portanto ele segura melhor sistemas mais brutos, com menos risco de quebra.

                            por 200 dolares, vale a pena sim. no brasil um similar ta pra mais de 1000 reais.

                            abraço

                            martin

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              marcioap
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              negativo

                              o balanceamento do motor é feito exclusivamente pelos contra-pesos no virabrequim e pela equalização do peso das peças do conjunto rotante (pistoes, aneis, bielas e pinos).

                              tanto é que tem alguns super-esportivos que tem cambio, embreagem e volante do motor na traseira e motor na frente. mclaren f1 é um exemplo; ferrari 550 maranello idem.

                              motores que fogem ao comum, como os 5 cilindros em linha ou v5 (motos de corrida) normalmente tem um eixo contra-rotante pra balancear.

                              o fivetech é assim.

                              o volante do motor é apenas uma armazem de energia cin?tica.

                              sgfrank: a maior vantagem desse volante em relação a um original não é o desempenho. pq peso por peso, vc consegue xegar no mesmo peso aliviando um original

                              só que esse ai é em aluminio forjado, portanto, aguenta altos giros com um risco muito menor de quebrar.

                              lembrando que a embreagem se apoia no volante do motor. portanto ele segura melhor sistemas mais brutos, com menos risco de quebra.

                              por 200 dolares, vale a pena sim. no brasil um similar ta pra mais de 1000 reais.

                              abraço

                              martin

                              [snapback]350652[/snapback]

                              o peso do plato influencia nisso? tipo, si usar un plato muito pesado, aumenta o risco do volante do motor quebrar???

                              o volante cerve então apenas pra armazenar energia? de maneira a dar mais suavidade no seu funcionamento, certo? isso tambein poderia ser interpretado de maneira a tirar as vibrações ou não? por que si for, ele estaria balanceando o motor.

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
                                L Offline
                                Lee
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                não vi as fotos.

                                maaaaaaaaaaas, rola trazer sim, quem sabe uns 2??? rsrsrs.

                                mas se vc quiser, aki memso em gyn tbm, meu preparador alivia o volante numa boa, certinho, bem balanceado, servião de primeira, e é baratinho, eu paguei r$45 :ninja:

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  ah tá, volante não influ?ncia no balanceamento então.. mais uma vez vc está falando do que não sabe.

                                  o balanceamento de qualquer mecanismo que realize rotação depende do momento de inercia do conjunto, que por sua vez depende da massa do mesmo. tanto o volante quanto as partes m?veis do motor, tipo biela e virabrequim são feitos visando um determinado valor de frequência natural. é por isso que se usa um volante com mais ou menos peso e inercia.

                                  volante só sai voando se for mal balanceado ou se forem usados parafusos de má qualidade. não tem motivos para achar que o original bem trabalhadinho não fique bom, mesmo pq esse de alumínio é usinado (billet) e não forjado.

                                  motores de superesportivos não usam volante, pois esse papel fica a carga da própria embreagem. são motores que giram bem mais que motores convencionais, por isso qqr redução na inercia do conjunto é ben?fica, mas por outro lado são desconfort?veis a baixa rotação, num uso civilizado por exemplo, justamente por produzirem nessas rotações mais baixas vibrações na ordem de 2 a 7 hz, extremamente desconfortável para o ser humano.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
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                                    #24

                                    ah tá, volante não influ?ncia no balanceamento então.. mais uma vez vc está falando do que não sabe.

                                    [snapback]350731[/snapback]

                                    **ppffff…........

                                    não vo perder meu tempo discutindo vc, amigo**

                                    se vc quer provar que vc ta certo desqualificando outr?m, entao foda-se

                                    qdo eu tiver com meu carro pronto, o que se deus quiser ocorrer? entre 8 meses e 1 ano, podemos marcar pra ver quem aplica melhor os conhecimentos do que não sabe

                                    abração

                                    martin nydegger

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #25

                                      o peso do plato influencia nisso? tipo, si usar un plato muito pesado, aumenta o risco do volante do motor quebrar???

                                      o volante cerve então apenas pra armazenar energia? de maneira a dar mais suavidade no seu funcionamento, certo? isso tambein poderia ser interpretado de maneira a tirar as vibrações ou não? por que si for, ele estaria balanceando o motor.

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                                      a carga influencia

                                      um volante mto aliviado montado com um plato de carga mto alta tem maior risco de quebra que um sistema original, mesmo que o servião seja mto bem feito.

                                      ja aconteceu varias vezes de carro de arrancada com volante de motor decolando.

                                      então, vamos supor que o seu motor esteja a 7 mil rpm em carga maxima, a 200 km/h.

                                      nessa situação, tanto faz se ele tem ou nao volante do motor.

                                      não ir? vibrar, pois o conjunto rotante estará em equilibrio (claro que se estiver perfeitamente balanceado) nem perder potencia, nem nada.

                                      agora, em rpm s baixas, em marcha lenta por exemplo, se vc nao tivesse volante do motor, a cada ciclo o motor travaria em um dos pontos superiores/inferiores, pois não h? inercia para fazer o conjunto rotante continuar girando. essa inercia é fornecida pelo volante do motor.

                                      dai vem o cara com um volante mto aliviado, coisa de metade de sua massa original por exemplo.

                                      legal, fica um motor que sobe e desse rapido de giro mto rapido, extremamente agil. mas em rpm s baixas tem menos força e a lenta fica inconstante. isso quer dizer que teu motor ta desbalanceado? não quer dizer que a inercia fornecida pelo volante com massa menor não é suficiente pra empurrar o conjunto rotante de forma suave, mantendo velocidade constante.

                                      mas la nos 7 mil rpm, vc continuara igualzinho antes: sem nenhuma vibração.

                                      abraços

                                      martin

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                                      • M Offline
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                                        marcioap
                                        escreveu em última edição por
                                        #26

                                        eu achava que o volante aliviado influenciava en alta tambein.

                                        entao ao montar o motor com un volante mais leve, apenas vou sofrer un pouco em baixas rpm certo, o que seria ruin pra un carro de rua que circula na cidade ( si bem q ando na cidade como si tivese correndo no autodromo rsrs).

                                        nao entendi bem o lance do plator quebrar, vamos diretamente ao meu ej, tenho un ap 1.8 que ano q vem vou pasar pra 1.9 forjado com cabeçote preparado.

                                        mais a duvida é essa, eu montar este motor com o volante original, com plato de 1200lbs, corro un grande risco dele quebrar ou nao? o motor vai girar 7000 ( si eu fazer o cabeçote hidraulico) ou 7500 a 8000 si for mecanico.

                                        o volante, talvez eu alivie ele un pouco, mais isso só depois de pronto montado, eu tire ele e de uma aliviada pra ver si tenho ganhos relativamente boms.

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                                        • S Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #27

                                          **ppffff…........

                                          não vo perder meu tempo discutindo vc, amigo**

                                          se vc quer provar que vc ta certo desqualificando outr?m, entao foda-se

                                          qdo eu tiver com meu carro pronto, o que se deus quiser ocorrer? entre 8 meses e 1 ano, podemos marcar pra ver quem aplica melhor os conhecimentos do que não sabe

                                          abração

                                          martin nydegger

                                          [snapback]350768[/snapback]

                                          vc já tiro carteira de motorista?

                                          não preciso te desqualificar pra provar que vc está errado. vc fala com mta autoridade sobre um assunto que não domina. infelizmente. já falei pq o volante influi no balanceamento do motor, agora se vc não acredita, paciência.

                                          mas quem sabe daqui 1 ano…. ou 10.

                                          1 Resposta Última resposta

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