Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Cmracing x magicas

Cmracing x magicas

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
273 Posts 48 Posters 31.7k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • R Offline
    R Offline
    Ricardo
    escreveu em última edição por
    #143

    agora dizer como são essas curvas eu não sei, mas não acho que sejam lineares simplesmente.

    west, é linear sim. não tenho scope, mas com o mult?metro eu já medi.

    tudo bem que modulação pwm (tá supondo que ele use isso) não dá pra medir com mult?metro arroz-feijáo como o meu, mas o que percebi foi que a tensão enviada para o bico cresce proporcionalmente ao aumento de rotação.

    então digamos que a 4500rpm e com 40% de carga no acelerador temos 0,5kg de pressão positiva, portanto o meg vai estar pulsando o bico e essa pulsação está regulada para 2,0kg. não tem como o meg saber a pressão utilizada, ele vai estar mandando combustável como se tivóssemos 2,0kg de pressão. alguém em só consci?ncia vai afirmar que a mistura vai estar correta ?

    ? exatamente para isso que serve o segundo pressostato. calibra-se o primeiro trim-pot para que a mistura esteja correta até um determinado patamar, a partir da? dever? atuar o segundo pressostato e então regula-se esse enriquecimento adicional no segundo trim-pot.

    1 Resposta Última resposta
    • T Offline
      T Offline
      TopFuel
      escreveu em última edição por
      #144

      vou fazer uma pergunta imbecil, respondam se quiser…. :ninja:

      o que é trimpot ????

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        sergiobernardinetti
        escreveu em última edição por
        #145

        ????… é isso aí.

        mas ainda prefiro do meu jeito caro e papai noel ...

        a) corsa pick up 1.6 8v @ 0.9 bar 192cv com chip+map positivo by pradopowerchips. carro tá com quase 120000km (turbo desde os 75000) e é só alegria. nada de bico extra, hpi, bomba extra, caixinha... nada. só potencia, confiabilidade e alegria.

        :ohoh: corsa 2.0 16v (c20xe) turbo (nos finalmentes da construção), que será controlado por uma electromotive tec? que já tenho em mãos. pra quem não conhece, www.getfuelinjected.com.

        os demais são originebas :ninja:

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          Piu
          escreveu em última edição por
          #146

          gustavo (guauad), fiquei encucado com com o fato de o cm (e você) afirmarem que ao monitorarmos a sonda lambda, não devemos considerar lambda=1 como 450mv. pelo que afirma a bosch, ntk, delphi e thomson, a leitura na sonda quando em lambda=1 é sim 450mv.

          mesmo quando se trabalha com sonda lsu 4 wideband da bosch, a tensão de refer?ncia da c?lula é 450mv quando h? estequiometria e esse é o valor usado para controle de realimentação dela. como eu tá fazendo um monitor que utiliza essa sonda (lsu 4), tá seguindo o manual da bosch e espero ter o funcionamento correto pro meu aparelhinho.

          poderia esclarecer esse lance de sonda em estequiometria não ser correto em 450mvó

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            sergiobernardinetti
            escreveu em última edição por
            #147

            gustavo (guauad), fiquei encucado com com o fato de o cm (e você) afirmarem que ao monitorarmos a sonda lambda, não devemos considerar lambda=1 como 450mv. pelo que afirma a bosch, ntk, delphi e thomson, a leitura na sonda quando em lambda=1 é sim 450mv.

            mesmo quando se trabalha com sonda lsu 4 wideband da bosch, a tensão de refer?ncia da c?lula é 450mv quando h? estequiometria e esse é o valor usado para controle de realimentação dela. como eu tá fazendo um monitor que utiliza essa sonda (lsu 4), tá seguindo o manual da bosch e espero ter o funcionamento correto pro meu aparelhinho.

            poderia esclarecer esse lance de sonda em estequiometria não ser correto em 450mvó

            [snapback]396172[/snapback]

            legal saber que vc ta fazendo um controlador pra uego. acabei de enfiar uma grana num innovate pra plugar na minha tec?… :ninja:

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              Pix
              escreveu em última edição por
              #148

              essa discussão só rola por 1 único motivo…

              o jeito cm de ser.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                sergiobernardinetti
                escreveu em última edição por
                #149

                legal saber que vc ta fazendo um controlador pra uego. acabei de enfiar uma grana num innovate pra plugar na minha tec?…  :ninja:

                [snapback]396174[/snapback]

                99,9% do motivo, sem dúvida. :)

                devóamos indicar o cm pra galera do ponico na tv :ohoh:

                jhaahahahaa :)

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #150

                  essa discussão só rola por 1 único motivo…

                  o jeito cm de ser.

                  [snapback]396184[/snapback]

                  mais ou menos pix… tem muuuuita gente que nao quer se meter, ou se sente acuado pelo excessivo numero de posts detonando o cm, mas que realmente tem duvidas e esta torcendo pra que continue o post... sempre se salva uma ou outra mensagem... ou contra ou a favor...

                  digamos que o jeito cm de ser so aumenta a propaganda...

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Pix
                    escreveu em última edição por
                    #151

                    mais ou menos pix… tem muuuuita gente que nao quer se meter, ou se sente  acuado pelo excessivo numero de posts detonando o cm, mas que realmente tem duvidas e esta torcendo pra que continue o post... sempre se salva uma ou outra mensagem... ou contra ou a favor...

                    digamos que o jeito cm de ser so aumenta a propaganda...

                    [snapback]396204[/snapback]

                    analisando outros equipamentos, poucos rendem tantos posts quanto os do cm. se isso é marketing, ele merece ser premiado.

                    por outro lado, tem muita gente que poderia testar mas deixa de lado só pelo jeito dele de ser.

                    os equipamentos dele funcionam, mas o que gera de pol?mica não ta escrito em livro nenhum. e funcionam muito bem…

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fahrell
                      escreveu em última edição por
                      #152

                      west, é linear sim. não tenho scope, mas com o mult?metro eu já medi.

                      tudo bem que modulação pwm (tá supondo que ele use isso) não dá pra medir com mult?metro arroz-feijáo como o meu, mas o que percebi foi que a tensão enviada para o bico cresce proporcionalmente ao aumento de rotação.

                      ? exatamente para isso que serve o segundo pressostato. calibra-se o primeiro trim-pot para que a mistura esteja correta até um determinado patamar, a partir da? dever? atuar o segundo pressostato e então regula-se esse enriquecimento adicional no segundo trim-pot.

                      [snapback]396058[/snapback]

                      mais ou menos ricardo… linear eh modo de dizer, afinal, motor a combustao interna ciclo otto foi e sempre sera uma maquina absolutamente linear em teoria... todo o resto que se faz, eh tentativa de manter essa linearidade na pratica..

                      no meu caso especificamente, o meg da uma engordadinha de nada no final da escala de rpm... coisa boba, mas da pra notar no multimetro... e o mais intrigante, eh mesmo sabendo que ele nao mede pressao de jeito nenhum... caso eu aumente um piouco a pressao, a mistura nao cai... so se eu aumentar muito... ai tem que refazer toda a regulagem, caso o bico ainda seja suficiente...

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #153

                        vou fazer uma pergunta imbecil, respondam se quiser…. :ninja:

                        o que é trimpot ????

                        [snapback]396153[/snapback]

                        potenciometro…

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          Pix
                          escreveu em última edição por
                          #154

                          vou fazer uma pergunta imbecil, respondam se quiser…. :ninja:

                          o que é trimpot ????

                          [snapback]396153[/snapback]

                          eu tbm não sei o que ?.

                          expliquem please

                          tks.

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            Pix
                            escreveu em última edição por
                            #155

                            eu tbm não sei o que ?.

                            expliquem please

                            tks.

                            [snapback]396228[/snapback]

                            pix, a resposta está acima…

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              TopFuel
                              escreveu em última edição por
                              #156

                              potenciometro…

                              [snapback]396227[/snapback]

                              valeu fahrell

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                guauad
                                escreveu em última edição por
                                #157

                                fahrell, é exatamente assim que o meg funciona, e por isso mesmo é que eu estou falando que não se consegue manter uma mistura boa em todas as condições de carga e pressão vou dar um explemplo :

                                imagine um carro que rode com 2,0kg de pressão a 4500rpm. com 0,4kg de pressão positiva a injeção não consegue mais alimentar, então ajusta-se o pressostado para disparar com 0,4kg e regula a mistura em plena carga. pronto seu carro está regulado e segundo o pessoal da cm racing a mistura vai ficar perfeita em todas as situações agora.

                                agora imagine q vc está com o mesmo carro numa estrada e vc pise de leve no acelerador para uma retomada. então digamos que a 4500rpm e com 40% de carga no acelerador temos 0,5kg de pressão positiva, portanto o meg vai estar pulsando o bico e essa pulsação está regulada para 2,0kg. não tem como o meg saber a pressão utilizada, ele vai estar mandando combustável como se tivóssemos 2,0kg de pressão. alguém em só consci?ncia vai afirmar que a mistura vai estar correta ?

                                [snapback]396013[/snapback]

                                oi igor , seu raciocinio é lágico , mas isso porque não sabe como o meg funciona . depois da explicação do rodrigo , fahrell e ricardo abaixo , vai entender (pelo menos acredito eu) porque ele alimenta corretamente .

                                sds

                                gustavo

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  guauad
                                  escreveu em última edição por
                                  #158

                                  eu não preciso imaginar, eu estive no carro por 2 anos, 40000km, viagens semanais 150km (ida)… andei na boa, toquei huorrooooooooooooor na estrada com 1,5bar e pressa pra chegar em blumenau, nem sempre olhei no multimetro...

                                  podia vir de 3a na boa, ia pisando de leve e começava a fazer tssssssssssssssssssss, até que vc pisava um pouco mais e a pressão entrava, depois podia socar o po e vinha liso na hora...

                                  ou ainda vir a 120km/h na quinta e pisar um pouco só pra fazer uma ultrapassagem, em carga parcial mesmo...

                                  levava neguinho pra dar uma volta... poxa, lisinho hein cara? quem regulou? eu mesmo e confessamente nas coxas...  :ohoh:

                                  era tão tesão o carro que neste exato instante que parei pra relembrar e pensar nisso tudo eu estou me perguntando como posso estar andando sem turbo h? quase 1 ano   :)  :ninja:

                                  então, procure conhecer de verdade antes de meter o pau no meg…

                                  o cm pode não ser flor que se cheire, mas o produto funciona, pelo menos aquele que está na minha parati sempre funcionou...

                                  []s

                                  [snapback]396047[/snapback]

                                  caramba , posso copiar e colocar no nosso fórum ??? rodrigo , o pior é que você ta colocando as coisas com tremenda clareza e a turma não entendeu ainda .

                                  temos vêrios clientes com o mesmo depoimento , afirmando o resultado , mas acredito que por você ser respeitado aqui no pp , dessa vez a turma vai acreditar .

                                  sds

                                  gustavo

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    guauad
                                    escreveu em última edição por
                                    #159

                                    gustavo (guauad), fiquei encucado com com o fato de o cm (e você) afirmarem que ao monitorarmos a sonda lambda, não devemos considerar lambda=1 como 450mv. pelo que afirma a bosch, ntk, delphi e thomson, a leitura na sonda quando em lambda=1 é sim 450mv.

                                    mesmo quando se trabalha com sonda lsu 4 wideband da bosch, a tensão de refer?ncia da c?lula é 450mv quando h? estequiometria e esse é o valor usado para controle de realimentação dela. como eu tá fazendo um monitor que utiliza essa sonda (lsu 4), tá seguindo o manual da bosch e espero ter o funcionamento correto pro meu aparelhinho.

                                    poderia esclarecer esse lance de sonda em estequiometria não ser correto em 450mvó

                                    [snapback]396172[/snapback]

                                    oi piu , você já mediu quantos carros originais é faça o seguinte teste :

                                    turbine qualquer motor injetado corretamente . ajuste a alimentação para manter na sonda 800mv em wot(que seria bem rico dentro da suposta verdade que 450mv é lambda 1) , afunde o po e segure de quinta em wot por 1 km . seu motor deve explodir muito antes disso . ou não tera nenhuma potência , pois se não tiver potência não quebra e isso todo mundo aqui ja sabe . nada como testar na prática .

                                    conversei com um engenheiro da ngk por mais de uma hora sobre sonda (numa outra oportunidade sobre ignições , velas e cabos ) , e ele me disse coisas incr?veis . uma delas é que esse valor é usado como refer?ncia pelas ies para considerar a situação de closed loop , e que de po no fundo muda tudo , e não importa a sonda pois a ie não l? a sonda (cada doido com sua mania) . acredito que eles são treinados apenas para falar meia duzia de coisas para o mercado reparativo .

                                    ele não conseguiu me afirmar qual era o valor de lambda 1 na sonda , pois cada carro exigia um projeto (to falando … tem cada maluco) ... bom , as palavras foram dele . mas teste você mesmo .

                                    só como exemplo , tenho um mille ep ( marelli g7-11 , que é a mais burra das ies) , coloquei um sonda nova de 4 fios nele . sai para a estrada pra medir em 5 marcha e em wot . afundei o po e o carro tava amarrado , parecendo com freio de mão puxado e sonda em 830mv . parei , dei um grau na pressão de combustável e fui de novo pra estrada , afundei o po e o carro continuava amarrado e a sonda em 850mv . dei mais um grau , e nessa vez o carro mudou da água pro vinho , até o barulho , e a sonda se manteve em 860 até as 5k rpm , onde caiu pra 850mv e o carro amarrou em alta . dei mais um grau na pressão de comb. , e agora o carro saiu com 880 mv de sonda , mas não senti melhora , só que foi até os 7k rpm acima de 860mv na sonda , e não amarrou mais . teste simples feito na prática . honestamente , ja vi inumeros gr?ficos falando em outros valores onde temos lambda 1 , mas em todos os casos que conheão , o valor que esses gr?ficos informam quebraria qualquer motor ...

                                    sds

                                    gustavo

                                    ps : como está fazendo um projeto bacana , sugiro medir um vw flex 2005 como exemplo . dependendo dos testes que fixer , vai ficar de queixo caido

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
                                      G Offline
                                      guauad
                                      escreveu em última edição por
                                      #160

                                      essa discussão só rola por 1 único motivo…

                                      o jeito cm de ser.

                                      [snapback]396184[/snapback]

                                      e ai pietro , como vai ?

                                      olha , mas eu até que sou legalzinho né é :ninja:

                                      sds

                                      gustavo

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        guauad
                                        escreveu em última edição por
                                        #161

                                        mais ou menos ricardo… linear eh modo de dizer, afinal, motor a combustao interna ciclo otto foi e sempre sera uma maquina absolutamente linear em teoria... todo o resto que se faz, eh tentativa de manter essa linearidade na pratica..

                                        no meu caso especificamente, o meg da uma engordadinha de nada no final da escala de rpm... coisa boba, mas da pra notar no multimetro... e o mais intrigante, eh mesmo sabendo que ele nao mede pressao de jeito nenhum... caso eu aumente um piouco a pressao, a mistura nao cai... so se eu aumentar muito... ai tem que refazer toda a regulagem, caso o bico ainda seja suficiente...

                                        [snapback]396226[/snapback]

                                        andré , só completando o que vc disse . essa engordadinha , os originais também fazem em alguns momentos . ai vamos começar a conversar sobre mecânica também . :ninja:

                                        mas aqui vale resaltar que o cm foi muito esperto , pois não criou nada , apenas copiou o resultado dos turbo originais . lembro bem do dácio benevides contando que comparou o funcionamento da saveiro dele com meg e o audi turbo original do pai dele . identicos … tirando o tanto que a saveiro andava mais ... daqui a pouco ele confirma isso por aqui . bem da forma que o rodrigo falou que era a parati dele .

                                        sds

                                        gustavo

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
                                          P Offline
                                          Piu
                                          escreveu em última edição por
                                          #162

                                          gustavo, ou eu não expus direito minha dúvida ou você não entendeu o que eu quis dizer.

                                          nenhum carro, mesmo original, trabalha com lambda 1 em wot. a partir de uma certa carga, a injeção enriquece um pouco a mistura, para não haver quebra, além de que a relação ar/combustável para potência máxima não é lambda=1, é um pouco mais rica.

                                          o que eu quero saber, é como você chegou é conclusão que 450mv não é lambda=1. se foi pelo fato de você sentir o carro mais solto lendo 860mv na sonda, significa apenas que você comprovou que o motor mesmo original não usa estequiometria em wot.

                                          lambda=1, é apenas para economia, e economia não significa po embaixo. ali?s, estequiometria só serve pra baixas potências, onde o calor gerado ainda não assume valores perigosos, além de possibilitar o funcionamento do catalisador.

                                          imaginei que você afirmando que lambda=1 era diferente de 450mv, estaria falando de algum segredo não documentado, passado diretamente por algum fabricante de sondas. ali?s, eu trabalho com manutenção de equipamentos industriais, e um de meus clientes é a delphi automotive systems de piracicaba, onde eles fabricam sondas. um dos equipamentos que já consertei era justamente um aferidor de sondas. por isso a dúvida, sacou?

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários