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Cmracing x magicas

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    Piu
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    #146

    gustavo (guauad), fiquei encucado com com o fato de o cm (e você) afirmarem que ao monitorarmos a sonda lambda, não devemos considerar lambda=1 como 450mv. pelo que afirma a bosch, ntk, delphi e thomson, a leitura na sonda quando em lambda=1 é sim 450mv.

    mesmo quando se trabalha com sonda lsu 4 wideband da bosch, a tensão de refer?ncia da c?lula é 450mv quando h? estequiometria e esse é o valor usado para controle de realimentação dela. como eu tá fazendo um monitor que utiliza essa sonda (lsu 4), tá seguindo o manual da bosch e espero ter o funcionamento correto pro meu aparelhinho.

    poderia esclarecer esse lance de sonda em estequiometria não ser correto em 450mvó

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      sergiobernardinetti
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      #147

      gustavo (guauad), fiquei encucado com com o fato de o cm (e você) afirmarem que ao monitorarmos a sonda lambda, não devemos considerar lambda=1 como 450mv. pelo que afirma a bosch, ntk, delphi e thomson, a leitura na sonda quando em lambda=1 é sim 450mv.

      mesmo quando se trabalha com sonda lsu 4 wideband da bosch, a tensão de refer?ncia da c?lula é 450mv quando h? estequiometria e esse é o valor usado para controle de realimentação dela. como eu tá fazendo um monitor que utiliza essa sonda (lsu 4), tá seguindo o manual da bosch e espero ter o funcionamento correto pro meu aparelhinho.

      poderia esclarecer esse lance de sonda em estequiometria não ser correto em 450mvó

      [snapback]396172[/snapback]

      legal saber que vc ta fazendo um controlador pra uego. acabei de enfiar uma grana num innovate pra plugar na minha tec?… :ninja:

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
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        escreveu em última edição por
        #148

        essa discussão só rola por 1 único motivo…

        o jeito cm de ser.

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        • S Offline
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          sergiobernardinetti
          escreveu em última edição por
          #149

          legal saber que vc ta fazendo um controlador pra uego. acabei de enfiar uma grana num innovate pra plugar na minha tec?…  :ninja:

          [snapback]396174[/snapback]

          99,9% do motivo, sem dúvida. :)

          devóamos indicar o cm pra galera do ponico na tv :ohoh:

          jhaahahahaa :)

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fahrell
            escreveu em última edição por
            #150

            essa discussão só rola por 1 único motivo…

            o jeito cm de ser.

            [snapback]396184[/snapback]

            mais ou menos pix… tem muuuuita gente que nao quer se meter, ou se sente acuado pelo excessivo numero de posts detonando o cm, mas que realmente tem duvidas e esta torcendo pra que continue o post... sempre se salva uma ou outra mensagem... ou contra ou a favor...

            digamos que o jeito cm de ser so aumenta a propaganda...

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              Pix
              escreveu em última edição por
              #151

              mais ou menos pix… tem muuuuita gente que nao quer se meter, ou se sente  acuado pelo excessivo numero de posts detonando o cm, mas que realmente tem duvidas e esta torcendo pra que continue o post... sempre se salva uma ou outra mensagem... ou contra ou a favor...

              digamos que o jeito cm de ser so aumenta a propaganda...

              [snapback]396204[/snapback]

              analisando outros equipamentos, poucos rendem tantos posts quanto os do cm. se isso é marketing, ele merece ser premiado.

              por outro lado, tem muita gente que poderia testar mas deixa de lado só pelo jeito dele de ser.

              os equipamentos dele funcionam, mas o que gera de pol?mica não ta escrito em livro nenhum. e funcionam muito bem…

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fahrell
                escreveu em última edição por
                #152

                west, é linear sim. não tenho scope, mas com o mult?metro eu já medi.

                tudo bem que modulação pwm (tá supondo que ele use isso) não dá pra medir com mult?metro arroz-feijáo como o meu, mas o que percebi foi que a tensão enviada para o bico cresce proporcionalmente ao aumento de rotação.

                ? exatamente para isso que serve o segundo pressostato. calibra-se o primeiro trim-pot para que a mistura esteja correta até um determinado patamar, a partir da? dever? atuar o segundo pressostato e então regula-se esse enriquecimento adicional no segundo trim-pot.

                [snapback]396058[/snapback]

                mais ou menos ricardo… linear eh modo de dizer, afinal, motor a combustao interna ciclo otto foi e sempre sera uma maquina absolutamente linear em teoria... todo o resto que se faz, eh tentativa de manter essa linearidade na pratica..

                no meu caso especificamente, o meg da uma engordadinha de nada no final da escala de rpm... coisa boba, mas da pra notar no multimetro... e o mais intrigante, eh mesmo sabendo que ele nao mede pressao de jeito nenhum... caso eu aumente um piouco a pressao, a mistura nao cai... so se eu aumentar muito... ai tem que refazer toda a regulagem, caso o bico ainda seja suficiente...

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #153

                  vou fazer uma pergunta imbecil, respondam se quiser…. :ninja:

                  o que é trimpot ????

                  [snapback]396153[/snapback]

                  potenciometro…

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #154

                    vou fazer uma pergunta imbecil, respondam se quiser…. :ninja:

                    o que é trimpot ????

                    [snapback]396153[/snapback]

                    eu tbm não sei o que ?.

                    expliquem please

                    tks.

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #155

                      eu tbm não sei o que ?.

                      expliquem please

                      tks.

                      [snapback]396228[/snapback]

                      pix, a resposta está acima…

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        TopFuel
                        escreveu em última edição por
                        #156

                        potenciometro…

                        [snapback]396227[/snapback]

                        valeu fahrell

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                        • G Offline
                          G Offline
                          guauad
                          escreveu em última edição por
                          #157

                          fahrell, é exatamente assim que o meg funciona, e por isso mesmo é que eu estou falando que não se consegue manter uma mistura boa em todas as condições de carga e pressão vou dar um explemplo :

                          imagine um carro que rode com 2,0kg de pressão a 4500rpm. com 0,4kg de pressão positiva a injeção não consegue mais alimentar, então ajusta-se o pressostado para disparar com 0,4kg e regula a mistura em plena carga. pronto seu carro está regulado e segundo o pessoal da cm racing a mistura vai ficar perfeita em todas as situações agora.

                          agora imagine q vc está com o mesmo carro numa estrada e vc pise de leve no acelerador para uma retomada. então digamos que a 4500rpm e com 40% de carga no acelerador temos 0,5kg de pressão positiva, portanto o meg vai estar pulsando o bico e essa pulsação está regulada para 2,0kg. não tem como o meg saber a pressão utilizada, ele vai estar mandando combustável como se tivóssemos 2,0kg de pressão. alguém em só consci?ncia vai afirmar que a mistura vai estar correta ?

                          [snapback]396013[/snapback]

                          oi igor , seu raciocinio é lágico , mas isso porque não sabe como o meg funciona . depois da explicação do rodrigo , fahrell e ricardo abaixo , vai entender (pelo menos acredito eu) porque ele alimenta corretamente .

                          sds

                          gustavo

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            guauad
                            escreveu em última edição por
                            #158

                            eu não preciso imaginar, eu estive no carro por 2 anos, 40000km, viagens semanais 150km (ida)… andei na boa, toquei huorrooooooooooooor na estrada com 1,5bar e pressa pra chegar em blumenau, nem sempre olhei no multimetro...

                            podia vir de 3a na boa, ia pisando de leve e começava a fazer tssssssssssssssssssss, até que vc pisava um pouco mais e a pressão entrava, depois podia socar o po e vinha liso na hora...

                            ou ainda vir a 120km/h na quinta e pisar um pouco só pra fazer uma ultrapassagem, em carga parcial mesmo...

                            levava neguinho pra dar uma volta... poxa, lisinho hein cara? quem regulou? eu mesmo e confessamente nas coxas...  :ohoh:

                            era tão tesão o carro que neste exato instante que parei pra relembrar e pensar nisso tudo eu estou me perguntando como posso estar andando sem turbo h? quase 1 ano   :)  :ninja:

                            então, procure conhecer de verdade antes de meter o pau no meg…

                            o cm pode não ser flor que se cheire, mas o produto funciona, pelo menos aquele que está na minha parati sempre funcionou...

                            []s

                            [snapback]396047[/snapback]

                            caramba , posso copiar e colocar no nosso fórum ??? rodrigo , o pior é que você ta colocando as coisas com tremenda clareza e a turma não entendeu ainda .

                            temos vêrios clientes com o mesmo depoimento , afirmando o resultado , mas acredito que por você ser respeitado aqui no pp , dessa vez a turma vai acreditar .

                            sds

                            gustavo

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              guauad
                              escreveu em última edição por
                              #159

                              gustavo (guauad), fiquei encucado com com o fato de o cm (e você) afirmarem que ao monitorarmos a sonda lambda, não devemos considerar lambda=1 como 450mv. pelo que afirma a bosch, ntk, delphi e thomson, a leitura na sonda quando em lambda=1 é sim 450mv.

                              mesmo quando se trabalha com sonda lsu 4 wideband da bosch, a tensão de refer?ncia da c?lula é 450mv quando h? estequiometria e esse é o valor usado para controle de realimentação dela. como eu tá fazendo um monitor que utiliza essa sonda (lsu 4), tá seguindo o manual da bosch e espero ter o funcionamento correto pro meu aparelhinho.

                              poderia esclarecer esse lance de sonda em estequiometria não ser correto em 450mvó

                              [snapback]396172[/snapback]

                              oi piu , você já mediu quantos carros originais é faça o seguinte teste :

                              turbine qualquer motor injetado corretamente . ajuste a alimentação para manter na sonda 800mv em wot(que seria bem rico dentro da suposta verdade que 450mv é lambda 1) , afunde o po e segure de quinta em wot por 1 km . seu motor deve explodir muito antes disso . ou não tera nenhuma potência , pois se não tiver potência não quebra e isso todo mundo aqui ja sabe . nada como testar na prática .

                              conversei com um engenheiro da ngk por mais de uma hora sobre sonda (numa outra oportunidade sobre ignições , velas e cabos ) , e ele me disse coisas incr?veis . uma delas é que esse valor é usado como refer?ncia pelas ies para considerar a situação de closed loop , e que de po no fundo muda tudo , e não importa a sonda pois a ie não l? a sonda (cada doido com sua mania) . acredito que eles são treinados apenas para falar meia duzia de coisas para o mercado reparativo .

                              ele não conseguiu me afirmar qual era o valor de lambda 1 na sonda , pois cada carro exigia um projeto (to falando … tem cada maluco) ... bom , as palavras foram dele . mas teste você mesmo .

                              só como exemplo , tenho um mille ep ( marelli g7-11 , que é a mais burra das ies) , coloquei um sonda nova de 4 fios nele . sai para a estrada pra medir em 5 marcha e em wot . afundei o po e o carro tava amarrado , parecendo com freio de mão puxado e sonda em 830mv . parei , dei um grau na pressão de combustável e fui de novo pra estrada , afundei o po e o carro continuava amarrado e a sonda em 850mv . dei mais um grau , e nessa vez o carro mudou da água pro vinho , até o barulho , e a sonda se manteve em 860 até as 5k rpm , onde caiu pra 850mv e o carro amarrou em alta . dei mais um grau na pressão de comb. , e agora o carro saiu com 880 mv de sonda , mas não senti melhora , só que foi até os 7k rpm acima de 860mv na sonda , e não amarrou mais . teste simples feito na prática . honestamente , ja vi inumeros gr?ficos falando em outros valores onde temos lambda 1 , mas em todos os casos que conheão , o valor que esses gr?ficos informam quebraria qualquer motor ...

                              sds

                              gustavo

                              ps : como está fazendo um projeto bacana , sugiro medir um vw flex 2005 como exemplo . dependendo dos testes que fixer , vai ficar de queixo caido

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                #160

                                essa discussão só rola por 1 único motivo…

                                o jeito cm de ser.

                                [snapback]396184[/snapback]

                                e ai pietro , como vai ?

                                olha , mas eu até que sou legalzinho né é :ninja:

                                sds

                                gustavo

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  #161

                                  mais ou menos ricardo… linear eh modo de dizer, afinal, motor a combustao interna ciclo otto foi e sempre sera uma maquina absolutamente linear em teoria... todo o resto que se faz, eh tentativa de manter essa linearidade na pratica..

                                  no meu caso especificamente, o meg da uma engordadinha de nada no final da escala de rpm... coisa boba, mas da pra notar no multimetro... e o mais intrigante, eh mesmo sabendo que ele nao mede pressao de jeito nenhum... caso eu aumente um piouco a pressao, a mistura nao cai... so se eu aumentar muito... ai tem que refazer toda a regulagem, caso o bico ainda seja suficiente...

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                                  andré , só completando o que vc disse . essa engordadinha , os originais também fazem em alguns momentos . ai vamos começar a conversar sobre mecânica também . :ninja:

                                  mas aqui vale resaltar que o cm foi muito esperto , pois não criou nada , apenas copiou o resultado dos turbo originais . lembro bem do dácio benevides contando que comparou o funcionamento da saveiro dele com meg e o audi turbo original do pai dele . identicos … tirando o tanto que a saveiro andava mais ... daqui a pouco ele confirma isso por aqui . bem da forma que o rodrigo falou que era a parati dele .

                                  sds

                                  gustavo

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                                  • P Offline
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                                    #162

                                    gustavo, ou eu não expus direito minha dúvida ou você não entendeu o que eu quis dizer.

                                    nenhum carro, mesmo original, trabalha com lambda 1 em wot. a partir de uma certa carga, a injeção enriquece um pouco a mistura, para não haver quebra, além de que a relação ar/combustável para potência máxima não é lambda=1, é um pouco mais rica.

                                    o que eu quero saber, é como você chegou é conclusão que 450mv não é lambda=1. se foi pelo fato de você sentir o carro mais solto lendo 860mv na sonda, significa apenas que você comprovou que o motor mesmo original não usa estequiometria em wot.

                                    lambda=1, é apenas para economia, e economia não significa po embaixo. ali?s, estequiometria só serve pra baixas potências, onde o calor gerado ainda não assume valores perigosos, além de possibilitar o funcionamento do catalisador.

                                    imaginei que você afirmando que lambda=1 era diferente de 450mv, estaria falando de algum segredo não documentado, passado diretamente por algum fabricante de sondas. ali?s, eu trabalho com manutenção de equipamentos industriais, e um de meus clientes é a delphi automotive systems de piracicaba, onde eles fabricam sondas. um dos equipamentos que já consertei era justamente um aferidor de sondas. por isso a dúvida, sacou?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #163

                                      gustavo, ou eu não expus direito minha dúvida ou você não entendeu o que eu quis dizer.

                                      nenhum carro, mesmo original, trabalha com lambda 1 em wot. a partir de uma certa carga, a injeção enriquece um pouco a mistura, para não haver quebra, além de que a relação ar/combustável para potência máxima não é lambda=1, é um pouco mais rica.

                                      o que eu quero saber, é como você chegou é conclusão que 450mv não é lambda=1. se foi pelo fato de você sentir o carro mais solto lendo 860mv na sonda, significa apenas que você comprovou que o motor mesmo original não usa estequiometria em wot.

                                      lambda=1, é apenas para economia, e economia não significa po embaixo. ali?s, estequiometria só serve pra baixas potências, onde o calor gerado ainda não assume valores perigosos, além de possibilitar o funcionamento do catalisador.

                                      imaginei que você afirmando que lambda=1 era diferente de 450mv, estaria falando de algum segredo não documentado, passado diretamente por algum fabricante de sondas. ali?s, eu trabalho com manutenção de equipamentos industriais, e um de meus clientes é a delphi automotive systems de piracicaba, onde eles fabricam sondas. um dos equipamentos que já consertei era justamente um aferidor de sondas. por isso a dúvida, sacou?

                                      [snapback]396294[/snapback]

                                      oi piu , eu não consigo entender esse conceito , que o fator lambda 1 é para economia . tenho aqui uma autopower com uma matéria escrita pelo evandro lima , que sei que frequenta o forum , dizendo que em sonda narrow , lambda 1 é em 566mv sendo como melhor valor te?rico da relação ar/combustivel - potência/economia e maior potência entre 768 a 783mv . um preparador do nível do evandro, que publica isso numa revista que é (ou era)referencia em preparação no brasil , me deixou espantado . imagino quantos motores não foram quebrados usando essa refer?ncia . é bem difácil acreditar no que lemos .

                                      mas voltando ao assunto , então como em lambda 1 , eu tenho a queima de 100% do ar da mistura , se eu injetar mais combustável , eu teria mais potência , certo é pela teoria que foi apresentada sim .

                                      lembro de um texto postado aqui pelo leo multi que tirei uma informação de extrema importancia que mostra que :

                                      afr da gasolina pura 14,7:1 (massa em kg)

                                      afr da gasolina pura 9500:1 (volume em litros)

                                      isso é mais um fator pra levar em conta . imagine que você está colocando na camara de combustão 1 litro de combustivel e 9500 litros de ar(ta certo que é motor de navio … rs) , se colocar mais um litro de combustável , seu afr foi para 4749,5:1 , ou seja , enriqueceu um absurdo . eu levaria isso conta também .

                                      para mim , não faz o menor sentido lambda 1 ser um valor apenas para economia . ah , em muitos casos onde vc ganha alguma potência enrriquecendo a mistura , normalmente isso é a solução de um outro problema como mistura não homogenea , ignição fraca , ponto errado e etc .

                                      sds

                                      gustavo

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        #164

                                        ah piu , só uma pergunta . porque quando em closed loop , a sonda fica variando bastante ao invós de mostrar algo próximo dos 450mv então é

                                        sds

                                        gustavo

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          #165

                                          seu post é totalmente inutil ao topico, pois não fala nada sobre o produto.

                                          estamos aki para explicar/aprender como o meg funciona, como ele faz alimentação não tendo un sensor de presão digital que informe a presão a cada mudança.

                                          [snapback]395934[/snapback]

                                          pow cara, não entendi…

                                          até agora ninguem explicou corretamente o funcionamento do mag e os poucos que se aventuram a tentar explicar, mesmo elogiando a simplicidade, os amantes reclamam... ai fica dificil, apenas vi isso se repetindo durante umas 6 paginas e nada.. e vi isso em varios posts diferentes e foruns.

                                          por isso acho que é inutil, só.. isso é um ponto de vista... ai você vai me mandar testar, turbinar o carro e etc... eu acho meio ridiculo como eu mandar vc competir no campeonato de arrancada do rio de janeiro, no autodromo de jacarepagua... serve em spo ahhhhhh não.... ai não serve porque a pista é menor.. o clima é diferente... ahhhh não.... ai não dá

                                          vc precisa ir pro rj, se muda pra lá, paga filiação e tudo mais e coloca seu carro pra correr lá durante um ano, ai vc vem me dizer... dificil né? restritivo demais para um forum né?

                                          mudei de ideia... esse topico é util sim, como propaganda para o cm... o fato ?... tem manual? não, metodologia? não... homologação? não... certificação do produto? não... caixa? tem uma maldita caixa de papel?o? não... não... não.. não...

                                          funciona? tu me falou que funciona... e eu disse o que? funciona e vc ainda vem dizer que é inutil... daqui a 20 paginas.... vamos chegar a mesma conclusão do meu post inutil...

                                          na boa não to brigando... só to explicando que inutil não é meu post não...

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