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Ajuda turbo gasolina???

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  • F Offline
    F Offline
    fusca84
    escreveu em última edição por
    #37

    com isso os motores deles (movidos a gasolina) rendem bem mais q os daqui por causa do maior poder calor?fico da gasolina de lá. certo?

    [snapback]457378[/snapback]

    teoricamente, nao.

    apesar do alcool ter menor poder calorifico que a gasolina, ele adicionado a ela, faz aumentar o rendimento.

    veja bem, nao lembro dos numeros exato, fiz uma pesquisa na internet, mas nao encontrei os valores de poder calorifico de cada combustivel.

    vamos a algumas contas simples

    1 kilo de gasolina produz 9600 kcal

    1 kilo de alcool produz 6100 kcal

    a relacao estequimetrica é de 13,5:1 para a gasolina e de 8,4:1 para o alcool, isso em massa.

    em outras palavras (para quem nao lembra) 13,5 partes de gasolina para 1 de ar.

    entao, para corrigir a relacao estequiometrica (sonda lambda = 1), precisa de 60% mais alcool (medido em massa, ou 43% a mais em volume).

    entao, pegue o 6100 kcal e multiplique por 1,6 (para acrescentar 60%).

    6100 x 1,6 = 9780 kcal. por isso motor a alcool anda, empurra, desvolve um pouco a mais de torque e potencia que o motor a gasolina.

    embora precise mais combustivel para acertar a re, na hora e queimar, aparece mais energia.

    a mesma conta usando volumes, porem as unidade sao diferentes.

    1 litro de gasolina (com 22% de alcool) produz 27,57mj/litro enquanto o alcool produz 20,05mj/litro.

    como o volume necessario para corrigir a re é de 43% a mais de alcool, entao

    20,05 x 1,43 = 28,67 (maior que a gasolina, de novo).

    baseado nisso, entendendo que os gringos tem menos alcool na gasolina, o motor deles rende menos do que os nossos usando gasolina de octanagens iguais (podium aqui e premium lá, por exemplo).

    espero nao ter confundido muito as ideias.

    []s

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    • F Offline
      F Offline
      fusca84
      escreveu em última edição por
      #38

      ahhh, os valores nas contas sao valores exatos sim.. esqueci de tirar o comentario, pois nao tava encontrando os valores de poder calorifico de cada combustivel.

      []s

      1 Resposta Última resposta
      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #39

        ta certo isso gustavo? tb tenho duvidas sobre esse assunto de rendimento nacional x importado por causa do alcool na gasolina.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SUB-ZERØ
          escreveu em última edição por
          #40

          tem alguma coisa na gasolina deles diferente da nossa tb não tem???

          [snapback]457210[/snapback]

          então jaime aqui no japão (creio que em outros paises seja igual) existem as gasolinas normais e as hi-oc ou alta octanagem que é o mais indicado pros turbo daqui sem se esquecer que a gasolina é totalmente pura

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #41

            se eu fosse esconder o que sei num estaria num forum de preparação… o que vivencio eu compartilho sem problemas...só não vou dar dicas diretas por exemplo de endereão de cada curva e como elas funcionam poruqe paguei por isso...

            m?rcio, realmente não lembro exatamente qual o valor final de ponto, mas adianto que num é maior do que uns 12? a uns 25?c de temperatura ambiente...lembre-se que o uso do cliente é extremo e uso de podium não ?ra obrigatério...uma tt tem original uns 6 a 8? de ponto final apenas...

            o acerto foi feito 100% na injeção m3.8.2 que já é uma versão que aceita superalimentação (afinal é de carro turbo) e funciona em sistema maf (fluxo de massa de ar), sem suplementar ou atrasador de ponto.

            o alcool na nossa gasolina faz com que a mesma tenha excelente desempenho em relação ?s usadas regularmente (comum e premium respectivamente) no resto do mundo... só que na balança de engenharia nao existe nada que seja bom e não cobre algo em troca... no caso é consumo... gasolina sem alcool costuma render cerca de 10 a 15% a mais em termos de km/l.

            que eu saiba gasolina fora do brasil com mais de 98oct são especiais e vc não compra na bomba, precisa encomendar pois são de competição... e muitas vezes contem aditios proibidos como mtbe

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Luciano_Breder
              escreveu em última edição por
              #42

              pessoal…

              vcs já viram aquela m3 que o pessoal da da motor sport fez lá na europa que tem 1000cv de potência??? pois é... no site deles diz que ela tem 8,5 de taxa e anda com 30 psi (2,1 kg) de pressão usando gasolina de 96 octanas.

              alguém me explica como eles conseguem fazer isso?????

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #43

                primeiro que é um projeto de destaque, não uma solução comum que qualquer pessoa faz com pouco recurso…

                deve usar:

                • peças forjadas de alt?ssima qualidade

                • a injeção deve usar bem pouco ponto final

                • o motor por só só já é bem forte.

                • certamente tem intercooler gigantesco.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  marcioap
                  escreveu em última edição por
                  #44

                  se eu fosse esconder o que sei num estaria num forum de preparação… o que vivencio eu compartilho sem problemas...só não vou dar dicas diretas por exemplo de endereão de cada curva e como elas funcionam poruqe paguei por isso...

                  m?rcio, realmente não lembro exatamente qual o valor final de ponto, mas adianto que num é maior do que uns 12? a uns 25?c de temperatura ambiente...lembre-se que o uso do cliente é extremo e uso de podium não ?ra obrigatério...uma tt tem original uns 6 a 8? de ponto final apenas...

                  o acerto foi feito 100% na injeção m3.8.2 que já é uma versão que aceita superalimentação (afinal é de carro turbo) e funciona em sistema maf (fluxo de massa de ar), sem suplementar ou atrasador de ponto.

                  o alcool na nossa gasolina faz com que a mesma tenha excelente desempenho em relação ?s usadas regularmente (comum e premium respectivamente) no resto do mundo... só que na balança de engenharia nao existe nada que seja bom e não cobre algo em troca... no caso é consumo... gasolina sem alcool costuma render cerca de 10 a 15% a mais em termos de km/l.

                  que eu saiba gasolina fora do brasil com mais de 98oct são especiais e vc não compra na bomba, precisa encomendar pois são de competição... e muitas vezes contem aditios proibidos como mtbe

                  [snapback]457656[/snapback]

                  vlw over, compartilho da tua opinião, ta na chuva é pra se molhar, o que aprendeu não custar encinar, desde que não atrapalhe seus negocios é claro, e que não permita un espertinho ganhar dinheiro com aquilo que vc gastou pra aprender.

                  quanto mais alto a temperatura do ar de admição menor tem de ser o ponto certo?

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    fusca84
                    escreveu em última edição por
                    #45

                    o alcool na nossa gasolina faz com que a mesma tenha excelente desempenho em relação ?s usadas regularmente (comum e premium respectivamente) no resto do mundo… só que na balança de engenharia nao existe nada que seja bom e não cobre algo em troca... no caso é consumo... gasolina sem alcool costuma render cerca de 10 a 15% a mais em termos de km/l.

                    [snapback]457656[/snapback]

                    certo, mas esquecendo o consumo, entao é correto afirmar que devido a presenca do alcool na nossa gasolina, corrigindo a mistura em funcao do alcool, um motor renderia mais aqui do que la fora?

                    eu entendo que rende mais por causa do alcool. me parece que o ka tambem entende isso.

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      WEST
                      escreveu em última edição por
                      #46

                      certo, mas esquecendo o consumo, entao é correto afirmar que devido a presenca do alcool na nossa gasolina, corrigindo a mistura em funcao do alcool, um motor renderia mais aqui do que la fora?

                      eu entendo que rende mais por causa do alcool. me parece que o ka tambem entende isso.

                      []s

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                      o alcool ajuda mesmo nesse sentido, mas acho que mesmo assim no fim das contas, uma gasolina de 96 octanas (se for (ron+mon)/2) ainda é superior.

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #47

                        sim marcio, qto mais quente o ar de admissão maior é a correção negativa (diminui) no avanço…

                        bem... eu penso assim...se tem 96oct (comparando métodos iguais mon/ron) isso significa (a grosso modo) pode ser comprimido um determinado numero de vezes antes de explodir então a diferen? se tiver fica apenas no balanão energ?tico... da gasolina pra 100% alcool o balanão indica algo perto de 4 a 5% a mais então de gasolina pura pra nossa com 22% de alcool não crie que vê existir diferença palpovel, agora existe uma característica, gasolina é um composto de diversos hc, cada um volatiliza a uma detreminada condição...o alcool é uma substancia por assim dizer única que tem um ponto de fulgor, ebulição, etc... então a gasolina se adapta melhor as variações das condições em que é submetida....o alcool só é bom numa faixa de operação...

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio
                          escreveu em última edição por
                          #48

                          que condição? de temperatura?

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #49

                            pressão e temperatura…mas dizem (eu num sei pois foge da minha área de conhecimento - ma spela prática senti isso na pele) que a umidade relativa do ar é altamente influente no resultado e interfere de forma muito diferente no alcool pra gasolina...

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              fusca84
                              escreveu em última edição por
                              #50

                              pressão e temperatura…mas dizem (eu num sei pois foge da minha área de conhecimento - ma spela prática senti isso na pele) que a umidade relativa do ar é altamente influente no resultado e interfere de forma muito diferente no alcool pra gasolina...

                              [snapback]458854[/snapback]

                              eu passei por uma experiencia diferente esse final de semana.

                              moro no nivel de mar e viajei para o interior do estado. altitude maxima que devo ter andado foi proxima a 1000 metros.

                              o fusca tava um tesao de andar… po encontado no acelerador, andava com muita folga a 110~120km/h.

                              depois de subir a serra, virou uma merda... o carro se arrastava (tava bastante frio lá em cima, coisa de 15 graus).

                              e ficou assim (mudei gicles e nada de melhorar) até eu descer novamente. aqui em baixo, voltou a empurrar legal de novo.

                              []s

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
                                O Offline
                                overspeed
                                escreveu em última edição por
                                #51

                                ? essa a questáo… muda a pressão no coletor, muda umidade relativa, etc muda o acerto... num carburado vc sente muito mais que num injetado... mas sentir vai sempre porque o ar vai entrar mais quente/frio, a pressão no coletor vai mudar (e com isso o enchimento), etc..

                                1 Resposta Última resposta

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