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Fluxo cruzado x unilateral…

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  • C Offline
    C Offline
    CeltinhaT
    escreveu em última edição por
    #1

    bom seguinte, sempre pensei e ouvi falar que o fluxo cruzado era melhor, então me ofereceram um e resolvi dar uma pesquisada… mandei um e-mail pra paula faria e me disseram que o fluxo cruzado é melhor pra aspirado e o unilateral é melhor pra turbo, ser???? falaram também que os 2 rendem a mesma quantidade de cfms quando trabalhados ao máximo, ser???? fiquei na dúvida... qual o ap unilateral mais forte do brasil??? quantos cvs??? eo cruzado mais forte???

    valew...

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    • B Offline
      B Offline
      biohazard
      escreveu em última edição por
      #2

      sem pensar em desempenho

      crossflow é uma boa para quem usa turbo com intercooler.. sem intercoole é melhor um unilateral..

      agora em desempenho.. a diferença deve ser mais significativa só em um cabeçote com duplo comando mesmo..

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #3

        eu já ouvi falar q ajuda na lavagem das c?maras…mas eu ouvi falar, não sei se procede...

        o q ajuda é a admissão longe do escape...não fica pegando calor do escapamento e talz...

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #4

          quanto tem de potencia um golf glx e um escort xr3 2.0?

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            Pisca
            escreveu em última edição por
            #5

            eu já ouvi falar q ajuda na lavagem das c?maras…mas eu ouvi falar, não sei se procede...

            o q ajuda é a admissão longe do escape...não fica pegando calor do escapamento e talz...

            [snapback]481952[/snapback]

            procede sim teteto…o fluxo fica + rápido os gases transitam c/ + velocidade...creio q a única vantagem do sistema unilateral seja o melhor (?) turbilhonamento do fluxo...

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lucas Schneider
              escreveu em última edição por
              #6

              naum tem algo haver com aquele lance de swirl e sei lá mais oque?

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                daniel_fabricio
                escreveu em última edição por
                #7

                sem pensar em desempenho

                crossflow é uma boa para quem usa turbo com intercooler.. sem intercoole é melhor um unilateral..

                agora em desempenho.. a diferença deve ser mais significativa só em um cabeçote com duplo comando mesmo..

                [snapback]481891[/snapback]

                se usar o coletor original do crossflow acaba ficando na mesma, posição da entrada da admissão não influi muito nisso, na minha saveiro já usei intercooler grandão com cabeçote unilateral .

                1 Resposta Última resposta
                • V Offline
                  V Offline
                  vwfan
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  teoricamente era pro cabeçote cross flow ter um fluxo mais rápido e maior lavagem dos cilindros, ou seja, maior eficiencia…........ tanto que quase não se fabricam mais cabeçotes de fluxo unilateral.

                  olhe meu desenho r?diculo de paint e tire suas conclusões:

                  [snapback]482061[/snapback]

                  eu acho isso uma grande borracha

                  os gases entram na camara de combustao, param (no sentido horizontal e passam a fazer um movimento vertical junto com os pistoes) e depois começam a andar horizontalmente denovo..

                  tanto faz pra que lado ir?o jah pararam mesmo..

                  se nao parassem.. ai sim ia contar esse desenho

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    m4c4c0
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    acho que depende mais da capacidade de fluxo e do turbilhonamento interno da camara do que por que lado entra e sai o g?s.

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      Tiagones
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      eu acho isso uma grande borracha

                      os gases entram na camara de combustao, param (no sentido horizontal e passam a fazer um movimento vertical junto com os pistoes) e depois começam a andar horizontalmente denovo..

                      tanto faz pra que lado ir?o jah pararam mesmo..

                      se nao parassem.. ai sim ia contar esse desenho

                      [snapback]482243[/snapback]

                      mas aí você se esqueceu de um momento importante no funcionamento do motor… o overlap

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        stry_mh2o
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        totalmente desviado o topico..ehhehe

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fluff
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          o pessoal discute o fluxo normal vs fluxo cruzado mas esquece que alem disso tem mais.

                          pescoão da valvula é menor no cruzado, o que gera mais fluxo

                          assentamento é diferente

                          dentre outros detalhezinhos.

                          não é só a questão de ser escape de um lado e admissão de outro que faz o negócio render mais.

                          e tanto que rende mais que até ano passado não podia usar na turbo-b.

                          1 Resposta Última resposta
                          • V Offline
                            V Offline
                            vwfan
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            mas aí você se esqueceu de um momento importante no funcionamento do motor… o overlap

                            [snapback]482288[/snapback]

                            nao esqueci nao..

                            as forças no overlap sao verticais em maior propor?ao..

                            o ar jah parou uma vez e agora esta acelerando denovo pra ir embora.. tanto faz virar é direita ou é esquerda..

                            se ele nao tivesse que parar ai sim acredito que voces estariam certos..

                            ah e isso sem contar que o caminho do fluxo nao cruzado eh pouca coisa mais sinuoso que o dos cabeçotes com fluxo cruzado..

                            ratifico a minha opiniao: o que dá a maior diferença eh o fato do calor dos gases de escape nao detonarem tanto os gases de admissao

                            abraços

                            1 Resposta Última resposta
                            • V Offline
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                              vwfan
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              o pessoal discute o fluxo normal vs fluxo cruzado mas esquece que alem disso tem mais.

                              pescoão da valvula é menor no cruzado, o que gera mais fluxo

                              assentamento é diferente

                              dentre outros detalhezinhos.

                              não é só a questão de ser escape de um lado e admissão de outro que faz o negócio render mais.

                              e tanto que rende mais que até ano passado não podia usar na turbo-b.

                              [snapback]482292[/snapback]

                              eh.. ai jah estamos falando de constru?ao.. e nao do caminho q os gases percorem.. (que eh o de menos)

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #15

                                nao esqueci nao..

                                as forças no overlap sao verticais em maior propor?ao..

                                o ar jah parou uma vez e agora esta acelerando denovo pra ir embora.. tanto faz virar é direita ou é esquerda..

                                se ele nao tivesse que parar ai sim acredito que voces estariam certos..

                                ah e isso sem contar que o caminho do fluxo nao cruzado eh pouca coisa mais sinuoso que o dos cabeçotes com fluxo cruzado..

                                ratifico a minha opiniao: o que dá a maior diferença eh o fato do calor dos gases de escape nao detonarem tanto os gases de admissao

                                abraços

                                [snapback]482295[/snapback]

                                eu também acho que não é só isso, e concordo quanto ao calor na admissão…

                                mas me diga, se o overlap é no final do tempo de escape, como os gases podem estar acelerando de novo pra ir embora logo após parar como você disse?... na verdade o fluxo de escape já vinha acelerado com a pressão que tinha no cilindro desde o momento da abertura da válvula de escape, no in?cio do tempo de escape... no overlap o fluxo do escape está terminando, o fluxo de gases é residual, e vai ajudar a iniciar a entrada da mistura nova....

                                né?

                                1 Resposta Última resposta
                                • V Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  eu também acho que não é só isso, e concordo quanto ao calor na admissão…

                                  mas me diga, se o overlap é no final do tempo de escape, como os gases podem estar acelerando de novo pra ir embora logo após parar como você disse?... na verdade o fluxo de escape já vinha acelerado com a pressão que tinha no cilindro desde o momento da abertura da válvula de escape, no in?cio do tempo de escape... no overlap o fluxo do escape está terminando, o fluxo de gases é residual, e vai ajudar a iniciar a entrada da mistura nova....

                                  né?

                                  [snapback]482305[/snapback]

                                  sim.. esta acelerando (desde o comeão da subida do pistao)

                                  estava parado quando o pistao estava lah embaixo

                                  mas veja: o gas esta indo pra cima e vai ter q fazer uma curva pra ir pro lado .. pra ele tanto faz fazer uma curva pra direita ou pra esquerda..

                                  agora.. como disse o fluff.. se tem valvulas diferentes q puderam ser usadas por uma questao de arquitetura q eh possivel agora (com o fluxo cruzado) e antes nao era.. ai jah sao outros 500..

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    e o pistão também já desacelerou e parou no overlap, durante alguns graus o fluxo se torna praticamente lateral… pois não h? movimento do pistão nesse breve mas importante momento, nem empurrando pra fora, nem puxando pra dentro... confere?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #18

                                      essa dos gases pararem foi triste…..

                                      considerando o cruzamento de valvulas a, digamos, 7000rpm, imagine que o fluxo dos cabeçotes naquele meu desenho feio seja quase que cont?nuo.

                                      sem essa de parar.

                                      agora imagine a mistura nova (admissão) empurrando a velha (escape) pra poder entrar: onde vc imagina mais rapidez?

                                      ps: não sei se fui claro.........tá meio com sono....... :ninja:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
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                                        #19

                                        só sei que depois da ignição, aquilo al? vira uma bagun?a… não importa muito oque veio antes...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • V Offline
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                                          #20

                                          e o pistão também já desacelerou e parou no overlap, durante alguns graus o fluxo se torna praticamente lateral… pois não h? movimento do pistão nesse breve mas importante momento, nem empurrando pra fora, nem puxando pra dentro...  confere?

                                          [snapback]482316[/snapback]

                                          eu acredito que no momento que o pistao desacelerou e parou no overlap ele jah deu o impulso nos gases (a valvula de escape esta aberta) e os gases estao indo embora, ok? entao ele desacelerar importa pouco, proporcionalmente a ele desacelerar no ponto morto inferior aonde os gases sao impedidos de continuar o movimento (vertical) por serem freiados por ele (o que nao acontece no momento de escape pq a valvula de escape esta aberta)

                                          mas na verdade ateh isso pouco importa pra mostrar o que quero dizer.

                                          o que quero dizer eh que mesmo no momento de cruzamento das valvulas o movimento do ar eh influenciado muito mais (ateh por uma questao inercial) por movimentos verticais, inclusive pelo formato dos dutos.

                                          se a arquitetura dos cabeçotes fosse outra.. eu concordaria com voce.. mas nao eh.. o ar eh forçado a não fazer o tal movimento horizontal que voces defendem que faz.

                                          o que eu defendo eh que tais curvas e desvios no caminho, no fim, dão praticamente no mesmo tanto para cabeçotes de fluxo cruzado quanto para cabeçotes side-flow (quantos graus de curva o ar tem que percorrer em ambosó no final das contas acho que da praticamente no mesmo, hein) porque mesmo no momento do cruzamento existem, de modo geral, forças verticais

                                          espero ter me feito entender, pq, aqui, minha ideia nao eh causar confusao com voce.. mas sim defender uma opiniao. :ninja:

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