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Fluxo cruzado x unilateral…

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  • B Offline
    B Offline
    biohazard
    escreveu em última edição por
    #2

    sem pensar em desempenho

    crossflow é uma boa para quem usa turbo com intercooler.. sem intercoole é melhor um unilateral..

    agora em desempenho.. a diferença deve ser mais significativa só em um cabeçote com duplo comando mesmo..

    1 Resposta Última resposta
    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
      escreveu em última edição por
      #3

      eu já ouvi falar q ajuda na lavagem das c?maras…mas eu ouvi falar, não sei se procede...

      o q ajuda é a admissão longe do escape...não fica pegando calor do escapamento e talz...

      1 Resposta Última resposta
      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #4

        quanto tem de potencia um golf glx e um escort xr3 2.0?

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          Pisca
          escreveu em última edição por
          #5

          eu já ouvi falar q ajuda na lavagem das c?maras…mas eu ouvi falar, não sei se procede...

          o q ajuda é a admissão longe do escape...não fica pegando calor do escapamento e talz...

          [snapback]481952[/snapback]

          procede sim teteto…o fluxo fica + rápido os gases transitam c/ + velocidade...creio q a única vantagem do sistema unilateral seja o melhor (?) turbilhonamento do fluxo...

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lucas Schneider
            escreveu em última edição por
            #6

            naum tem algo haver com aquele lance de swirl e sei lá mais oque?

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              daniel_fabricio
              escreveu em última edição por
              #7

              sem pensar em desempenho

              crossflow é uma boa para quem usa turbo com intercooler.. sem intercoole é melhor um unilateral..

              agora em desempenho.. a diferença deve ser mais significativa só em um cabeçote com duplo comando mesmo..

              [snapback]481891[/snapback]

              se usar o coletor original do crossflow acaba ficando na mesma, posição da entrada da admissão não influi muito nisso, na minha saveiro já usei intercooler grandão com cabeçote unilateral .

              1 Resposta Última resposta
              • V Offline
                V Offline
                vwfan
                escreveu em última edição por
                #8

                teoricamente era pro cabeçote cross flow ter um fluxo mais rápido e maior lavagem dos cilindros, ou seja, maior eficiencia…........ tanto que quase não se fabricam mais cabeçotes de fluxo unilateral.

                olhe meu desenho r?diculo de paint e tire suas conclusões:

                [snapback]482061[/snapback]

                eu acho isso uma grande borracha

                os gases entram na camara de combustao, param (no sentido horizontal e passam a fazer um movimento vertical junto com os pistoes) e depois começam a andar horizontalmente denovo..

                tanto faz pra que lado ir?o jah pararam mesmo..

                se nao parassem.. ai sim ia contar esse desenho

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  m4c4c0
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  acho que depende mais da capacidade de fluxo e do turbilhonamento interno da camara do que por que lado entra e sai o g?s.

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    Tiagones
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    eu acho isso uma grande borracha

                    os gases entram na camara de combustao, param (no sentido horizontal e passam a fazer um movimento vertical junto com os pistoes) e depois começam a andar horizontalmente denovo..

                    tanto faz pra que lado ir?o jah pararam mesmo..

                    se nao parassem.. ai sim ia contar esse desenho

                    [snapback]482243[/snapback]

                    mas aí você se esqueceu de um momento importante no funcionamento do motor… o overlap

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      stry_mh2o
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      totalmente desviado o topico..ehhehe

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fluff
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        o pessoal discute o fluxo normal vs fluxo cruzado mas esquece que alem disso tem mais.

                        pescoão da valvula é menor no cruzado, o que gera mais fluxo

                        assentamento é diferente

                        dentre outros detalhezinhos.

                        não é só a questão de ser escape de um lado e admissão de outro que faz o negócio render mais.

                        e tanto que rende mais que até ano passado não podia usar na turbo-b.

                        1 Resposta Última resposta
                        • V Offline
                          V Offline
                          vwfan
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          mas aí você se esqueceu de um momento importante no funcionamento do motor… o overlap

                          [snapback]482288[/snapback]

                          nao esqueci nao..

                          as forças no overlap sao verticais em maior propor?ao..

                          o ar jah parou uma vez e agora esta acelerando denovo pra ir embora.. tanto faz virar é direita ou é esquerda..

                          se ele nao tivesse que parar ai sim acredito que voces estariam certos..

                          ah e isso sem contar que o caminho do fluxo nao cruzado eh pouca coisa mais sinuoso que o dos cabeçotes com fluxo cruzado..

                          ratifico a minha opiniao: o que dá a maior diferença eh o fato do calor dos gases de escape nao detonarem tanto os gases de admissao

                          abraços

                          1 Resposta Última resposta
                          • V Offline
                            V Offline
                            vwfan
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            o pessoal discute o fluxo normal vs fluxo cruzado mas esquece que alem disso tem mais.

                            pescoão da valvula é menor no cruzado, o que gera mais fluxo

                            assentamento é diferente

                            dentre outros detalhezinhos.

                            não é só a questão de ser escape de um lado e admissão de outro que faz o negócio render mais.

                            e tanto que rende mais que até ano passado não podia usar na turbo-b.

                            [snapback]482292[/snapback]

                            eh.. ai jah estamos falando de constru?ao.. e nao do caminho q os gases percorem.. (que eh o de menos)

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              Tiagones
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              nao esqueci nao..

                              as forças no overlap sao verticais em maior propor?ao..

                              o ar jah parou uma vez e agora esta acelerando denovo pra ir embora.. tanto faz virar é direita ou é esquerda..

                              se ele nao tivesse que parar ai sim acredito que voces estariam certos..

                              ah e isso sem contar que o caminho do fluxo nao cruzado eh pouca coisa mais sinuoso que o dos cabeçotes com fluxo cruzado..

                              ratifico a minha opiniao: o que dá a maior diferença eh o fato do calor dos gases de escape nao detonarem tanto os gases de admissao

                              abraços

                              [snapback]482295[/snapback]

                              eu também acho que não é só isso, e concordo quanto ao calor na admissão…

                              mas me diga, se o overlap é no final do tempo de escape, como os gases podem estar acelerando de novo pra ir embora logo após parar como você disse?... na verdade o fluxo de escape já vinha acelerado com a pressão que tinha no cilindro desde o momento da abertura da válvula de escape, no in?cio do tempo de escape... no overlap o fluxo do escape está terminando, o fluxo de gases é residual, e vai ajudar a iniciar a entrada da mistura nova....

                              né?

                              1 Resposta Última resposta
                              • V Offline
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                                vwfan
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                eu também acho que não é só isso, e concordo quanto ao calor na admissão…

                                mas me diga, se o overlap é no final do tempo de escape, como os gases podem estar acelerando de novo pra ir embora logo após parar como você disse?... na verdade o fluxo de escape já vinha acelerado com a pressão que tinha no cilindro desde o momento da abertura da válvula de escape, no in?cio do tempo de escape... no overlap o fluxo do escape está terminando, o fluxo de gases é residual, e vai ajudar a iniciar a entrada da mistura nova....

                                né?

                                [snapback]482305[/snapback]

                                sim.. esta acelerando (desde o comeão da subida do pistao)

                                estava parado quando o pistao estava lah embaixo

                                mas veja: o gas esta indo pra cima e vai ter q fazer uma curva pra ir pro lado .. pra ele tanto faz fazer uma curva pra direita ou pra esquerda..

                                agora.. como disse o fluff.. se tem valvulas diferentes q puderam ser usadas por uma questao de arquitetura q eh possivel agora (com o fluxo cruzado) e antes nao era.. ai jah sao outros 500..

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
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                                  Tiagones
                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  e o pistão também já desacelerou e parou no overlap, durante alguns graus o fluxo se torna praticamente lateral… pois não h? movimento do pistão nesse breve mas importante momento, nem empurrando pra fora, nem puxando pra dentro... confere?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
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                                    #18

                                    essa dos gases pararem foi triste…..

                                    considerando o cruzamento de valvulas a, digamos, 7000rpm, imagine que o fluxo dos cabeçotes naquele meu desenho feio seja quase que cont?nuo.

                                    sem essa de parar.

                                    agora imagine a mistura nova (admissão) empurrando a velha (escape) pra poder entrar: onde vc imagina mais rapidez?

                                    ps: não sei se fui claro.........tá meio com sono....... :ninja:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
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                                      #19

                                      só sei que depois da ignição, aquilo al? vira uma bagun?a… não importa muito oque veio antes...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • V Offline
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                                        #20

                                        e o pistão também já desacelerou e parou no overlap, durante alguns graus o fluxo se torna praticamente lateral… pois não h? movimento do pistão nesse breve mas importante momento, nem empurrando pra fora, nem puxando pra dentro...  confere?

                                        [snapback]482316[/snapback]

                                        eu acredito que no momento que o pistao desacelerou e parou no overlap ele jah deu o impulso nos gases (a valvula de escape esta aberta) e os gases estao indo embora, ok? entao ele desacelerar importa pouco, proporcionalmente a ele desacelerar no ponto morto inferior aonde os gases sao impedidos de continuar o movimento (vertical) por serem freiados por ele (o que nao acontece no momento de escape pq a valvula de escape esta aberta)

                                        mas na verdade ateh isso pouco importa pra mostrar o que quero dizer.

                                        o que quero dizer eh que mesmo no momento de cruzamento das valvulas o movimento do ar eh influenciado muito mais (ateh por uma questao inercial) por movimentos verticais, inclusive pelo formato dos dutos.

                                        se a arquitetura dos cabeçotes fosse outra.. eu concordaria com voce.. mas nao eh.. o ar eh forçado a não fazer o tal movimento horizontal que voces defendem que faz.

                                        o que eu defendo eh que tais curvas e desvios no caminho, no fim, dão praticamente no mesmo tanto para cabeçotes de fluxo cruzado quanto para cabeçotes side-flow (quantos graus de curva o ar tem que percorrer em ambosó no final das contas acho que da praticamente no mesmo, hein) porque mesmo no momento do cruzamento existem, de modo geral, forças verticais

                                        espero ter me feito entender, pq, aqui, minha ideia nao eh causar confusao com voce.. mas sim defender uma opiniao. :ninja:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • V Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #21

                                          só sei que depois da ignição, aquilo al? vira uma bagun?a… não importa muito  oque veio antes...

                                          [snapback]482322[/snapback]

                                          não tem a ver com o que veio antes nao, brigadeiro.. :ops:

                                          eh depois da ingi?ao mesmo..

                                          observe o funcionamento do motor e veja que existe um momento aonde (apos a ignicao) os gases estao indo embora passando atravez do buraco que se criou com a abertura da valvula de escape e novos gases ainda nao detonados estao (ao mesmo tempo) entrando na camara atravez do buraco que se criou com a abertura (ao mesmo tempo) da valvula de escape.

                                          vou exemplificar mais ou menos:

                                          momento 1:a valvula de admissao esta aberta (a mistura ar/combustivel entra na camara)

                                          momento 2:a mistura eh comprimida e apos o pms explode (nesse momento, por razoes obvias, ambas as valvulas estao fechadas)

                                          momento 3: apos o pmi a mistura passa a ser expulsa (o pistao esta subindo e a valvula de escape esta aberta.. o ar tem que subir empurrado pelo pistao e nao encontra resistencia em cima, logo nao se comprime (como acontece no momento 2) e sai atravez do duto de escape indo embora

                                          momento 4: a valvula de escape ainda esta aberta (o resto dos gases de escape estao indo embora) e jah começa a abrir a valvula de admissao.. esse comeão de entrada dos gases de admissao ajuda a expulsar o restante dos gases de escape do cilindro (dois corpos nao ocupam o mesmo lugar)

                                          momento 5: a valvula de escape se fecha ficando somente aberta a valvula de admissao (comecando o momento 1 denovo)

                                          eh a esse momento 4 que se da o nome de cruzamento de valvulas :p

                                          ..e eh ele que estamos discutindo :ninja:

                                          abraços

                                          1 Resposta Última resposta

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