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Dúvida sobre carcaça fria de turbinas

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  • L Offline
    L Offline
    Leandrinho Gol 86 Turbo
    escreveu em última edição por
    #4

    isso tmb me interessaa to pensando em aumenta a minha fria de .50 pra .60 :hauhau:

    depende do qe os cara fala aki né :o_o:

    1 Resposta Última resposta
    • A Offline
      A Offline
      AVILA GTS
      escreveu em última edição por
      #5

      acho que tem a ver com volume, quanto maior o ar maior o volume de ar soprado.

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #6

        acho que tem a ver com volume, quanto maior o ar maior o volume de ar soprado.

        além do volume….....altera tb a pressão e temperatura do ar

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          smk. 0
          escreveu em última edição por
          #7

          e o backpressure…

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            jgl
            escreveu em última edição por
            #8

            opa, então

            eu penso que a grosso modo o que manda no vazão da turbina, é o inducer do rotor.

            a carcaça fria manda tanto assim?

            sendo assim devo preferir, sempre que possivel, uma carcaça fria maior (para o mesmo eixo)?

            alguém já fez a troca de de um turbina com carcaça fria maior e com mesmo eixo pra dar um depoimento?

            valeu galera

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #9

              segundo livro do corky bell, no caso das caixas quentes não é só a questão de fluxo de uma maior para menor mas também o angulo que a caixa joga o gás no rotor.

              só não se deve esquecer que .42 ou .50 ( ar ) não é uma medida e sim uma proporção. pegue uma .42 t2 e uma .42 apl na mão e vai ver a gritante diferença.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Mega
                escreveu em última edição por
                #10

                volume e suas consequencias…

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  pepsimanbr
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Leandrinho Gol 86 Turbo
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?

                    na pratica sim ..

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio Dela Marta
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      o tamanho da caixa fria está relacionado com a capacidade de captação e consequentemente a vazão de todo ar admitido pelo rotor do turbo. um exemplo para ilustrar: (numeros fictícios)

                      você tem um rotor de 45mm que tem capacitade de admitir 10 m³/minuto de ar a 1kfg/.², e tem uma caixa fria .42 que te oferece uma capacidade de escoamento de 12m³/minuto de ar 1kfg/.² na qual supre perfeitamente a demanda de ar enviada pelo rotor. se voce colocar uma caixa fria maior, .50 de capacidade de 18 m³/minuto 1kfg/.² nesse mesmo rotor, você não estará fazendo vantagem nenhuma, porque quando aumentamos a capacidade de escoamento (aumento de área), diminui-se a velocidade do mesmo, criando um pequeno delay e no caso a .42 estava dentro de sua capacidade para atender o volume de ar admitido pelo compressor.

                      então, o compressor tem que estar de acordo com a capacidade de admissão do rotor a uma determinada pressão. não há vantagens em superdimencionar o mesmo além de ganhar uma pegada mais demorada pela menor velocidade do fluxo.

                      podem notar que todas os compressores .70 são utilizados em rotores generosos, com alta capacidade de admissao e também pressões mais elevadas, explicando sua necessidade de ser grande o suficiente para escoar o volume de ar com a menor perda de carga possível.

                      não sei se consegui explicar de maneira compreensiva, mas tentei

                      abraço

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio Dela Marta
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        o centímetro abreviado por c e m não saiu na resposta acima por causa do filtro do forum, que entende diferente de centímetro… ok? hehehe

                        kfg/centímetro²

                        abraco...

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          jgl
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          opa, valeu fábio

                          acho que deu pra entender sim, a carcaça fria deve ser dimensionada conforme a vazão e a pressão de ar fornecidas pelo rotor certo?

                          sendo assim uma carcaça fria menor que o recomendado irá causar um perda de carga alta, e uma carcaça maior que o ideal pode aumentar o lag pelo fato de ter uma menor velocidade do ar; e o ganho em fluxo é despresível (visto que a carcaça fria está superdimensionada).

                          valeu mesmo deu pra dar uma clareda por aqui

                          1 Resposta Última resposta

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