Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Cálculo bicos injetores

Cálculo bicos injetores

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
15 Posts 7 Posters 29.8k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • J Offline
    J Offline
    jgl
    escreveu em última edição por

pelo que vi tá certo sim, única coisa que eu estranhei foi a disparidade do bico 100% aberto pra 80%, deu muita diferença. não estou duvidando do seu teste apenas estranhei o resultado.

mas assino embaixo do adriano sushi, as maquinas de tyeste de bicos são muito imprecisas, e o dead time dos bicos influencia muito.

1 Resposta Última resposta
    • O Offline
      O Offline
      overspeed

o que vc descreveu não tem sentido… qdo vc mede o bico todo aberto vc deixa de levar em consideração o deadtime do bico, tempo que ele leva pra abrir e efetivamente entrar em vazão constante, e qdo ele deixa de receber o pulso o tempo que ainda flui alguma coisa de vazão até fechar totalmente...

normalmente o dead time de um bico varia na casa dos 0,8 a 1,2ms

outra coisa... dc de 80% ?... certo..mas qual o período ?

explico...

80% de um período de digamos 100 segundos... ele fica aberto por 80segundos... 0,8ms de dead time num vai mudr praticamente nada no quanto flui de combustivel...

80% de um periodo de digamos 2 ou 3ms ja influencia pacas...

• L Offline
        L Offline
        Lost

o que vc descreveu não tem sentido… qdo vc mede o bico todo aberto vc deixa de levar em consideração o deadtime do bico, tempo que ele leva pra abrir e efetivamente entrar em vazão constante, e qdo ele deixa de receber o pulso o tempo que ainda flui alguma coisa de vazão até fechar totalmente...

normalmente o dead time de um bico varia na casa dos 0,8 a 1,2ms

outra coisa... dc de 80% ?... certo..mas qual o período ?

explico...

80% de um período de digamos 100 segundos... ele fica aberto por 80segundos... 0,8ms de dead time num vai mudr praticamente nada no quanto flui de combustivel...

80% de um periodo de digamos 2 ou 3ms ja influencia pacas...

aí vem o problema de pulsa o banco todo simultaneamente. a frequencia dos injetores quando acionados fullgroup é o dobro da rotação do motor, ou seja, com o motor a 6000 rpm, os injetores estao trabalhando a 12000 pulsos/min, ou 200 pulsos/s, o que da um intervalo de 1000/200=5ms entre cada pulso. levando em consideração usar 80% do ciclo apenas 5ms0.80=4ms. levando em consideração uns 0.6ms de deadtime se usar peak and hold, sobram 3.4ms de tempo de injeção realmente util. entao eu calcularia 3.4ms/5ms, o que da 68% da vazão estática. ou seja, se em vazao estática sao 160lbs/h, pulsando a 6000 rpm fullgroup com 80% do ciclo, com deadtime de 0.6ms, vc teria por volta de 160lbs/h0.68=108lbs/h (aproximadamente)

aí ainda tem que ver se as 160lbs/h sao de gasolina. se for, com alcool ja deve cair um pouco a vazao pois o alcool é mais espesso . sobre o metanol nao sei em comparação com a gasolina… acredito que seja mais espesso tambem.

• L Offline
          L Offline
          Lost

viajei? alguem concorda? alguem discorda? po, trancar topico sux…

• S Offline
            S Offline
            SemControle

ah lost, nao sei exatamente como funcionam os bicos, mas levado em conta a parte matematica ao meu ver esta correto, isso ainda desconsiderando qq perda, e trabalhando com uma pressao fixa na linha, acho q por isso q a pressao ainda varia nos carros pelo menos entre lenta e a fase aspirada, sem levar em conta a fase turbo

• 1 Offline
              1 Offline
              16volts

aí vem o problema de pulsa o banco todo simultaneamente. a frequencia dos injetores quando acionados fullgroup é o dobro da rotação do motor, ou seja, com o motor a 6000 rpm, os injetores estao trabalhando a 12000 pulsos/min, ou 200 pulsos/s, o que da um intervalo de 1000/200=5ms entre cada pulso. levando em consideração usar 80% do ciclo apenas 5ms0.80=4ms. levando em consideração uns 0.6ms de deadtime se usar peak and hold, sobram 3.4ms de tempo de injeção realmente util. entao eu calcularia 3.4ms/5ms, o que da 68% da vazão estática. ou seja, se em vazao estática sao 160lbs/h, pulsando a 6000 rpm fullgroup com 80% do ciclo, com deadtime de 0.6ms, vc teria por volta de 160lbs/h0.68=108lbs/h (aproximadamente)

aí ainda tem que ver se as 160lbs/h sao de gasolina. se for, com alcool ja deve cair um pouco a vazao pois o alcool é mais espesso . sobre o metanol nao sei em comparação com a gasolina… acredito que seja mais espesso tambem.

full-group seria 1x por volta, não??

acho que a sua estimativa é razoável, mas o resultado deve ser discretamente maior que o esperado, pois a agulha não abre instantaneamente.

mas eu ainda acho melhor pensar do final para o começo…

os 160lbs tão alimentando 600cv @ 6500 rpm (na verdade é um pouco mais) +- numa ft com 95% de duty cycle.

eu só faria uma estimativa diferente, levando em conta um dead-time maior para descontar o efeito da agulha abrir totalmente :

a ft pulsa os bicos a cada volta, correto é então cada pulso aproveita 95% de uma janela de 9,1ms, ou seja, 8,6ms... isso com o dead-time incluso; e sendo bem pessimista, 1,1ms de abertura (aí já nem precisamos levar em conta o tempo q a agulha demora pra abrir 100%).

são 7,5/9,1 = 82,5% da vazão estática (131lbs). como estamos descartando o q vaza qndo a agulha começa a abrir até finalizar a abertura o resultado é um teco menor, mas ainda sim bate com o que vem de potência pela massa de combustível.

graxinha,

vc não pode comparar desse jeito pelo q já explicaram aí. cada bico tem suas características (tempo de abertura, como ele abre etc). se quiser um comparativo mais fiel, descartando esses fatos, só se vc medi-los com 100% de abertura (sem pulsar).

os iwp-115 (1.6/1.8 flex) tem 20.5lbs/h de vazão, e são menores que os iwp043.

ah, temos q levar em conta também a máquina q se mede. máquina com driver de bico vagabundo aumenta significativamente o dead-time e os bicos vazam bem menos, apresentam diferença entre eles, mesmo q estejam perfeitos.

são vários fatores pra se chegar a um resultado coerente e que permitem uma boa comparação

meus 2c...

• 1 Offline
                1 Offline
                16volts

e só completando…

sua máquina tá no rol das que tem driver de acionamento vagabundo ou tem algo errado com ela heehhehehe ...

o 043 é pra vazar uns 240ml/min @ 3bar aberto

flws

• L Offline
                  L Offline
                  Lost

ah lost, nao sei exatamente como funcionam os bicos, mas levado em conta a parte matematica ao meu ver esta correto, isso ainda desconsiderando qq perda, e trabalhando com uma pressao fixa na linha, acho q por isso q a pressao ainda varia nos carros pelo menos entre lenta e a fase aspirada, sem levar em conta a fase turbo

é que eu nem considero a hipotese de nao ter um dosador 1/1 mantendo a pressao diferencial constante. pressao fixa = diferencial constante. a pressao que tem que ser levada em consideração é a diferencial…

full-group seria 1x por volta, não??

acho que a sua estimativa é razoável, mas o resultado deve ser discretamente maior que o esperado, pois a agulha não abre instantaneamente.

mas eu ainda acho melhor pensar do final para o começo…

os 160lbs tão alimentando 600cv @ 6500 rpm (na verdade é um pouco mais) +- numa ft com 95% de duty cycle.

eu só faria uma estimativa diferente, levando em conta um dead-time maior para descontar o efeito da agulha abrir totalmente :

a ft pulsa os bicos a cada volta, correto é então cada pulso aproveita 95% de uma janela de 9,1ms, ou seja, 8,6ms... isso com o dead-time incluso; e sendo bem pessimista, 1,1ms de abertura (aí já nem precisamos levar em conta o tempo q a agulha demora pra abrir 100%).

são 7,5/9,1 = 82,5% da vazão estática (131lbs). como estamos descartando o q vaza qndo a agulha começa a abrir até finalizar a abertura o resultado é um teco menor, mas ainda sim bate com o que vem de potência pela massa de combustível.

graxinha,

vc não pode comparar desse jeito pelo q já explicaram aí. cada bico tem suas características (tempo de abertura, como ele abre etc). se quiser um comparativo mais fiel, descartando esses fatos, só se vc medi-los com 100% de abertura (sem pulsar).

os iwp-115 (1.6/1.8 flex) tem 20.5lbs/h de vazão, e são menores que os iwp043.

ah, temos q levar em conta também a máquina q se mede. máquina com driver de bico vagabundo aumenta significativamente o dead-time e os bicos vazam bem menos, apresentam diferença entre eles, mesmo q estejam perfeitos.

são vários fatores pra se chegar a um resultado coerente e que permitem uma boa comparação

meus 2c...

em full-group, o gerenciador deveria pusar o grupo todo pra cada cilindro fazendo admissao, ou seja, 2x por volta do virabrequim. se trabalhar com 1 pulso por volta, voce terá alimentação com intervalo entre o pulso e a admissao diferentes, o que fará com que haja diferença na alimentação de um cilindro pra outro. bom, nao sei como a ft trabalha, mas se for 1 pulso x volta eu considero muito ruim.

duty cycle de 95% é a mesma coisa que 100%, nao se deveria usar mais que 85%

o tempo de abertura de bicos de baixa impedancia, sem o uso de resistores é aproximadamente 0,[email protected]. com o uso de resistores deve sim ir pra proximo de 1ms

• G Offline
                    G Offline
                    Graxinha

intão galera entendi mais ou menos

mais minha tal duvida e essa q tipo ngm respondeu

eu chego em uma loja e peço bicos de 160lb/h ,ai esse bico em um minuto totalmente aberto dispara 1,6 litros ?

e no caso do iwp043 em um minuto,ele montado no carro dispara 40ml é e em libras esse seria um bico de quantas libras ?

abraços ai a todos

desde de ja obrigado

• O Offline
                      O Offline
                      overspeed

um bico de 160lbs/s se 100% aberto deixa fluir 160 libras de gasolina por segundo, isso vai dar algo perto de 1.208g/min.

ml num é medida de vazão… o pessoal que fabrica maquina de limpar bicos que fizeram essa confusão... teria que ser ml/min ou ml/s ou ml/h e medidos 100% aberto que é chamado de vazão estática (q)

• G Offline
                        G Offline
                        Graxinha

um bico de 160lbs/s se 100% aberto deixa fluir 160 libras de gasolina por segundo, isso vai dar algo perto de 1.208g/min.

ml num é medida de vazão… o pessoal que fabrica maquina de limpar bicos que fizeram essa confusão... teria que ser ml/min ou ml/s ou ml/h e medidos 100% aberto que é chamado de vazão estática (q)

vlw overspeed pelo menos sakei mais um pouco, esses povo aprontam a maior confusão msm

abç vlw

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                          Último post
                        0
                        • Recente
                        • Usuários