Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Volante do motor aliviado

Volante do motor aliviado

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
83 Posts 27 Posters 16.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • T Offline
    T Offline
    trutaforte
    escreveu em última edição por
    #25

    pessoal, o al?vio do volante é até uma coisa fácil de fazer, mas o al?vio deve ser feito balanceando o conjunto virabrequim+volante, certo ?

    1 Resposta Última resposta
    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #26

      esse é o mal da internet. muita coisa que vc ve por ai, é escrita por pessoas que sabem menos do q a gente mesmo…

      vou até citar isso pra reafirmar porque é algo que concordo plena e totalmente com o ka

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        streit
        escreveu em última edição por
        #27

        al?vio de volante é bom até certo ponto, se for mto pronunciado começa a dar problema de vibração excessiva.

        e mto cuidado ao se aliviar um volante. se for mal balanceado, somado ao giro alto, é certo que vai sair voando.

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          DecioBenevides
          escreveu em última edição por
          #28

          putz cara….........eu me lembro.............. :(

          foi com o fusca do abacate.............. :(

          esse cara precisa é se benzer.................uma vez ele foi em fortaleza (eu tava lá ) e tava no box regulando o carro. um colega meu olhou a flauta e falou pra ele:

          -cara, tu não vais colocar as travas dos bicos não??? ele disse:

          -ah, nem precisa...........mas depois eu coloco.......

          logo depois ele deu uma puxada linda........mas quando os bicos auxiliares entraram, a pressão de combustivel foi grande demais.........fazendo vazar metanol no motor.........dai já viu, né???

          queimou tudo..............e se não fosse o colega que correu contra ele............pra tirar ele do fusca...............nem sei................ :(

          só pra vcs terem uma ideia, o monster lá da frente, derreteu que nem uma vela...............tirei até uma foto............o visor derretido como cera quente....

          foi triste.............mesmo.............. :(

          ps: o cara tava com as travas dos bicos no bolso............... :putz:

          [snapback]295848[/snapback]

          huheuhuheuhuh sem contar q no ultimo festival, qdo eles tavam dando um acertinho no carro dentro do box, a volante soltou denovo, quebrou os parafusos, so q por sorte eles estavam acelerando com o carro parado, o serginho tbem torou uma volante por aqui numa etapa….

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            Cleber T.
            escreveu em última edição por
            #29

            volantes assassinos….afff mo veneno, opalao 6 cilindros entao vixi

            acho q é no usa ne que é obrigatorio usar gaiola em volta do volante, nem sei q categoria começa isso

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #30

              huheuhuheuhuh sem contar q no ultimo festival, qdo eles tavam dando um acertinho no carro dentro do box, a volante soltou denovo, quebrou os parafusos, so q por sorte eles estavam acelerando com o carro parado, o serginho tbem torou uma volante por aqui numa etapa….

              [snapback]295897[/snapback]

              eu tenho a foto dos tocos dos parafusos juntinhos no chao do box… pareciam cortados que nem manteiga :putz: :( :( :(

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #31

                pessoal, o al?vio do volante é até uma coisa fácil de fazer, mas o al?vio deve ser feito balanceando o conjunto virabrequim+volante, certo ?

                [snapback]295889[/snapback]

                sim, essa é a forma correta. afinal, tudo trabalha em conjunto.

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #32

                  huheuhuheuhuh sem contar q no ultimo festival, qdo eles tavam dando um acertinho no carro dentro do box, a volante soltou denovo, quebrou os parafusos, so q por sorte eles estavam acelerando com o carro parado, o serginho tbem torou uma volante por aqui numa etapa….

                  [snapback]295897[/snapback]

                  eles não usam guia(s) no virabrequim? :putz:

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #33

                    eu tenho a foto dos tocos dos parafusos juntinhos no chao do box… pareciam cortados que nem manteiga :putz: :( :( :(

                    [snapback]295901[/snapback]

                    o passat q tive soltou o volante, mas não chegou a cair, graças a deus eu consegui escutar um barulho no motor e fui quase me arrastando até em casa.

                    o volante não era aliviado, e mesmo assim soltou os parafusos.

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      crisrj
                      escreveu em última edição por
                      #34

                      em relacao ao torneiro eu tb conheoc uns bons aki no rio , vc poderia me passar o material q se usa para afzer as guias e os tamanhos respectivos?

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #35

                        em relacao ao torneiro eu tb conheoc uns bons aki no rio , vc poderia me passar o material q se usa para afzer as guias e os tamanhos respectivos?

                        [snapback]295914[/snapback]

                        dessa parte eu não conheão a ponto de te ajudar. sei só o diametro dos guias, 10mm.

                        agora, o tipo de aão que foi usado eu não sei dizer.

                        off: pra vc ter ideia, o cara que fez esse servião (e tb faz serviços pra rr) fez ele mesmo uma blow off de acordo com o que ele queria, sem economizar na qualidade dos materiais, tb nem preciso falar sobre o acabamento da peça.

                        outro dos feitos dele é polia regulável pra vw 20v…ferramenta pra instalar o`rings no bloco...

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          amarchetti
                          escreveu em última edição por
                          #36

                          o chepalla tava nessas…

                          vc sente q o motor cresce mais tranquilo de giro..

                          mas também qdo pegava ladeira, se não reduzisse e pisasse pra valer, vc pagava seus pecados..

                          como o ka disse, não é nada absurdo...

                          agora qto pesa um volante de ap 1,8 origesó 2k acho q seria muita coisa..

                          no me caso vibrava mais do q eu achava q deveria..mas nunca tive dor de cabeça com isso...

                          não imaginei q um volante aliviado pudesse sair lançado desse jeito...:putz:

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #37

                            não imaginei q um volante aliviado pudesse sair lançado desse jeito…:(

                            [snapback]295954[/snapback]

                            tinha no autodynamics a foto de um opala com volante voador, cortou a caixa seca ( ) , serrou o assoalho pra dentro do carro ( ) e ainda saiu do carro voando apos tb serrar a porta no lado do passageiro :putz:

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
                              E Offline
                              edsonmassao
                              escreveu em última edição por
                              #38

                              ?, naum é simplesmente pedindo pra fazer uns buraquinhos q se alivia um volante, tem q ser muito criterioso pra naum correr riscos como o q o thiagoiano citou…

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
                                ? Offline
                                Visitante
                                escreveu em última edição por
                                #39

                                ?, naum é simplesmente pedindo pra fazer uns buraquinhos q se alivia um volante, tem q ser muito criterioso pra naum correr riscos como o q o thiagoiano citou…

                                [snapback]295996[/snapback]

                                um método muito utilizado é dar um passe no volante, deixando ele mais fino em regiões específicas.

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  amarchetti
                                  escreveu em última edição por
                                  #40

                                  mas ai pra desbalancear é um pulo…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
                                    ? Offline
                                    Visitante
                                    escreveu em última edição por
                                    #41

                                    mas ai pra desbalancear é um pulo…

                                    [snapback]296053[/snapback]

                                    ?

                                    mais facil desbalancear fazendo furos do que afinando a peça toda no torno, onde se tira material de uma area circular perfeita, por igual em toda a circunferencia da peça.

                                    e mesmo assim, sempre se deve mandar re-balancear o volante só de precaução :putz:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • H Offline
                                      H Offline
                                      hernani.vila
                                      escreveu em última edição por
                                      #42

                                      volantes voadores é parte…

                                      um volante mais leve vai simular uma potência maior em um motor, quando ele estiver em condição de aceleração, porém não vai trazer nenhuma alteração quando ele estiver numa condição de funcionamento em uma rpm estática.

                                      por exemplo, um motor com volante normal, e depois aliviado, vai mostrar uma potência maior se for comparada uma medição antes/depois feita em um dinam?metro de aceleração, como um dynojet, ou mesmo os gtechs da vida, porém se a medição for feita em um dinam?metro com possibilidade de travar em uma determinada rpm, os valores lidos antes/depois serão os mesmos.

                                      ps: potência é a capacidade do motor de gerar energia (na verdade, transformar energia química em mecânica), e uma alteração na massa/desenho do volante não altera esta capacidade do motor, mas altera seu comportamento geral, conforme explicado acima.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
                                        ? Offline
                                        Visitante
                                        escreveu em última edição por
                                        #43

                                        volantes voadores é parte…

                                        um volante mais leve vai simular uma potência maior em um motor, quando ele estiver em condição de aceleração, porém não vai trazer nenhuma alteração quando ele estiver numa condição de funcionamento em uma rpm estática.

                                        por exemplo, um motor com volante normal, e depois aliviado, vai mostrar uma potência maior se for comparada uma medição antes/depois feita em um dinam?metro de aceleração, como um dynojet, ou mesmo os gtechs da vida, porém se a medição for feita em um dinam?metro com possibilidade de travar em uma determinada rpm, os valores lidos antes/depois serão os mesmos.

                                        ps: potência é a capacidade do motor de gerar energia (na verdade, transformar energia química em mecânica), e uma alteração na massa/desenho do volante não altera esta capacidade do motor, mas altera seu comportamento geral, conforme explicado acima.

                                        [snapback]296115[/snapback]

                                        concordo contigo, aliviando o volante não vai trazer ganhos reais de potência, somente ajuda na subida de giro, ja que o virabrequim tem menos peso pra carregar.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
                                          ? Offline
                                          Visitante
                                          escreveu em última edição por
                                          #44

                                          volantes voadores é parte…

                                          um volante mais leve vai simular uma potência maior em um motor, quando ele estiver em condição de aceleração, porém não vai trazer nenhuma alteração quando ele estiver numa condição de funcionamento em uma rpm estática.

                                          por exemplo, um motor com volante normal, e depois aliviado, vai mostrar uma potência maior se for comparada uma medição antes/depois feita em um dinam?metro de aceleração, como um dynojet, ou mesmo os gtechs da vida, porém se a medição for feita em um dinam?metro com possibilidade de travar em uma determinada rpm, os valores lidos antes/depois serão os mesmos.

                                          ps: potência é a capacidade do motor de gerar energia (na verdade, transformar energia química em mecânica), e uma alteração na massa/desenho do volante não altera esta capacidade do motor, mas altera seu comportamento geral, conforme explicado acima.

                                          [snapback]296115[/snapback]

                                          concordo contigo, aliviando o volante não vai trazer ganhos reais de potência, somente ajuda na subida de giro, ja que o virabrequim tem menos peso pra carregar.

                                          [snapback]296120[/snapback]

                                          na minha humilde concepção de ogro:

                                          • um dos fatores determinantes no desempenho de um veiculo é o peso. isso é fato. veja um modern?ssimo honda s-2000 com seus eficient?ssimos 220cv aspirados em 2.0l…..................não são poreo pra uma moto suzuki hayabusa com seus 180cv aspirados também mas em apenas 1.300cc. questão de peso.

                                          -quando vamos aliviar o carro, tiramos os bancos, vidros partes da lataria, etc..............tiramos por exemplo 150 kg de peso.........o carro vai ter uma melhora em aceleração, retomada e praticamente dodos os outros quesitos de performance. mas o alivio de peso depende de onde se tira material, tipo:

                                          -e se fossem colocadas rodas que pesassem no total 10kg a menos é isso equivaleria em quanto de peso retirado dentro do veiculo ???

                                          -quanto mais internamente formos aliviando os componentes do carro, mais significantes são as respostas. tipo, saindo das rodas e se aliviando tambem a transmissão (o cardá de carros tração traseira) passando pelo volante do motor e por ultimo, aliviando-se as peças internas do motor como virabrequim, pistões e bielas............ :(

                                          -não tenho a relação de proporção certa, mas com certeza, 0,5 kg retirado do virabrequim equivale a muuuuuiiitos quilos retirados do interior do carro.......

                                          -com certeza não vai aumentar muito os hpos............mas o comportamento din?mico do veiculo..............com certeza........

                                          eu acho................... :putz: :( :(

                                          :(

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários