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Fiat 1050 , ohv , aspirado .

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  • G Offline
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    guabiroba
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    #32

    sim , ele foi fabricado na itália desde 69 , não falei nesse sentido . falei no sentido de que são conhecidos como sevel por causa da fábrica na argentina .

    o motor act sohc teve versão de 1.1 a 1.6 passando pelo 1.4 do uno turbo , disso tenho absoluta certeza e os motores 16v tem duas famílias a partir de 1.6 . e chamam o mais antigo de act também mas as relações de diametro/curso bem como os cabeçotes são totalmente diferentes . por isso acho que causa muita confusão .

    esse motor 1.6 16v antigo virou 1.75 (84x78,5mm) e 2.0 (84x90mm) que é o do tempra e eu tenho quase certeza que é esse 1.75 antigo (não o do brava/marea) esse motor em questão . é original e não um 1.6 cursado como faziam nos step-a . os sevel 1.6 eram 86,4x69mm e é o motor argentino que veio pra cá .

    putz , que nó …

    realmente é um nó só.

    acho que é isso mesmo, o 1.6 tem duas versões 16v dohc; uma derivada do 1.6 8v sohc (1581cc), que é o motor dos palio/brava e o outro derivado do 1.6 8v dohc, que era o motor do 124. deste último era derivado o 1.75 (1756cc), que era usado nos primeiros tipos sedicevalvole italianos. e tinha o 1,75 do brava/ marea, que era outro motor. e hoje tem o 1,75 tritec, que não tem nada a ver com os outros.

    encontrei alguma coisa sobre esses motores, só não se se as informações são todas corretas, mas parece que sim:

    sohc

    dohc

    [tipo 1.6](tipo 1.6)

    [tipo 1.8](tipo 1.8)

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    • F Offline
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      Fiasa Power
      escreveu em última edição por
      #33

      na mosca esse é o motor do quarto link tipo 1.8 e não tem nada a ver com o do palio 16v brasileiro .

      é esse o motor do vídeo .

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #34

        fiasa, os primeiros eram sevel, depois torque, depois step-a e depois step-b ou corsa lunga

        o que vc chamou de gambiarra foi o que a fiat fez no 1.9 16v do linea…

        se pegar um bloco sevel (o de tipo, os de uno não dá) é totalmente montável o cabeçote 16v e o virabrequim do step-b, com 11mm a mais de curso... o vídeo do gulli, aquele do 1.8 16v virando 10 mil rpm, é um sevel ou um step-a ou b como preferir com virabrequim de curso maior... é só ver a posição do escapamento em relação a polia...

        pisca

        vc se acha fodão pq foi nuns camarotezinhos do pp... eu não preciso ficar me achando por feitos nem por posses, só venho aqui e repasso meu conhecimento...

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
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          menegotto
          escreveu em última edição por
          #35

          na grande verdade são todos derivados do mesmo projeto…alguns chamam de sevel, act, bla bla bla... mas o projeto de bloco é o mesmo com algumas melhorias com o passar dos anos...

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #36

            mas as configurações de diametro x curso são diferentes . bem como todo o cabeçote . só casam as galerias .

            quando se fala de motor sevel me vem a mente apenas os motores até 1.6 8v . porque alí era somente swap de pistões e vira .

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            • F Offline
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              Fiasa Power
              escreveu em última edição por
              #37

              bom , seja lá o que for . só de um tipo de cilindrada e de cabeça já pegamos uns 5 tipos diferentes .

              por gambiarra falei no sentido de que isso se fazia na argentina bem antes que a fiat lançasse esse motor . eles já cursavam pra 1.8 e 1.9 …

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              • P Offline
                P Offline
                Pisca
                escreveu em última edição por
                #38

                pisca

                vc se acha fodão pq foi nuns camarotezinhos do pp… eu não preciso ficar me achando por feitos nem por posses, só venho aqui e repasso meu conhecimento...

                hahahahahhahah…..

                eu me divirto pegando no seu pé....

                bjo me liga

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                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #39

                  bjosligosóparagatinhas

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                  • L Offline
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                    LeonardoZ
                    escreveu em última edição por
                    #40

                    que aula sobre motores fiat… mas cá pra nós, que mistureba dos infernos ein é oloco tem outro video do gulli um fiat 2.0 16v com injeçao mecanica... muito foda tambem segue abaixo...

                    [media]http://www.youtube.com/watch?v=8sxtq6speb8[/media]

                    alem da injeçao mecanica tem carter comum, o 1.8 tinha carter seco, creio eu que se com um sistema de inj mais moderno vira mais potencia ai…

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
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                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #41

                      só pelo fato do cara mexer com injeção mecanica já atesta o nível do sujeito . injeção mecanica é coisa de cientista .

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
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                        guabiroba
                        escreveu em última edição por
                        #42

                        que aula sobre motores fiat… mas cá pra nós, que mistureba dos infernos ein é oloco tem outro video do gulli um fiat 2.0 16v com injeçao mecanica... muito foda tambem segue abaixo...

                        tem muito jeto de errar qual é qual não, o fiasa e o sevel são invertidos em relação a posição de coletores e os motores do tipo/tempra tem duplo comando mesmo com 8v. já o motor torque, que era o do palio 16v é bem menor que os 16v do tipo/tempra e é uma versão 16v do sevel.

                        motor tempra

                        motor palio

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                        • F Offline
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                          Fiasa Power
                          escreveu em última edição por
                          #43

                          errata :

                          chequei as informações mais a fundo e o menegotto não está certo em algumas coisas , mas certo em todas . realmente é a mesma família de motores mudando apenas (mas radicalmente) os cabeçotes de uma versão para a outra .

                          ele está completamente certo . considerem as informações que ele deu .

                          a paz .

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                          • G Offline
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                            guabiroba
                            escreveu em última edição por
                            #44

                            então os motores 1.6 e 2.0 são semelhantesó interessante, nunca pensaria nessa possibilidade.

                            isso abre algumas possibilidades, como um 2.0 com cabeçote do palio 16v, que seria interessante pra uso onde o espaço é restrito.

                            qual a diferença entre esses cabeçotes em termos de fluxo, capacidade, etc?

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
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                              Pisca
                              escreveu em última edição por
                              #45

                              então os motores 1.6 e 2.0 são semelhantesó interessante, nunca pensaria nessa possibilidade.

                              isso abre algumas possibilidades, como um 2.0 com cabeçote do palio 16v, que seria interessante pra uso onde o espaço é restrito.

                              qual a diferença entre esses cabeçotes em termos de fluxo, capacidade, etc?

                              pode apostar q as válvulas do tempra são maiores q as do palio.

                              acho q o mais interessante seria o inverso, bloco de palio e kbçote de tempra.

                              seria a versão italiana do mixto kente da gm.

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                #46

                                seria a versão italiana do mixto kente da gm.

                                não entendi, explica melhor essa parte hehehe.

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  Pisca
                                  escreveu em última edição por
                                  #47

                                  seria a versão italiana do mixto kente da gm.

                                  não entendi, explica melhor essa parte hehehe.

                                  seguinte….

                                  os preparadores de gm na década de 80, especialmente de chevette, tinham uma limitação c/ relação ao kbçote do msm.

                                  por uma kestão de projeto, não havia espaço p/ um aumento significativo das válvulas de adm e escap, e nem msm de volume da cãmara de combustão.

                                  eles tavam ficando p/ trás da fiat e vw nas competições de turismo.

                                  daí tiveram a idéia de pegar um kbçote de monza, q tinha válvulas maiores e maior câmara de combustão e colocar no bloco dos chevas.

                                  recuperaram a potencia e o fluxo em relação aos concorrentes dessa maneira.

                                  daí vem a expressão mixto kente.

                                  parte de baixo de chevas e parte de cima de monza.

                                  conheço um chevas assim do rs q rende 197 hp aspro......e usando mini progressivo.

                                  se vc kiser eu tenho o contato do preparador dele.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #48

                                    esse?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #49

                                      vlw pela colocação fiasa

                                      hoje na copa classic aqui do rs eles permitem o misto quente nos chevettes, para poder ficar competitivo contra os ap600 e fiat fiasa 1300/1500 que correm por lá…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
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                                        #50

                                        esse?

                                        exato…..

                                        mas hj em dia já usa um comando + forte tbm.

                                        chevas do marcos correa feito pelo nelson bayalardi

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          #51

                                          pisca , eu vou precisar de uma informação importante dos seus contatos argentinos . queria saber se o virabrequim de 55mm do fiat 128 1100 é compatível com o bloco argentino 1.5 .

                                          o motor é sevel igualzinho , mas eu não sei se por ter o diametro menor , os munhões ficam menos espaçados e não dá pra colocar no bloco 1.5 .

                                          1 Resposta Última resposta

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