Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Turbinando o sevel 1.9

Turbinando o sevel 1.9

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
1.2k Posts 40 Posters 377.7k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • J Offline
    J Offline
    jonas_102
    escreveu em última edição por

lancia,

aqui nesta loja possui o termotape de titanio, não conheço a loja, encontrei agora que estava procurando a flange na internet.

gostei da loja, independentemente da termotape de titânio.

conexões 1/8 npt custam em média a metade das outras

valeu pela dica.

alguns itens estão com um ótimo preço mesmo, só não comprei a flange pois vou a belo horizonte comprar as mangueiras então já trago tudo de lá.

fica a dica

1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      svcglobal

finalmente após acabar com as interferências (dois objetos teimosos ocupando o mesmo lugar) consegui descer o agregado cabeçote conforme fotos abaixo.

hoje a tarde deverei torqueá-lo e possivelmente amanhã o ligue aspirado (só com a g7).

pergunta, como prevenir dano à compressora (rodando livre) enquanto passam gases de escape na turbina?

seria por poucos minutos suficientes para retirar o carro da garagem, subir no guincho, entrar no loja de escape para terminar o serviço e finalmente retornar rodando sozinho em casa.

e pela cor da junta vê-se que acabei usando a mls, espero que não me dê zebra…

• S Offline
        S Offline
        svcglobal

a sonda na foto dois é a bosch lsu 4.2 wideband e como tive que colocá-la muito próxima do motor, adaptei um dissipador de calor em alumínio.

• Q Offline
          Q Offline
          quarteto

pra evitar dano tem q usar o mínimo de giro possível….dizem que o ideal é não passar de 2000 rpm, mas eu acho isso meio chutômetro demais....evite ao máximo ficar acelerando o carro

• O Offline
            O Offline
            overspeed

só para manobrar não há problema algum, alguns poucos minutos nesta condição não serão criticos…imagine que a pressurização se solte (ja ocorreu comigo) o turbocompressor n]ao se estraga assim tão facilmente...

• M Offline
              M Offline
              marcossilvass

acrescentando que é bom colocar o filtro na carcaça fria (rotor) e na boca também para evitar de entrar sujeira, se entrar sujeira corre sérios riscos de estragar a turbina.

• M Offline
                M Offline
                marcossilvass

a g7 lê sonda widebandá ou vai ligar em paralelo? parabéns com a wb fica muito melhor o acerto e se usar para corrigir também fica bem melhor.

• S Offline
                  S Offline
                  svcglobal

ok, tudo anotado, evitar giro alto e estar com um filtro conectado em ambas as entradas.

marcos, a g7 não lê a wide mas vou instalar definitivamente um módulo lc-1 da innovate no tipo e que usava para testes.

ele tem uma saída analógica emulando uma sonda narrow e ai sim, este fio ligado na g7.

acabei de apertar os 10 parafusos que prendem o cabeçote no bloco mas não foi fácil cumprir a tabela de torque da fiat (2 > 4 + 90° + 90°).

essa junta de aço não cede (lógico) e então precisei de muito muque para efetivamente esticar os parafusos da taranto que são duros para cacete.

e o fabricante da junta diz para retocar com o valor do último torque após um aquecimento em marcha-lenta de 15 minutos - medi e deu 90 newton/metro.

caraca, tomara que o soquete aguente…

• M Offline
                    M Offline
                    marcossilvass

o soquete aguenta sim, é um saco reapertar depois de esquentar o motor sevel, pois precisa retirar a gaiola do comando de válvula, troca junta retirar óleo limpar…no meu estou para abrir o motor e diminuir a junta de aço e rebaixar o cabeçote para conseguir taxa 11:1 para usar com cachaça, assim vai ficar melhor o carro, obviamente vou diminuir a pressão de turbo.

estou a procura da junta do cabeçote sabó de 2mm para você porém nada positivo ainda.

estava pensando, aquele coletor de alumnínio e cobre vai esquentar bem rápido, isso vai ser bom para a fase de aquecimento.

• F Offline
                      F Offline
                      Flavio Cruz

prende esse filtro na boca da saida da turbina…. ele pode vuar longe :hauhau:

no meu carro fui testar e vuou meu bonpe da cabeça...

• M Offline
                        M Offline
                        menegotto

eu andei quase mil km sem pressurização no meu carro, até ter um minimo de amaciamento pra andar turbo… no meu caso deixei sem a porta da wastegate e com uma restrição na saída do compressor (mangote com um tarugo de borracha e um furo de 20mm)

duvido que tenha proporcionado overspeed na turbina e que tenha danificado/prejudicado ela. inclusive quando montei a pressurização, o compressor estava sequinho, sem uma gota sequer de óleo.

• Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto

eu andei quase mil km sem pressurização no meu carro, até ter um minimo de amaciamento pra andar turbo… no meu caso deixei sem a porta da wastegate e com uma restrição na saída do compressor (mangote com um tarugo de borracha e um furo de 20mm)

duvido que tenha proporcionado overspeed na turbina e que tenha danificado/prejudicado ela. inclusive quando montei a pressurização, o compressor estava sequinho, sem uma gota sequer de óleo.

não é o caso do lancia.

• S Offline
                            S Offline
                            svcglobal

prende esse filtro na boca da saida da turbina…. ele pode vuar longe :hauhau:

no meu carro fui testar e vuou meu bonpe da cabeça...

ó flávio, eu disse em ambas as entradas, ou seja, no tbi e na entrada da compressora.

na saída da compressora posso tentar usar o que o menegotto fez, uma restrição de 20mm.

bom, eu acho que amanhã dará para tacar fogo no treco em aspro.

muitas mudanças devido à nova admissão, flautas batendo com suporte da dh e outras maravilhas como essas para serem descascadas.

até a mangueira de radiador tive que refazer para permitir a passagem do ínfino, minúsculo dutinho de 3 da entrada da compressora.

• S Offline
                              S Offline
                              svcglobal

o soquete aguenta sim, é um saco reapertar depois de esquentar o motor sevel, pois precisa retirar a gaiola do comando de válvula, troca junta retirar óleo limpar…no meu estou para abrir o motor e diminuir a junta de aço e rebaixar o cabeçote para conseguir taxa 11:1 para usar com cachaça, assim vai ficar melhor o carro, obviamente vou diminuir a pressão de turbo.

estou a procura da junta do cabeçote sabó de 2mm para você porém nada positivo ainda.

estava pensando, aquele coletor de alumnínio e cobre vai esquentar bem rápido, isso vai ser bom para a fase de aquecimento.

marcos, a raven tem uma ferramenta 141005 de apertar os parafusos de trás do cabeçote então não precisa desmontar a gaiola não.

eu fiz uma, é bem simples. se quiser dicas mando a foto dela para você levar num torneiro e fazê-la.

inclusive os meus tuchos já entraram calibrados desde a bancada, como podes ver nas fotos.

a junta não se faz mais necessária já que montei a mls, mas agradeço muito o seu interesse.

• M Offline
                                M Offline
                                marcossilvass

valeu lancia, posta a foto por favor pois trabalho com usinagem e vou desmontar o cabeçote semana que vem, eu tenho aquele jogo de chaves de soquete que vem uma ferramenta que dobra/gira mais como é muita força para fazer acredito que não da certo.

justamente esse aqui:

http://www.google.com.br/imgres?q=jogo+de+soquetes&hl=pt-br&sa=x&biw=1152&bih=725&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=antzdz5nx72rem:&imgrefurl=http://cidadesaopaulo.olx.com.br/jogo-de-soquetes-robust-gedore-com-21-pecas-cr-vanadium-iid-51971240&docid=8bc0mkh-ekkwgm&imgurl=http://images01.olx.com.br/ui/11/12/40/1301767054_51971240_3-jogo-de-soquetes-robust-gedore-com-21-pecas-cr-vanadium-outros-produtos.jpg&w=625&h=469&ei=ihrjt9xtkogetgegyaceca&zoom=1&iact=hc&vpx=274&vpy=401&dur=908&hovh=194&hovw=259&tx=179&ty=160&sig=115652127893025003322&page=1&tbnh=157&tbnw=207&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:11,s:0

• M Offline
                                  M Offline
                                  marcossilvass

achei lancia, entendi vou fazer uma pra mim…ehehe

http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/produto/16/5655/141005-raven-chave-15-mm-para-parafuso-do-cabe-ote-do-tipo

• S Offline
                                    S Offline
                                    svcglobal

marcos, na [loja do mecânico (gurgel ferramentas)](loja do mecânico (gurgel ferramentas)) tem uma por r$66,00.

de repente sai mais barato comprar do que mandar fazer.

quando fiz a minha eu não sabia que a raven tinha desenvolvido uma.

• M Offline
                                      M Offline
                                      marcossilvass

é vero lancia.

• J Offline
                                        J Offline
                                        jonas_102

marcos, na [loja do mecânico (gurgel ferramentas)](loja do mecânico (gurgel ferramentas)) tem uma por r$66,00.

de repente sai mais barato comprar do que mandar fazer.

quando fiz a minha eu não sabia que a raven tinha desenvolvido uma.

meu amigo/mecanico/preparador tem uma dessas, segundo ele o seu finado pai a coseguiu quando ainda trabalhava na fiat.

• S Offline
                                          S Offline
                                          svcglobal

eu também tinha as originais 1850172001/2 (são duas uma para os cantos e outra para o meio) mas emprestei para uma oficina poder fazer as cópias alguns anos atrás e já viram, né? sumiram…

hoje ainda não consegui o motor ligar pois faltaram muitos pequenos detalhes mas que tomam muito tempo.

algumas fotos do progresso:

aqui o dissipador da sonda ainda torto (foi o único jeito dele descer) mas amanhã preciso levantar o carro para encaixar o tubo de retorno da turbina e acerto ele na mão.

mais uma colisão: entre a flauta 2 (extra) e o sensor de temperatura do ar. amanhã reposiciono o sensor.

teste de pressão com as duas flautas. estão estanques a 24 horas, já as dei como ok. o manômetro fica definitivo.

**meu filho viu esta foto e não entendeu como a turbina e a compressora conseguiram entrar nesta confusão.

estou mantendo o ar quente e ar condicionado no lugar e funcionando.

a curva de silicone azul está na entrada da compressora.

o cabo verde é o do motor de passo da lenta que também preciso aumentar uns 50mm.**

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários