Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Vólvulas de escape com sódio

Vólvulas de escape com sódio

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
25 Posts 17 Posters 4.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • V Offline
    V Offline
    Vinicius L
    escreveu em última edição por
    #3

    alguns cabeçotes (q eu saiba o do c20xe) vinham com um teor de sodio no interior para melhorar a eficiencia termica das valvulas. não creio q sejam mais frageis que outras nao contendo sodio.

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      marcoselvagem
      escreveu em última edição por
      #4

      as válvulas de escape do gol 1.0 turbo tám sódio no miolo

      o sódio ajuda a resfriar a válvula, certo? :aaf:

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Padula
        escreveu em última edição por
        #5

        o sodio é condutor de calor…. o gol turbo tem no miolo....acredito que deva ter mais vantagens mesmo sendo menos resistente...

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fahrell
          escreveu em última edição por
          #6

          e só pra tornar mais estranho ainda… o sódio no interior da haste da valvula fica em estado liquido na temperatura de funcionamento dos motores...

          sempre quis serrar uma haste dessas pra ver o sódio...

          ninguem tem valvula de gol mil t empenada pra matar nossa curiosidade não ??

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            m4c4c0
            escreveu em última edição por
            #7

            e só pra tornar mais estranho ainda… o sódio no interior da haste da valvula fica em estado liquido na temperatura de funcionamento dos motores...

            sempre quis serrar uma haste dessas pra ver o sódio...

            ninguem tem valvula de gol mil t empenada pra matar nossa curiosidade não ??

            [snapback]341912[/snapback]

            http://www.aerotecnologia.com.br/tecnicos/…es/aula_022.htm

            algumas válvulas de admissão e de esca?pamento são ocas e, parcialmente, cheias com só?dio metálico. esse material é utilizado porque é um excelente condutor de calor. o sódio ir? fundir a aproximadamente 1 10?c, e o movimento alternativo da válvula faz circular o sódio láquido, facilitando a retirada de calor da cabeça da válvula para a haste, onde é dissipado atravṍs da guia da cabeça do cilindro e das aletas de refrigeração. então, a temperatura de operação da válvula pode ser reduzida tanto a 167?c como a 230?c.

            sob nenhuma circunst?ncia deve uma válvula cheia de sódio ser cortada, ou sujeita a tratamento, o qual possa causar ruptura. a ex?posição do sódio, dessas válvulas ao ar exterior, ir? resultar em fogo ou explosão com possíveis ferimentos no pessoal.

            :aaf:

            qto a durabilidade, uma valvula com sódio é voltada para motores com desempenho mais alto, mesmo sendo oca deve ser pelo menos tao reesistente qto uma normal.

            acho que o vectra/calibra tb tem válvulas assim…

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #8

              muitos carros esportivos (na maioria turbinados) usam esse recurso nas valvulas de escapamento.

              valvula é feita pra subir e descer, abrir e fechar, e com isso não tem muito o pq temer por alguma fragilidade .

              se acontecer algum choque entre valvula e pistão, ai sim é possível que o dano na valvula seja maior se comparada com uma em aão inox.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                mephisto
                escreveu em última edição por
                #9

                bom depois de ver valvulas forjadas numa revista esses dias hehehe meu humor ta melhor

                sodio eh q nem saia grafitada, algo pra ajudar mas dah pra ficar sem :aaf:

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  bom depois de ver valvulas forjadas numa revista esses dias hehehe meu humor ta melhor

                  sodio eh q nem saia grafitada, algo pra ajudar mas dah pra ficar sem :aaf:

                  [snapback]342189[/snapback]

                  jaja vai aparecer algum :g?nio-entendido-sabe-tudo-mas-que-nunca-montou-um-motor-ap-turbo: dizendo que se seu cabeçote não tiver as tais valvulas forjadas seu motor é tranqueira, q é gambirarra e por ai vai hehehehe

                  da mesma forma q virou moda falar das camisas forjadas em motor ap. até hj nunca se teve problemas com blocos ap. agora lançaram isso no mercado e ja tão tunnnnnando mais essa parte do motor…

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Padula
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    eu queria saber o que acontece com o pistão que atropela uma valvula dessa…

                    imagina... o sodio liquido dentro da camara de combustão quente com ar e gasolina hehehe

                    olha o estrago ae geeente

                    1 Resposta Última resposta
                    • E Offline
                      E Offline
                      engenheiro_loko
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      as valvulas do marea turbo tb usam esse sistema hehe deve ser por isso q custa tao caro cada uma.

                      1 Resposta Última resposta
                      • K Offline
                        K Offline
                        Konig
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        s?dio é um metal extremamente reativo, porem maleavel. ele a temperatura ambiente chega a ser mole. poremmmmmmm, nao deixe cair em agua, ou entrar em contato com a humidade do ar, se nao, cabummmmmmmmmmmmmm.

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lee
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          eu queria saber o que acontece com o pistão que atropela uma valvula dessa…

                          imagina... o sodio liquido dentro da camara de combustão quente com ar e gasolina hehehe

                          olha o estrago ae geeente

                          [snapback]342293[/snapback]

                          eu tbm to imaginando isso. explosão na certa. :aaf:

                          1 Resposta Última resposta
                          • V Offline
                            V Offline
                            Vicente Sprint
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            e só pra tornar mais estranho ainda… o sódio no interior da haste da valvula fica em estado liquido na temperatura de funcionamento dos motores...

                            sempre quis serrar uma haste dessas pra ver o sódio...

                            ninguem tem valvula de gol mil t empenada pra matar nossa curiosidade não ??

                            [snapback]341912[/snapback]

                            eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fahrell
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...

                              [snapback]342391[/snapback]

                              eita :aaf: minhas valvulinhas de escape eaton, originais de tempra turbo, 28 conto cada tem sodio ??

                              ixi gosto cada vez mais desse carrinho com + de 10 anos de idade se for verdade hein ?

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                marcoselvagem
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                falando nisso, chegou uma parati 1.0 turbo lá na oficina com as 8 válvulas de admissão empenadas :)

                                o carro bateu a frente, de modo que acertou em cheio a polia do virabrequim, e as correias viraram miojo …

                                o azar foi a anta do dono querer dar a partida no carro depois do acidente... :aaf:

                                curiosamente, nenhuma válvula de escape foi danificada. ali?s, até o que consatatamos, não havia nenhuma empenada.

                                ##aproveito para perguntar aos senhores: as bielas podem ter sofrido algum dano pelo fato dos pistões terem acertado as válvulas?##

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
                                  O Offline
                                  overspeed
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  falando nisso, chegou uma parati 1.0 turbo lá na oficina com as 8 válvulas de admissão empenadas :)

                                  o carro bateu a frente, de modo que acertou em cheio a polia do virabrequim, e as correias viraram miojo …

                                  o azar foi a anta do dono querer dar a partida no carro depois do acidente...  :aaf:

                                  curiosamente, nenhuma válvula de escape foi danificada. ali?s, até o que consatatamos, não havia nenhuma empenada.

                                  ##aproveito para perguntar aos senhores: as bielas podem ter sofrido algum dano pelo fato dos pistões terem acertado as válvulas?##

                                  [snapback]342502[/snapback]

                                  acontece com mais frequência do que se imagina…

                                  sim, pode ter entortado alguma biela se der um (grande) azar... já vê acontecer

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • X Offline
                                    X Offline
                                    Xucrute
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    eu já serrei uma de tempra. o sódio tem uma cor meio rosada… na temp ambiente, fica no estado de uma pasta...

                                    [snapback]342391[/snapback]

                                    isso é o que acontece quando vc joga sódio na água..

                                    diz a lenda que um quadrupede jogou em santos uma bolinha de sódio na água do lado de um barco pequeno… qndo o hidrogenio explodiu (formado pela reação do sódio com a água) viro o barco ... ahuhauhauhauhuah

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Flavio Cruz
                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      valvula nao kebra, ela derrete…

                                      sodio é pra esfriar...

                                      quando empena é atropelamento, ai ela pode ser de titano que vai empenar...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        mephisto
                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        ja tive 3 valvula de sodio derretida sabe se lah pq … creio q seja ponto quente que o imbecil da retifica fez nas valvulas

                                        eh tudo igual derrete q nem valvula de inox, normal, etc ...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          mephisto
                                          escreveu em última edição por
                                          #22

                                          jaja vai aparecer algum :g?nio-entendido-sabe-tudo-mas-que-nunca-montou-um-motor-ap-turbo: dizendo que se seu cabeçote não tiver as tais valvulas forjadas seu motor é tranqueira, q é gambirarra e por ai vai hehehehe

                                          da mesma forma q virou moda falar das camisas forjadas em motor ap. até hj nunca se teve problemas com blocos ap. agora lançaram isso no mercado e ja tão tunnnnnando mais essa parte do motor…

                                          [snapback]342190[/snapback]

                                          cara aposta quanto q daqui a pouco tem valvula com leds, anoizada com aquelas cores xuning, aliviadas hehehehe

                                          q nojooooo

                                          eu simplesmente odeio xuning brasileiro

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários