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Taxa de aspirado vs turbo

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  • G Offline
    G Offline
    Gaucho
    escreveu em última edição por
    #4

    .

    primariamente forçar ar num motor (turbina ou compressor mecânico) não implica em aumentar a compressão nos cilindros e sim aumentar a eficiência volumétrica (eficiência do motor de aspirar ar).

    .

    falou tudo

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    • F Offline
      F Offline
      Flavio Cruz
      escreveu em última edição por
      #5

      acho que o que o amigo quiz dizer é quando chegamos no extremismo… como nos turbo f1 que passam dos 5 bar... isso é eficiencia volumetrica ou é socar as pra dentro com toda a força do mundo?

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #6

        quem disse que aspirado não aguenta 14:1 de taxa???/

        aguenta dando risada, o que não aguenta é virar 8k rpm com essa taxa… 99% dos problemas em motores com preparação aspirada está ligado ao limite máximo de rotação e não taxa de compressão

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        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #7

          quem disse que aspirado não aguenta 14:1 de taxa???/

          aguenta dando risada, o que não aguenta é virar 8k rpm com essa taxa… 99% dos problemas em motores com preparação aspirada está ligado ao limite máximo de rotação e não taxa de compressão

          os q nasceram p girar, vão girar c taxa ou sem taxa., c turbo ou sem.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #8

            motores projetados para tal aplicação resistem sim. não é o caso de nenhum motor vw nacional, gm, alguns ford e alguns fiat.

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #9

              acho que o que o amigo quiz dizer é quando chegamos no extremismo… como nos turbo f1 que passam dos 5 bar... isso é eficiencia volumetrica ou é socar as pra dentro com toda a força do mundo?

              flávio, o processo é exatamente o mesmo só que para chegar a 5 bar os 2.4 v8 atuais (ou 1.6 v6 turbo em 2014) estarão a 18.000 rpm, impensável nos nossos motores.

              1 Resposta Última resposta
              • B Offline
                B Offline
                biriba
                escreveu em última edição por
                #10

                eu entendi a pergunta dele da seguinte maneira :

                eu sei que é bem mais complexo que isso, mas de uma forma bem simplificada, só pra ilustrar:

                um motor x tem 10:1 de taxa e se este mesmo motor for turbinado, sua taxa dinamica vai para 20:1. por que não podemos deixar um aspirado com 20:1 de taxa?

                não sei se escrevi muita besteira, mas a grosso modo acho que foi essa a pergunta que ele fez.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  eu entendi a pergunta dele da seguinte maneira :

                  eu sei que é bem mais complexo que isso, mas de uma forma bem simplificada, só pra ilustrar:

                  um motor x tem 10:1 de taxa e se este mesmo motor for turbinado, sua taxa dinamica vai para 20:1. por que não podemos deixar um aspirado com 20:1 de taxa?

                  não sei se escrevi muita besteira, mas a grosso modo acho que foi essa a pergunta que ele fez.

                  exatamente isso, não sei porque viajaram na resposta.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    pq se vc tiver 20:1 de taxa vai queimar diesel e não gasolina hahahahhaa

                    tirando a zueira, na gasolina com 20:1 de taxa há detonação instantânea assim como no ciclo diesel, sem necessidade da faísca… ou seja é impossível vc controlar a queima de gasolina nessa taxa, logo o motor não irá render nada se escapar da morte que é bem possível

                    na minha opnião empirica, o máximo de taxa que a gasolina suporta é de algo próximo a 14:1, usando cabeçotes especificos com camaras e pistão com formato projetado para evitar detonação, um gerenciamento perfeito da ignição, combustível de otima qualidade e acima de tudo trabalhar no limiar da detonação, tolerando ela em algumas faixas do motor.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      concordo, mas um motor turbo de 1 bar e taxa de 10:1 não resultaria numa mistura comprimida que seria equivalente a maior do que 14:1?

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        um motor 10:1 aspirado com rendimento de 80% (motor bem moderno) tem uma taxa dinâmica próxima a 8:1, com turbo a 1 bar, a taxa dinâmica vai próximo a 15:1, isso considerando um bom turbo e um bom cabeçote com alto rendimento volumétrico.

                        é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
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                          Flavio Cruz
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          fico imaginando a taxa de um motor pra comprimir 5 bar de turbo… pqp ...

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
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                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            pelo que me lembre os antigos motor de f1 tinham 7 ou 8:1 de taxa e enchiam 3,2bar algo assim, mas a taxa é baixa pois o beneficio de se usar altas pressões é aquela velha discussão do enchimento volumétrico, ou seja quanto menos taxa e mais pressão mais enchimento do cilindro

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                              ajudei a montar 1 citroen turbo mortadela parecido c o meu, mas usando uma turbina pequena

                              afundava o pé vinha 1 kg, depois de 5k giros ía abaixando e no corte tava c 0,5

                              o motor sugava a pressão da turbina ahahahahahahah

                              parecia q tinha uma válvula n75

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                menegotto
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                o turbo deveria estar trabalhando em choke não deve durar muito nessa condição

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Flavio Cruz
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  pelo que me lembre os antigos motor de f1 tinham 7 ou 8:1 de taxa e enchiam 3,2bar algo assim, mas a taxa é baixa pois o beneficio de se usar altas pressões é aquela velha discussão do enchimento volumétrico, ou seja quanto menos taxa e mais pressão mais enchimento do cilindro

                                  australian gp, for example… as a result, qualifying manifold pressure rose to over 5.0 bar (up to 5.5 bar has been reported) and outputs were generously in excess of 1100hp - some sources say approximately 1300hp. it came as no surprise, therefore, when gerhard berger s ferrari v6 twin-turbo was clocked at a milestone 218 mph (351 km/h). and, remember, we are still talking about little 1.5-litre engines...

                                  taxa de 6.5 e até 5.5 bar de turbo (qualificação)

                                  santa ignorancia...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • J Offline
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                                    #20

                                    eu acho que nenhuma das respostas responde a pergunta.

                                    pelo que entendi a pergunta foi: porque em um motor turbo no alcool pode-se chegar a taxas dinamicas proximas de 24:1 e em um aspirado não?

                                    posso estar errado mas o que eu entendi foi isso.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
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                                      #21

                                      é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                                      cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                                      mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                                      da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
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                                        #22

                                        é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                                        cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                                        mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                                        da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                                        nao creio que com alcoolina chegue a tal pressão.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                                          cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                                          mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                                          da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                                          nao creio que com alcoolina chegue a tal pressão.

                                          pior que chega, meu irmão eh engenheiro no lab de desenvolvimento tecnologico da mahle e comentou isso, tiverem um curso lá sobre esse motor. mas isso eh um pico em alguma condição (baixa rotação), vou perguntar melhor pra ele.

                                          1 Resposta Última resposta

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