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Taxa de aspirado vs turbo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fabio
    escreveu em última edição por
    #32

    certo, mas temos que seguir a regra de upton para o melhoraproveitamento possível do combustível queimado. a regra diz que quando o pistãoestiver no pms já deverá ter sido queimado cerca de ½ da mistura, sendo que opico de energia virá quando 100% da mistura tiver sido queimada. isso em média ocorreentre 12º e 14º apms. a taxa de compressão influi nisso, pois quando o pistão comprimea mistura, a mesma é aquecida e a chama se propaga mais rapidamente após a centelha.num motor de maior diâmetro do pistão a frente de chama terá um caminho maior apercorrer e com isso pode ser que antes dela terminar o percurso o resto damistura já tenha se aquecido em demasia e ocorra detonação. então todo motortem uma taxa máxima de compressão possível antes que o fenômeno da detonação ocorra.

    agora quanto a nomenclaturas, se é taxa dinâmica, eficiênciavolumétrica, taxa estética, etc. é detalhe frente a questão do tópico.

    então para não ter mais problemas, vamos supor que um motorde 86mm de diâmetro trabalhe com taxa de 12:1 com gasolina e que tenha em seumomento ótimo 90% de eficiência volumétrica. supondo que esse motor hipotético éde 4 cilindros e tem a famosa relação diâmetro x curso de 86mmx86mm e volume de2000 cm³. com 90% de enchimento em seu melhor momento ele terá aspirado 1800 cm³que foram comprimidos para 166,66 cm³, ou seja, uma taxa real de compressão de 10,8:1,onde poderíamos também dizer que dentro do cilindro a pressão seria de 10,8 km/cm²,assim fica de fora as confusões de nomenclaturas.

    agora esse mesmo motor tem acoplado nele um turbocompressorque consegue enviar 0,5 atm com eficiência de 100% para o motor de 2000 cm³ em questão. logo, se omotor original tinha 90% de eficiência máxima em seu momento ótimo econsiderando que o turbocompressor consiga essa pressão de sobrealimentação de0,5 atm nesse mesmo momento, o motor estaria admitindo 2700 cm³ de mistura e emseguida comprimindo a mesma para um espaço de 166,66 cm³, ou seja, uma taxa decompressão real de 16,20:1, ou 16,2 kg/cm².

    lembrando que nada no motor foi trocado, o comando deválvulas é o mesmo, etc. e continua abastecido com gasolina.

    então se o motor estava no limite com 10,8 kg/cm², comoconsegue trabalhar com 16,2 kg/cm²?

    1- misturasuper rica, para sair sem queimar e de certa forma resfriar um pouco a câmara?

    2- sensorde detonação funcionando direto?;

    3- pontode ignição atrasado em relação a máxima eficiência conforme a regra de upton, sendoque mesmo desperdiçando potência, ela no geral é maior, pois tem mais misturasendo queimada?

    lembrando que se é taxa dinâmica, eficiência volumétrica,taxa estática, etc. isso não responde ao tópico, pois de qualquer forma amistura estará sendo mais comprimida do que no motor original quando o mesmofor turbinado e nada for trocado.

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #33

      nenhum dos 3 itens acima…

      vc ta se perdendo fazendo generalizações apenas num ponto de funcionamento do motor... é a mesma coisa querer que um motor ciclo otto comum funcione em regime estratificado (lambda perto de 1,3) sem ter todas as alterações (pré injeção, injeção direta, gerenciamento adequado e veloz) etc...

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #34

        cara o assunto já está se tornando repetitivo… tudo isso já tinha sido comentado antes, talvez com palavras mais simples e menos requintes técnicos...

        o #fato é simples, um motor aspirado aguenta a mesma taxa de um turbo, sem problema algum... seja ela taxa estática ou dinâmica... pq qualquer turbocomprimido que em alguma condição ultrapassar algo próximo de 15:1 de taxa dinâmica haverá detonação pois é a limitação da gasolina comum vendida no br

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        • F Offline
          F Offline
          Fabio
          escreveu em última edição por
          #35

          certo, mas então pegar um motor cru e simplesmente colocar o turbo vai detonar, mesmo mudando a central da ignição e injeção, já que não mudou comando, a ev continua igual e tem a adição do turbo.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #36

            certo, mas então pegar um motor cru e simplesmente colocar o turbo vai detonar, mesmo mudando a central da ignição e injeção, já que não mudou comando, a ev continua igual e tem a adição do turbo.

            turbinei meu motor na gasola, e c 0,3 batia pino p carai…...batia de fazer uma rajada

            hj posso usar 1 kg numa boa c álcool e c a central toda original...até 1,4 kgs aguentou ... e só no hpi

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #37

              se pegar um motor original e pindurar uma turbina certamente vai detonar

              o que se faz??? alcool, atraso de ponto, mistura rica, etc…. é de conhecimento empirico e mais que provado que um motor gasolina com turbo adaptado não consegue rodar com muito mais que 0,6 bar de pressão sem demandar grandes alterações no projeto original.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio
                escreveu em última edição por
                #38

                mas esse atraso de ponto então sai da regra de upton.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #39

                  essas regras e teorias de revista especializada é de cair o cu da bunda mesmo… me lembra da época da teoria de plena carga ondem juravam de pé junto que andar em 5ª marcha em wot e 30km/h era mais econômico do que manter a rotação na faixa usual.

                  cara, essa regra diz que o maior rendimento está em ter metade da mistura já queimada no pms... isso pq o melhor rendimento se obtém com o pico de pressão na câmara perto dos 20º após o pms... ou seja, quanto maior a pressão do ar que entra no motor, mais fácil ele queima, com isso precisa menos avanço para atender o pico de pressão em volta dos 20º... mas é uma regra teórica pois não existe nenhum meio prático de determinar este fator (metade da mistura queimada) dentro de um motor... a unica coisa que pode ser feita é verificar o pico de pressão e sua posição angular, através de velas com sensor de pressão. e isso varia de cada motor, pode haver o pico de pressão nos 20º oriundos de detonação o que não é saudavel...

                  motor é uma teoria muito complicada... e prática mais ainda...

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                  • S Offline
                    S Offline
                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #40

                    certo, mas então pegar um motor cru e simplesmente colocar o turbo vai detonar, mesmo mudando a central da ignição e injeção, já que não mudou comando, a ev continua igual e tem a adição do turbo.

                    turbinei meu motor na gasola, e c 0,3 batia pino p carai…...batia de fazer uma rajada

                    hj posso usar 1 kg numa boa c álcool e c a central toda original...até 1,4 kgs aguentou ... e só no hpi

                    gaucho, é porque no brasil não temos gasolina e sim gasilona.

                    usando pódium, que é a mais parecida com as normais que se vendem no mundo inteiro, consegui ir a 0,8 bar sem batida de pino.

                    não fui adiante naquela altura pois a temperatura do ar da admissão estava acima de 85°c.

                    coloquei um ic e já uso o carro com 1,0 bar normalmente. já testei com 1,2 bar e também neca de batida de pino.

                    lógico que tenho uma boa gestão do knock sensor mas monitorando a ecu com o scanner, o ponto nunca retrocede daquele gravado nos mapas.

                    qual o segredo? ic e gasolina de qualidade, só isso.

                    1 Resposta Última resposta
                    • H Offline
                      H Offline
                      Hanks
                      escreveu em última edição por
                      #41

                      aqui também já chegamos a usar 1,3 bar no tempra turbo usando gasolina, mas o motor tem apenas 8,5:1 de taxa de compressão e possui câmara hemisférica…

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                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #42

                        se for assim tá cheio de marea usando 1,5bar de overbooster e 1,2bar de pressao final com 8,5 de taxa e intercooler original numa turbina pequena como a chamada f2 e isso com 21° de avanço na gasolina comum…domingo mesmo eu estava num projeto destes...

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #43

                          certo, mas então pegar um motor cru e simplesmente colocar o turbo vai detonar, mesmo mudando a central da ignição e injeção, já que não mudou comando, a ev continua igual e tem a adição do turbo.

                          turbinei meu motor na gasola, e c 0,3 batia pino p carai…...batia de fazer uma rajada

                          hj posso usar 1 kg numa boa c álcool e c a central toda original...até 1,4 kgs aguentou ... e só no hpi

                          gaucho, é porque no brasil não temos gasolina e sim gasilona.

                          usando pódium, que é a mais parecida com as normais que se vendem no mundo inteiro, consegui ir a 0,8 bar sem batida de pino.

                          não fui adiante naquela altura pois a temperatura do ar da admissão estava acima de 85°c.

                          coloquei um ic e já uso o carro com 1,0 bar normalmente. já testei com 1,2 bar e também neca de batida de pino.

                          lógico que tenho uma boa gestão do knock sensor mas monitorando a ecu com o scanner, o ponto nunca retrocede daquele gravado nos mapas.

                          qual o segredo? ic e gasolina de qualidade, só isso.

                          meu carro original tem 10,8/1 de taxa e agora deve estar c 11 pois dei geral no cabeçote

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