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Comandos, como saber si é pra turbo ou aspro

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  • V Offline
    V Offline
    Vicente Sprint
    escreveu em última edição por
    #18

    h? que se ter muito cuidado com esse negócio de priorizar o escapeem carros turbo.

    realmente, ele tem de ser priorizado, pq como citado, a indução é forçada, mas a exaustão não. na verdade a exaustão de um motor turbo é prejudicada pela contrapressão natural da turbina e pela impossibilidade de um coletor de escape que funcione como extrator.

    mas aumentar as válvulas de escape, aumentar a duração de escape no comando e aumentar os dutos de escape, pode ser um rem?dio mais amargo que a própria doen?a, principalmente em casos com alta pressão de turbo ou com turbos dimensionados para gerarem potência e pegada.

    o lance é que reduzindo a velocidade de escape com dutos e válvulas maiores, e aumentandoa duração de escape do comando, incorremos no problema da reversão de fluxo que é um dos ladrões misteriosos de potência. com umcomando que fica aberto tempo demais, o diferencial de pressão entre coletor e motor pode se inverter e com isso o fluxo tb reverte.

    minha sugestão pra melhorar o escape de turbo é trabalhar os cfm, mas alargando sempre o mínimo possível. ao menos pra mim é o que parece mais lágico. a dificuldade sempre parece ser relacionada com a capacidade do pessoal em conseguir fluxo sem alargar (alta velocidade).

    e um comando sem escape exageirado, pra nãoincorrer nesse problema. mas isso são só conceitos, não tenho nada praapresenar pra vcs na prática.

    abraço

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    • H Offline
      H Offline
      hddfail
      escreveu em última edição por
      #19

      tem uma explanação sobre tempos de comando que eu achei bem educativa. chama-se the black mystic art of cam timing de peter shearman

      http://mail.symuli.com/vw/camp1.html

      http://mail.symuli.com/vw/camp2.html

      http://mail.symuli.com/vw/camp3.html

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #20

        h? que se ter muito cuidado com esse negócio de priorizar o escapeem carros turbo.

        realmente, ele tem de ser priorizado, pq como citado, a indução é forçada, mas a exaustão não. na verdade a exaustão de um motor turbo é prejudicada pela contrapressão natural da turbina e pela impossibilidade de um coletor de escape que funcione como extrator.

        mas aumentar as válvulas de escape, aumentar a duração de escape no comando e aumentar os dutos de escape, pode ser um rem?dio mais amargo que a própria doen?a, principalmente em casos com alta pressão de turbo ou com turbos dimensionados para gerarem potência e pegada.

        o lance é que reduzindo a velocidade de escape com dutos e válvulas maiores, e aumentandoa duração de escape do comando, incorremos no problema da reversão de fluxo que é um dos ladrões misteriosos de potência. com umcomando que fica aberto tempo demais, o diferencial de pressão entre coletor e motor pode se inverter e com isso o fluxo tb reverte.

        minha sugestão pra melhorar o escape de turbo é trabalhar os cfm, mas alargando sempre o mínimo possível. ao menos pra mim é o que parece mais lágico. a dificuldade sempre parece ser relacionada com a capacidade do pessoal em conseguir fluxo sem alargar (alta velocidade).

        e um comando sem escape exageirado, pra nãoincorrer nesse problema. mas isso são só conceitos, não tenho nada praapresenar pra vcs na prática.

        abraço

        [snapback]400110[/snapback]

        com certeza… ;)

        priorizar o escape, mas sem cometer exageros

        como tudo em engenharia quando vc passa da conta acaba tendo sempre um efeito secund?rio que é muitas vezes pior do que a característica que vc queria mudar com a alteração...

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          rocmtfk
          escreveu em última edição por
          #21

          pergunta simples e pratica.

          tem alguma solução no mercado para comando do torque 1.6 16vó lembrando que é duplo né? ;)

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            marcioap
            escreveu em última edição por
            #22

            o que quero na verdade é un comando que deixe o carro mais esperto antes da entrada do turbo, nada muito fora do normal e logico que deixe o motor trabalhar mais solto en alta

            alguem sugere un comando bom ai pra un ap 1.8 mi que usa cabeçote todo original. coletor pulsativo no farol turbina no momento .42/.63 mono (44mm/46.5mm) e depois .50/.58bi (53.5mm/52mm)

            pensei no 027.7 mais é dificil de achar e tal e ja me falarom que com ele eu perderia torque em baixa, coisa que eu não quero, pois quero un turbo que pegue mais tarde e q o comando dá un torque legal pra andar na cidade.

            1 Resposta Última resposta
            • Y Offline
              Y Offline
              yogurtbaga
              escreveu em última edição por
              #23

              como ficaria um carro aspro usando um comando assimetrico? tenho um fusca que estou fazendo o motor, mas to sem grana pra turbinar já. queria botar um comandinho nele, e queria já comprar um assimetrico, tcs-20 (294x284, 110 de lobe, 10,08 de levante), pra ficar pronto para quando eu juntar dinheiro pra turbinar. tenho medo de o carro ficar manco e perder muito torque em baixa. ele é 1.9 (pistões de 94mm). quem souber me dizer, valeu

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Flavio Cruz
                escreveu em última edição por
                #24

                tá com um comando aqui a né dele é :027.109.101.7 para ap será que é bom pra turbo?

                [snapback]398819[/snapback]

                ver vender???? :ohoh:

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #25

                  o que quero na verdade é un comando que deixe o carro mais esperto antes da entrada do turbo, nada muito fora do normal e logico que deixe o motor trabalhar mais solto en alta

                  , pois quero un turbo que pegue mais tarde e q o comando dá un torque legal pra andar na cidade.

                  [snapback]401348[/snapback]

                  duas coisas dificeis de conciliar… basicamente o comando nao da nenhum hp ou torque a mais em carro nenhum... simplificando, o que ele faz eh deslocar a curva de torque pra cima ou para baixo.

                  ou vc tem torque em baixa ou tem giro pra vir potencia...

                  no seu caso entao, use o comando mais manso possivel, mas se prepare pra nao girar os horrores que a turma gira com um 288 por exemplo... sera um carro tranquilo, mas o turbo bem acertado vai te dar o torque que vc precisa... sem precisar girar tanto...

                  por exemplo... o comando original do tempra eh um com 240 graus eu acho... pouquissimo... e nem por isso eu deixo de andar junto com os ap com 288, nem ter q ficar de olho em 1.a marcha pq passo de 7k rpm brincando... o motivo é turbo... somente... pq meu comando definitivamente não é pra obter potencia em alto giro...

                  1 Resposta Última resposta
                  • L Offline
                    L Offline
                    Lucas Schneider
                    escreveu em última edição por
                    #26

                    duas coisas dificeis de conciliar… basicamente o comando nao da nenhum hp ou torque a mais em carro nenhum... simplificando, o que ele faz eh deslocar a curva de torque pra cima ou para baixo.

                    ou vc tem torque em baixa ou tem giro pra vir potencia...

                    no seu caso entao, use o comando mais manso possivel, mas se prepare pra nao girar os horrores que a turma gira com um 288 por exemplo... sera um carro tranquilo, mas o turbo bem acertado vai te dar o torque que vc precisa... sem precisar girar tanto...

                    por exemplo... o comando original do tempra eh um com 240 graus eu acho... pouquissimo... e nem por isso eu deixo de andar junto com os ap com 288, nem ter q ficar de olho em 1.a marcha pq passo de 7k rpm brincando... o motivo é turbo... somente... pq meu comando definitivamente não é pra obter potencia em alto giro...

                    [snapback]499163[/snapback]

                    o que rola é usar um comando com um pouco mais de graduação, e compensa um pouco no levante e no lobe center…

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      d turbo
                      escreveu em última edição por
                      #27

                      uma boa solução é usar o comando 027.7 com cabeçote hidraulico e travar os tuchos passando-os para mecânico, use uma regulagem relativamente baixa, vai ficar melhor que o 49g, pois tem mais levante.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #28

                        pra o que o marcio quer, nao serve… mais levante tambem prejudica o torque em baixa...

                        eu acho besteira o que ele quer... nao precisa de mais torque em baixa... mas, considerando o que ele pede no topico, não tem jeito... ou perde torque em baixa ou ganha giro... não dá pra conciliar as duas coisas...

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          DuKa
                          escreveu em última edição por
                          #29

                          pergunta simples e pratica.

                          tem alguma solução no mercado para comando do torque 1.6 16vó lembrando que é duplo né? :)

                          [snapback]401227[/snapback]

                          se o cabecote for igual do step a, vc pode usar comandos de formula palio… foda é que a marcha lenta fica em 1700rpm.. mas gira 8000+

                          eu tinha um par de comando desses jogado em algum lugar.... junto com a central dos formula palio...

                          1 Resposta Última resposta

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