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Quebrouuuuuu…. mais uma vez...

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • L Offline
    L Offline
    Lost
    escreveu em última edição por
    #43

    opa, valeu… mas nao vou por isso nao manow... galera teve problema com pecas dessa marca... :)

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    • K Offline
      K Offline
      kleber Londrina
      escreveu em última edição por
      #44

      boa sorte, e que venha os novos bicos….

      kleber

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      • L Offline
        L Offline
        Lost
        escreveu em última edição por
        #45

        foda eh que ta dificil os bicos… queria originais.. tinha o codigo dum bico que na tabela dava 40% mais vazao... mas o pit da pap ta dizendo que nao e tal e que o unico bico que ele sabe que serve no meu caso eh sei la de que carro flex ai.... mas ai da 90%... merda viu...

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Anderson Torres
          escreveu em última edição por
          #46

          eu colocaria pistão original mesmo, se derreteu então não foi fadiga, gastar com forjado vai ser pior, pq vai derreter novamente e é mais caro.

          vai aposta nos bicos mesmo né lostá eu faria isso. ah… já li tudo mas esqueci e não quero ler tudo novamente, então me diga, como estava a vela desse cilindro?

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lost
            escreveu em última edição por
            #47

            http://s15.photobucket.com/albums/a389/rvi…ganch=imganch15

            elas tao na sequencia… na esquerda primeiro cilindro, e na direita quarto. a vela do pistao que derreteu entao eh a segunda da direita pra esquerda.

            pois eh, mesmo porque nesse caso, pra derreter desse jeito, se fosse forjado teria agarrado no bloco e estourado o motor inteiro :)

            o lance eh que nao pode ter essas falhas na alimentacao... por isso vou investir rapido no pirometro individual por cilindro...

            ja encomendei o termopar, mas ao invez de 58 reais cada, vai sair 92... o de 58 era pra ateh 700c... pra 1250 c eh esse de 92 reais...

            deus do ceu preciso montar o ponto tb pqp preguiça maldita a plaquinha ta aqui e ja ta com processador com todos os componentes que precisa pra ele funcionar... falta o resto que sao o circuito de entrada que pega o sinal original da injecao e o circuito de saida que aciona a bobina se pondo no lugar da injecao... sao alguns resistores, diodos e transistores... nada d+...

            foda eh que eu tenho ideia d+ e faco d-... pensei tudo como fazer um barato pra ler a posicao do vira pela roda fonica(claro que soh funcionaria em carro que tem ela), e comparando com o momento da faisca do primeiro cilindro... daria pra te dar o ponto exato em tempo real dentro do carro, sem pistola :(

            util nao? pq eu nao fiz ainda? pq sou um lerdo do caramba...

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lost
              escreveu em última edição por
              #48

              ops, era pra postar assim

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              • G Offline
                G Offline
                guauad
                escreveu em última edição por
                #49

                po kra, pq se meter no assunto ? demorou pra comentar alguma coisa motor é motor po, é tudo igual :)

                hehehe , isso ai :(

                exato, 1.2kg no 1.3 16v alcool 10,2 de taxa original, meu gerenciador, sem ponto por enquanto.

                cara , posso te chamar de maluco ??? mas no bom sentido … rs

                se entendi bem ,ta usando o ponto original do motor a gasolina sem atrasar , certo é

                hum , com 1,2kg sem atraso , eu ja comeão a achar que com aquela diferença dos bicos quebraria o cilindro mais pobre hein ...

                uso hpi pra dosar a pressao do combustivel, mas uso uma valvula de hidrovacuo pra nao permitir que o vacuo chegue no dosador, soh permitindo que a pressao chegue. ele ta regulado pra manter a pressao diferencial.

                quando fala pressão diferencial , ta dizendo por exemplo que tem 4 bar , e na verdade são 5 bar de pressão de comb, e 1 bar de turbo na cara dos bicos ?

                esse carro usa pressao de combustivel fixa originalmente.

                ok

                o gerenciador alimenta dando 1 pulso nos suplementares por ciclo de admissao (180 graus),

                vixe , esse assunto acho que não vou me meter ...

                que agora sao 2 iwp500(verde).

                os 2 alimentam muita potência .

                o gerenciador possui controle de corrente, nao precisando usar resistencias pra baixar a corrente (o que torna o bico mais lento pra abrir e joga fora tempo de injecao muito valioso), com 0.65ms ja tem combustivel saindo.

                se ele abre mais de vagar e você sabe o quanto , seria possível contornar ... mas não é o ideal

                entao, é isso que eu penso tb... o bico do terceiro cilindro falhou.

                se falhou mesmo , quebra na hora .

                quando ta mal acertado, quebra na lata.

                nem sempre , só se tiver potência .

                andei 24 mil km com sonda em 850-900

                espero que não use sonda mte , porque não presta . ajuste a fase turbo para 920mv ou mesmo um pouco mais por segurança então .

                abaixo de 860mv na fase turbo é beeem arriscado .

                sem problema algum, inclusive forcando do mesmo jeito, no mesmo lugar, ai denovo, do nada, quebra o mesmo cilindro da ultima vez, e dessa vez derrete nao só trinca. e nao faz absolutamente nada nos outros... com 900 de sonda?

                ponto adiantado faz isso , ainda mais que seu carro tem ks e não tem atraso . sem ks teria quebrado antes com certeza . mas se o bico falhou...

                eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro.

                em uma sonda confiável como uma ntk(ngk) é sim , apesar do que o over e outros dizem .

                mas no mesmo carro, se vc tem um acerto, roda, força, moe, e com esse valor de sonda o motor nao quebra, sem uma trinquinha em canaleta (que eh fragil pra caramba), nao é possivel que seja esse o problema.

                também acho , mas se por exemplo o bico falhar a 6000rpm , onde tem 5ms por rotação e um tempinho depois abrir , acho que não terá tempo habil de ler essa falta na sonda .

                pra mim a vazao menor exatamente naquele cilindro nao eh o problema.

                também acho , mas sem atraso de ponto , pode ser sim .

                isso só indica que aquele bico ta com algum problema, e que o problema deve piorar quando força... pode ateh ser problema no chicote, vai saber...

                ai começa aquela lista enorme de possíveis coisas né , realmente tem que ir por eliminação .

                to tentando ajudar . não tem nada pior que quebrar motor .

                minha sugestão é acertar os 4 bicos do carro com segurança , aujustar a alimentação da fase turbo para pelo menos 920mv de sonda em wot , e colocar logo um atraso de ponto , até pra poder avan?ar o ponto na fase aspirada o que vai melhorar o consumo , a pegada em baixa e a resposta do motor com o alcool .

                sds

                gustavo

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  guauad
                  escreveu em última edição por
                  #50

                  só pra corrigir o que escrevi errado , os 5ms(pra cada 180?) são a cada ciclo , ou cada tempo a 6000rpm . onde escrevi rotação , subtitua por ciclo ou tempo . pensei uma coisa e escrevi outra .

                  cada rotação dura 10ms a 6000 rpm .

                  sds

                  gustavo

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Anderson Torres
                    escreveu em última edição por
                    #51

                    pior q a vela tava blz em vai entender…

                    lost, 92 reais cada termopar??? o pirometo odg de 4 canais custa uns 750 reais, mais 4 termopar desses de 92 reais, fica inviavel

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lucas Schneider
                      escreveu em última edição por
                      #52

                      eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro.

                      em uma sonda confiável como uma ntk(ngk) é sim , apesar do que o over e outros dizem .

                      [snapback]520749[/snapback]

                      eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #53

                        eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee

                        [snapback]520775[/snapback]

                        vamos ajudar o colega lost a achar o problema no carro dele… esse tipo de comentário pra quem tem humor, funciona, pra quem não tem, só arrisca começar um tumulto num post produtivo...

                        ps. está atento hein lucas é hehehehe

                        abraço,

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          guauad
                          escreveu em última edição por
                          #54

                          eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee

                          [snapback]520775[/snapback]

                          talvez pelo mesmo motivo que fizeram um multimetro true rms , e olha que precisa ser aferido constantemente hein…

                          sds

                          gustavo

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Lost
                            escreveu em última edição por
                            #55

                            guauad,

                            pelo que eu percebi vc concorda que se o bico falhar, ja era, mas tb acha que a vazao a menos seria problema sempre. mas lembre-se do que eu disse. andei 24 mil km se a vazao fosse problema, teria pego na vela, ou mesmo ja teria derretido antes como o carro andou bastante com o mesmo acerto e nao quebrava, e de repente sem eu ter mudado nada no acerto ele quebrou feio desse jeito, só posso achar que foi uma falha mesmo entende? kra, concordo 100% sobre o ponto. eu realmente confio o motor é injecao e o uso que ela faz do ks. pra chegar nessa pressao, levei bastante tempo, subindo a pressao devagar e vendo se aguentava. afinal, sao 3 anos que esse coitado é turbo. sober

                            a 6000 rpm, na injecao sequencial, cada pulso pra cada bico leva 20ms… na semi leva 10ms e na mono leva 5... pro meu suplementar, sao 5ms entre cada pulso. mas pro original, sao 20 a injecao é sequencial

                            sobre o que eu falei que usando por exemplo o que manda a fueltech de colocar uma resistencia em serie com o bico fazer o bico abrir mais devagar, o problema é que enquanto ele ta abrindo, nao ta injetando, entao vc acaba perdendo tempo de injecao. os 2 bicos do jeito que toa funcionando, alimentam muita potencia sim, por volta de 110 cv cada. mas o problema era que 1 soh, ja tava em 100% do tempo util com 1 bar. entao pra aumentar a pressao precisei de +1, mesmo que seja pra nao usar ele inteiro(to usando 60% do total, mas mostra que com 1 soh precisaria de 120% o que nao é possivel)

                            ah, nao uso sonda mte, ateh tentei, mas nao funciona no meu carro. coloquei uma mas o carro ficava falhando totalmente afogado e a sonda mostrando 0mv...

                            valeu o apoio fahrell.

                            anderson, nao vou usar o pirometro da odg. vou fazer um proprio. realmente 92 reais é bem caro. depois vou testar o de 58 reais que eles fabricam, mas dizem ser pra 700 graus. o de 92 tem uma montagem mais resistente ao calor, protecao nos fios e sei la o que de inox, no outro acho que eh latao... mas o sensor eh o mesmo, o mateial da vareta que vai dentro do escap eh o mesmo... sei la, pode ateh ser que aguente... vou comprar 1 soh de 92 pra montar o prototipo do pirometro... dando certo, depois testo os sensores mais baratos vai que funciona... se nao, vou comprando 1 sensor por mes... hehehe...

                            o principal no pirometro que eu vou fazer vai ser avisar se 1 dos cilindros ultrapassar x graus de diferenca pros outros, assim quando tiver alguma variacao em 1 soh, vc ja fica sabendo... nao precisa deixar ele chegar no limite de temp que vc vai definir.

                            o termopar ja ta encomendado e o ci que interpreta o sinal do termopar vou comprar essa semana. conforme evoluir dou um toque pra vcs... quem sabe eu consiga fazer um pirometro realmente acessivel :)

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
                              L Offline
                              Lost
                              escreveu em última edição por
                              #56

                              ah, esqueci de perguntar…

                              vcs acham que atrasando o ponto um pouquinho, só pra compensar a velocidade de queima maior por causa da taxa dinamica e temperatura do ar na admissao mais alta, se ganha um pouquinho de potencia e o motor fica um pouco mais solto em alta, ou nada a ver e soh perde um pouco de potencia?

                              nunca vi alguem usar atraso de ponto. apesar de ser totalmente obrigatorio em qualquer turbo principalmente injetado, ninguem usa

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fahrell
                                escreveu em última edição por
                                #57

                                ah, esqueci de perguntar…

                                vcs acham que atrasando o ponto um pouquinho, só pra compensar a velocidade de queima maior por causa da taxa dinamica e temperatura do ar na admissao mais alta, se ganha um pouquinho de potencia e o motor fica um pouco mais solto em alta, ou nada a ver e soh perde um pouco de potencia?

                                nunca vi alguem usar atraso de ponto. apesar de ser totalmente obrigatorio em qualquer turbo principalmente injetado, ninguem usa

                                [snapback]521000[/snapback]

                                sua primeira afirmação está correta, com pressão soprando, o ponto atrasado , além de prevenir batida de pino, acaba por gerar mais potência sim… o atrasado está com aspas pq na verdade ele não está atrasado e sim correto, pra pme com o turbo soprando... mesmo que seu motor não quebre com o ponto original, ele está mais adiantado que o ideal com turbo, e poderia render mais sim...

                                eu não uso mais a pressão que uso hoje, sem atrasar o ponto original do meu carro... e olha que o ponto original dele é beeeeeem conservador, considerando que é turbo de fábrica... já vê tempra com 1,5kg e ponto mexido sabe deus onde, que não anda com o meu carro com 1.2 kg...

                                a única razão de eu inicialmente ter comprado o meg foi justamente o atraso de ponto... caso vc queira realmente botar pra frente o seu gerenciador e não ser mais um dos vêrios que tem por ai, implemente logo o atraso de ponto no seu...

                                claro, depois que remontar o carrinho... ficar a po e ainda ter que quebrar cabeça com circuitos, não dá :)

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  guauad
                                  escreveu em última edição por
                                  #58

                                  guauad,

                                  pelo que eu percebi vc concorda que se o bico falhar, ja era,

                                  concordo sim .

                                  mas tb acha que a vazao a menos seria problema sempre.

                                  sim , o ideal é estar certo né .

                                  mas lembre-se do que eu disse. andei 24 mil km se a vazao fosse problema, teria pego na vela, ou mesmo ja teria derretido antes como o carro andou bastante com o mesmo acerto e nao quebrava, e de repente sem eu ter mudado nada no acerto ele quebrou feio desse jeito, só posso achar que foi uma falha mesmo entende?

                                  certo , também acho que o mais provóvel é que ele tenha falhado , ou então , ponto …

                                  kra, concordo 100% sobre o ponto. eu realmente confio o motor é injecao e o uso que ela faz do ks. pra chegar nessa pressao, levei bastante tempo, subindo a pressao devagar e vendo se aguentava. afinal, sao 3 anos que esse coitado é turbo.

                                  experiencia é tudo , você ta certo . mas sabe que além de estar se arriscando , está perdendo rendimento em baixa e média rotação .

                                  sober a 6000 rpm, na injecao sequencial, cada pulso pra cada bico leva 20ms… na semi leva 10ms e na mono leva 5... pro meu suplementar, sao 5ms entre cada pulso. mas pro original, sao 20 a injecao é sequencial

                                  não entendi seus números e se entendi , não concordo , mas também não é o foco do assunto …

                                  sobre o que eu falei que usando por exemplo o que manda a fueltech de colocar uma resistencia em serie com o bico fazer o bico abrir mais devagar, o problema é que enquanto ele ta abrindo, nao ta injetando, entao vc acaba perdendo tempo de injecao. os 2 bicos do jeito que toa funcionando, alimentam muita potencia sim, por volta de 110 cv cada. mas o problema era que 1 soh, ja tava em 100% do tempo util com 1 bar. entao pra aumentar a pressao precisei de +1, mesmo que seja pra nao usar ele inteiro(to usando 60% do total, mas mostra que com 1 soh precisaria de 120% o que nao é possivel)

                                  ah, nao uso sonda mte, ateh tentei, mas nao funciona no meu carro. coloquei uma mas o carro ficava falhando totalmente afogado e a sonda mostrando 0mv…

                                  beleza

                                  acho que deve acertar esse bico , montar o pistão original , ajustar a fase turbo pra 920mv de sonda e correr logo atrás do atraso de ponto .

                                  sds

                                  gustavo

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                                  • G Offline
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                                    #59

                                    sua primeira afirmação está correta, com pressão soprando, o ponto atrasado , além de prevenir batida de pino, acaba por gerar mais potência sim… o atrasado está com aspas pq na verdade ele não está atrasado e sim correto, pra pme com o turbo soprando... mesmo que seu motor não quebre com o ponto original, ele está mais adiantado que o ideal com turbo, e poderia render mais sim...

                                    eu não uso mais a pressão que uso hoje, sem atrasar o ponto original do meu carro... e olha que o ponto original dele é beeeeeem conservador, considerando que é turbo de fábrica... já vê tempra com 1,5kg e ponto mexido sabe deus onde, que não anda com o meu carro com 1.2 kg...

                                    a única razão de eu inicialmente ter comprado o meg foi justamente o atraso de ponto... caso vc queira realmente botar pra frente o seu gerenciador e não ser mais um dos vêrios que tem por ai, implemente logo o atraso de ponto no seu...

                                    claro, depois que remontar o carrinho... ficar a po e ainda ter que quebrar cabeça com circuitos, não dá :)

                                    [snapback]521014[/snapback]

                                    hum , só pra complementar , convertendo pra alcool , precisa avan?ar o ponto original uns 6 graus . a maioria da turma que não usa atraso quando turbina , e conveteu o motor a alcool , também não avan?a o ponto original . que é o caso do lost . mas quando avan?a o ponto , e atrasa o certo quando o turbo entrar , a coisa muda de figura … seguro , economico , agil e muito forte . seu carro não é assim fahrell ?

                                    sds

                                    gustavo

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #60

                                      sobre os calculos, é o seguinte…

                                      no sistema semi, os bicos sao acionados em pares ou bancos. entao pra cada bico, o intervalo entre cada pulso é de 360 graus. é como se vc tivesse soh 2 bicos, pq sao 2 pares. entao vc tem 10ms de intervalo.

                                      no sistema multi, é acionado 1 por vez, entao cada bico tem intervalo de 720 graus. trabalhando na metade da frequencia do virabrequim, pq sao sincronizados com o comando de valvulas, entao o intervalo entre cada pulso dobra. num sistema sequencial, se o motor esta a 6000 rpm (rpm é medido no vira que é o dobro do cabecote), os bicos estao a 3000 hz, por isso o intervalo é de 20ms.

                                      resumindo:

                                      monoponto a frequencia do bico é = rpm * 2

                                      semi squencial a frequencia é = ao rpm

                                      e no sequencial a frequencia = rpm/2

                                      kra, isso é onde eu quero chegar. ponto avancado pro alcool na fase aspirada e atrasando conforme entra a pressao. mas isso nao eh novidade. todo mundo que sabe como um motor fuciona quer isso. mas vc sabe que nao eh facil neh? por isso ateh hj eu nao tenho e nao conheco ninguem que tenha. até o variador de avanço pra gnv da tury eu ja tenho :) assim que tiver atraso de ponto vou coloca-lo.

                                      tor?am ai pra que de certo o esquema do pirometro hein que eh pra ficar mais barato do que o que tem ai, ai todo mundo vai poder ter :(

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #61

                                        hum , só pra complementar ,  convertendo pra alcool , precisa avan?ar o ponto original uns 6 graus . a maioria da turma que não usa atraso quando turbina , e conveteu o motor a alcool , também não avan?a o ponto original . que é o caso do lost . mas quando avan?a o ponto , e atrasa o certo quando o turbo entrar , a coisa muda de figura … seguro , economico , agil e muito forte . seu carro não é assim fahrell ?

                                        sds

                                        gustavo

                                        [snapback]521123[/snapback]

                                        só pra ter uma ideia: conheão um carro q anda com motor flex 1.8 ( dos aps novos ) com carburação no gol caixa dele. ele usa só 24? de ponto inicial hehe, mas tb anda no limite da grilação né. ai fico imaginando meu motor q tem bem menos taxa aonde q tá o ponto.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #62

                                          tem nada pra acrescentar nao thiago? qual eh a sua opiniao?[snapback]520154[/snapback]

                                          então,

                                          eu acho que esse seu bico que falhou, nunca funcionou 100% como deve ser.

                                          seu carro não tava quebrando antes pq a temperatura não tava muito alta (teoricamente)….......tipo em percursos curtos/urbanos/estrada devagar......sei lá......heheheheeee.........

                                          já nas 2 situações que vc falou que quebrou (sempre o mesmo cilindro alimentado pelo mesmo bico) disse que foi no mesmo lugar/pista e acelerando final de 5? marcha, confere ? ? :(

                                          se for isso.........aumento excessivo de carga/ temperatura + bico não funcionando como deveria = pistão derretido. :)

                                          ah..........antes mesmo do pir?metro, seria legal vc colocar um scaner no carro depois de remontado e dar aquela puxada de novo e em todas as marchas pra ir verificando o ponto em cada situação de carga e rpm. :aaf:

                                          ta? meus 2?

                                          abraço.

                                          1 Resposta Última resposta

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