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Quebrouuuuuu…. mais uma vez...

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • G Offline
    G Offline
    guauad
    escreveu em última edição por
    #49

    po kra, pq se meter no assunto ? demorou pra comentar alguma coisa motor é motor po, é tudo igual :)

    hehehe , isso ai :(

    exato, 1.2kg no 1.3 16v alcool 10,2 de taxa original, meu gerenciador, sem ponto por enquanto.

    cara , posso te chamar de maluco ??? mas no bom sentido … rs

    se entendi bem ,ta usando o ponto original do motor a gasolina sem atrasar , certo é

    hum , com 1,2kg sem atraso , eu ja comeão a achar que com aquela diferença dos bicos quebraria o cilindro mais pobre hein ...

    uso hpi pra dosar a pressao do combustivel, mas uso uma valvula de hidrovacuo pra nao permitir que o vacuo chegue no dosador, soh permitindo que a pressao chegue. ele ta regulado pra manter a pressao diferencial.

    quando fala pressão diferencial , ta dizendo por exemplo que tem 4 bar , e na verdade são 5 bar de pressão de comb, e 1 bar de turbo na cara dos bicos ?

    esse carro usa pressao de combustivel fixa originalmente.

    ok

    o gerenciador alimenta dando 1 pulso nos suplementares por ciclo de admissao (180 graus),

    vixe , esse assunto acho que não vou me meter ...

    que agora sao 2 iwp500(verde).

    os 2 alimentam muita potência .

    o gerenciador possui controle de corrente, nao precisando usar resistencias pra baixar a corrente (o que torna o bico mais lento pra abrir e joga fora tempo de injecao muito valioso), com 0.65ms ja tem combustivel saindo.

    se ele abre mais de vagar e você sabe o quanto , seria possível contornar ... mas não é o ideal

    entao, é isso que eu penso tb... o bico do terceiro cilindro falhou.

    se falhou mesmo , quebra na hora .

    quando ta mal acertado, quebra na lata.

    nem sempre , só se tiver potência .

    andei 24 mil km com sonda em 850-900

    espero que não use sonda mte , porque não presta . ajuste a fase turbo para 920mv ou mesmo um pouco mais por segurança então .

    abaixo de 860mv na fase turbo é beeem arriscado .

    sem problema algum, inclusive forcando do mesmo jeito, no mesmo lugar, ai denovo, do nada, quebra o mesmo cilindro da ultima vez, e dessa vez derrete nao só trinca. e nao faz absolutamente nada nos outros... com 900 de sonda?

    ponto adiantado faz isso , ainda mais que seu carro tem ks e não tem atraso . sem ks teria quebrado antes com certeza . mas se o bico falhou...

    eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro.

    em uma sonda confiável como uma ntk(ngk) é sim , apesar do que o over e outros dizem .

    mas no mesmo carro, se vc tem um acerto, roda, força, moe, e com esse valor de sonda o motor nao quebra, sem uma trinquinha em canaleta (que eh fragil pra caramba), nao é possivel que seja esse o problema.

    também acho , mas se por exemplo o bico falhar a 6000rpm , onde tem 5ms por rotação e um tempinho depois abrir , acho que não terá tempo habil de ler essa falta na sonda .

    pra mim a vazao menor exatamente naquele cilindro nao eh o problema.

    também acho , mas sem atraso de ponto , pode ser sim .

    isso só indica que aquele bico ta com algum problema, e que o problema deve piorar quando força... pode ateh ser problema no chicote, vai saber...

    ai começa aquela lista enorme de possíveis coisas né , realmente tem que ir por eliminação .

    to tentando ajudar . não tem nada pior que quebrar motor .

    minha sugestão é acertar os 4 bicos do carro com segurança , aujustar a alimentação da fase turbo para pelo menos 920mv de sonda em wot , e colocar logo um atraso de ponto , até pra poder avan?ar o ponto na fase aspirada o que vai melhorar o consumo , a pegada em baixa e a resposta do motor com o alcool .

    sds

    gustavo

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    • G Offline
      G Offline
      guauad
      escreveu em última edição por
      #50

      só pra corrigir o que escrevi errado , os 5ms(pra cada 180?) são a cada ciclo , ou cada tempo a 6000rpm . onde escrevi rotação , subtitua por ciclo ou tempo . pensei uma coisa e escrevi outra .

      cada rotação dura 10ms a 6000 rpm .

      sds

      gustavo

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      • A Offline
        A Offline
        Anderson Torres
        escreveu em última edição por
        #51

        pior q a vela tava blz em vai entender…

        lost, 92 reais cada termopar??? o pirometo odg de 4 canais custa uns 750 reais, mais 4 termopar desses de 92 reais, fica inviavel

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
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          Lucas Schneider
          escreveu em última edição por
          #52

          eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro.

          em uma sonda confiável como uma ntk(ngk) é sim , apesar do que o over e outros dizem .

          [snapback]520749[/snapback]

          eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
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            Fahrell
            escreveu em última edição por
            #53

            eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee

            [snapback]520775[/snapback]

            vamos ajudar o colega lost a achar o problema no carro dele… esse tipo de comentário pra quem tem humor, funciona, pra quem não tem, só arrisca começar um tumulto num post produtivo...

            ps. está atento hein lucas é hehehehe

            abraço,

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              guauad
              escreveu em última edição por
              #54

              eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee

              [snapback]520775[/snapback]

              talvez pelo mesmo motivo que fizeram um multimetro true rms , e olha que precisa ser aferido constantemente hein…

              sds

              gustavo

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              • L Offline
                L Offline
                Lost
                escreveu em última edição por
                #55

                guauad,

                pelo que eu percebi vc concorda que se o bico falhar, ja era, mas tb acha que a vazao a menos seria problema sempre. mas lembre-se do que eu disse. andei 24 mil km se a vazao fosse problema, teria pego na vela, ou mesmo ja teria derretido antes como o carro andou bastante com o mesmo acerto e nao quebrava, e de repente sem eu ter mudado nada no acerto ele quebrou feio desse jeito, só posso achar que foi uma falha mesmo entende? kra, concordo 100% sobre o ponto. eu realmente confio o motor é injecao e o uso que ela faz do ks. pra chegar nessa pressao, levei bastante tempo, subindo a pressao devagar e vendo se aguentava. afinal, sao 3 anos que esse coitado é turbo. sober

                a 6000 rpm, na injecao sequencial, cada pulso pra cada bico leva 20ms… na semi leva 10ms e na mono leva 5... pro meu suplementar, sao 5ms entre cada pulso. mas pro original, sao 20 a injecao é sequencial

                sobre o que eu falei que usando por exemplo o que manda a fueltech de colocar uma resistencia em serie com o bico fazer o bico abrir mais devagar, o problema é que enquanto ele ta abrindo, nao ta injetando, entao vc acaba perdendo tempo de injecao. os 2 bicos do jeito que toa funcionando, alimentam muita potencia sim, por volta de 110 cv cada. mas o problema era que 1 soh, ja tava em 100% do tempo util com 1 bar. entao pra aumentar a pressao precisei de +1, mesmo que seja pra nao usar ele inteiro(to usando 60% do total, mas mostra que com 1 soh precisaria de 120% o que nao é possivel)

                ah, nao uso sonda mte, ateh tentei, mas nao funciona no meu carro. coloquei uma mas o carro ficava falhando totalmente afogado e a sonda mostrando 0mv...

                valeu o apoio fahrell.

                anderson, nao vou usar o pirometro da odg. vou fazer um proprio. realmente 92 reais é bem caro. depois vou testar o de 58 reais que eles fabricam, mas dizem ser pra 700 graus. o de 92 tem uma montagem mais resistente ao calor, protecao nos fios e sei la o que de inox, no outro acho que eh latao... mas o sensor eh o mesmo, o mateial da vareta que vai dentro do escap eh o mesmo... sei la, pode ateh ser que aguente... vou comprar 1 soh de 92 pra montar o prototipo do pirometro... dando certo, depois testo os sensores mais baratos vai que funciona... se nao, vou comprando 1 sensor por mes... hehehe...

                o principal no pirometro que eu vou fazer vai ser avisar se 1 dos cilindros ultrapassar x graus de diferenca pros outros, assim quando tiver alguma variacao em 1 soh, vc ja fica sabendo... nao precisa deixar ele chegar no limite de temp que vc vai definir.

                o termopar ja ta encomendado e o ci que interpreta o sinal do termopar vou comprar essa semana. conforme evoluir dou um toque pra vcs... quem sabe eu consiga fazer um pirometro realmente acessivel :)

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lost
                  escreveu em última edição por
                  #56

                  ah, esqueci de perguntar…

                  vcs acham que atrasando o ponto um pouquinho, só pra compensar a velocidade de queima maior por causa da taxa dinamica e temperatura do ar na admissao mais alta, se ganha um pouquinho de potencia e o motor fica um pouco mais solto em alta, ou nada a ver e soh perde um pouco de potencia?

                  nunca vi alguem usar atraso de ponto. apesar de ser totalmente obrigatorio em qualquer turbo principalmente injetado, ninguem usa

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                  • F Offline
                    F Offline
                    Fahrell
                    escreveu em última edição por
                    #57

                    ah, esqueci de perguntar…

                    vcs acham que atrasando o ponto um pouquinho, só pra compensar a velocidade de queima maior por causa da taxa dinamica e temperatura do ar na admissao mais alta, se ganha um pouquinho de potencia e o motor fica um pouco mais solto em alta, ou nada a ver e soh perde um pouco de potencia?

                    nunca vi alguem usar atraso de ponto. apesar de ser totalmente obrigatorio em qualquer turbo principalmente injetado, ninguem usa

                    [snapback]521000[/snapback]

                    sua primeira afirmação está correta, com pressão soprando, o ponto atrasado , além de prevenir batida de pino, acaba por gerar mais potência sim… o atrasado está com aspas pq na verdade ele não está atrasado e sim correto, pra pme com o turbo soprando... mesmo que seu motor não quebre com o ponto original, ele está mais adiantado que o ideal com turbo, e poderia render mais sim...

                    eu não uso mais a pressão que uso hoje, sem atrasar o ponto original do meu carro... e olha que o ponto original dele é beeeeeem conservador, considerando que é turbo de fábrica... já vê tempra com 1,5kg e ponto mexido sabe deus onde, que não anda com o meu carro com 1.2 kg...

                    a única razão de eu inicialmente ter comprado o meg foi justamente o atraso de ponto... caso vc queira realmente botar pra frente o seu gerenciador e não ser mais um dos vêrios que tem por ai, implemente logo o atraso de ponto no seu...

                    claro, depois que remontar o carrinho... ficar a po e ainda ter que quebrar cabeça com circuitos, não dá :)

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      guauad
                      escreveu em última edição por
                      #58

                      guauad,

                      pelo que eu percebi vc concorda que se o bico falhar, ja era,

                      concordo sim .

                      mas tb acha que a vazao a menos seria problema sempre.

                      sim , o ideal é estar certo né .

                      mas lembre-se do que eu disse. andei 24 mil km se a vazao fosse problema, teria pego na vela, ou mesmo ja teria derretido antes como o carro andou bastante com o mesmo acerto e nao quebrava, e de repente sem eu ter mudado nada no acerto ele quebrou feio desse jeito, só posso achar que foi uma falha mesmo entende?

                      certo , também acho que o mais provóvel é que ele tenha falhado , ou então , ponto …

                      kra, concordo 100% sobre o ponto. eu realmente confio o motor é injecao e o uso que ela faz do ks. pra chegar nessa pressao, levei bastante tempo, subindo a pressao devagar e vendo se aguentava. afinal, sao 3 anos que esse coitado é turbo.

                      experiencia é tudo , você ta certo . mas sabe que além de estar se arriscando , está perdendo rendimento em baixa e média rotação .

                      sober a 6000 rpm, na injecao sequencial, cada pulso pra cada bico leva 20ms… na semi leva 10ms e na mono leva 5... pro meu suplementar, sao 5ms entre cada pulso. mas pro original, sao 20 a injecao é sequencial

                      não entendi seus números e se entendi , não concordo , mas também não é o foco do assunto …

                      sobre o que eu falei que usando por exemplo o que manda a fueltech de colocar uma resistencia em serie com o bico fazer o bico abrir mais devagar, o problema é que enquanto ele ta abrindo, nao ta injetando, entao vc acaba perdendo tempo de injecao. os 2 bicos do jeito que toa funcionando, alimentam muita potencia sim, por volta de 110 cv cada. mas o problema era que 1 soh, ja tava em 100% do tempo util com 1 bar. entao pra aumentar a pressao precisei de +1, mesmo que seja pra nao usar ele inteiro(to usando 60% do total, mas mostra que com 1 soh precisaria de 120% o que nao é possivel)

                      ah, nao uso sonda mte, ateh tentei, mas nao funciona no meu carro. coloquei uma mas o carro ficava falhando totalmente afogado e a sonda mostrando 0mv…

                      beleza

                      acho que deve acertar esse bico , montar o pistão original , ajustar a fase turbo pra 920mv de sonda e correr logo atrás do atraso de ponto .

                      sds

                      gustavo

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        guauad
                        escreveu em última edição por
                        #59

                        sua primeira afirmação está correta, com pressão soprando, o ponto atrasado , além de prevenir batida de pino, acaba por gerar mais potência sim… o atrasado está com aspas pq na verdade ele não está atrasado e sim correto, pra pme com o turbo soprando... mesmo que seu motor não quebre com o ponto original, ele está mais adiantado que o ideal com turbo, e poderia render mais sim...

                        eu não uso mais a pressão que uso hoje, sem atrasar o ponto original do meu carro... e olha que o ponto original dele é beeeeeem conservador, considerando que é turbo de fábrica... já vê tempra com 1,5kg e ponto mexido sabe deus onde, que não anda com o meu carro com 1.2 kg...

                        a única razão de eu inicialmente ter comprado o meg foi justamente o atraso de ponto... caso vc queira realmente botar pra frente o seu gerenciador e não ser mais um dos vêrios que tem por ai, implemente logo o atraso de ponto no seu...

                        claro, depois que remontar o carrinho... ficar a po e ainda ter que quebrar cabeça com circuitos, não dá :)

                        [snapback]521014[/snapback]

                        hum , só pra complementar , convertendo pra alcool , precisa avan?ar o ponto original uns 6 graus . a maioria da turma que não usa atraso quando turbina , e conveteu o motor a alcool , também não avan?a o ponto original . que é o caso do lost . mas quando avan?a o ponto , e atrasa o certo quando o turbo entrar , a coisa muda de figura … seguro , economico , agil e muito forte . seu carro não é assim fahrell ?

                        sds

                        gustavo

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lost
                          escreveu em última edição por
                          #60

                          sobre os calculos, é o seguinte…

                          no sistema semi, os bicos sao acionados em pares ou bancos. entao pra cada bico, o intervalo entre cada pulso é de 360 graus. é como se vc tivesse soh 2 bicos, pq sao 2 pares. entao vc tem 10ms de intervalo.

                          no sistema multi, é acionado 1 por vez, entao cada bico tem intervalo de 720 graus. trabalhando na metade da frequencia do virabrequim, pq sao sincronizados com o comando de valvulas, entao o intervalo entre cada pulso dobra. num sistema sequencial, se o motor esta a 6000 rpm (rpm é medido no vira que é o dobro do cabecote), os bicos estao a 3000 hz, por isso o intervalo é de 20ms.

                          resumindo:

                          monoponto a frequencia do bico é = rpm * 2

                          semi squencial a frequencia é = ao rpm

                          e no sequencial a frequencia = rpm/2

                          kra, isso é onde eu quero chegar. ponto avancado pro alcool na fase aspirada e atrasando conforme entra a pressao. mas isso nao eh novidade. todo mundo que sabe como um motor fuciona quer isso. mas vc sabe que nao eh facil neh? por isso ateh hj eu nao tenho e nao conheco ninguem que tenha. até o variador de avanço pra gnv da tury eu ja tenho :) assim que tiver atraso de ponto vou coloca-lo.

                          tor?am ai pra que de certo o esquema do pirometro hein que eh pra ficar mais barato do que o que tem ai, ai todo mundo vai poder ter :(

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio Lima
                            escreveu em última edição por
                            #61

                            hum , só pra complementar ,  convertendo pra alcool , precisa avan?ar o ponto original uns 6 graus . a maioria da turma que não usa atraso quando turbina , e conveteu o motor a alcool , também não avan?a o ponto original . que é o caso do lost . mas quando avan?a o ponto , e atrasa o certo quando o turbo entrar , a coisa muda de figura … seguro , economico , agil e muito forte . seu carro não é assim fahrell ?

                            sds

                            gustavo

                            [snapback]521123[/snapback]

                            só pra ter uma ideia: conheão um carro q anda com motor flex 1.8 ( dos aps novos ) com carburação no gol caixa dele. ele usa só 24? de ponto inicial hehe, mas tb anda no limite da grilação né. ai fico imaginando meu motor q tem bem menos taxa aonde q tá o ponto.

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
                              ? Offline
                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #62

                              tem nada pra acrescentar nao thiago? qual eh a sua opiniao?[snapback]520154[/snapback]

                              então,

                              eu acho que esse seu bico que falhou, nunca funcionou 100% como deve ser.

                              seu carro não tava quebrando antes pq a temperatura não tava muito alta (teoricamente)….......tipo em percursos curtos/urbanos/estrada devagar......sei lá......heheheheeee.........

                              já nas 2 situações que vc falou que quebrou (sempre o mesmo cilindro alimentado pelo mesmo bico) disse que foi no mesmo lugar/pista e acelerando final de 5? marcha, confere ? ? :(

                              se for isso.........aumento excessivo de carga/ temperatura + bico não funcionando como deveria = pistão derretido. :)

                              ah..........antes mesmo do pir?metro, seria legal vc colocar um scaner no carro depois de remontado e dar aquela puxada de novo e em todas as marchas pra ir verificando o ponto em cada situação de carga e rpm. :aaf:

                              ta? meus 2?

                              abraço.

                              1 Resposta Última resposta
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                                #63

                                caramba fabio, 24 de ponto inicial…e o final? mas tb nao eh turbo neh?

                                opa valeu ae hein thiago :(. nao foi de quinta nao, foi retomada de quarta 4500 a 6000 mais ou menos 110 a 160kmh mas soh que depois de ter esticado a quinta e freiado pros 110... alias, tenho o video no momento que quebrou :aaf: vou baixar pro micro ai vcs vejam o que acham...

                                o problema eh que nao conheco ninguem que tenha scanner... mas q tal fazer um baratinho pra carro com roda fonica que mostra o ponto ali na hora hein dentro do carro? nao eh muito complicado nao... e seria util pacas neh nao? o pirometro ta andando bem... agora acho que sai... e o ponto eh soh largar de ser preguicoso e instalar...

                                foda eh que tem uma pa de coisa pra fazer, e nao tenho tempo por causa do trampo. preciso montar urgente um gerenciador igual ao meu pro meu irmao botar no gol dele, pra ele poder botar a injecao de santana alcool que ele tem completinha aqui... po, eh muita coisa pra fazer sozinho :) mas devagar sai... afinal, to com o meu gerenciador ja com 2 bicos no meu carro, ateh que evoluiu :pix:

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  #64

                                  ta ai… vejam o video... reparem que eu forão mais antes... porque quebra bem ali na curva denovo? será a reduzidinha? dahora que da pra ouvir ha hora que derrete e nois falando xiiiiii e o motor brrrrrrrr hhahahahaha

                                  fazer o que... tem que rir pra nao chorar neh? uma coisa eh certa: nao dou mais aquela reduzidinha no meio da curva nao... eu hein...

                                  http://www.youtube.com/watch?v=mjurcyzpvp8

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    #65

                                    caramba… o motor parecia tao sadiu ... :)

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      #66

                                      caramba fabio, 24 de ponto inicial…e o final? mas tb nao eh turbo neh?

                                      opa valeu ae hein thiago :(. nao foi de quinta nao, foi retomada de quarta 4500 a 6000 mais ou menos 110 a 160kmh mas soh que depois de ter esticado a quinta e freiado pros 110… alias, tenho o video no momento que quebrou :aaf: vou baixar pro micro ai vcs vejam o que acham...

                                      o problema eh que nao conheco ninguem que tenha scanner... mas q tal fazer um baratinho pra carro com roda fonica que mostra o ponto ali na hora hein dentro do carro? nao eh muito complicado nao... e seria util pacas neh nao? o pirometro ta andando bem... agora acho que sai... e o ponto eh soh largar de ser preguicoso e instalar...

                                      foda eh que tem uma pa de coisa pra fazer, e nao tenho tempo por causa do trampo. preciso montar urgente um gerenciador igual ao meu pro meu irmao botar no gol dele, pra ele poder botar a injecao de santana alcool que ele tem completinha aqui... po, eh muita coisa pra fazer sozinho :) mas devagar sai... afinal, to com o meu gerenciador ja com 2 bicos no meu carro, ateh que evoluiu :pix:

                                      [snapback]521362[/snapback]

                                      não, não ?.

                                      no turbo eu usava 21-24 de ponto. já no aspro só deus sabe. qm usava isso é um amigo meu que tem um motor flex. alais, desculpa pela disvirtuada mas vcs já viram o pistao do flex? ele é reto igual de alcool com uma covinha bem pequena.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #67

                                        até que foi tranquilo…ahuahuahuh

                                        meu amigo explodiu e mandou as bielas verem a luz do dia a 200 km/h na anchieta, puta fumaceira dentro do carro foi foda....

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #68

                                          po lost…......vc vem chinelando o carro má tempão e tá achando que foi a reduzidinha que quebrou o motor ? ?

                                          tá igual a história da azeitoninha da empada que fez mal........ :)

                                          pra mim, o bico já vinha ruim dede o comeão ta puxada e o calor no cilindro aumentando também desde o comeão e consequentemente o pistão veio derretendo aos poucos...........hehehee.......

                                          a reduzida pra retomar foi apenas o ?pice do problema por ser um momento de maior esfor?o/velocidade média do pistão.

                                          bem........? o que eu acho.................mas posso estar errado. :(

                                          abraço.

                                          1 Resposta Última resposta

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