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Tutorial de preparação estagio i de cabeçotes apvw

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  • T Offline
    T Offline
    TOP-TURBO
    escreveu em última edição por
    #39

    acho que só o dono tem paciência e cuidado pra fazer um projeto
    que necessita de tanto trabalho.

    para lhe mostrar, mesmo havendo correções a serem feitas , como realmente acho muito bom seu servião por ser o primeiro cabeçote que você fez e ainda agregado o peso de ser um dos mais difáceis , fui a oficina um instante tirar as fotos de um cabeçote igual ao seu que esta aqui para ser reconstru?do, foi gasto r$2.300,00 de mão de obra mais top nele no nome mais famosos do brasil em cabeçotes comerciais , levado a minha bancada em nenhum levante entre os 15 possíveis testados em 10?h2o e 28?h2o produziu um cfm a mais que um original, só perdas , apresentou diferencial de mais de 17% entre cilindros na admissão , em escape foi maior ainda o diferencial , o cabeçote da foto foi usado menos de 100km e retirado devido ao baix?ssimo rendimento e olhe o estado dos dutos , seria ebngra?ado não fosse tr?gico o fato de custar quase r$3000,00 todo o servião e ter vêrios mm de diferença de di?metro nos dutos de escape completamente fora de gabarito , nem retentores de válvula foram trocados ou guias, que são as originas e estão sobre folga tremenda , fazendo o nível de contaminação de borra nos dutos ser tão grande. a qualidade que provoca esta perda ao invós de prover ganho você pode ver nas fotos.
    então parabéns pelo servião mais uma vez , e para que saiba como valeu a pena, mesmo precisando de alguns pontos ser revistos você foi feliz, e quem tiver a mesma vontade pode ser também.

    infelizmente na área o cabeçote abaixo não é pior que a maioria que não passa apenas de terr?veis profissionais, enquanto tiver quem pague este valor por 4 horas de mão de obra poucos vão gastar 70 horas para fazer corretamente, acho que este tutorial ajudara muito neste ponto, mesmo quem não o siga mas o leia terá noção de quando um servião é bem executa ou não exigindo mais qualidade na área.

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fabio Dela Marta
      escreveu em última edição por
      #40

      to de olho nesse tópico top turbo

      valew pela iniciativa

      sucesso

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      • R Offline
        R Offline
        rallye
        escreveu em última edição por
        #41

        bacana top, realmente ainda tem muito chão pela frente
        esse cabeçote que postou não parece ser ruim, mas nesse proximo
        terei uma bancada disponivel para aferição, poque o ultimo foi
        apenas buretado com agua e deu uma pequena diferença,
        mesmo com o gabarito feito de durepox do duto encaixar
        como uma luva em todos eles, além do método:
        faz em um, faz a mesma coisa no outro hehehehe

        outro problema é que de fábrica os dutos já tem muita diferença entre eles.

        sei que provavelmente o seu tutorial dever? englobar apenas os cabeçotes
        que se chamam de st?gio i , só o polimento, sem a retirada de mateiral
        ou aumento das janelas, então se estou desvirtuando, peão desculpas.

        mas pelo menos todas as janelas tinham o mesmo diametro no meu hehehe
        e lembre que as fotos que postei são do processo e não dele pronto.
        e que a utilização do cabeçote foi pra um motor turbo e por isso a retirada
        completa do calo de escape.

        estas aqui são dele pronto:

        http://img295.imageshack.us/img295/3389/dutosadm01rf6.jpg


        http://img183.imageshack.us/img183/1167/dutosadm03yg1.jpg


        http://img181.imageshack.us/img181/8743/dutosadm04fu2.jpg

        as galerias de agua que passam logo abaixo dos dutos de escapamento
        desse modelo de cabeçote, por isso o cuidado para a remoção do calo.

        http://img177.imageshack.us/img177/1404/dutosskpkm2.jpg

        kra.. olha a bancada de trabalho feita para o tutorial hehehehe
        agora estou com esse cabeçote que por incrivel que pareça é um
        rarissimo x20xev coscast, nunca tinha visto outro ecotec
        com forja da cosworth, só os c20xe, por isso o cuidado redobrado.


        http://img299.imageshack.us/img299/5188/processo2qq5.jpg

        na realidade quando tive a intensão de fazer eu comprei um c20xe
        queimado para treino e coloquei os dois do lado pra medir as janelas,
        fora a diferença brutal de angulo dos dutos, não existe muita diferença
        entre as janelas, o problema é que o x20xev tem muito mais material
        até as sedes e por isso eu nao precisei aumenta-las, apenas tornar o
        mais reto possivel o caminho até as valvulas, tirando até um pouco
        da curvatura que o ar faz ao entrar na camara, mas basicamente
        mantendo o diametro dos dutos do coletor de admissão, o que
        faz que ganhar volume de ar sem perder a velocidade de fluxo.
        acabei doando o c20xe pro matheusc20xe por ter me ajudado muito
        e acabei não mexendo nele a pedido do proprio matheus.


        http://img297.imageshack.us/img297/8272/di…naxexev3vl1.jpg


        http://img155.imageshack.us/img155/2825/xevxexr3.jpg

        ps.: kra, é muito foda tirar foto de duto, pqp heehheehhe

        a micro-retifica que uso é essa profield, foi pago os r$65 do preão dela,
        mas existe tambem a micro-retifica fort a venda no mercado livre
        pela bagatela de r$80lascas, então se uma dremel custar muito caro
        pode apelas para as gen?ricas, mas procure as que chegam em 33mil rpm
        e tenham uma potencia igual ou maior que a da dremel.

        rotormagic não servem nem pra lixar unha, então nao tentem com ela.
        cuidado tambem uma micro-retifica verde da china, nao presta,
        ? muito fraca e tem rotação maxima 14mil rpm.

        1 Resposta Última resposta
        • I Offline
          I Offline
          Inssurection
          escreveu em última edição por
          #42

          pior que essas xing ling do mercado livre duram pakaraio.

          uma vez dei uma passada lah na terra do marcioap e trouxe-mos para alguns amigos umas ferramentas genericas e bem baratas, 2 anos depois o cara ainda me chega e diz, rapaz lembra akelas ferramentas eletricas q vcs trouxeram q eu pedi? entao, jah tentamo quebrar de tudo jeito e elas n kerem parar nao uhaihuhahua

          e jah vi mtas makita ( dakela verde ) quebrar bem ali na pontinha onde tem uma capa cromada. e olha que elas tb nao sao mto baratinhas nao hein

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            Derek
            escreveu em última edição por
            #43

            não sou mt de comentar neste forum fiko mais acompanhando as materia q acho bem top mais esta eu tiro o chapeu top-turbo mato a pau com este tutorial estou td dia de olho aki agora gostei demais da foto do cabeçote pronto valeu vou tentar fazer um aki em casa

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #44

              top-turbo, gostaria de recomendar que vc colocasse se possivel a diferença na pratica mesmo pois muitos aqui ainda ficam com o po atrás se um cabeçote realmente melhora e outra coisa que seria legal se possivel era mostrar que um cabeçote melhorado pode ajudar no desempenho e também reduzir o consumo de combustivel.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SemControle
                escreveu em última edição por
                #45

                muito de olho, vou pegar umas ferramentas dessas de menor porte q vou trabalhar em alguns polimentos e depois vejo o q mais posso fazer nos motores glow de rc, dei uma geral no meu motorzim hj

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  RodrigoLóke
                  escreveu em última edição por
                  #46

                  a micro-retifica que uso é essa profield, foi pago os r$65 do preão dela,
                  mas existe tambem a micro-retifica fort a venda no mercado livre
                  pela bagatela de r$80lascas, então se uma dremel custar muito caro
                  pode apelas para as gen?ricas, mas procure as que chegam em 33mil rpm
                  e tenham uma potencia igual ou maior que a da dremel.

                  rotormagic não servem nem pra lixar unha, então nao tentem com ela.
                  cuidado tambem uma micro-retifica verde da china, nao presta,
                  ? muito fraca e tem rotação maxima 14mil rpm.
                  [snapback]666449[/snapback]

                  vou te falar q é complicado essas mini-retificas tabajaras a minha já quebrou o cabo extensor e também está mto ruim de fazer a troca de pedra por conta daquele bot?ozinho maldito q colocam para travar o eixo.

                  estou comprando uma da dremel agora…........outro nível

                  obs: a minha era lee tools

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    TOP-TURBO
                    escreveu em última edição por
                    #47

                    importante leia com atenção

                    sei que provavelmente o seu tutorial dever? englobar apenas os cabeçotes
                    que se chamam de st?gio i , só o polimento, sem a retirada de mateiral
                    ou aumento das janelas, então se estou desvirtuando, peão desculpas.

                    bom , eu já iria dar continuidade porem me chamou a atenção estas observações\comentários que me alertam sobre a necessidade de esclarecer alguns pontos antes de prosseguir
                    e idéia do que se refere um servião base\b?sico\stagio i tem de preparação de um cabeçote pode ter um entendimento não muito claro, causado por maus exemplos e vêcios culturais também

                    então esclarecendo o que é feito no servião base de um cabeçote ap:

                    serão feitas modificações b?sicas ou de base porem de alto nível , sedes, válvulas , guias e c?mara, serão muito modificados.

                    apenas a retirada de imperfeições de fundição e acabamento só geram mão de obra para ganho próximo de zero, embora a maioria do que se vende comercialmente hoje em cabeçotes até chamados ou classificados de altamente desenvolvidos e modificados ( estagio 1,2,3,4, etc…) não tem mais que um trabalho estático sem ganho algum praticamente.

                    eu não venho aqui ensinar um logro, os resultados que obteremos aqui representam no total possível de ganho de fluxo, próximo de 90% do que é possível obter sem ter limitações de serviços ou custos, e eu considero o limite e aconselho a quem desejar ou precisar de suporte alem do que vamos obter aqui a migrar para outro cabeçote base, pois alem do que faremos os investimentos poderão alcançar milhares de reais para atingir no maximo 10% a mais de ganho em fluxo em cima do que já vamos obter , que não equivalem a mais de 3% do fluxo total, meso nos utilizando componentes de baixo custo e limitando os serviços terceirizados a serviços simples.

                    as fotos abaixo lhe darão idéia de que é muito material a ser retirado sim , ainda a mais se lerva-mos em consideração que o cabeçote será linear-cúnico da área desta porção de in?cio de duto até a área de descarga da válvula, mais parede ainda será retirada da porção media interna. este é o gabarito para válvulas de 39\40mm de admissão, ou seja, originais .

                    aqui para você ver como ficara ao final e que realmente são modificações base

                    ele é base também no direcionamento de aplicação, podendo ser usado com ganhos muito bons em praticamente qualquer que seja a sua aplicação, um cabeçote ?gen?rico? seria o termo mais adequado, pois a preparação quando em néveis acima da base sempre contem características que visam aperfei?oar ainda mais os ganhos possíveis vs investimento visando a aplicação a que se destina, muitas vezes chegando a ponto de envolver desenvolvimento de pistões especiais , injetores , confecção de coletores e muitos outros itens, apenas dois motores idênticos em preparação receberão cabeçote iguais .

                    hoje posso falar com segurança que não existe muito mais o que desenvolver em cima deste modelo de cabeçote, já sabemos o suporte e aplicação máxima que ele pode dar suporte com todos os tipos de desenho , aplicações e investimentos possíveis, se estas modificações que faremos não derem suporte ao que você deseja atingir , considere a migração ao fluxo cruzado ou aos cabeçotes 16v ou 20v large port, estes modelos darão infinitamente muito mais rendimento vs investimento se comparados aos cabeçotes ap, abaixo eu posto algumas fotos de um cabeçote ap e um fluxo cruzado, embora nenhum deles esteja pronto ou se destine a mesma aplicação visualmente da de ter idéia da diferença , que se levado os dois a bancada para uma mesma aplicação e com todo o investimento possível dar margem ainda para o fluxo cruzado enorme, quantificar ganhos apenas medindo um cabeçote sobre uma condição apenas de lift e pressão não é lá muito justo ou preciso , porem se tivesse que faz?-lo falaria em quase 50% a mais de fluxo total com em cima do ap o fluxo cruzado atinge, ou seja, se o maximo possível com o ap fosse 100cfm@ .500-28?h2o, o fluxo cruzado eu conseguiria 150cfm@500-28?h2o, nos multi válvulas citados estas diferenças seriam maiores ainda, estes números são exemplo do porque não vale a pena maiores modificações que estas na relação custo vs benefício.

                    top-turbo, gostaria de recomendar que vc colocasse se possível a diferença na pratica mesmo pois muitos aqui ainda ficam com o po atrás se um cabeçote realmente melhora e outra coisa que seria legal se possível era mostrar que um cabeçote melhorado pode ajudar no desempenho e também reduzir o consumo de combustável.

                    você pode notar que intencionalmente em não falo muito em números por hora , porem fique tranq?ilo, estas modificações foram já muito desenvolvidas e testadas , inclusive uma a uma individualmente , então a medida que será executado postarei individualmente o que cada modificação ira trazer de melhorias no fluxo e em que lift
                    e ainda antes disso explicarei como se desenvolve um cabeçote em bancada e que dados são realmente importantes com exemplos como apenas dados totais sobre determinada pressão e lift podem ser tremendamente enganadores.

                    nenhuma preparação de cabeçote traz melhoria de consumo , porem é possível sim modificar um cabeçote para uma condição de uso especifica para trazer melhorias neste item, porem são totalmente diferentes destas e os ganhos em consumo praticamente insignificantes, o incremento de fluxo é bem grande com estas modificações a swerem feitas aqui a ponto de exigir obrigatoriamente modificações grandes na alimentação, tirar um cabeçote original de um motor original e colocar após estas modificações não alterando carburador ou injeção, você não consegue andar com o carro nem em condição urbana de tanto que vai falhar de pobre, seja carburado ou injetado

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      G L O C K
                      escreveu em última edição por
                      #48

                      pena que fiz o meu antes desse tutorial …. de qualquer forma vai ser de grande valia ...

                      1 Resposta Última resposta
                      • K Offline
                        K Offline
                        kleber Londrina
                        escreveu em última edição por
                        #49

                        eu vou montar o meu tb to de olho nesse tutorial…

                        parabnes top - turbo pela iniciativa..

                        kleber

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          miozao
                          escreveu em última edição por
                          #50

                          coisa linda hein

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            Padula
                            escreveu em última edição por
                            #51

                            de olho muito forte nesse tópico..

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              G L O C K
                              escreveu em última edição por
                              #52

                              caceta que polimento marivilho desse duto ….

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fluff
                                escreveu em última edição por
                                #53

                                pegunta rápida.

                                tem os cortadores em angulo pra fazer as sedes?

                                sempre ensaiei pra comprar as pedras e fazer um cabeçote pra ver o que dava mas nunca me animei pois nao achava seat cutter com preco acessivel aqui. e como eu nao queria fazer o cabecote sem fazer os angulos tambem (tanto valvula como sede), nao ia pra frente.
                                hoje que trago peca de fora e consigo com preco melhor (salgado ainda, mas bem melhor que os daqui), ironicamente nao tenho dinheiro e tempo pra retomar a idéia.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Glauco
                                  escreveu em última edição por
                                  #54

                                  de olho no servião também…...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    Adriano Sushi
                                    escreveu em última edição por
                                    #55

                                    opa de olho tb… ja fiz 2 cabeçotes pra mim, inclusive o q uso hj no meu carro...

                                    mas nada tão top como esse mostrado, que polimento animal q vc conseguiu
                                    eu como sempre tive restrições or?ament?rias, nunca comprei micro retifica... todo o trabalho foi feito com furadeira mesmo, e o acabamento final era dado pela retifica q monta o cabeçote...

                                    vamo q vamo heheheh

                                    abra

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
                                      D Offline
                                      Derek
                                      escreveu em última edição por
                                      #56

                                      uma duvida meio q infantil…

                                      como fazer os dutos perfeitamente cilindricos deste jeito, a entrada é facil pois esta com o gabarito e o meio e o final??

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                                        #57

                                        nenhuma preparação de cabeçote traz melhoria de consumo , porem é possível sim modificar um cabeçote para uma condição de uso especifica para trazer melhorias neste item, porem são totalmente diferentes destas e os ganhos em consumo praticamente insignificantes, o incremento de fluxo é bem grande com estas modificações a swerem feitas aqui  a ponto  de exigir obrigatoriamente modificações grandes na alimentação, tirar um cabeçote original de um motor original e colocar após estas modificações não alterando carburador ou injeção, você não consegue andar com o carro nem em condição urbana de tanto que vai falhar de pobre, seja carburado ou injetado
                                        [snapback]666641[/snapback]

                                        o resto achei perfeito só vou comentar essa parte pois já vi um carro onde com o cabeçote original com alimentação e ponto muito bem acertados fazia x km/l andando em uma estrada ou em uso normal (sem a utilização da turbina) e quando colocado o cabeçote melhorado e refeito o acerto ele fazia uma media nas mesmas condições melhor do que com cabeçote original.

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                                        • Z Offline
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                                          #58

                                          importante leia com atenção

                                          bom , eu já iria dar continuidade porem me chamou a atenção estas  observações\comentários que me alertam sobre a necessidade de  esclarecer alguns pontos antes de prosseguir
                                          e idéia do que se refere um servião base\b?sico\stagio i tem de preparação de um cabeçote pode ter um entendimento não muito claro, causado por maus exemplos e vêcios culturais também

                                          então esclarecendo o que é feito no servião base de um cabeçote ap:
                                          serão feitas modificações b?sicas ou de base porem de alto nível , sedes, válvulas , guias e c?mara, serão muito modificados.
                                          apenas a retirada de imperfeições de fundição e acabamento só geram mão de obra para ganho próximo de zero, embora a maioria do que  se vende comercialmente hoje em cabeçotes até chamados ou classificados  de altamente desenvolvidos e modificados ( estagio 1,2,3,4,  etc…) não tem mais que um trabalho estático sem ganho algum praticamente.

                                          eu não venho aqui ensinar um logro, os resultados que obteremos aqui representam  no total possível de ganho de fluxo, próximo de 90% do que é possível obter sem ter limitações de serviços ou custos, e eu considero o limite e aconselho a quem desejar ou precisar de suporte alem do que vamos obter aqui a migrar para outro cabeçote base, pois alem do que faremos os investimentos poderão alcançar milhares de reais para atingir no maximo 10% a mais de ganho em fluxo em cima do que já vamos obter , que não equivalem a mais de 3% do fluxo total, meso nos  utilizando componentes de baixo custo e limitando os serviços terceirizados a serviços simples.

                                          as fotos abaixo lhe darão idéia de que é muito material a ser retirado sim , ainda a mais se lerva-mos em consideração que o cabeçote será linear-cúnico da área desta porção de in?cio de duto até a área de descarga da válvula, mais parede ainda será retirada da porção media interna. este é o gabarito para válvulas de 39\40mm de admissão, ou seja, originais .


                                          aqui para você ver como ficara ao final e que realmente são modificações base


                                          ele é base também no direcionamento de aplicação, podendo ser usado com ganhos muito bons em praticamente qualquer que seja a sua aplicação, um cabeçote ?gen?rico? seria o termo mais adequado,  pois a preparação quando em néveis acima  da base sempre contem características que visam aperfei?oar ainda mais os ganhos possíveis vs investimento visando a aplicação a que se destina, muitas vezes chegando a ponto de envolver desenvolvimento de pistões especiais  , injetores , confecção de coletores e muitos outros itens, apenas dois motores idênticos em preparação receberão cabeçote iguais .
                                          hoje posso falar com segurança que não existe muito mais o que desenvolver em cima deste modelo de cabeçote, já sabemos o suporte e aplicação máxima que ele pode dar suporte com todos os tipos de desenho , aplicações e investimentos possíveis, se estas modificações que faremos não derem suporte ao que você deseja atingir , considere a migração ao fluxo cruzado ou aos cabeçotes 16v ou 20v large port, estes modelos darão infinitamente muito mais rendimento vs investimento se  comparados aos cabeçotes ap, abaixo eu posto algumas fotos de um cabeçote ap e um fluxo cruzado, embora nenhum deles esteja  pronto ou se destine a mesma aplicação visualmente da de ter idéia da diferença , que se levado os dois a bancada para uma mesma aplicação e com todo o investimento possível dar margem ainda para o fluxo cruzado enorme, quantificar ganhos apenas medindo um cabeçote sobre uma condição apenas  de lift  e pressão não é lá muito justo ou preciso , porem se tivesse que faz?-lo falaria em quase 50% a mais de fluxo total com em cima do ap o fluxo cruzado atinge, ou seja, se o maximo possível com o ap fosse 100cfm@ .500-28?h2o, o fluxo cruzado eu conseguiria 150cfm@500-28?h2o, nos multi válvulas citados estas diferenças seriam  maiores ainda, estes números são exemplo do porque não vale a pena maiores modificações que estas na relação custo vs benefício.


                                          você pode notar que intencionalmente em não falo muito em números por hora , porem fique tranq?ilo, estas modificações foram já muito desenvolvidas e testadas , inclusive uma  a uma individualmente , então a medida que será executado postarei individualmente o que cada modificação ira trazer de melhorias no fluxo e em que lift
                                          e ainda antes disso explicarei como se desenvolve um cabeçote em bancada e que dados são realmente importantes com exemplos como apenas dados totais sobre determinada pressão e lift podem ser tremendamente enganadores.
                                          nenhuma preparação de cabeçote traz melhoria de consumo , porem é possível sim modificar um cabeçote para uma condição de uso especifica para trazer melhorias neste item, porem são totalmente diferentes destas e os ganhos em consumo praticamente insignificantes, o incremento de fluxo é bem grande com estas modificações a swerem feitas aqui  a ponto  de exigir obrigatoriamente modificações grandes na alimentação, tirar um cabeçote original de um motor original e colocar após estas modificações não alterando carburador ou injeção, você não consegue andar com o carro nem em condição urbana de tanto que vai falhar de pobre, seja carburado ou injetado
                                          [snapback]666641[/snapback]

                                          eu nnão vejo nenhuma foto nem um link….

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