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Gsi dando dor de cabeça…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fahrell
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    #20

    acho difícil estar sendo quebrado por excesso de torque, pois para isso teria que ter algo na ponta do vira que oferecesse muita resistencia para esse torque ser aplicado lá… o torque, seja lá quanto for, é aplicado apenas onde se oferece resistencia, no caso no acoplamento volante/plato edit* cambio, dif, homocineticas, etc..

    tem que ver direitinho, pois é bastante comum essa ponta dar problema, com ou sem ar...

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    • R Offline
      R Offline
      RS2
      escreveu em última edição por
      #21

      é semana passada fui no dalton com o vira quebrado em mãos pra analizarmos com mais cuidado pra saber se realmente a culpa era do excesso de torque.

      bom, o dalton chegou a conclusão que a quebra é devido a trancos na ponta do vira que poderiam ser da bomba d água, da bomba da direção hidráulica… bom nenhum dos dois apresenta nenhum sinal de desgaste ou folga, portanto não são responsáveis por nenhum tranco... a única coisa que sobrou é o tranco na ponta do vira por desaceleração dos 2 comandos de valvulas, ainda mais que tenho um câmbio bem longo e a cada troca de marcha o giro cai bastante de 7 pra 4,5 +- (não me lembro) isso porque o tensor do gsi é com molam então quando o carro desacelera pra uma troca de marcha essa reduzida faz o tensor afrouxar e em seguida tensionar, isso em uma fracção de segundo, o que estou fazendo pra resolver é subsituindo o tensor por um fixo como nos motores ap.

      já falei com a engenharia da gm através do ricardo dilser (piloto vectra endurance gm) e vou mandar pra eles o vira pra análise, pra confirmar isso que o dalton disse.

      bom, agora é acelerar e esperar pra ver

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      • S Offline
        S Offline
        Spool
        escreveu em última edição por
        #22

        pessoal, cheguei atrasado neste tópico, e ainda por cima não li todos os posts, mas queria deixar aqui minha experiência relativa a este problema.

        a chaveta da ponta do vira é na maioria absoluta dos casos meramente um guia para posicionar a polia. o que fixa a polia em relação ao vira é o aperto do parafuso.

        é muito importante utilizar o parafuso da ponta do vira original, novo ou em ótimas condições, e principalmente, aplicar o torque correto à ele.

        se apertar pouco, obviamente, a polia solta do encosto na ponta do vira e fica sobrecarregando a chaveta.

        se apertar demais, a polia também solta pois o parafuso estica próximo a gola e acontece a mesma coisa.

        já ví inúmeros casos de quebra de motor relativo a este fato, e se qualquer um pensar bem a respeito, é bem fácil perceber que a quebra desta chaveta nada tem a ver com a potência do motor. se o motor tiver 300 ou 700cv, o esforço sobre a chaveta será virtualmente igual.

        espero ter ajudado

        []´s

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        • * Offline
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #23

          acho difícil estar sendo quebrado por excesso de torque, pois para isso teria que ter algo na ponta do vira que oferecesse muita resistencia para esse torque ser aplicado lá… o torque, seja lá quanto for, é aplicado apenas onde se oferece resistencia, no caso no acoplamento volante/plato edit* cambio, dif, homocineticas, etc..

          tem que ver direitinho, pois é bastante comum essa ponta dar problema, com ou sem ar...

          concordo. o fato de ter ou não mto torque não influencia justamente na ponta do virabrequim oposta ao volante.

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            Tio America
            escreveu em última edição por
            #24

            não tem nheum kit arp para estes parafusos não? so mais uma coisa, qualquer coisa que surgir destes papos com os engenheiros e especialistas que possa servir para o meu carro me avise

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #25

              entaum… é como eu disse... os acessórios é que fazem a ponta alargar e dar folga até quebrar...

              o que o spool falou é perfeito... o que lembro que foi feito, assim por cima, no meu agora foi usar um parafuso diferente, snme com arruela de encosto e usar uma cola da loctatite especial pra preecher este tipo de folgas... vamos ver se resolve o problema...

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                Spool
                escreveu em última edição por
                #26

                entaum… é como eu disse... os acessórios é que fazem a ponta alargar e dar folga até quebrar...

                o que o spool falou é perfeito... o que lembro que foi feito, assim por cima, no meu agora foi usar um parafuso diferente, snme com arruela de encosto e usar uma cola da loctatite especial pra preecher este tipo de folgas... vamos ver se resolve o problema...

                over

                tem que cuidar que estes aditivos químicos se deterioram com o tempo e perdem eficiencia, principalmente submetidos ao calor e vibração da região.

                o melhor mesmo é montar com parafuso original e novo e com o torque especificado pelo fabricante precisamente aplicado.

                a única solução que eu recomendaria para quem quer ampliar o agarre entre a polia e o vira seria o uso de uma arruela de inox recartilhada.

                mesmo assim é paleativo.

                [] s

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                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #27

                  bom, o cara da loctaite disse que o troço é feito pra esta função especifica… e sei lá... parafuso novo com torque foi o que foi feito das outras 2x que aconteceu...

                  inclusive meu irmão falou o mesmo, de usar uma arruela com ranhuras de fixação...

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    RS2
                    escreveu em última edição por
                    #28

                    bom, o carro ficou pronto e por enquanto eu baixei a pressão do turbo pra evitar possíveis problemas, estou andando com 1,2 bar.

                    a… e mudei o tensor da corrêia dentada, agora uso um fixo (como nos ap) estou usando um de tempa 8v.

                    1 Resposta Última resposta
                    • 1 Offline
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                      16volts
                      escreveu em última edição por
                      #29

                      bom, o carro ficou pronto e por enquanto eu baixei a pressão do turbo pra evitar possíveis problemas, estou andando com 1,2 bar.

                      a… e mudei o tensor da corrêia dentada, agora uso um fixo (como nos ap) estou usando um de tempa 8v.

                      estava conversando hoje de manhã no msn com o over e parece que a ponta do vira é muito mole e acaba abrindo um beiço no lugar da chaveta.

                      e se vc cementasse somente a ponta do vira ?

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        rbsmontemor
                        escreveu em última edição por
                        #30

                        estava conversando hoje de manhã no msn com o over e parece que a ponta do vira é muito mole e acaba abrindo um beiço no lugar da chaveta.

                        e se vc cementasse somente a ponta do vira ?

                        é uma boa ideia…estava pensando em lançar uma ideia do tipo. o problema é que tem que ser feito em um lugar com um controle ótimo sobre o processo, e por alguém que realmente conheça. se não a ductibilidade do metal vai cair muito a ponto da chaveta fraturar.

                        1 Resposta Última resposta
                        • 1 Offline
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                          16volts
                          escreveu em última edição por
                          #31

                          é uma boa ideia…estava pensando em lançar uma ideia do tipo. o problema é que tem que ser feito em um lugar com um controle ótimo sobre o processo, e por alguém que realmente conheça. se não a ductibilidade do metal vai cair muito a ponto da chaveta fraturar.

                          mas a ponta do vira nessa extremidade sofre bem menos torção do que na ponta em que o volante vai preso. aparentemente o problema é que o metal é muito mole e acaba cedendo. como a cementação é só superficial é pra dar certo, mas, como vc disse, tem que tomar cuidado com trincas, ou seja, o mínimo possível de folga na chaveta.

                          rodolfo, o dilser falou pra vc desencanar disso hehehehehe :hauhau:

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RS2
                            escreveu em última edição por
                            #32

                            estava conversando hoje de manhã no msn com o over e parece que a ponta do vira é muito mole e acaba abrindo um beiço no lugar da chaveta.

                            e se vc cementasse somente a ponta do vira ?

                            cementação mesmo que na ponta iria empenar o vira, pois tem que avermelhar a peça. e outra, isso dá uma dureza superficial contra atrito, mas esse não é meu problema.

                            conversei com um engenheiro da gm (que cuida do vectra de endurance) e o que ele me disse é que realmente eu devo mudar o tensor da corrêia dentada (o que já foi feito).

                            entreguei o ultimo vira com a ponta quebrada para uma análise deles, vamos ver o que vai dar a resposta.

                            abraços.

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              rbsmontemor
                              escreveu em última edição por
                              #33

                              cementação mesmo que na ponta iria empenar o vira, pois tem que avermelhar a peça. e outra, isso dá uma dureza superficial contra atrito, mas esse não é meu problema.

                              conversei com um engenheiro da gm (que cuida do vectra de endurance) e o que ele me disse é que realmente eu devo mudar o tensor da corrêia dentada (o que já foi feito).

                              entreguei o ultimo vira com a ponta quebrada para uma análise deles, vamos ver o que vai dar a resposta.

                              abraços.

                              interessante a informação do engenheiro da gm. se ficar tudo certo com seu carro de agora em diante, não esqueça de informar. e a resposta da gm também

                              [] s

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
                                B Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #34

                                seguinte

                                para esse caso o que voce pode fazer e trabalhar o rasgo da chaveta no vira e na engrenagem, e colocar uma nova chaveta comercial ou fabricada

                                seria com nos viras dos ecotec nacionais (gm fii 16v)

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  RS2
                                  escreveu em última edição por
                                  #35

                                  nossa, nem lembrava mais desse problema nem do topico, rsrsrsrsrsrs.

                                  eu ja havia feito isso da chaveta da engrenagem, o que resolveu foi o outro tipo de tensor da correia dentada. depois dessa solucao ja andei mais de 40.000km com o carro e nunca mais tive problemas.

                                  mesmo assim obrigado.

                                  abracos.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    rbsmontemor
                                    escreveu em última edição por
                                    #36

                                    só para deixar registrado para o futuro, quando tensor você usou? qual a diferença dele para o original? teria a marca e modelo dele?

                                    vlw.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      #37

                                      eu usei um tensor de tempra 8v, mas tive que usinar parte da base dele pra caber.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
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                                        #38

                                        pessoal,

                                        esse problema de quebrar a chaveda da engrenagem da correia dentada no vira tem mais a ver com motor com torque e bombadas no acelerador sem estar engatado (sem tração)

                                        que bom que ja resolveu o problema, mas os casos que vi em ap eram 2.0 taxadinho com volante aliviado, o giro sobe muito rapido quando se bomba o acelerador e isso faz quebrar a chaveta. pra resolver o pessoal manda colocar um pininho guia de aço na ponta do vira, e faz o encaixe na engrenagem, como se fosse uma segunda chaveta, pode-se colocar 1, 2, 3 pinos.

                                        motores milinove destaxados dificilmente vao ter esse problema.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
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                                          #39

                                          nossa, nem lembrava mais desse problema nem do topico, rsrsrsrsrsrs.

                                          eu ja havia feito isso da chaveta da engrenagem, o que resolveu foi o outro tipo de tensor da correia dentada. depois dessa solucao ja andei mais de 40.000km com o carro e nunca mais tive problemas.

                                          mesmo assim obrigado.

                                          abracos.

                                          mesmo com a nova chaveta, rasgando o vira e a engrenagem eu pau?

                                          1 Resposta Última resposta

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