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Tudo sobre pneus - parte vi

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  • V Offline
    V Offline
    VOYA SPORT
    escreveu em última edição por
    #16

    vlw voya. será que roda lá tb é mais barato ?? conhece alguma loja confiável e com site ?

    cara , pelo que sei… rodas existem no py também, mas o pessoal compra somente o pneus por lá, pois no brasil existem mais variedades e marcas conhecidas do que no py...

    da´uma olhada no site : http://www.ferrari.com.py

    abço

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    • A Offline
      A Offline
      aledjw
      escreveu em última edição por
      #17

      otimo tópico

      tenho uma crucial dúvida.

      meu carro é um a3 sportback 2.0 com pneus 225/45/17 tala 7,5 pol.

      estou trocando por rodas maiores.minhas opções são: 245/45/18 ,245/40/18 ou 235/45/18.(sempre tala 8 pol.)

      em todos os casos o diametro aumentará em torno de 7%.

      gosto de conforto mas tb de estabilidade.

      eu sei que isso afetará a leitura do velocimetro,mas tomarei cuidado nos radres.

      sei que o certo é baixar o perfil pra tipo 235/40/18 ,mas isso vai diminuir muito o perfil do pneu, tornando o carro mais duro ainda.o 225/45/17 que é o original ,tem 10,2 . de altura e se eu usar o 235/40/18 que equipa originalmente o audi s4,ele terá apenas 9,2 . de altura e deixará o carro muito duro.

      estou sem saída.

      me ajudem.

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        aledjw
        escreveu em última edição por
        #18

        por favor desconsiderem meu post anterior,n consegui deletar.

        vale este:

        tenho uma crucial dúvida sobre pneus

        meu carro é um a3 sportback 2.0 com pneus 225/45/17 tala 7,5 pol.

        estou trocando por rodas maiores aro 18 taal 8 pol.minhas opções de pneus são: 245/45/18 ,245/40/18 ou 235/45/18. ou até 235/40/18 ,este último ficaria muito duro,mas com menor margem de erro no velocimetro.

        em todos os casos(exceto o ultimo pneu) o diametro total aumentará em torno de 7%.

        gosto de conforto mas tb de estabilidade.

        eu sei que isso afetará a leitura do velocimetro,mas tomarei cuidado nos radres.

        sei que o certo é baixar o perfil pra tipo 235/40/18 ,mas isso vai diminuir muito o perfil do pneu, tornando o carro mais duro ainda.

        o 225/45/17 ,que é o original do sportback ,tem 10,2 . de altura e se eu usar o 235/40/18 que equipa originalmente o audi s4,ele terá apenas 9,2 . de altura e deixará o carro muito duro,isso eu li no review desse s4(disseram que o s4 é uma carroça em irregularidades de pavimento)

        o que me disseram é que qdo eu aumento a largura eu melhoro o conforto,será verdade??sendo assim ,eu poderia me dar o luxo de diminuir a altura em 1cm. sem piorar o conforto,pois eu estaria aumentando a largura(exemplo:trocar o 225/45/17 pelo 245/40/18 que tem 9,8 .. de altura.)

        estou sem saída.

        ah,o pneu que vou por é toyo px-4

        me ajudem.

        grato

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          GusWRC
          escreveu em última edição por
          #19

          a melhor escolha em aro 18 para o sportback, caso não opte pelo diâmetro original, será mesmo o 235/40r18 e a roda ideal é 18x8. nesse caso, haverá um aumento de 10mm na largura e 10mm no diâmetro, não afetando muito o comportamento do carro.

          esse tipo de carro não é projetado originalmente para andar em estradas e ruas ruins como no brasil, então infelizmente qualquer alteração irá bater de frente com o acerto do carro original, e mantendo as medidas de fábrica com certeza o carro será um pouco desconfortável no uso em nosso piso.

          a largura não tem influência no conforto, mas em alguns casos vc pode até piorar a dirigibilidade. vou abordar isso mais pra frente, onde comentarei sobre tramlining .

          o modelo toyo escolhido é de desenho direcional, esportivo, e vc irá notar um aumento no nível de ruído proveniente do desenho.

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            Dubasan
            escreveu em última edição por
            #20

            esse tópico é ótimo, quando eu imaginaria que um pneu mais largo pioraria a estabilidade ??

            imagino que em situações de piso muito molhado um pneu mais largo pode apresentar a aquaplanagem mais facilmente pois é fácil imaginar o efeito prancha em cima da água, algo que um pneu fino seria menos suscetível já que teria uma maior facilidade de cortar a lâmina d´água.

            pelo menos é o mesmo raciocínio que já vi ser aplicado a pneus largos em pick-ups que percorrem areiões onde os pneus mais finos tem mais facilidade de escavar a areia ou terra até encontrar um solo mais firme e conseguir tração, enquanto o pneu largo ficaria patinando em cima da areia sem conseguir se aprofundar e conseguir melhor tração.

            aguardamos a continuidade dos capítulos

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #21

              a melhor escolha em aro 18 para o sportback, caso não opte pelo diâmetro original, será mesmo o 235/40r18 e a roda ideal é 18x8. nesse caso, haverá um aumento de 10mm na largura e 10mm no diâmetro, não afetando muito o comportamento do carro.

              esse tipo de carro não é projetado originalmente para andar em estradas e ruas ruins como no brasil, então infelizmente qualquer alteração irá bater de frente com o acerto do carro original, e mantendo as medidas de fábrica com certeza o carro será um pouco desconfortável no uso em nosso piso.

              a largura não tem influência no conforto, mas em alguns casos vc pode até piorar a dirigibilidade. vou abordar isso mais pra frente, onde comentarei sobre tramlining .

              o modelo toyo escolhido é de desenho direcional, esportivo, e vc irá notar um aumento no nível de ruído proveniente do desenho.

              percebi bem isso quando coloquei rodas 17 e pneus perfil bem baixo no meu sky no jp, a maioria das pistas q eu pegava eram bem lisas, mas quando tem ondulação, o carro jogava pros lados direto…

              esse tópico é ótimo, quando eu imaginaria que um pneu mais largo pioraria a estabilidade ??

              imagino que em situações de piso muito molhado um pneu mais largo pode apresentar a aquaplanagem mais facilmente pois é fácil imaginar o efeito prancha em cima da água, algo que um pneu fino seria menos suscetível já que teria uma maior facilidade de cortar a lâmina d´água.

              pelo menos é o mesmo raciocínio que já vi ser aplicado a pneus largos em pick-ups que percorrem areiões onde os pneus mais finos tem mais facilidade de escavar a areia ou terra até encontrar um solo mais firme e conseguir tração, enquanto o pneu largo ficaria patinando em cima da areia sem conseguir se aprofundar e conseguir melhor tração.

              aguardamos a continuidade dos capítulos

              no molhado, se o pneu tiver um bom desenho, ele consegue drenar bem a agua. ja na areia eh bem diferente…

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                GusWRC
                escreveu em última edição por
                #22

                esse tópico é ótimo, quando eu imaginaria que um pneu mais largo pioraria a estabilidade ??

                imagino que em situações de piso muito molhado um pneu mais largo pode apresentar a aquaplanagem mais facilmente pois é fácil imaginar o efeito prancha em cima da água, algo que um pneu fino seria menos suscetível já que teria uma maior facilidade de cortar a lâmina d´água.

                pelo menos é o mesmo raciocínio que já vi ser aplicado a pneus largos em pick-ups que percorrem areiões onde os pneus mais finos tem mais facilidade de escavar a areia ou terra até encontrar um solo mais firme e conseguir tração, enquanto o pneu largo ficaria patinando em cima da areia sem conseguir se aprofundar e conseguir melhor tração.

                aguardamos a continuidade dos capítulos

                veja bem, precisamos diferenciar bem as informações. um pneu mais largo e de perfil mais baixo não piora a estabilidade, mas pode piorar a dirigibilidade, pois além do perfil flexionar menos o desenho também interfere no comportamento, fazendo o pneu copiar mais o chão, como o adriano sushi comentou. isso é o efeito tramlining que vou explicar em detalhes mais pra frente.

                muitas vezes qdo se coloca um conjunto de rodas esportivo e de aro maior, o perfil baixo acentua esse efeito, e muitos clientes acham que o pneu está com defeito , pois o carro não dá alinhamento . escuto muito isso, e com o alinhamento estando ok esse efeito é normal e não há o que possa ser feito.

                a questão da aquaplanagem está correta, realmente pneus mais largos podem aumentar a chance de aquaplanagem, apesar que pneus top de linha tem desenhos matematicamente projetados para escoar o máximo possível de água, e compostos exclusivos aumentam o poder de aderência como já vimos anteriormente.

                abraço.

                1 Resposta Última resposta
                • D Offline
                  D Offline
                  Dubasan
                  escreveu em última edição por
                  #23

                  acho que entendi o que é tramlining.

                  realmente noto mudança na dirigibilidade do carro quando troco o aro e largura do pneu, tipo, quando se está no canto da rua ou avenida e há um pequeno desnível nessa beirada sinto que o carro quer tirar o volante da mão com mais força do que ocorria com os pneus originais, principalmente se uma parte do pneu pegar no rebaixo da rua e outra parte ficar em outro plano, claro que isso é sentido rodando-se por alguns metros nessa situação que é encontrada quando há recapeamento da pista e a beirada fica inclinada ou em desnível.

                  será isso ?

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    GusWRC
                    escreveu em última edição por
                    #24

                    acho que entendi o que é tramlining.

                    realmente noto mudança na dirigibilidade do carro quando troco o aro e largura do pneu, tipo, quando se está no canto da rua ou avenida e há um pequeno desnível nessa beirada sinto que o carro quer tirar o volante da mão com mais força do que ocorria com os pneus originais, principalmente se uma parte do pneu pegar no rebaixo da rua e outra parte ficar em outro plano, claro que isso é sentido rodando-se por alguns metros nessa situação que é encontrada quando há recapeamento da pista e a beirada fica inclinada ou em desnível.

                    será isso ?

                    exatamente.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Mwillians
                      escreveu em última edição por
                      #25

                      qual a calibragem correta de um pneu, quando eu troco a medida 185/65 r14 por 195/55 r15? continua mesma? e para aros maiores como 19 , 20 e por aí vai… devo sempre usar a recomendação do fabricante?

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        Dubasan
                        escreveu em última edição por
                        #26

                        qual a calibragem correta de um pneu, quando eu troco a medida 185/65 r14 por 195/55 r15? continua mesma? e para aros maiores como 19 , 20 e por aí vai… devo sempre usar a recomendação do fabricante?

                        boa pergunta

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          GusWRC
                          escreveu em última edição por
                          #27

                          qual a calibragem correta de um pneu, quando eu troco a medida 185/65 r14 por 195/55 r15? continua mesma? e para aros maiores como 19 , 20 e por aí vai… devo sempre usar a recomendação do fabricante?

                          olá max. sempre a calibragem deve ser seguida a que foi recomendada pelo fabricante do veículo para toda situação de carga.

                          na troca do conjunto rodas/pneus por outro de aro maior, desde que respeitado o diâmetro externo a calibragem se mantém a mesma, sem alterações, não importa o aro. medidas até 2% maiores no diâmetro ainda mantém a mesma pressão.

                          pressões muito acima ou muito abaixo podem ser prejudiciais em vários aspectos, não protegendo nada como se pensa.

                          vou ter um capítulo detalhado sobre isso, e quero fazer uma parte sobre tração pro pessoal da arrancada. vcs vão ficar de cabelos em pé….

                          abraço

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            aledjw
                            escreveu em última edição por
                            #28

                            grato pela atenção gus.

                            mas a respeito do sportback,axo que me decidirei pelo 245/40/18 mesmo,o que aumentará o diametro total (roda-pneu)em 4%.o consumo subirá muito neese caso?seria exatos 4%??

                            isso quer dizer que a aceleração de 0-100 tb ficará 4% mais lenta??

                            aquele efeito de copiar o asfalto tb occorrerá com a troca por 245/40/18??

                            grato

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Mwillians
                              escreveu em última edição por
                              #29

                              gustavo,

                              valeu pelo esclarecimento… então se eu colocar um conjunto roda e pneu aro 19 225/35 devo usar 30 libras ou mantenho as 28 originais?

                              antes eram aro 16 205/50 no new civic.

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
                                D Offline
                                Dubasan
                                escreveu em última edição por
                                #30

                                olá max. sempre a calibragem deve ser seguida a que foi recomendada pelo fabricante do veículo para toda situação de carga.

                                na troca do conjunto rodas/pneus por outro de aro maior, desde que respeitado o diâmetro externo a calibragem se mantém a mesma, sem alterações, não importa o aro. medidas até 2% maiores no diâmetro ainda mantém a mesma pressão.

                                pressões muito acima ou muito abaixo podem ser prejudiciais em vários aspectos, não protegendo nada como se pensa.

                                vou ter um capítulo detalhado sobre isso, e quero fazer uma parte sobre tração pro pessoal da arrancada. vcs vão ficar de cabelos em pé….

                                abraço

                                esse capítulo sobre arrancadas muito me interessa hehehe

                                em batatais-sp faturei o caneco da minha categoria por apenas 0,03 segundos sobre o 2º colocado, um carro muito mais potente que o meu. porém como oponente tem um gol (e motor longitudinal) e pior distribuição que meu carro (motor e câmbio transversal) eu conseguia pular muuuuito na frente na largada, ele vinha me buscando, afinal o carro tem 25% mais potência que o meu, mas não foi o suficiente pra me alcançar antes de passar na fotocélula (fiz uns cálculos e se a marca dos 201m fosse 62 . mais pra frente eu perderia a 1a. posição).

                                ou seja, tração pode não ser tudo numa arrancada, mas já é pelo menos 50% pois passar os 60 pés na frente já dá uma boa margem para a vitória.

                                vou devorar (mais uma vez) tudo o que vier nesse capítulo.

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #31

                                  não sei pq a resposta truncou, o correto seria fiz uns cálculos e se a marca dos 201m fosse 62 centímetros mais pra frente eu perderia a 1a. posição .

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #32

                                    olá max. sempre a calibragem deve ser seguida a que foi recomendada pelo fabricante do veículo para toda situação de carga.

                                    na troca do conjunto rodas/pneus por outro de aro maior, desde que respeitado o diâmetro externo a calibragem se mantém a mesma, sem alterações, não importa o aro. medidas até 2% maiores no diâmetro ainda mantém a mesma pressão.

                                    pressões muito acima ou muito abaixo podem ser prejudiciais em vários aspectos, não protegendo nada como se pensa.

                                    vou ter um capítulo detalhado sobre isso, e quero fazer uma parte sobre tração pro pessoal da arrancada. vcs vão ficar de cabelos em pé….

                                    abraço

                                    e no caso hipotético, digamos, de uma certa pessoa ( :hauhau: ) que calibra os 175 70 r13 do gol 97 1.8 mi verde escuro dele com, digamos, umas 9 libras a mais que o recomendado só pro carro não soltar tanto a , e calibra os dianteiros com umas 3 libras a mais para o pneu dito cujo não dobrar tanto nas curvasó :coisatriste:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #33

                                      até onde sei o enchimento de pneus acima do recomendado faz com que o flanco central do pneu tenha desgaste mais acelerado e menor estabilidade pois a parte central ficará arredondada e haverá menor contato da banda do pneu com o solo.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        escreveu em última edição por
                                        #34

                                        e no caso hipotético, digamos, de uma certa pessoa ( :hauhau: ) que calibra os 175 70 r13 do gol 97 1.8 mi verde escuro dele com, digamos, umas 9 libras a mais que o recomendado só pro carro não soltar tanto a , e calibra os dianteiros com umas 3 libras a mais para o pneu dito cujo não dobrar tanto nas curvasó :hauhau:

                                        nesse caso hipotético o cara que fez isso gosta de dorifuto, pq com 9 libras a mais na traseira a frio, pode contar 14 a mais a quente, e isso deixa a traseira bem fácil de soltar (do carro, bem claro) :hauhau: seria esse cara um praticante do kuarta chow? :hauhau:

                                        pressões podem ser alteradas em no máximo duas ou três libras a mais. a menos não é interessante pq a flexão dos flancos vai ser maior e a chance de um corte ou bolha tb aumenta, além do consumo de combustível maior e em casos extremos perda de aderência.

                                        quando eu entrar no assunto pista, vcs vão ficar assustados. quem me conhece a mais tempo sabe que sempre indico pros nossos pneus pressões acima de 20 libras pra arrancada. estou preparando o material com desenhos que ilustram o que acontece no comportamento do carro com pressões muito baixas em pneus radiais normais de rua, caso que encontramos na arrancada, e pq isso não é eficiente como todos pensam.

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                                          escreveu em última edição por
                                          #35

                                          nesse caso hipotético o cara que fez isso gosta de dorifuto, pq com 9 libras a mais na traseira a frio, pode contar 14 a mais a quente, e isso deixa a traseira bem fácil de soltar (do carro, bem claro) :hauhau: seria esse cara um praticante do kuarta chow? :hauhau:

                                          pressões podem ser alteradas em no máximo duas ou três libras a mais. a menos não é interessante pq a flexão dos flancos vai ser maior e a chance de um corte ou bolha tb aumenta, além do consumo de combustível maior e em casos extremos perda de aderência.

                                          quando eu entrar no assunto pista, vcs vão ficar assustados. quem me conhece a mais tempo sabe que sempre indico pros nossos pneus pressões acima de 20 libras pra arrancada. estou preparando o material com desenhos que ilustram o que acontece no comportamento do carro com pressões muito baixas em pneus radiais normais de rua, caso que encontramos na arrancada, e pq isso não é eficiente como todos pensam.

                                          é pq o carro desse cara sai mto de frente :hauhau:

                                          1 Resposta Última resposta

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