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Tudo sobre pneus - parte vi

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    aledjw
    escreveu em última edição por
    #18

    por favor desconsiderem meu post anterior,n consegui deletar.

    vale este:

    tenho uma crucial dúvida sobre pneus

    meu carro é um a3 sportback 2.0 com pneus 225/45/17 tala 7,5 pol.

    estou trocando por rodas maiores aro 18 taal 8 pol.minhas opções de pneus são: 245/45/18 ,245/40/18 ou 235/45/18. ou até 235/40/18 ,este último ficaria muito duro,mas com menor margem de erro no velocimetro.

    em todos os casos(exceto o ultimo pneu) o diametro total aumentará em torno de 7%.

    gosto de conforto mas tb de estabilidade.

    eu sei que isso afetará a leitura do velocimetro,mas tomarei cuidado nos radres.

    sei que o certo é baixar o perfil pra tipo 235/40/18 ,mas isso vai diminuir muito o perfil do pneu, tornando o carro mais duro ainda.

    o 225/45/17 ,que é o original do sportback ,tem 10,2 . de altura e se eu usar o 235/40/18 que equipa originalmente o audi s4,ele terá apenas 9,2 . de altura e deixará o carro muito duro,isso eu li no review desse s4(disseram que o s4 é uma carroça em irregularidades de pavimento)

    o que me disseram é que qdo eu aumento a largura eu melhoro o conforto,será verdade??sendo assim ,eu poderia me dar o luxo de diminuir a altura em 1cm. sem piorar o conforto,pois eu estaria aumentando a largura(exemplo:trocar o 225/45/17 pelo 245/40/18 que tem 9,8 .. de altura.)

    estou sem saída.

    ah,o pneu que vou por é toyo px-4

    me ajudem.

    grato

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    • G Offline
      G Offline
      GusWRC
      escreveu em última edição por
      #19

      a melhor escolha em aro 18 para o sportback, caso não opte pelo diâmetro original, será mesmo o 235/40r18 e a roda ideal é 18x8. nesse caso, haverá um aumento de 10mm na largura e 10mm no diâmetro, não afetando muito o comportamento do carro.

      esse tipo de carro não é projetado originalmente para andar em estradas e ruas ruins como no brasil, então infelizmente qualquer alteração irá bater de frente com o acerto do carro original, e mantendo as medidas de fábrica com certeza o carro será um pouco desconfortável no uso em nosso piso.

      a largura não tem influência no conforto, mas em alguns casos vc pode até piorar a dirigibilidade. vou abordar isso mais pra frente, onde comentarei sobre tramlining .

      o modelo toyo escolhido é de desenho direcional, esportivo, e vc irá notar um aumento no nível de ruído proveniente do desenho.

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      • D Offline
        D Offline
        Dubasan
        escreveu em última edição por
        #20

        esse tópico é ótimo, quando eu imaginaria que um pneu mais largo pioraria a estabilidade ??

        imagino que em situações de piso muito molhado um pneu mais largo pode apresentar a aquaplanagem mais facilmente pois é fácil imaginar o efeito prancha em cima da água, algo que um pneu fino seria menos suscetível já que teria uma maior facilidade de cortar a lâmina d´água.

        pelo menos é o mesmo raciocínio que já vi ser aplicado a pneus largos em pick-ups que percorrem areiões onde os pneus mais finos tem mais facilidade de escavar a areia ou terra até encontrar um solo mais firme e conseguir tração, enquanto o pneu largo ficaria patinando em cima da areia sem conseguir se aprofundar e conseguir melhor tração.

        aguardamos a continuidade dos capítulos

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #21

          a melhor escolha em aro 18 para o sportback, caso não opte pelo diâmetro original, será mesmo o 235/40r18 e a roda ideal é 18x8. nesse caso, haverá um aumento de 10mm na largura e 10mm no diâmetro, não afetando muito o comportamento do carro.

          esse tipo de carro não é projetado originalmente para andar em estradas e ruas ruins como no brasil, então infelizmente qualquer alteração irá bater de frente com o acerto do carro original, e mantendo as medidas de fábrica com certeza o carro será um pouco desconfortável no uso em nosso piso.

          a largura não tem influência no conforto, mas em alguns casos vc pode até piorar a dirigibilidade. vou abordar isso mais pra frente, onde comentarei sobre tramlining .

          o modelo toyo escolhido é de desenho direcional, esportivo, e vc irá notar um aumento no nível de ruído proveniente do desenho.

          percebi bem isso quando coloquei rodas 17 e pneus perfil bem baixo no meu sky no jp, a maioria das pistas q eu pegava eram bem lisas, mas quando tem ondulação, o carro jogava pros lados direto…

          esse tópico é ótimo, quando eu imaginaria que um pneu mais largo pioraria a estabilidade ??

          imagino que em situações de piso muito molhado um pneu mais largo pode apresentar a aquaplanagem mais facilmente pois é fácil imaginar o efeito prancha em cima da água, algo que um pneu fino seria menos suscetível já que teria uma maior facilidade de cortar a lâmina d´água.

          pelo menos é o mesmo raciocínio que já vi ser aplicado a pneus largos em pick-ups que percorrem areiões onde os pneus mais finos tem mais facilidade de escavar a areia ou terra até encontrar um solo mais firme e conseguir tração, enquanto o pneu largo ficaria patinando em cima da areia sem conseguir se aprofundar e conseguir melhor tração.

          aguardamos a continuidade dos capítulos

          no molhado, se o pneu tiver um bom desenho, ele consegue drenar bem a agua. ja na areia eh bem diferente…

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            GusWRC
            escreveu em última edição por
            #22

            esse tópico é ótimo, quando eu imaginaria que um pneu mais largo pioraria a estabilidade ??

            imagino que em situações de piso muito molhado um pneu mais largo pode apresentar a aquaplanagem mais facilmente pois é fácil imaginar o efeito prancha em cima da água, algo que um pneu fino seria menos suscetível já que teria uma maior facilidade de cortar a lâmina d´água.

            pelo menos é o mesmo raciocínio que já vi ser aplicado a pneus largos em pick-ups que percorrem areiões onde os pneus mais finos tem mais facilidade de escavar a areia ou terra até encontrar um solo mais firme e conseguir tração, enquanto o pneu largo ficaria patinando em cima da areia sem conseguir se aprofundar e conseguir melhor tração.

            aguardamos a continuidade dos capítulos

            veja bem, precisamos diferenciar bem as informações. um pneu mais largo e de perfil mais baixo não piora a estabilidade, mas pode piorar a dirigibilidade, pois além do perfil flexionar menos o desenho também interfere no comportamento, fazendo o pneu copiar mais o chão, como o adriano sushi comentou. isso é o efeito tramlining que vou explicar em detalhes mais pra frente.

            muitas vezes qdo se coloca um conjunto de rodas esportivo e de aro maior, o perfil baixo acentua esse efeito, e muitos clientes acham que o pneu está com defeito , pois o carro não dá alinhamento . escuto muito isso, e com o alinhamento estando ok esse efeito é normal e não há o que possa ser feito.

            a questão da aquaplanagem está correta, realmente pneus mais largos podem aumentar a chance de aquaplanagem, apesar que pneus top de linha tem desenhos matematicamente projetados para escoar o máximo possível de água, e compostos exclusivos aumentam o poder de aderência como já vimos anteriormente.

            abraço.

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            • D Offline
              D Offline
              Dubasan
              escreveu em última edição por
              #23

              acho que entendi o que é tramlining.

              realmente noto mudança na dirigibilidade do carro quando troco o aro e largura do pneu, tipo, quando se está no canto da rua ou avenida e há um pequeno desnível nessa beirada sinto que o carro quer tirar o volante da mão com mais força do que ocorria com os pneus originais, principalmente se uma parte do pneu pegar no rebaixo da rua e outra parte ficar em outro plano, claro que isso é sentido rodando-se por alguns metros nessa situação que é encontrada quando há recapeamento da pista e a beirada fica inclinada ou em desnível.

              será isso ?

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                GusWRC
                escreveu em última edição por
                #24

                acho que entendi o que é tramlining.

                realmente noto mudança na dirigibilidade do carro quando troco o aro e largura do pneu, tipo, quando se está no canto da rua ou avenida e há um pequeno desnível nessa beirada sinto que o carro quer tirar o volante da mão com mais força do que ocorria com os pneus originais, principalmente se uma parte do pneu pegar no rebaixo da rua e outra parte ficar em outro plano, claro que isso é sentido rodando-se por alguns metros nessa situação que é encontrada quando há recapeamento da pista e a beirada fica inclinada ou em desnível.

                será isso ?

                exatamente.

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                • M Offline
                  M Offline
                  Mwillians
                  escreveu em última edição por
                  #25

                  qual a calibragem correta de um pneu, quando eu troco a medida 185/65 r14 por 195/55 r15? continua mesma? e para aros maiores como 19 , 20 e por aí vai… devo sempre usar a recomendação do fabricante?

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    Dubasan
                    escreveu em última edição por
                    #26

                    qual a calibragem correta de um pneu, quando eu troco a medida 185/65 r14 por 195/55 r15? continua mesma? e para aros maiores como 19 , 20 e por aí vai… devo sempre usar a recomendação do fabricante?

                    boa pergunta

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      GusWRC
                      escreveu em última edição por
                      #27

                      qual a calibragem correta de um pneu, quando eu troco a medida 185/65 r14 por 195/55 r15? continua mesma? e para aros maiores como 19 , 20 e por aí vai… devo sempre usar a recomendação do fabricante?

                      olá max. sempre a calibragem deve ser seguida a que foi recomendada pelo fabricante do veículo para toda situação de carga.

                      na troca do conjunto rodas/pneus por outro de aro maior, desde que respeitado o diâmetro externo a calibragem se mantém a mesma, sem alterações, não importa o aro. medidas até 2% maiores no diâmetro ainda mantém a mesma pressão.

                      pressões muito acima ou muito abaixo podem ser prejudiciais em vários aspectos, não protegendo nada como se pensa.

                      vou ter um capítulo detalhado sobre isso, e quero fazer uma parte sobre tração pro pessoal da arrancada. vcs vão ficar de cabelos em pé….

                      abraço

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
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                        aledjw
                        escreveu em última edição por
                        #28

                        grato pela atenção gus.

                        mas a respeito do sportback,axo que me decidirei pelo 245/40/18 mesmo,o que aumentará o diametro total (roda-pneu)em 4%.o consumo subirá muito neese caso?seria exatos 4%??

                        isso quer dizer que a aceleração de 0-100 tb ficará 4% mais lenta??

                        aquele efeito de copiar o asfalto tb occorrerá com a troca por 245/40/18??

                        grato

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Mwillians
                          escreveu em última edição por
                          #29

                          gustavo,

                          valeu pelo esclarecimento… então se eu colocar um conjunto roda e pneu aro 19 225/35 devo usar 30 libras ou mantenho as 28 originais?

                          antes eram aro 16 205/50 no new civic.

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            Dubasan
                            escreveu em última edição por
                            #30

                            olá max. sempre a calibragem deve ser seguida a que foi recomendada pelo fabricante do veículo para toda situação de carga.

                            na troca do conjunto rodas/pneus por outro de aro maior, desde que respeitado o diâmetro externo a calibragem se mantém a mesma, sem alterações, não importa o aro. medidas até 2% maiores no diâmetro ainda mantém a mesma pressão.

                            pressões muito acima ou muito abaixo podem ser prejudiciais em vários aspectos, não protegendo nada como se pensa.

                            vou ter um capítulo detalhado sobre isso, e quero fazer uma parte sobre tração pro pessoal da arrancada. vcs vão ficar de cabelos em pé….

                            abraço

                            esse capítulo sobre arrancadas muito me interessa hehehe

                            em batatais-sp faturei o caneco da minha categoria por apenas 0,03 segundos sobre o 2º colocado, um carro muito mais potente que o meu. porém como oponente tem um gol (e motor longitudinal) e pior distribuição que meu carro (motor e câmbio transversal) eu conseguia pular muuuuito na frente na largada, ele vinha me buscando, afinal o carro tem 25% mais potência que o meu, mas não foi o suficiente pra me alcançar antes de passar na fotocélula (fiz uns cálculos e se a marca dos 201m fosse 62 . mais pra frente eu perderia a 1a. posição).

                            ou seja, tração pode não ser tudo numa arrancada, mas já é pelo menos 50% pois passar os 60 pés na frente já dá uma boa margem para a vitória.

                            vou devorar (mais uma vez) tudo o que vier nesse capítulo.

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
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                              Dubasan
                              escreveu em última edição por
                              #31

                              não sei pq a resposta truncou, o correto seria fiz uns cálculos e se a marca dos 201m fosse 62 centímetros mais pra frente eu perderia a 1a. posição .

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
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                                #32

                                olá max. sempre a calibragem deve ser seguida a que foi recomendada pelo fabricante do veículo para toda situação de carga.

                                na troca do conjunto rodas/pneus por outro de aro maior, desde que respeitado o diâmetro externo a calibragem se mantém a mesma, sem alterações, não importa o aro. medidas até 2% maiores no diâmetro ainda mantém a mesma pressão.

                                pressões muito acima ou muito abaixo podem ser prejudiciais em vários aspectos, não protegendo nada como se pensa.

                                vou ter um capítulo detalhado sobre isso, e quero fazer uma parte sobre tração pro pessoal da arrancada. vcs vão ficar de cabelos em pé….

                                abraço

                                e no caso hipotético, digamos, de uma certa pessoa ( :hauhau: ) que calibra os 175 70 r13 do gol 97 1.8 mi verde escuro dele com, digamos, umas 9 libras a mais que o recomendado só pro carro não soltar tanto a , e calibra os dianteiros com umas 3 libras a mais para o pneu dito cujo não dobrar tanto nas curvasó :coisatriste:

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #33

                                  até onde sei o enchimento de pneus acima do recomendado faz com que o flanco central do pneu tenha desgaste mais acelerado e menor estabilidade pois a parte central ficará arredondada e haverá menor contato da banda do pneu com o solo.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    #34

                                    e no caso hipotético, digamos, de uma certa pessoa ( :hauhau: ) que calibra os 175 70 r13 do gol 97 1.8 mi verde escuro dele com, digamos, umas 9 libras a mais que o recomendado só pro carro não soltar tanto a , e calibra os dianteiros com umas 3 libras a mais para o pneu dito cujo não dobrar tanto nas curvasó :hauhau:

                                    nesse caso hipotético o cara que fez isso gosta de dorifuto, pq com 9 libras a mais na traseira a frio, pode contar 14 a mais a quente, e isso deixa a traseira bem fácil de soltar (do carro, bem claro) :hauhau: seria esse cara um praticante do kuarta chow? :hauhau:

                                    pressões podem ser alteradas em no máximo duas ou três libras a mais. a menos não é interessante pq a flexão dos flancos vai ser maior e a chance de um corte ou bolha tb aumenta, além do consumo de combustível maior e em casos extremos perda de aderência.

                                    quando eu entrar no assunto pista, vcs vão ficar assustados. quem me conhece a mais tempo sabe que sempre indico pros nossos pneus pressões acima de 20 libras pra arrancada. estou preparando o material com desenhos que ilustram o que acontece no comportamento do carro com pressões muito baixas em pneus radiais normais de rua, caso que encontramos na arrancada, e pq isso não é eficiente como todos pensam.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • Q Offline
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                                      #35

                                      nesse caso hipotético o cara que fez isso gosta de dorifuto, pq com 9 libras a mais na traseira a frio, pode contar 14 a mais a quente, e isso deixa a traseira bem fácil de soltar (do carro, bem claro) :hauhau: seria esse cara um praticante do kuarta chow? :hauhau:

                                      pressões podem ser alteradas em no máximo duas ou três libras a mais. a menos não é interessante pq a flexão dos flancos vai ser maior e a chance de um corte ou bolha tb aumenta, além do consumo de combustível maior e em casos extremos perda de aderência.

                                      quando eu entrar no assunto pista, vcs vão ficar assustados. quem me conhece a mais tempo sabe que sempre indico pros nossos pneus pressões acima de 20 libras pra arrancada. estou preparando o material com desenhos que ilustram o que acontece no comportamento do carro com pressões muito baixas em pneus radiais normais de rua, caso que encontramos na arrancada, e pq isso não é eficiente como todos pensam.

                                      é pq o carro desse cara sai mto de frente :hauhau:

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                                        escreveu em última edição por
                                        #36

                                        olá max. sempre a calibragem deve ser seguida a que foi recomendada pelo fabricante do veículo para toda situação de carga.

                                        na troca do conjunto rodas/pneus por outro de aro maior, desde que respeitado o diâmetro externo a calibragem se mantém a mesma, sem alterações, não importa o aro. medidas até 2% maiores no diâmetro ainda mantém a mesma pressão.

                                        pressões muito acima ou muito abaixo podem ser prejudiciais em vários aspectos, não protegendo nada como se pensa.

                                        vou ter um capítulo detalhado sobre isso, e quero fazer uma parte sobre tração pro pessoal da arrancada. vcs vão ficar de cabelos em pé….

                                        abraço

                                        eu não entendi muito bem essa parte. o meu carro utilizava pneus 185/65 14 e agora está com 205/40 17. se eu utilizo a pressão original o carro diminui a autonomia em pelo menos 2km/l ( ). não faz sentido andar com a pressão original. e pelo que consta, após 10 mil km o desgaste dos pneus parece normal.

                                        e em track day aí que é coloco pressão mesmo (45-50) porque senão eu termino com pneus destruídos, e já vi pneus que foram para a pista com pressão original e o pneu voltou no arame.

                                        resumindo, não estou convencido em dimunuir 10psi na pressão de pneu que uso. acho que mesmo estando errando nunca vou fazer isso. :hauhau:

                                        abração

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                                          escreveu em última edição por
                                          #37

                                          nesse caso hipotético o cara que fez isso gosta de dorifuto, pq com 9 libras a mais na traseira a frio, pode contar 14 a mais a quente, e isso deixa a traseira bem fácil de soltar (do carro, bem claro) :hauhau: seria esse cara um praticante do kuarta chow? :hauhau:

                                          pressões podem ser alteradas em no máximo duas ou três libras a mais. a menos não é interessante pq a flexão dos flancos vai ser maior e a chance de um corte ou bolha tb aumenta, além do consumo de combustível maior e em casos extremos perda de aderência.

                                          quando eu entrar no assunto pista, vcs vão ficar assustados. quem me conhece a mais tempo sabe que sempre indico pros nossos pneus pressões acima de 20 libras pra arrancada. estou preparando o material com desenhos que ilustram o que acontece no comportamento do carro com pressões muito baixas em pneus radiais normais de rua, caso que encontramos na arrancada, e pq isso não é eficiente como todos pensam.

                                          essa estou aguardando com extrema curiosidade e interesse. espero que meu adversários de pista não estejam vendo esse post tb hehehehehehe

                                          na última arrancada em que participei, puxei com 8 libras e com 6 libras, sabendo que após o burnout pode subir a pressão em até 2 libras.

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