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Plenum 16v gm

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    * Caroline Stella *
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    #6

    daniel, explique melhor o começo da sua frase :hauhau:

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    • B Offline
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      blue label
      escreveu em última edição por
      #7

      o que acontece e que pra carros turbos a velocidade de enchimento e muito alta entuam naum se faz necessario o rebaixo da parte traseira.

      vi varios estudo e revistas gringas com materias e calculos

      a informação do 16v procede vou fazer ainda um cotovelo para colocar a borboleta mais distante

      pensei ate em fazer uma semi esfera no fundo pra tirar o impacto do ar direto na parede

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      • A Offline
        A Offline
        Andre Silva
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        #8

        respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

        isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

        http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

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          16volts
          escreveu em última edição por
          #9

          eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

          é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

          na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

          http://www.fluent.com/about/news/newslette…1/img/a16i2.gif

          se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

          http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

          não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

          não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

          de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

          abraços :hauhau:

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          • B Offline
            B Offline
            blue label
            escreveu em última edição por
            #10

            respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

            isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

            http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

            show

            tava pensando nisso do lance dos bios maiores mesmo

            mais distantes pra mistura ficar mais homogenea

            legal pacas essa materia

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
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              streit
              escreveu em última edição por
              #11

              eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

              pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

              na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

              mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

              o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

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                * Caroline Stella *
                escreveu em última edição por
                #12

                pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

                na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

                concordo plenumamente hehehehehehehe

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                • B Offline
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                  blue label
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                  mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                  o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

                  eles parecem avançar pelo desenho

                  mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

                  e isso ai

                  a ideia de afunilar o final e para aspirados

                  no turbo a velocidade do ar vem maior

                  na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

                  que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

                  e o principio de helmholtz resonator

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    streit
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    eles parecem avançar pelo desenho

                    mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

                    e isso ai

                    a ideia de afunilar o final e para aspirados

                    no turbo a velocidade do ar vem maior

                    na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

                    que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

                    e o principio de helmholtz resonator

                    uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa.

                    o afunilamento da parte final é para justamente prover a mesma vazão de ar para cada corneta.

                    o princípio da ressonância tem a ver com o comprimento dos dutos, onde cada comprimento vai favorecer a um regime de rotação específico.

                    mas pra turbo tudo é muito mais fácil. basta não fazer um coletor errado que funciona. o difícil é dosar tudo isso pro aspirado, ai sim é arte.

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      blue label
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      bem agora achei o ponto de equilibrio do original

                      ficou muito proximo do original

                      1 Resposta Última resposta
                      • 1 Offline
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                        16volts
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        cara, não me leve a mal, por favor hehe

                        mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                        digo por conhecimento da causa

                        abraços

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
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                          rbsmontemor
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                          ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                          mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #18

                            cara, não me leve a mal, por favor hehe

                            mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                            digo por conhecimento da causa

                            abraços

                            :hauhau: cara num tem erro pode perguntar.

                            coloquei somente para os passos do projetos

                            agora com medida original em mãos fica mais facil de saber qual distancia ideal e novo angulo para os bico manju :hauhau:

                            opa num esquenta trampo com projetos e processo a muuuuuuiiiiitttttooooo tempo

                            essa parte pra min e teta

                            e provavelmente num tenha solda ali naum

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #19

                              se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                              ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                              mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                              legal mas e turbo

                              teria de fazer mesmo assim um plenum reduzido

                              manjou

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
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                                #20

                                ahh, num coloquei aqui mas o lance do originais e pra ver onde injeta na cabeça da valvula pra atomização da mistura.

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  #21

                                  legal esse topico vou acompanhar vou no meu projeto a ideia a usar um plenum em cima das itbs puxando ar de um filtro na ponta +/- igual esse aqui

                                  http://www.sbdev.co.uk/air_filters/air_box…king_plates.htm

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
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                                    #22

                                    o que voce quer e algo assim

                                    esses um sai barato e o outro caro

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #23

                                      esse tipo de coisa é super tranquila de fazer.

                                      se alguém tiver precisando de ajuda, é só dar um toque.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
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                                        #24

                                        pô montar borboletas individuais e facil demias

                                        igual lego

                                        montar um plenum dimensionado ai sim o bicho pega

                                        fora que pra gm 16v com borboletas individuais tem muito material de pesquisa

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #25

                                          o que voce quer e algo assim

                                          esses um sai barato e o outro caro

                                          algumas coisas caminham pra frente, e outras para tras. impressionante.

                                          se vcs repararem, o modelo caro é mto parecido (no formato e na distribuição) com o coletor de admissão dos vw a agua la dos anos 70…

                                          existem coisas que por serem tão simples, acabam passando desapercebidas pela maioria das pessoas.

                                          e duvido que toda galera consiga, alem de olhar, ver o que estou dizendo a anos aqui dentro hehehehe

                                          1 Resposta Última resposta

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