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Plenum 16v gm

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    streit
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    #11

    eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

    pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

    na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

    mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

    o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

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      * Caroline Stella *
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      #12

      pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

      na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

      mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

      o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

      concordo plenumamente hehehehehehehe

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      • B Offline
        B Offline
        blue label
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        #13

        na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

        mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

        o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

        eles parecem avançar pelo desenho

        mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

        e isso ai

        a ideia de afunilar o final e para aspirados

        no turbo a velocidade do ar vem maior

        na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

        que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

        e o principio de helmholtz resonator

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        • S Offline
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          streit
          escreveu em última edição por
          #14

          eles parecem avançar pelo desenho

          mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

          e isso ai

          a ideia de afunilar o final e para aspirados

          no turbo a velocidade do ar vem maior

          na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

          que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

          e o principio de helmholtz resonator

          uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa.

          o afunilamento da parte final é para justamente prover a mesma vazão de ar para cada corneta.

          o princípio da ressonância tem a ver com o comprimento dos dutos, onde cada comprimento vai favorecer a um regime de rotação específico.

          mas pra turbo tudo é muito mais fácil. basta não fazer um coletor errado que funciona. o difícil é dosar tudo isso pro aspirado, ai sim é arte.

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          • B Offline
            B Offline
            blue label
            escreveu em última edição por
            #15

            bem agora achei o ponto de equilibrio do original

            ficou muito proximo do original

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            • 1 Offline
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              16volts
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              #16

              cara, não me leve a mal, por favor hehe

              mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

              digo por conhecimento da causa

              abraços

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              • R Offline
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                rbsmontemor
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                #17

                se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

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                • B Offline
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                  blue label
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  cara, não me leve a mal, por favor hehe

                  mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                  digo por conhecimento da causa

                  abraços

                  :hauhau: cara num tem erro pode perguntar.

                  coloquei somente para os passos do projetos

                  agora com medida original em mãos fica mais facil de saber qual distancia ideal e novo angulo para os bico manju :hauhau:

                  opa num esquenta trampo com projetos e processo a muuuuuuiiiiitttttooooo tempo

                  essa parte pra min e teta

                  e provavelmente num tenha solda ali naum

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                  • B Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #19

                    se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                    ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                    mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                    legal mas e turbo

                    teria de fazer mesmo assim um plenum reduzido

                    manjou

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #20

                      ahh, num coloquei aqui mas o lance do originais e pra ver onde injeta na cabeça da valvula pra atomização da mistura.

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
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                        danielparati
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                        #21

                        legal esse topico vou acompanhar vou no meu projeto a ideia a usar um plenum em cima das itbs puxando ar de um filtro na ponta +/- igual esse aqui

                        http://www.sbdev.co.uk/air_filters/air_box…king_plates.htm

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #22

                          o que voce quer e algo assim

                          esses um sai barato e o outro caro

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
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                            streit
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                            #23

                            esse tipo de coisa é super tranquila de fazer.

                            se alguém tiver precisando de ajuda, é só dar um toque.

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
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                              #24

                              pô montar borboletas individuais e facil demias

                              igual lego

                              montar um plenum dimensionado ai sim o bicho pega

                              fora que pra gm 16v com borboletas individuais tem muito material de pesquisa

                              1 Resposta Última resposta
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                                #25

                                o que voce quer e algo assim

                                esses um sai barato e o outro caro

                                algumas coisas caminham pra frente, e outras para tras. impressionante.

                                se vcs repararem, o modelo caro é mto parecido (no formato e na distribuição) com o coletor de admissão dos vw a agua la dos anos 70…

                                existem coisas que por serem tão simples, acabam passando desapercebidas pela maioria das pessoas.

                                e duvido que toda galera consiga, alem de olhar, ver o que estou dizendo a anos aqui dentro hehehehe

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  danielparati
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                                  #26

                                  meu que plenon feio esse

                                  sera que isso ai da eficiencia de ar na adm

                                  posso estar errado mas isso ai deve dar uma baite de uma turbulencia

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
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                                    #27

                                    esse dois ai nem conta so coloquei pra monstrar o que tinha de exemplo com 4 borboletas individuais

                                    o problema ali e espaço e depois mal projetado

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
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                                      #28

                                      mas perai to desviando do assunto principal,

                                      o comprimento do tubo

                                      coloquei 100mm mas acho que da pra chegar a 150mm

                                      isso daria mais torque em baixa

                                      1 Resposta Última resposta

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