Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

T

Tio America

@Tio America
About
Posts
116
Tópicos
1
Grupos
0
Seguidores
0
Seguindo
0

Posts

Recente

  • Quem lembra do tio américa?
    T Tio America

    opa pessoal, acabei vendo numas estatísticas do youtube e vi que este vídeo estava postado aqui… não sei como lembrei minha senha, porem so aproveitando que entrei por aqui, respondo ao gaucho (conheco pessoalmente ele e não estou aqui para criar descaso) o carro e velho mais ja fez muitos eventos, não acho que minhas pinças de freios wilwood de 4 pistões com pastilhas de freios própias para track days e discos parrudos fossem ser problema. obvio que o dono do camarro não teria como saber disto. ainda assim mesmo andando de cara para o vento o tempo dele foi 1 segundo mais lento do que o meu durante todo o evento.

    na situação atual daquele dia com o pouco conhecimento da pista e/ou do carro que o cara tinha, o corsa levou a melhor. se isto se repetiria em outra situação, eu não sei, provavelmente não. vão ter outros casos destesó quem sabe, espero participar do próximo evento para ver.


  • Para quem curte trackday
    T Tio America

    derepente eu apelo para cambagem possitiva na traseira para ficar mais solta, porem queria conseguir fazer a frente segurar bem o suficiente para fazer a traseira soltar naturalmente.

    de qualquer forma é sempre uma opção.


  • Para quem curte trackday
    T Tio America

    meu ponto é justamente este, se um gol, ou seja la qual for o carro de turismo corsa palio, 206 ect.. consegue fazer a curva de lado com mais velocidade (g s) com um regulamento de merda que castra quase tudo do motor, ou seja são bem mais fracos, e de suspenção, onde pracitamente so se pode mexer em cambagem e caster, alem dos riducluos pirelii p600, eu acho que com um chào mais bem feito, aro 15 com r888 ou slicks e mais motor, eu deveria conseguir fazer a curva pelo menos no mesmo rítimo dos caras, aliado a potência entra na reta, vai resultar num tempo mais baixo ainda de volta.

    enfim, hoje tenho forte convição de que para ganhar mais tempo na pista, eu tenho que tirar tempo das curvas. e sei qu de chão, eu não tenho praticamente anda no carro, esta completamente deslivelado com o nível do motor.


  • Para quem curte trackday
    T Tio America

    gostei mais do primeiro video, engraçado que é uma coisa que eu mais gostei foi esta tendência a sair de traseira dele, ta bom que esta meio nervoso de mais, porem cada vez mais me convenço de que eu tenho que começar a andar com a traseira mais solta para virar tempo, vejo que é uma coisa natural nos carros de turismo e facilitam muito a vida dos pneus dianteiros.

    o meu problema é conseguir fazer a traseira soltar de forma mais progresiva (ligeiramente mais lento) e manter o carro ligeiramente de lado no acelerador, para isto tenho que melhorar um pouco a programação da ecu, ainda não ta 100% liso em todas as situações.

    outra ciosa que gostei do carro, foi o shift light dele no estilo f1 embutido na parte de cima do painel. bem bacana.


  • Corsa do tio américa
    T Tio America

    eu so to preocupado agora é que eu quero usar um esquema de amortecedor traseiro igual aos carros de turismo daqui, que usam as molas por dentro do amortecedor, to começando a achar que não vai caber com as minhas atuais rodas tala 7 , e deixar as molas originais, ou com formato original na traseira é uma bosta, quero de todas as fromas tirar elas fora, e usar um conjunto com mola helper.

    ainda me fodo um pouco mais por que meu eixo traseiro foi encurtado uns 0.5cm parece pouco, porem na hora ajudou para as rodas não rasparem, porem vai me ferrar a vida para fazer os amortecedores traseiros caberem.


  • Corsa do tio américa
    T Tio America

    a furação é 4x100 tenho duas rodas 15 uma tsw tala 7 que uso com pneus de pista (atualmente r888) e uma que comprei a pouco tempo para ficar com pneus de rua, réplica do vectra novo, porem aro 15 ao invez de 16 e com 4 furos tambem.

    mesmo não tendo o carro 100% socado no chão tenho problemas com o paralama traseiro raspando, ja rebati basatnte ali deformando a lataria e ainda assim tenho que ficar de olho para não rapspar.


  • Corsa do tio américa
    T Tio America

    verdade paulão, por isto que eu tenho um jogo de pista, e (ja deveria ter chego) um jogo de rua porem que eles falam que sreve para extream track day ou seja ainda vai freiar legal o carro, a de rua rua mesmo deles o anderson falou que eram quase piores do que as antigas dele, ate por que o tamanho delas é pequena.

    enfim mesmo tendo um gasto de disco no meu caso, o preço do disco que uso (marea turbo) não é muito sureal.


  • Pastilhas e discos de freio
    T Tio America

    eu tive experiência no meu corsa com um kit completo da power brakes com disco slotado de 256mm + pinça de vectra mais um jogo de pastilha green deles, e para ser bem sincero me arependo profundamente do investimento, na época (coisa de 1 ano a pouco) paguei por volta de 600r$ no conjunto, e o resultado foi bem abaixo do que eu esperava, tendo em vista que o disco e pastilha eram novos, e melhores do que o original, acho que o grande problema foi justamente o composto da pastilha.

    enfim não recomendaria o kit deles, ate pelo preço, e no meu ponto de vista o composto da pastilha green pelo menos é ruim.


  • Corsa do tio américa
    T Tio America

    as pinças são do modelo forged billet dunalite, ele tem diversos modelos com diâmetros dos pistões diferentes, e uma caracteristica que eu acho fantastica que é de ter um espaçador de aluminio semparando ela, com isto você pode montar ela em discos de diferentes espessuras.

    eu consegui comprar as minhas no ebay por 150 usd o par, achei o preço super em conta (e eram novas coisa de ebay) as pastilhas tem vários compostos na casa dos 55 usd. pesquisando eles acho que o melhor para uso geral incluino td é o bp-20, ja pensando pisicopaticamente apenas na pista, o composto b parece ser o ideal.

    vou tirar umas fotos do carro, motor cofre peças peças da bomba de óleo pinças ect..


  • Corsa do tio américa
    T Tio America

    quanto ao video do fusca, nào vou meter lenha na fogueira, e vale lembrar que td não é corrida, é muito complicado simplesmenet avaliar dois carros por um único video de uma duas voltas, se eu não me engano o fusca tinha mais um pouco de motor, pelo menos nas retomadas, agora eu estava ali (obviamente não passeando) porem mais numa de filmar o carro, por que tinha me falado muito bem da preparaçào dele, e de quem tocava, agora em termos de tempo de volta o corsa não estava no rítimo mais rápido possível, neste video filmado de dentro do pointer turbo do anderson eu acabei fazendo a minha volta mais rápida do evento:

    http://www.youtube.com/watch?v=xu5sizpdxyu

    com tempo de 1:33 alguma coisa, se você medir o tempo de volta no video do fusca (ambos foram no mesmo dia) vai ver que o tempo esta pelo menos 3 segundos mais lento. logo eu realmente acho se fosse para valer mesmo ou se tivesemos uma cronometragem oficial no dia o tempo de volta do corsa teria sido mais rápido, agora respeito e me amarro muito na preparação do fusca e não vejo como mérito ou demerito um ser mais rápido ou mais lento do que o outro, são coisas completamente diferentes, e a simples oportunidade de poder encontrar na pista estes carros diferentes porem dipostos a dar tudo de si para mim é uma das esencias dos track days.


  • Corsa do tio américa
    T Tio America

    bem pessoal depois de logo tempo fora do forum estou de volta, vou por partes tentando esclarecer o máximo de coisas possíveis este tópico. primeiro quanto o motor novo com as itb s e relativamenet bem acertado agora, creio ja esta próximo do que ele tem a oferecer de potência com os quase 200 hp s. aproveitei tambem e fiz uns upgrades da bomba de óleo que a sbd oferece (engrenagem interna forjada, mola nova (vem no kit) e o pistão é feito de nylon por que eles falam que o original tem uma tendência a emperar).

    feito isto o ponto fraco e que tem me dado dor de cabeça eram os freios, que no final eu descobri que eu tinha dado o azar de ta com um cilindo mestre novo, porem fudido, de qualquer forma montei pinças willwood na dianteira com pastilha composto b de pista, e discos de kadete na traseira que eu arrumei num rolo com um amigo meu. a receita ficou promisora, porem para variar o carro so ficou pronto 1 dia antes do track day, logo demorei algumas boas voltas para conseguir acamar os freios, nas primeiras voltas o carro não freiava reto de forma alguma, e cada vez de um jeito diferente, depois que começei a pegar mais a mão do caro, notei que ele tava com comportamento estranho nas curvas (acabei não abrindo a cambagem como de costume) ai dei o carro para o chiquinho dar umas voltas para ele entender melhor o comportamento do carro, para sugerir alterações em termos de suspesão para o proximo evento, confio muito na habilidade de acerto dele é ele sempre me da umas dicas boas. ele deu umas 13 voltas e acabou não melhorando o meu atual tempo, porem foi legal que ele sugeriu uma calibragem bem mais agressiva com 55 na traseira e 30 na dianteira, com isto ele voltou e em 4-5 voltas acabou fazendo (o que aparece no video) a melhor volta do carro no evento, e isto por que ainda fez uma ultrapassagem no meio da volta, eu cheguei a entrar logo depois dele para dar umas voltas para aproveitar o pouco combustível,e tentar pegar a mão, do carro com comportamento mais traseiro, que para minha alegria não foi tão complicado como eu imaginava.

    resolvi parar e esperar a tarde com a pista mais vazia e mais limpa para fazer volta rápida, nesta deixei o anderson torres que levou o carro para abastecer dar uams voltas para matar a saudades, não sei bem o que que houve, porem depois disto o dia meio que acabou. quando fui voltar para a pista o pedal do freio tava dando fim de curso, ai consegui regular por dentro do carro, voltei para a pista e ele afundou novamente, mais unas futucadas e aparentemente ficou normal, ai na freiada na vitória do nada so a roda dianteira direita trava, meio que me jogando paar o muro, por sorte consegui eveitar a rodada e tem uma área para passar reto, dai voltei no sapatinho e vendo que o freio realmente estava so pegando na dianteira direita, e dado o susto que eu tinha tomado achei prudente finalizar o evento antes que alguma coisa mais séria ocorrese, e claramente não tinha mais o que fazer com o carro daquele jeito.

    na verdade ate agora o freio esta assim quando esquenta ele fica com este comprtamento mais marcante, e to vendo que esta com vazamento de fuido de freio pelo cilindro mestre, to usando menos o carro estes dias, eu providenciei um cilindro da willwood para ver se resolvo de vez o o problema, por que de corsa de 20mm fica muito no talo para o que eu quero, e não sei se ele aguenta bem o tranco.


  • [futuro projeto] corsa 1.8 n/a
    T Tio America

    putz poir que eu ja cheguei a medir as cargas das molas, porem so queria comparar as antigas (originais) que as novas que eu to usando, porem acabei não anotando.


  • Futura injecao eletronica
    T Tio America

    acho que tirar proveito da sonda wide facilita muito na hora de acertar o carro, agora realmente é complicado confiar so nela.. gostei bastante do esquema da mbe, ela tem dois tipos de correções, uma que opera em malha fechada como você discreveu, e outra que ela tem um mapa secundário onde ela vai guardando um fator que é multiiplicado ao mapa principal de combustivel. este mapa vc pode limitar para por exemplo ir de +3% ate -3%, você tambem definie a faixa e temperatura do motor, posições do acelerador, variância do tps e outros parâmetros como velocidade de convergencia, que seram utilizados para aprender este mapa, com isto vc anda ou no dyno ou ate mesmo na rua com o carro, e vai explorando os pontos no mapa, lentamente ela vai atualizando os valores neste mapa secundário, depois de um tempo você pode dar um merge neles, vendo onde que foi atualizado, e manualmente tampando uns buracos que não foram acertados.

    com isto rápidamente vc chega num acerto legal de combustivel, basta ir refazendo estes ciclco algumas vezes.

    acho que este modo é ate bem mais prático do que a correçào em malha fechada.


  • Gsi dando dor de cabeça…
    T Tio America

    não tem nheum kit arp para estes parafusos não? so mais uma coisa, qualquer coisa que surgir destes papos com os engenheiros e especialistas que possa servir para o meu carro me avise


  • My car in home garage
    T Tio America

    na primeira verssao do meu 16v (1.6) eu usei pistões que eram forma de turbo, porem sem serem destaxados, ou seja eram planos, porem mesmo assim dava taxa em torno de 10, no máximo 10,5:1. fiz isto por que o motor era 8v e entre comprar um pistão original para ele e este forjado, achei que valeu a diferença ($$) em termos de peso, mesmo eles tendo bastante material a mais, acabou que deu pouca diferença, ainda assim o carro com comandos originais, e um penum mais bem feito rendeu 160 hp s.

    obviamente agora com os pistões dome para aspirado, e comandos a coisa ficou bem melhor, medi eles na balança, e por mais incrível que pareça o peso do conjunto pistão biela foi igual ao original, porem vale lembrar que a biela original do corsa é uma merdinha ridícula. tipo dificilmente vai ser muito mais leve (ou ate mesmo mais leve) do que o original, porem á idéia e ter a resistencia, minha biela original ja teria partido a muito tempo.

    alem das peças todas, senti que o fato de todas as partes do moto terem sido balanceadas fez toda a diferença no início chegou a ser ridículo, eu ainda amaciando o motor, ai decidia dar uma esticadinha para ir soltando ele, eu crente que estava com giro baixo, coisa de 5.000 rpm quando olhava a porra do contagiros ja estava a 7.000 rpm e aparentemente sem esforço. antes o motor a 7.000 ja estava parecendo que ia explodir


  • .: roncou
    T Tio America

    bacana heim ja vai andar no td de dezembro? agora recomendo que vc meta algum tipo de filtro de ar, vc nem imagina a facilidade de etnrar alguma coisa ali e mandar tudo pelos ares, não vale o risco

    eu fiz todo o acerto do meu carro no dyno sem a tela sobre as cornetas, depois no final eu montei a tela e fiz uma passagem para ver qual era a perda, para minha surpresa, não houve perda alguma, e isto por que eu estou usando apenas uma tela (estupidamente fina) de inox, que praticamente so serve para evitar do motor mastigar alguma coisa. pretendo adaptar um filtro de ar k&n gigante que eu comprei errado (confuzão basica de polegadas por centimetros) para ter um filtro de verdade.

    agora me expantei com os filtros pequenos que vem com o kit, sera que eles funcionam? parecem ter pouca área de filtragem, e pelo que eu vi, a tampa sólida que tem sobre ele pode atrapalhar refletindo as ondas de pressão, ai vc meio que perde o efeito de resonancia em tubo aberto das itb s.


  • Dinheiro não compra braço
    T Tio America

    falam que da pena de ver os carros assim, bem, realmente não é o ideal, agora quem tem grana assim para comprar um carro destes não vai a falencia por que deu pt no carro. pena maior eu tenho é de ver carros destes nipe construidos para serem levados ao extremos, parados numa garagem ou usado por um maldito milhonário para ir comprar perua em bervely hills. ao menos alguns daqueles foram usados com alguma dignindade, da forma que foram construidos para serem utilizados, nem que tenha sido por um período pequeno.


  • [futuro projeto] corsa 1.8 n/a
    T Tio America

    hehhe nunca tive estes lastros no cofre :hauhau: o que eu to encomendando por estes dias, ja me precavendo de um problema futuro, é a engrenagem interna da bomba de oleo forjada.


  • [futuro projeto] corsa 1.8 n/a
    T Tio America

    so de corsa ja tenho coisa de 10 track days, e nunca tive problemas do o vira. bem, no penultimo no meio da curva sul, a mangueira do manometro de pressão soltou do bloco, ai por falta de lubrificação rodou casquilho, porem ai ja não tem como culpar o vira. acabei trocando so por causa disto.

    acho que por ser aspirado, o troque é bem menor ai força menos. tem bastante potencia indo para a roda, porem relativamente pouco torque.


  • Gsi dando dor de cabeça…
    T Tio America

    bem sendo o problema torque, e imaginando que o resto é tudo forjado, sera que não vale apena vc tentar usar uns comandos mais graduados para conseguir girar um pouco maisó assim vc continua com a potencia atual, porem com menos torque. derepente o estres sobre a vira fica menor.

    alias eu to pensando em faz um upgrade pra um comando para tuchos mecânicos, ou seja podemos negociar o meu comando atual :dercy:

  • Login

  • Não tem uma conta? Cadastrar

  • Primeiro post
    Último post
0
  • Recente
  • Usuários