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Pirometro, qual temperatura é segura

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    LLFF
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    #63

    eu usava 1 pirometro bem na saida do 3o cilindro do ap (era o que sempre quebrava hehehe), e dava picos de 800graus. assim nunca quebrou. então, acho que essa sua temp está muito baixa pra 0,9 de lambda. engorda um pouco mais e soca ponto. tem como postar o mapa de ponto?

    [snapback]676133[/snapback]

    vou mudar a posição da sonda, pois na lenta com o carro literalmente botando álcool pelo escape a mistura dá 0,7. :mellow: depois vejo como ficou, dai então vejo se é necessário mudar o acerto. blz?

    tiro como base um gol de um amigo, que a temperatura chega a 750 e tá tudo blz, bem como um voyage montado aqui na oficina, 850, mistura boa, nunca quebrou nada. ambos forjados.

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    • P Offline
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      PrEsA
      escreveu em última edição por
      #64

      mas não era pra ser mais quente logo na sa?da do cabeçote? devido a proximaidade com a c?mara de combut?o.

      [snapback]676113[/snapback]

      lembre-se que você está medindo com pirometro a média da temperatura de um cilindro. por isto que dá menor que a temperatura média dos quatro cilindro.

      porém se vc acompanhar uma sa?da de g?s do escape, ela será maior perto do cabecote e menor após a turbina.

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      • L Offline
        L Offline
        LLFF
        escreveu em última edição por
        #65

        lembre-se que você está medindo com pirometro a média da temperatura de um cilindro. por isto que dá menor que a temperatura média dos quatro cilindro.

        porém se vc acompanhar uma sa?da de g?s do escape, ela será maior perto do cabecote e menor após a turbina.

        [snapback]676189[/snapback]

        valeu.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #66

          andando de boa meu carro deve ficar bem quente…

          de sonda narrow, a 110 por hora eu deixo com 650...600...650...700 de mistura.

          só vai lá pra casa dos 930 com po no fundo.

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Raptor2k5
            escreveu em última edição por
            #67

            vou mudar a posição da sonda, pois na lenta com o carro literalmente botando álcool pelo escape a mistura dá 0,7.  :mellow: depois vejo como ficou, dai então vejo se é necessário mudar o acerto. blz?

            tiro como base um gol de um amigo, que a temperatura chega a 750 e tá tudo blz, bem como um voyage montado aqui na oficina, 850, mistura boa, nunca quebrou nada. ambos forjados.

            [snapback]676143[/snapback]

            entao cara, na lenta o teu carro esta muito gordo. como estao ponto do teu carro?

            pode ser que esteja muito adiantado o ponto, por isso os gases ja saem completamente queimados e perdendo calor, dando um valor menor de temperatura na saida pro escape.

            abraços

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lost
              escreveu em última edição por
              #68

              entao cara, na lenta o teu carro esta muito gordo. como estao ponto do teu carro?

              pode ser que esteja muito adiantado o ponto, por isso os gases ja saem completamente queimados e perdendo calor, dando um valor menor de temperatura na saida pro escape.

              abraços

              [snapback]676213[/snapback]

              concordo plenamente

              quanto mais ponto, mais rica a mistura indicada, mais baixa a temp no escape..

              1 Resposta Última resposta
              • B Offline
                B Offline
                Blackout
                escreveu em última edição por
                #69

                o meu ainda nao passou de 530 graus no escape, 0,8 de pressao ateh uns 190 por hora de quarta

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  Blackout
                  escreveu em última edição por
                  #70

                  0,9 de lambda tá até magro….....e se vc engordar p 0,84 a 0,80 essa temperatura vai baixar + ainda :mellow:

                  vai fazendo testes aí............

                  uma dica ..........na rotação de pegada da turbina regule c 0,80 q pega + fácil, + rápido e + violento.....mantenha 0,86 na rotação de pot máxima e chegando no corte engorde p 0,80 de novo :(

                  [snapback]676090[/snapback]

                  kkkkkkkkkkkk essa foi a coisa mais absurda que eu ja li , alguem avisa pra ele que quanto maior o valor de sonda lambda mais gordo esta o carroo, e mais dificil de quebrar, mano vc ainda fala que eu nao manjo nada de acerto para

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #71

                    kkkkkkkkkkkk essa foi a coisa mais absurda que eu ja li , alguem avisa pra ele que quanto maior o valor de sonda lambda mais gordo esta o carroo, e mais dificil de quebrar, mano vc ainda fala que eu nao manjo nada de acerto para

                    [snapback]676388[/snapback]

                    acho q ele se refere a sonda wide-band e nao essas porcaria original

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio Lima
                      escreveu em última edição por
                      #72

                      acho q ele se refere a sonda wide-band e nao essas porcaria original

                      [snapback]676391[/snapback]

                      desculpa o termo

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        miozao
                        escreveu em última edição por
                        #73

                        kkkkkkkkkkkk essa foi a coisa mais absurda que eu ja li , alguem avisa pra ele que quanto maior o valor de sonda lambda mais gordo esta o carroo, e mais dificil de quebrar, mano vc ainda fala que eu nao manjo nada de acerto para

                        [snapback]676388[/snapback]

                        cara, estão falando de uma sonda wide band e não de sonda lambda original (narrow band)

                        wide band é ao contrário.. maior o número, mais magro est

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          Blackout
                          escreveu em última edição por
                          #74

                          wind band sim é ao contrario mas ele escreveu sonda lambda varias vezes

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
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                            LLFF
                            escreveu em última edição por
                            #75

                            está com 22 na lenta.

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
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                              LLFF
                              escreveu em última edição por
                              #76

                              mas o que eu queria saber mesmo, era a temperatura na sa?da do cabeçote.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Gaucho
                                escreveu em última edição por
                                #77

                                wind band sim é ao contrario mas ele escreveu sonda lambda varias vezes

                                [snapback]676398[/snapback]

                                procura onde escrevó sonda lambda .

                                foi difácil vc perceber q estavamos falando 2 coisas totalmente diferentes

                                eu falando de lambda meter e vc de mult?metro :teteto: :hauhau: :) :) :p :hauhau:

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
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                                  Weiler
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                                  #78

                                  ga?cho e demais amigos do tópico,

                                  meu projeto destoa um pouco da maioria aqui. é um marea turbo com alguns ups: coletor dimensionado, turbina .50, cabeçote feito, escape 3 , bomba externa, linha de combustável 8mm (álcool), ou seja, nada original.

                                  tenho o kit da innovate (sonda + dataloger) + kit rpm (que lá outros 5 sensores). quero fazer um acerto bem fino visando máxima potência em wot e economia em regimes urbanos.

                                  comprei o termopar da odg para instalar. é uma pena que a innovate não leia (precisa de um módulo especial vendido separadamente), então vou ter que apelar para o mult?metro.

                                  minhas dúvidas são:

                                  a) qual marca / modelo de mult?metro comprar, considerando confiabilidade e custo / benefício?

                                  b ) onde instalar o termopar? o manual da odg diz para instalar a 10cm do cabeçote (mas isso em carros aspirados). diz literalmente: sugestáo: para veículos aspirados normalmente se instala no coletor de descarga a uns 10 cm do cabeçote, para os turbos coloca-se na descarga a uns 10 cm da flange da turbina. se eu entendo bem de portugu?s, a uns 10cm da flange da turbina, a meu ver, é 10cm antes da flange da caixa quente e não a 10cm da flange do escape. estou certo?

                                  c) considerando álcool como combustável, qual o fator lambda para maior potência em wot e também para economia no transito?

                                  o ponto em wot no chip (leitura pelo kaptor flex) está em torno de 22-25?.

                                  gostaria muito da ajuda de vocês.

                                  []s

                                  weiler

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #79

                                    esqueci de perguntar o principal: qual a temperatura correta de escape que devo esperar?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #80

                                      ? p instalar o termopar 10cm após a turbina…...........0,86 é a maior potência e 1,05 é o menor consumo sem comprometer o motor.

                                      tem gente q deixa 1 pouco + gordo 0,84 a 0,80 no final de giro.

                                      tua inovatte não lá p q ?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        #81

                                        esqueci de perguntar o principal: qual a temperatura correta de escape que devo esperar?

                                        [snapback]678792[/snapback]

                                        mantenha 0,86 ou 0,84 e veja qto dá de temperatura.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • W Offline
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                                          #82

                                          porque o sinal do temopar é de 0v (0?c) a 0,5mv (1000?c).

                                          o sensor da innovate lá de 0v - 5v, então já me informei que o sinal seria muito fraco para uma leitura precisa. afinal, 0,5mv não é nem 1mv

                                          sobre o fator lambda, esses valores de 0,86 e 1,05 valem para álcool também??

                                          1 Resposta Última resposta

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