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Enchimento de cilindros motor turbo

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    Fabio Dela Marta
    escreveu em última edição por
    #24

    1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
    1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cc

    o mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:

    1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc

    carol, o que você quiz dizer com uma pressão impossível de se usar ?

    qual pressão máxima de turbo num carro com intercooler você acha que um carro com 10:1 de taxa estática deve aguentar se bem alimentado?

    obrigado

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      * Caroline Stella *
      escreveu em última edição por
      #25

      nem é o caso de ter ou não ic, mas sim qto a pme que os pistões suportam caso o motor esteja alimentado direto e sem sobre-aquecimento na massa de ar comprimida devido ao uso de compressores inadequados (pequenos) para a pressão ajustada.
      o limite máximo (pico) respeitado unanimemente é de 25:1. com pistões ross e je esse limite foi para ~32:1.

      qto ao post q vc citou, me confundi com motor de 12:1 de taxa. o de 10:1 da pra usar um pouco mais de 1 bar sim.

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        FabioRR
        escreveu em última edição por
        #26

        o problema do motor taxado com turbo, é que existe o destaxado com turbo.

        turbinar carro para andar com menos de 1kg, é rasgar $$. a não ser que você esteja montado em um carro de motor grande .. agora no caso de 4 cilindros … esquece ...

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        • G Offline
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          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #27

          o limite máximo (pico) respeitado unanimemente é de 25:1. com pistões ross e je esse limite foi para ~32:1.

          limites e respeito não são p serem quebrados ?

          rl e velocidade linear, aqui no pp dão risada p isso

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
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            Pix
            escreveu em última edição por
            #28

            o problema do motor taxado com turbo, é que existe o destaxado com turbo.

            turbinar carro para andar com menos de 1kg, é rasgar $$. a não ser que você esteja montado em um carro de motor grande .. agora no caso de 4 cilindros … esquece ...

            e .

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
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              Gaucho
              escreveu em última edição por
              #29

              turbinar carro para andar com menos de 1kg, é rasgar $$. a não ser que você esteja montado em um carro de motor grande .. agora no caso de 4 cilindros … esquece ...

              vc conhece outros motores sem ser ap ?

              tem motor 4 cil (original c turbina pindurada) q rende + de 400 cvs c 1kg ou menos

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
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                escreveu em última edição por
                #30

                esse próprio motor do si parece ser muito bom. com um pentelho já vem uma bela cavalaria,e tem uns videos dos gringos que mostra isso.

                mas a relação da taxa, acho que antes de tudo, tem que ver a aplicação e aonde a pessoa quer chegar. não adianta falar que 15:1 de taxa e turbo em cima é bom, que todos sabem que não é verdade.

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #31

                  esse próprio motor do si parece ser muito bom. com um pentelho já vem uma bela cavalaria,e tem uns videos dos gringos que mostra isso.

                  lá fora tem kit p esse motor original q usa 0,5 na gasolina

                  pq aqui não podemos usar 0,8 no álcool ?

                  meu vts tá + de 5 anos turbo c baixa pressão

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
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                    wagnerls
                    escreveu em última edição por
                    #32

                    esse topico ta descambando pro mesmo lado do outro topico que a carol citou….

                    a eterna guerra dos taxados x destaxados

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      Pix
                      escreveu em última edição por
                      #33

                      esse topico ta descambando pro mesmo lado do outro topico que a carol citou….

                      a eterna guerra dos taxados x destaxados

                      pelo menos sai menos briga que o torque x potência.

                      1 Resposta Última resposta
                      • N Offline
                        N Offline
                        Niex
                        escreveu em última edição por
                        #34

                        tava fazendo uma procura no google sobre o assunto e um um user de uma forum ai, disse que motores de f1 já tiveram taxas de 45 ~ 50/1 procede ???

                        1 Resposta Última resposta
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                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #35

                          limites e respeito não são p serem quebrados ?

                          rl e velocidade linear, aqui no pp dão risada p isso

                          sim, geralmente quebra mesmo…as canaletas hehehehe

                          motores ruins r/l tem como se contornar os sintomas (fazendo alívo e balanceamento no vb), mas resistência mecânica só se contorna com materiais mais resistentes.
                          esses 25:1 são valores referenciais em motores ap com pistões hipereutéticos, extremamente resistentes e difíceis de serem encontrados. se colocar pressão dessa forma (equivalente em 25:1 de din tx) por exemplo num motor gm 2.0 (monza kadett) ou num fiat fire, eles quebram de não sobrar nada. vai pistão e biela pro espaço com bem menos carga do q isso. existem pistões h para linha gm, snme vinham nos calibra, ai sim aguentam mais paulada q o os originais.

                          1 Resposta Última resposta
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                            * Caroline Stella *
                            escreveu em última edição por
                            #36

                            vc conhece outros motores sem ser ap ?

                            tem motor 4 cil (original c turbina pindurada) q rende + de 400 cvs c 1kg ou menos

                            gaucho, o principal motivo de seu motor render com pressão baixa não é a taxa, mas sim o absurdo fluxo do seu cabeçote…

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fabio Dela Marta
                              escreveu em última edição por
                              #37

                              estou perto dos 22 de taxa dinamica e por enquanto nao deu nada…

                              ap totalflex 1.6 (10,5:1 de taxa estatica) com 1.1kg e as vezes picos de no maximo 1.2kg.

                              os pistoes sao os originais da marca ks . uma pena que nao esta vindo mais metal leve.

                              vamos ver até onde vai isso...

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                Pellegrino
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                                #38

                                carol, eu lembro que uma vez vc colocou esses cálculos no clubepaliotuning, vc me autoriza à achar lá e colocá-los aqui?

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
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                                  #39

                                  sim, rlx.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    #40

                                    e no caso do meu motor por exemplo carol?
                                    é 2.0 std com pistoes gasolina - carburado

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
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                                      #41

                                      sim, rlx.

                                      ok, depois eu procuro lá

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
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                                        #42

                                        e no caso do meu motor por exemplo carol?
                                        é 2.0 std com pistoes gasolina - carburado

                                        esse ja tem uma formula pronta em um topico aki no pp taxa x pressao

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
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                                          #43

                                          qual é a definição de cilindrada de um motor ?

                                          o qto de ar ele deslocaria teoricamente, para 100% de eficiencia de bombeamento… ou seja o volume do cilindro que percorre o topo do pistão do pms ao pmi e pronto, ao abaixar ele puxa o volume de ar (considerando perfeito para esta definição) e ponto final.

                                          na vida real não é o que acontece, num motor aspirado ele rende menos, mas juntando-se diversos efeitos vc consegue através da técnica de bombeamento fazer o rendimento até ser ligeiramente superior a 100%... ou usando-se superalimentação (turbo, blower) consegue-se enfiar valvua abaixo maiors quantidades de ar que as que seriam admitidas mesmo em condições especiais.

                                          o rendimento de admissão varia com a rotação por isso o motor tem uma curva de torque, que varia com a quantidade de ar que o cilindro acaba por receber, para se ter uma curva de torque linear (eficiencia linear) precisa-se mudar a pressão de turbo por rotação... é po que fazem os motores turbo modernos com gerenciamento eletrônico de pressão.

                                          a taxa de compressão é o resultado entre o volume admitido teórico e o volume final teórico (desconsiderando-se o timing das valvulas de admissão e escape).

                                          para melhor entender o mecanismo (já que por exemplo as valvulas de admissão se abrem antes do pms, o volume teorico pode ser maior ou menos que o da pratica devido a superalimentação ou efeito de bombeamento) usa-se modelos de contorno, um destes deve ser o que a carol usa... mas modelos de contorno sempre fazem considerações mais ou menos verdadeiras...

                                          a grande verdade é que empiricamente a gente sabe que pra cada aumento de taxa percentual, apenas metade sobe de eficiência, desta forma se vc tem um motor de 10:1 e taxa ele para 12:1...tem 20% de aumento de taxa, porém o aumento de potencia será da ordem de apenas 10%

                                          da mesma forma...se você usa 0,7bar de pressão tem uma sobrelevação no nivel do mar de 1,7
                                          ...se subir em 50% a pressão e usar 1,05bar vai ter uma sobrelevação de apenas 2,05, ou seja o ganho de potência será da ordem de 2,05/1,7 = 20,6%

                                          ou seja vc aumenta 50% o stress termomecãnico para ganhar no máximo 20,6% de potência.

                                          assim o que se pode concluir é que:

                                          um motor 1,6 litros, taxa de 12:1 com 0,7bar em comparação a um mesmo motor com 8:1 e 1,5bar

                                          rendimento devido a taxa : 12/8 = 1,5... o taxado deve render 25% a mais
                                          rendimento devido a superalimentação: considerando-se nivel do mar, etc etc
                                          (1,5+1)/(0,7+1) = 1,47

                                          motor 1: 1,6 x 1,25 x 1 = 2,00 (o motor se comportaria como se tivesse 2,0 litros e a mesma taxa de 8:1 do outro motor0

                                          motor 2: 1,6 x 1 x 1,47 = 2,352

                                          dividindo-se motor2 por motor 1 teremos que este ultimo teria cerca de 17,6% a mais de rendimento (leia potência).

                                          digamos que um tenha 250cv... o outro teria cerca de 300cv, é uma boa diferença de performance, mas para o dobro de pressão, onde certamente o risco de quebra será o dobro do motor 1 mesmo sendo bem mais taxado.

                                          porém é bom frisar que... o motor 1 tem mais torque antes da turbina encher, se for a mesma turbina ele tem pegada muito mais rapida que o motor 2,e certamente é mais economico (principalmente de carga baixa, mas de carga alta tbm o será)

                                          quem quer andar na frente, opta pelo motor 2, quem quer um motor confiável, economico e com boa reposta ao acelerador pode considerar o motor 1.

                                          apenas para curiosidade, a fabrica usa o motor 2 com a pressão do motor 1 para garantir a máxima confiabilidade mesmo sob uso abusivo e baixa manutenção, de forma a naum ter problemas com garantia.

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