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Enchimento de cilindros motor turbo

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  • G Offline
    G Offline
    Gaucho
    escreveu em última edição por
    #27

    o limite máximo (pico) respeitado unanimemente é de 25:1. com pistões ross e je esse limite foi para ~32:1.

    limites e respeito não são p serem quebrados ?

    rl e velocidade linear, aqui no pp dão risada p isso

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    • P Offline
      P Offline
      Pix
      escreveu em última edição por
      #28

      o problema do motor taxado com turbo, é que existe o destaxado com turbo.

      turbinar carro para andar com menos de 1kg, é rasgar $$. a não ser que você esteja montado em um carro de motor grande .. agora no caso de 4 cilindros … esquece ...

      e .

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      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #29

        turbinar carro para andar com menos de 1kg, é rasgar $$. a não ser que você esteja montado em um carro de motor grande .. agora no caso de 4 cilindros … esquece ...

        vc conhece outros motores sem ser ap ?

        tem motor 4 cil (original c turbina pindurada) q rende + de 400 cvs c 1kg ou menos

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        • P Offline
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          Pix
          escreveu em última edição por
          #30

          esse próprio motor do si parece ser muito bom. com um pentelho já vem uma bela cavalaria,e tem uns videos dos gringos que mostra isso.

          mas a relação da taxa, acho que antes de tudo, tem que ver a aplicação e aonde a pessoa quer chegar. não adianta falar que 15:1 de taxa e turbo em cima é bom, que todos sabem que não é verdade.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #31

            esse próprio motor do si parece ser muito bom. com um pentelho já vem uma bela cavalaria,e tem uns videos dos gringos que mostra isso.

            lá fora tem kit p esse motor original q usa 0,5 na gasolina

            pq aqui não podemos usar 0,8 no álcool ?

            meu vts tá + de 5 anos turbo c baixa pressão

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            • W Offline
              W Offline
              wagnerls
              escreveu em última edição por
              #32

              esse topico ta descambando pro mesmo lado do outro topico que a carol citou….

              a eterna guerra dos taxados x destaxados

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                Pix
                escreveu em última edição por
                #33

                esse topico ta descambando pro mesmo lado do outro topico que a carol citou….

                a eterna guerra dos taxados x destaxados

                pelo menos sai menos briga que o torque x potência.

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                • N Offline
                  N Offline
                  Niex
                  escreveu em última edição por
                  #34

                  tava fazendo uma procura no google sobre o assunto e um um user de uma forum ai, disse que motores de f1 já tiveram taxas de 45 ~ 50/1 procede ???

                  1 Resposta Última resposta
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                    * Offline
                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #35

                    limites e respeito não são p serem quebrados ?

                    rl e velocidade linear, aqui no pp dão risada p isso

                    sim, geralmente quebra mesmo…as canaletas hehehehe

                    motores ruins r/l tem como se contornar os sintomas (fazendo alívo e balanceamento no vb), mas resistência mecânica só se contorna com materiais mais resistentes.
                    esses 25:1 são valores referenciais em motores ap com pistões hipereutéticos, extremamente resistentes e difíceis de serem encontrados. se colocar pressão dessa forma (equivalente em 25:1 de din tx) por exemplo num motor gm 2.0 (monza kadett) ou num fiat fire, eles quebram de não sobrar nada. vai pistão e biela pro espaço com bem menos carga do q isso. existem pistões h para linha gm, snme vinham nos calibra, ai sim aguentam mais paulada q o os originais.

                    1 Resposta Última resposta
                    • * Offline
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                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #36

                      vc conhece outros motores sem ser ap ?

                      tem motor 4 cil (original c turbina pindurada) q rende + de 400 cvs c 1kg ou menos

                      gaucho, o principal motivo de seu motor render com pressão baixa não é a taxa, mas sim o absurdo fluxo do seu cabeçote…

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio Dela Marta
                        escreveu em última edição por
                        #37

                        estou perto dos 22 de taxa dinamica e por enquanto nao deu nada…

                        ap totalflex 1.6 (10,5:1 de taxa estatica) com 1.1kg e as vezes picos de no maximo 1.2kg.

                        os pistoes sao os originais da marca ks . uma pena que nao esta vindo mais metal leve.

                        vamos ver até onde vai isso...

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          Pellegrino
                          escreveu em última edição por
                          #38

                          carol, eu lembro que uma vez vc colocou esses cálculos no clubepaliotuning, vc me autoriza à achar lá e colocá-los aqui?

                          1 Resposta Última resposta
                          • * Offline
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                            * Caroline Stella *
                            escreveu em última edição por
                            #39

                            sim, rlx.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #40

                              e no caso do meu motor por exemplo carol?
                              é 2.0 std com pistoes gasolina - carburado

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                Pellegrino
                                escreveu em última edição por
                                #41

                                sim, rlx.

                                ok, depois eu procuro lá

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #42

                                  e no caso do meu motor por exemplo carol?
                                  é 2.0 std com pistoes gasolina - carburado

                                  esse ja tem uma formula pronta em um topico aki no pp taxa x pressao

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
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                                    #43

                                    qual é a definição de cilindrada de um motor ?

                                    o qto de ar ele deslocaria teoricamente, para 100% de eficiencia de bombeamento… ou seja o volume do cilindro que percorre o topo do pistão do pms ao pmi e pronto, ao abaixar ele puxa o volume de ar (considerando perfeito para esta definição) e ponto final.

                                    na vida real não é o que acontece, num motor aspirado ele rende menos, mas juntando-se diversos efeitos vc consegue através da técnica de bombeamento fazer o rendimento até ser ligeiramente superior a 100%... ou usando-se superalimentação (turbo, blower) consegue-se enfiar valvua abaixo maiors quantidades de ar que as que seriam admitidas mesmo em condições especiais.

                                    o rendimento de admissão varia com a rotação por isso o motor tem uma curva de torque, que varia com a quantidade de ar que o cilindro acaba por receber, para se ter uma curva de torque linear (eficiencia linear) precisa-se mudar a pressão de turbo por rotação... é po que fazem os motores turbo modernos com gerenciamento eletrônico de pressão.

                                    a taxa de compressão é o resultado entre o volume admitido teórico e o volume final teórico (desconsiderando-se o timing das valvulas de admissão e escape).

                                    para melhor entender o mecanismo (já que por exemplo as valvulas de admissão se abrem antes do pms, o volume teorico pode ser maior ou menos que o da pratica devido a superalimentação ou efeito de bombeamento) usa-se modelos de contorno, um destes deve ser o que a carol usa... mas modelos de contorno sempre fazem considerações mais ou menos verdadeiras...

                                    a grande verdade é que empiricamente a gente sabe que pra cada aumento de taxa percentual, apenas metade sobe de eficiência, desta forma se vc tem um motor de 10:1 e taxa ele para 12:1...tem 20% de aumento de taxa, porém o aumento de potencia será da ordem de apenas 10%

                                    da mesma forma...se você usa 0,7bar de pressão tem uma sobrelevação no nivel do mar de 1,7
                                    ...se subir em 50% a pressão e usar 1,05bar vai ter uma sobrelevação de apenas 2,05, ou seja o ganho de potência será da ordem de 2,05/1,7 = 20,6%

                                    ou seja vc aumenta 50% o stress termomecãnico para ganhar no máximo 20,6% de potência.

                                    assim o que se pode concluir é que:

                                    um motor 1,6 litros, taxa de 12:1 com 0,7bar em comparação a um mesmo motor com 8:1 e 1,5bar

                                    rendimento devido a taxa : 12/8 = 1,5... o taxado deve render 25% a mais
                                    rendimento devido a superalimentação: considerando-se nivel do mar, etc etc
                                    (1,5+1)/(0,7+1) = 1,47

                                    motor 1: 1,6 x 1,25 x 1 = 2,00 (o motor se comportaria como se tivesse 2,0 litros e a mesma taxa de 8:1 do outro motor0

                                    motor 2: 1,6 x 1 x 1,47 = 2,352

                                    dividindo-se motor2 por motor 1 teremos que este ultimo teria cerca de 17,6% a mais de rendimento (leia potência).

                                    digamos que um tenha 250cv... o outro teria cerca de 300cv, é uma boa diferença de performance, mas para o dobro de pressão, onde certamente o risco de quebra será o dobro do motor 1 mesmo sendo bem mais taxado.

                                    porém é bom frisar que... o motor 1 tem mais torque antes da turbina encher, se for a mesma turbina ele tem pegada muito mais rapida que o motor 2,e certamente é mais economico (principalmente de carga baixa, mas de carga alta tbm o será)

                                    quem quer andar na frente, opta pelo motor 2, quem quer um motor confiável, economico e com boa reposta ao acelerador pode considerar o motor 1.

                                    apenas para curiosidade, a fabrica usa o motor 2 com a pressão do motor 1 para garantir a máxima confiabilidade mesmo sob uso abusivo e baixa manutenção, de forma a naum ter problemas com garantia.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      #44

                                      acabei dando o <enter>antes de mais algumas considerações…

                                      ponto, até certo momento o ponto pode compensar diferenças entre taxas, um motor com 10:1 pode render como um de digamos 11:1 de taxa apenas aumentando o ponto e deixando a alimentação perfeita para esta nova condição.

                                      porém num motor turbo isso se torna um problema, qto mais pressão vc tem maior é a chance de detonação por aquecer o ar de admissão, se vc usa um intercooler isso é mais contornável, se naum usa precisa realmente diminuir o ponto o que vai diminuir o rendimento teorico (mas que na pratica seria impossivel ja que o motor se destruiria em algum tempo de uso).

                                      assim aqueles 17,6% calculados lá em cima do moor 2 poderia ser até menor dependendo de qto precisa usar a menos de ponto sobre o motor 1.

                                      para comparação...

                                      o motor 1 com 12:1 de taxa usando 0,7bar renderia em potência o semelhante a um motor com 8:1 de taxa e usando cerca de 1,15bar

                                      calculando-se

                                      2,15 / 1,7 = 1,265

                                      1,6 x 1,25 x 1/ 1,6 x 1 x 1,265 = 0,988 ~1,00

                                      ou seja um motor com 0,7bar e 12:1 de taxa rende em potencia algo parecido se tiver 8:1 de taxa e 1,15bar de pressão... mas ainda com melhor consumo e pegada da turbina.</enter>

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        Gaucho
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                                        #45

                                        ou seja um motor com 0,7bar e 12:1 de taxa rende em potencia algo parecido se tiver 8:1 de taxa e 1,15bar de pressão… mas ainda com melhor consumo e pegada da turbina.

                                        nota 10 a explicação….......compartilho da mesma opinião.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
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                                          #46

                                          nota 10 a explicação….......compartilho da mesma opinião.

                                          2

                                          1 Resposta Última resposta

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