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Escapamento para turbo de rua

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  • M Offline
    M Offline
    miozao
    escreveu em última edição por
    #2

    eu já andei:

    • escape inteiro de 2,5 , com 1 abafador

    • saída de 2,5 e o resto de 3 com 1 abafador

    • saída de 2,5 e mais nada :bravo: :ninja: ehheheheh, está assim atualmente.

    já fica em ordem do pior pro melhor.

    conlusões?

    pra turbo (se a turbina estiver corretamente dimensionada), quanto mais livre o escape, melhor. não tem o que discutir.

    lógico que vai ter um limite, tipo, 2,5 pra 3 melhora 50% (exemplo), de 3 pra 3,5 , melhora 20%… de 3,5 pra 4 melhora 10%... e vai chegar uma hora que nao vai haver melhora por motivos óbvios

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    • Z Offline
      Z Offline
      Zungalele
      escreveu em última edição por
      #3

      de que grandeza de potência tu te refere?

      eu acho que um carro 1.0 turbo de 130cv com escape de 3 é no mínimo ridículo.

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      • S Offline
        S Offline
        smk. 0
        escreveu em última edição por
        #4

        só andei com duas configuraçoes… só no downpipe(2,5 ) e com escape de 2,5 e 1 abafador...

        o meu caso a diferença de potencia entre uma e outra era nitida...

        com escape ficava uma bosta, o motor amarrava em alta e perdia alguns pôneis.

        tirava e deixava só na saida da turbina, o carro mudava da agua pro vinho.

        1 Resposta Última resposta
        • N Offline
          N Offline
          nato
          escreveu em última edição por
          #5

          pow, aí sempre tive essas dúvidas e nunca tive uma resposta convicente….

          boa iniciativa do amigo aí, pena q estou longe para ajudar...

          boa sorte na pesquisa e estarei acompanhando o tópico...

          abraço

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Flavio Cruz
            escreveu em última edição por
            #6

            estou tentando arrumar uma combinacao de escape mais silencioso possivel versus menos restritivo possivel..

            1 Resposta Última resposta
            • _ Offline
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              _PiLoTo_De_FugA_
              escreveu em última edição por
              #7

              bom to nessa faze tbm de fazer o escap, montei meu carro soh q num cheguei a anda sem escap.. so funcionei mesmo achava o barulho lindo.. mais como tinha casas em volta da oficina.. e o carro fico um bom tempo lah e movimentava ele direto.. ai coloquei um quebra galho q veio no kit q tinha comprado um escap de 2.5 cheio de solda.. e curvas..q vai ateh o meio do carro com um turbal na ponta;; o carro em questão eh um passat, oq vcs acham.. queria um bem silencioso.. mais ñ queria perde potencia tbm rsrs.. oq vcs acham? no passat acho q soh vai da pra coloca um abafador me falaram da kombi oq vcs acham? faço de 2.5 ou 3 ?

              abçs: jonathan

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              • O Offline
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                O Esmerilhador
                escreveu em última edição por
                #8

                escapeé um pesadelo dá vontade de voltar o original e por uma borboleta na saida e quando eu for acelerar eu abro eu achoq ue escape sempre vai roubarpotencia no meu caso até 2 bar até que vai bem mas deve ser pq meu motor é pequeno queima um volume bem menor 1.600cc

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  Ricardo
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  será que precisa medir potência mesmo? pq é bem mais fácil medir o backpressure no downpipe…

                  1 Resposta Última resposta
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                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    flavio, como assim mais ninguem me explicou ao certo ?

                    ja foi falado sobre isso vaaaaaarias vzs aqui dentro…

                    de toda forma, vc sabe como funciona um turbocompressor, certo? sendo assim, vc sabe qual a resposta para a sua pergunta.

                    1 Resposta Última resposta
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                      _NandoO_
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      flavio, como assim mais ninguem me explicou ao certo ?

                      ja foi falado sobre isso vaaaaaarias vzs aqui dentro…

                      de toda forma, vc sabe como funciona um turbocompressor, certo? sendo assim, vc sabe qual a resposta para a sua pergunta.

                      carol, e o que tu achas com relacao ao supercharger que eh acionado por correia? como disse antes quero chegar de 200cv num 1600 e uns 270cv num 2300 com um m62 e ontem fui fazer o orcamento dos tubos pra fazer o escape de inox, fiquei pensando em fazer o escape pro 1600 com 4 tubos de 5/8 ou 3/4 e no final fazer em 2.5 ou 3pol.

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                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        carol, e o que tu achas com relacao ao supercharger que eh acionado por correia? como disse antes quero chegar de 200cv num 1600 e uns 270cv num 2300 com um m62 e ontem fui fazer o orcamento dos tubos pra fazer o escape de inox, fiquei pensando em fazer o escape pro 1600 com 4 tubos de 5/8 ou 3/4 e no final fazer em 2.5 ou 3pol.

                        nando, seu caso é diferente, como se vc tivesse um motor aspirado de alta potência. ai precisa tomar cuidado com tubulação larga demais, mesmo com o compressor ali pressurizando e dificultando vc sentir a perda de torque devido a um escape mal dimensionado.

                        1 Resposta Última resposta
                        • Z Offline
                          Z Offline
                          Zungalele
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          a impressão que eu tive é que vale muito mais a pena investir mais num bom coletor antes da turbina do que gastar um monte de dinheiro num escapamento gigante.

                          o que eu usava era um abafador com escape 2,5 mais comprido até depois do parachoque.

                          ps: aqueles coletores de ferro fundido da spa por exemplo, são uma piada de mau gosto.

                          1 Resposta Última resposta
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                            _NandoO_
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            nando, seu caso é diferente, como se vc tivesse um motor aspirado de alta potência. ai precisa tomar cuidado com tubulação larga demais, mesmo com o compressor ali pressurizando e dificultando vc sentir a perda de torque devido a um escape mal dimensionado.

                            foi exatamente o que pensei, vou me basear nos aspirados entao

                            acho que vou acabar indo de coletor de 1 5/8 e final de 2.5 com abafador no mileseis, mas vou pesquisar melhor sobre os aspirados a ar tops.

                            obrigado

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              menegotto
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                              #15

                              escape em turbo é uma faca de 2 gumes…

                              o maior rendimento vai vir só com uma curvinha de nada na saída de turbina...

                              em compensação o ruído vai ser horrível...

                              eu tenho no meu carro 2,5 reto até atrás e um abafador específico pra turbo... ele não é reto por dentro, faz tipo um s bem suave... tu olha e encherga a saída do outro lado, mas faz uma curvinha...

                              resultado: ronco grave quando abre a borboleta, gostoso de ouvir... andando de boa tá mais silencioso do que o original... prefiro perder 10-20 cv em escape e ter conforto para viajar...

                              1 Resposta Última resposta
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                                #16

                                foi exatamente o que pensei, vou me basear nos aspirados entao

                                acho que vou acabar indo de coletor de 1 5/8 e final de 2.5 com abafador no mileseis, mas vou pesquisar melhor sobre os aspirados a ar tops.

                                obrigado

                                lembre-se q o escape do fusca é curto, e com isso tenha muito cuidado ao pensar em grandes diâmetros.

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #17

                                  ps: aqueles coletores de ferro fundido da spa por exemplo, são uma piada de mau gosto.

                                  vc achou a designação perfeita

                                  o q mais se tem hj em dia no mercado de performance são piadas de mal gosto pra cima dos consumidores, q na maioria são leigos e/ou recentes adeptos do faça vc mesmo .

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #18

                                    lembre-se q o escape do fusca é curto, e com isso tenha muito cuidado ao pensar em grandes diâmetros.

                                    entendo carol, mas tem que ver que é curto a parte depois da junção, pois antes dela os tubos são relativamente compridos pois tem voltas a fazer pra ficarem com o aproximadamente o mesmo comprimento e teoricamente com a mesma resistencia.

                                    pelo que andei pesquisando em sites e no youtube fuscas 1600 o povo usa 1 1/2, até os 1900 usam 1 5/8 e nos 2300 com seus 160cvs até 220cvs o povo anda usando 1 3/4.

                                    pro meu 1600 então devo usar o 1 3/4 mesmo, já que pretendo chegar +ou- nessa potencia.

                                    agora tenho que pensar como vou fazer o abafador também de inox pra ficar silencioso em baixa e ronco grave em alta, se tiver alguma dica pra se fazer abafador eu fico grato

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #19

                                      ah sim, o diâmetro das saidas nos cabeçotes (coletores) devem manter a relação com os dutos.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #20

                                        ah sim, o diâmetro das saidas nos cabeçotes (coletores) devem manter a relação com os dutos.

                                        queres dizer que o diametro do tubo do coletor de escape deve ser o mesmo do duto de escape do cabeçote? se for assim eu vou ter que ver o que consigo alargar do cabeçote do fusca, eu tava abrindo as camaras para uma mistura de hemisférica com ap, abrindo de leve e deixando o mais reto possivel, mas minha dremel queimou, tenho que achar a nota fiscal pra levar na garantia. =(

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #21

                                          queres dizer que o diametro do tubo do coletor de escape deve ser o mesmo do duto de escape do cabeçote? se for assim eu vou ter que ver o que consigo alargar do cabeçote do fusca, eu tava abrindo as camaras para uma mistura de hemisférica com ap, abrindo de leve e deixando o mais reto possivel, mas minha dremel queimou, tenho que achar a nota fiscal pra levar na garantia. =(

                                          sim, existe uma relação entre o diâmetro do duto de escape x diâmetro do cano do coletor de escape. muitos motores nascem mortos quando se erra nessa relação.

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