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Dúvida rápida vira de 1.8 + biela de kd + pistão de 1.6 alc

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Adriano Sushi
    escreveu em última edição por
    #11

    povo, tive um problema peguei meus pisões iapel e em baixo dele tem um número 39 eu peguei um pino e conectei ele do lado de um pistão iapel, e o iapel é 3.5mm mais alto que o de 1.8

    depois fiz a mesma coisa com pistões de 1.6 peguei o de 1.6 alcool dos carburado antigo, e o iapel deu 2,5mm mais baixo

    o cabeçote original tem 133mm ou 133,2mm é isso?

    meu cabeçote atual tem 132.6mm

    pelo que vi a diferença é boa então pergunto

    e eu montar 1.6 qual é a taxa? porque pro 1.8 com biela de kd vai derrubar muito mais a taxa correto?

    vamo lá, o pistão de 1.6, tem o pino mais pra baixo. forjado pode ter a cabeça diferente de acordo com a aplicação.

    cabeçote tem perto de 133, já vi std com um pouco mais e um pouco menos, o seu deve ter tomado alguns passes de limpeza, mas não muda quase nada no volume da camara.

    agora se vc montar com vira de 1.8 que tem mais curso que o 1.6, e pistão de alcool que tem o pino mais baixo, e biela kd, vai dar taxa proxima de um gasolina. mas pra ter certeza mesmo só buretando o motor…

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      * Caroline Stella *
      escreveu em última edição por
      #12

      vb de 1.8 com pistões de 1.6 alcool? se for isso, ja vi alguns sendo montados e tb andei em dois desses. sinceramente não gostei, ficou esquisito . a altura total do pistão de 1.6 é a mesma q o de 1.8? parece q os motores estavam presos , não iam …

      taxa aproximada de 9:1.

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      • O Offline
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        O Esmerilhador
        escreveu em última edição por
        #13

        adriano sushi e carol

        entendi ambos, acho que irei arregar , acho que vou levar pra algum preparador porque não tenho conhecimento para buretar, eu até consigo fazer isso, mas nao terei certeza do que estarei fazendo, nao sentirei segurança no valor que eu irei chegar

        só queria deixar a ultima pergunta

        1 jogo de pistão que é reto com o bloco rente eu teria que mandar tirar um bife de quantos mm pra chegar na taxa de 8,5:1? considerando cabeçote original

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        • T Offline
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          ts78
          escreveu em última edição por
          #14

          por um motivo desagradável eu tive que vender minhas bielas forjadas mas eu posso montar o setup abaixo

          vira de 1.8

          biela de kd

          pistão de 1.6 alc mahle dos carburado

          comando 49g atrasado 3º

          turbo biagio rotor 53mm e eixo 52mm .50/.63

          eu queria montar este frankstein e andar com 2 bar, alguém sabe a taxa disso? uns 8:1?

          minha preocupação são viagens de 500km preciso saber se isso tem alguma durabilidade, porque pra 400mts eu tenho certeza que vai de boa

          fala esmerilhador, vc montou essa config?

          vira 1.8, bielas de kd e pistao 1.6 alc do carburado?

          tenho um gol furgao ap 1.6 alcool original, motor está ok, to querendo turbinar e partir pra essa sua receita

          li comentarios abaixo que uma parte de baixo dessa ia aguentar um sofrimento heheh

          melhor do que eu turbinar alcool no alcool com esse 1.6 original ne…..

          mais alguem montou essa config e pode deixar opniao?

          tem que mexer nos pistoes 1.6 pra nao pegar nas bielas?

          abraço

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
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            O Esmerilhador
            escreveu em última edição por
            #15

            por um motivo desagradável eu tive que vender minhas bielas forjadas mas eu posso montar o setup abaixo

            vira de 1.8

            biela de kd

            pistão de 1.6 alc mahle dos carburado

            comando 49g atrasado 3º

            turbo biagio rotor 53mm e eixo 52mm .50/.63

            eu queria montar este frankstein e andar com 2 bar, alguém sabe a taxa disso? uns 8:1?

            minha preocupação são viagens de 500km preciso saber se isso tem alguma durabilidade, porque pra 400mts eu tenho certeza que vai de boa

            fala esmerilhador, vc montou essa config?

            vira 1.8, bielas de kd e pistao 1.6 alc do carburado?

            tenho um gol furgao ap 1.6 alcool original, motor está ok, to querendo turbinar e partir pra essa sua receita

            li comentarios abaixo que uma parte de baixo dessa ia aguentar um sofrimento heheh

            melhor do que eu turbinar alcool no alcool com esse 1.6 original ne…..

            mais alguem montou essa config e pode deixar opniao?

            tem que mexer nos pistoes 1.6 pra nao pegar nas bielas?

            abraço

            fiquei com medo e não me atrevi amontar este frankstein montei 1.6 std mesmo com pistão forjado

            a ultima acelerada foi a melhor mas atualmente está um pouco mais forte pena que quebro cambio denovo

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            • T Offline
              T Offline
              ts78
              escreveu em última edição por
              #16

              caramba, ficou muito bom

              da uma opniao, vale a pena partir pro 1.9 com pistao 2.0 alcool

              essa receita com vira de kd

              ou continuar 1.6?

              to com um furgaozinho, 750kg

              queria montar um custo beneficio bom pra dar trabalho pra galera que tem mto mais investimento $$$ hehehe

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              • O Offline
                O Offline
                O Esmerilhador
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                #17

                depende, eu estou muito acostumado com 1.6 não vou trocar tão cedo, e eu to montado um outro 1.6 de reserva já heheheh

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                • T Offline
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                  tik
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  vale lembrar os motores que saiu nos gol gt 1.8 e santanas 84 /85 basicamente era o vira 1.8de curso 86,4 e usava as bielas e mancal do motor md de 136,0mm (mesmo entre centro das kombi) o pistão tambem era + alto e usava pino de 22,0mm .

                  estes motores não são tam gambiaras asim foi muito usado antigamente em interlagos nas arrancadas na epoca biela importada era meio inviavel .

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    ts78
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    vale lembrar os motores que saiu nos gol gt 1.8 e santanas 84 /85 basicamente era o vira 1.8de curso 86,4 e usava as bielas e mancal do motor md de 136,0mm (mesmo entre centro das kombi) o pistão tambem era + alto e usava pino de 22,0mm .

                    estes motores não são tam gambiaras asim foi muito usado antigamente em interlagos nas arrancadas na epoca biela importada era meio inviavel .

                    cara o que vc acha de montar essa config de vira 1.8, bielas da kombi diesel e pistoes iapel ap 1.6 forjados 1mm ou 82mm (que coloquei ao link) sem trabalhar a cabeça, junta de aço, cabeçote 38x33 com comando jpf copia do 7013 com uma 3e, kit pulsativo e uma .50.58 pulsativa? tudo bem balanceadinho, carro de rua e eventualmente um acelerinho na pista ehhehe

                    pistoes iapel http://produto.merca…irad-8200mm-_jm

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      ts78
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      vale lembrar os motores que saiu nos gol gt 1.8 e santanas 84 /85 basicamente era o vira 1.8de curso 86,4 e usava as bielas e mancal do motor md de 136,0mm (mesmo entre centro das kombi) o pistão tambem era + alto e usava pino de 22,0mm .

                      estes motores não são tam gambiaras asim foi muito usado antigamente em interlagos nas arrancadas na epoca biela importada era meio inviavel .

                      cara o que vc acha de montar essa config de vira 1.8, bielas da kombi diesel e pistoes iapel ap 1.6 forjados 1mm ou 82mm (que coloquei ao link) sem trabalhar a cabeça, junta de aço, cabeçote 38x33 com comando jpf copia do 7013 com uma 3e, kit pulsativo e uma .50.58 pulsativa? tudo bem balanceadinho, carro de rua e eventualmente um acelerinho na pista ehhehe

                      pistoes iapel http://produto.merca…irad-8200mm-_jm

                      pessoal fala muito do rl com biela de kombi

                      mais no vira 1.8 a rl fica menor que um 2.0 com bielas 144mm

                      pelos meus calculos o 1.8 com biela de kombi fica em 0,317 enqto o 2.0 com biela 144 tem 0,322

                      1 Resposta Última resposta
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                        VictorArrabal
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        fiz umas contas rápidas e a diferença de altura total entre o 1.8 a gasolina e a configuração sugerida é de 1 mm logo a taxa deve ficar quase igual…é uma boa pra guardar na manga pra uma receita simples mas que agüente sarrafo...

                        se eu soubesse dessa config há uns 2 anos atras provavelmente teria tido mto menos dores de cabeça haha

                        as contas depois eu passo aqui...

                        1 Resposta Última resposta
                        • V Offline
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                          VictorArrabal
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          conforme prometido os cálculos…

                          ap 1.8 à gasolina (taxa - 8,5:1):

                          curso - 86,4 mm

                          biela - 144 mm

                          altura de compressão do pistão: 33,30 mm

                          câmara no pistão: -8,10 cm³

                          altura do conjunto: (86,4/2) + 144 + 33,30 = 220,5

                          ap 1.8 com biela de kd (taxa ~8,5:1)

                          curso - 86,4 mm

                          biela - 136 mm

                          altura de compressão do pistão (1.6 à álcool): 38,00 mm

                          câmara no pistão: - -

                          altura do conjunto: (86,4/2) + 136 + 38,00 = 217,2 mm

                          dados: http://catalogo.mahle.com.br/applications/web/catalogos/catalog.nsf/index/mahle%20original%20-%20pist%c3%b5es%20-%20por%20fabricantesãopen&start=521&count=10

                          agora revendo os cálculos que vi que usei o pistão errado nos cálculos de ontem que deram diferença de 1 mm (tinha usado pistões da iapel)…mas de qualquer forma, a câmara no pistão é de -8,1 cm³ enquanto que a diferença de 3,3 mm dá uma câmara de combustão no bloco de -17cm³

                          agora tirem as suas conclusões hehehehehe

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
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                            ts78
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            conforme prometido os cálculos…

                            ap 1.8 à gasolina (taxa - 8,5:1):

                            curso - 86,4 mm

                            biela - 144 mm

                            altura de compressão do pistão: 33,30 mm

                            câmara no pistão: -8,10 cm³

                            altura do conjunto: (86,4/2) + 144 + 33,30 = 220,5

                            ap 1.8 com biela de kd (taxa ~8,5:1)

                            curso - 86,4 mm

                            biela - 136 mm

                            altura de compressão do pistão (1.6 à álcool): 38,00 mm

                            câmara no pistão: - -

                            altura do conjunto: (86,4/2) + 136 + 38,00 = 217,2 mm

                            dados: http://catalogo.mahl…rt=521&count=10

                            agora revendo os cálculos que vi que usei o pistão errado nos cálculos de ontem que deram diferença de 1 mm (tinha usado pistões da iapel)…mas de qualquer forma, a câmara no pistão é de -8,1 cm³ enquanto que a diferença de 3,3 mm dá uma câmara de combustão no bloco de -17cm³

                            agora tirem as suas conclusões hehehehehe

                            pelo que eu entendi, o pistao iapel tem menos altura no pino em relação ao 1.6 alcool original

                            montar dessa forma, vira 1.8 com bielas de kd e pistao 1.6 alcool acredito que aguenta mto mais que um 1.8 original com a mesma taxa

                            pelo fato da biela de kd ser mais pesada e forte e o pistao ap 1.6 alcool ter mto mais material na cabeça do que um pistão que tem a piscina

                            1 Resposta Última resposta
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                              VictorArrabal
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              fiz umas contas aqui e esta configuração dá uma taxa de 7,5:1 com pistão original, que tem 38 mm de altura de compressão…quantos cv (ou bar) aguenta o pistão original vw?

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #25

                                fiz umas contas aqui e esta configuração dá uma taxa de 7,5:1 com pistão original, que tem 38 mm de altura de compressão…quantos cv (ou bar) aguenta o pistão original vw?

                                7,5 de taxa com junta metalica original? acredito que eu vá partir para essa configuração mesmo então

                                as bielas ap param nos 260cv mais ou menos né, pistaozinho se andar um pouco mais gordo deve ir até uns 340cv será que nao?

                                ainda mais esses 1.6 alcool que tem mais material na cabeça

                                e o rl ainda fica melhor que um 2.0 com bielas 144

                                1 Resposta Última resposta
                                • V Offline
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                                  VictorArrabal
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  acho que biela dependendo da numeração segura até 300cv…pistão é que eu num sei...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
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                                    #27

                                    acho que biela dependendo da numeração segura até 300cv…pistão é que eu num sei...

                                    o vitor poe o calculo q vc usou para chegar na taxa de 7,5 com bielas kd, pistao ap 1.6 alcool e junta metalica?

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      VictorArrabal
                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      usei esse site: http://turbobr.pbworks.com/taxa-de-compress%c3%a3o

                                      considerei 1,3 mm de altura da junta, diâmetro de 81 mm

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #29

                                        quanto cv aproximadamente um pistão 1.6 alcool guenta será em? já to com qse tudo aqui, soh falta as bielas

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #30

                                          quanto cv aproximadamente um pistão 1.6 alcool guenta será em? já to com qse tudo aqui, soh falta as bielas

                                          tenho um ts 78 original std e estou querendo saber td sobre esse motor, pois gostaria de deixá-lo forte e durável…, vcs têm alguma receita de sucesso? :pix:

                                          1 Resposta Última resposta

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