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Dúvida rápida vira de 1.8 + biela de kd + pistão de 1.6 alc

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    ts78
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    #16

    caramba, ficou muito bom

    da uma opniao, vale a pena partir pro 1.9 com pistao 2.0 alcool

    essa receita com vira de kd

    ou continuar 1.6?

    to com um furgaozinho, 750kg

    queria montar um custo beneficio bom pra dar trabalho pra galera que tem mto mais investimento $$$ hehehe

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      O Esmerilhador
      escreveu em última edição por
      #17

      depende, eu estou muito acostumado com 1.6 não vou trocar tão cedo, e eu to montado um outro 1.6 de reserva já heheheh

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        tik
        escreveu em última edição por
        #18

        vale lembrar os motores que saiu nos gol gt 1.8 e santanas 84 /85 basicamente era o vira 1.8de curso 86,4 e usava as bielas e mancal do motor md de 136,0mm (mesmo entre centro das kombi) o pistão tambem era + alto e usava pino de 22,0mm .

        estes motores não são tam gambiaras asim foi muito usado antigamente em interlagos nas arrancadas na epoca biela importada era meio inviavel .

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        • T Offline
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          ts78
          escreveu em última edição por
          #19

          vale lembrar os motores que saiu nos gol gt 1.8 e santanas 84 /85 basicamente era o vira 1.8de curso 86,4 e usava as bielas e mancal do motor md de 136,0mm (mesmo entre centro das kombi) o pistão tambem era + alto e usava pino de 22,0mm .

          estes motores não são tam gambiaras asim foi muito usado antigamente em interlagos nas arrancadas na epoca biela importada era meio inviavel .

          cara o que vc acha de montar essa config de vira 1.8, bielas da kombi diesel e pistoes iapel ap 1.6 forjados 1mm ou 82mm (que coloquei ao link) sem trabalhar a cabeça, junta de aço, cabeçote 38x33 com comando jpf copia do 7013 com uma 3e, kit pulsativo e uma .50.58 pulsativa? tudo bem balanceadinho, carro de rua e eventualmente um acelerinho na pista ehhehe

          pistoes iapel http://produto.merca…irad-8200mm-_jm

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          • T Offline
            T Offline
            ts78
            escreveu em última edição por
            #20

            vale lembrar os motores que saiu nos gol gt 1.8 e santanas 84 /85 basicamente era o vira 1.8de curso 86,4 e usava as bielas e mancal do motor md de 136,0mm (mesmo entre centro das kombi) o pistão tambem era + alto e usava pino de 22,0mm .

            estes motores não são tam gambiaras asim foi muito usado antigamente em interlagos nas arrancadas na epoca biela importada era meio inviavel .

            cara o que vc acha de montar essa config de vira 1.8, bielas da kombi diesel e pistoes iapel ap 1.6 forjados 1mm ou 82mm (que coloquei ao link) sem trabalhar a cabeça, junta de aço, cabeçote 38x33 com comando jpf copia do 7013 com uma 3e, kit pulsativo e uma .50.58 pulsativa? tudo bem balanceadinho, carro de rua e eventualmente um acelerinho na pista ehhehe

            pistoes iapel http://produto.merca…irad-8200mm-_jm

            pessoal fala muito do rl com biela de kombi

            mais no vira 1.8 a rl fica menor que um 2.0 com bielas 144mm

            pelos meus calculos o 1.8 com biela de kombi fica em 0,317 enqto o 2.0 com biela 144 tem 0,322

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              VictorArrabal
              escreveu em última edição por
              #21

              fiz umas contas rápidas e a diferença de altura total entre o 1.8 a gasolina e a configuração sugerida é de 1 mm logo a taxa deve ficar quase igual…é uma boa pra guardar na manga pra uma receita simples mas que agüente sarrafo...

              se eu soubesse dessa config há uns 2 anos atras provavelmente teria tido mto menos dores de cabeça haha

              as contas depois eu passo aqui...

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                VictorArrabal
                escreveu em última edição por
                #22

                conforme prometido os cálculos…

                ap 1.8 à gasolina (taxa - 8,5:1):

                curso - 86,4 mm

                biela - 144 mm

                altura de compressão do pistão: 33,30 mm

                câmara no pistão: -8,10 cm³

                altura do conjunto: (86,4/2) + 144 + 33,30 = 220,5

                ap 1.8 com biela de kd (taxa ~8,5:1)

                curso - 86,4 mm

                biela - 136 mm

                altura de compressão do pistão (1.6 à álcool): 38,00 mm

                câmara no pistão: - -

                altura do conjunto: (86,4/2) + 136 + 38,00 = 217,2 mm

                dados: http://catalogo.mahle.com.br/applications/web/catalogos/catalog.nsf/index/mahle%20original%20-%20pist%c3%b5es%20-%20por%20fabricantesãopen&start=521&count=10

                agora revendo os cálculos que vi que usei o pistão errado nos cálculos de ontem que deram diferença de 1 mm (tinha usado pistões da iapel)…mas de qualquer forma, a câmara no pistão é de -8,1 cm³ enquanto que a diferença de 3,3 mm dá uma câmara de combustão no bloco de -17cm³

                agora tirem as suas conclusões hehehehehe

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                  ts78
                  escreveu em última edição por
                  #23

                  conforme prometido os cálculos…

                  ap 1.8 à gasolina (taxa - 8,5:1):

                  curso - 86,4 mm

                  biela - 144 mm

                  altura de compressão do pistão: 33,30 mm

                  câmara no pistão: -8,10 cm³

                  altura do conjunto: (86,4/2) + 144 + 33,30 = 220,5

                  ap 1.8 com biela de kd (taxa ~8,5:1)

                  curso - 86,4 mm

                  biela - 136 mm

                  altura de compressão do pistão (1.6 à álcool): 38,00 mm

                  câmara no pistão: - -

                  altura do conjunto: (86,4/2) + 136 + 38,00 = 217,2 mm

                  dados: http://catalogo.mahl…rt=521&count=10

                  agora revendo os cálculos que vi que usei o pistão errado nos cálculos de ontem que deram diferença de 1 mm (tinha usado pistões da iapel)…mas de qualquer forma, a câmara no pistão é de -8,1 cm³ enquanto que a diferença de 3,3 mm dá uma câmara de combustão no bloco de -17cm³

                  agora tirem as suas conclusões hehehehehe

                  pelo que eu entendi, o pistao iapel tem menos altura no pino em relação ao 1.6 alcool original

                  montar dessa forma, vira 1.8 com bielas de kd e pistao 1.6 alcool acredito que aguenta mto mais que um 1.8 original com a mesma taxa

                  pelo fato da biela de kd ser mais pesada e forte e o pistao ap 1.6 alcool ter mto mais material na cabeça do que um pistão que tem a piscina

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                    VictorArrabal
                    escreveu em última edição por
                    #24

                    fiz umas contas aqui e esta configuração dá uma taxa de 7,5:1 com pistão original, que tem 38 mm de altura de compressão…quantos cv (ou bar) aguenta o pistão original vw?

                    1 Resposta Última resposta
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                      ts78
                      escreveu em última edição por
                      #25

                      fiz umas contas aqui e esta configuração dá uma taxa de 7,5:1 com pistão original, que tem 38 mm de altura de compressão…quantos cv (ou bar) aguenta o pistão original vw?

                      7,5 de taxa com junta metalica original? acredito que eu vá partir para essa configuração mesmo então

                      as bielas ap param nos 260cv mais ou menos né, pistaozinho se andar um pouco mais gordo deve ir até uns 340cv será que nao?

                      ainda mais esses 1.6 alcool que tem mais material na cabeça

                      e o rl ainda fica melhor que um 2.0 com bielas 144

                      1 Resposta Última resposta
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                        VictorArrabal
                        escreveu em última edição por
                        #26

                        acho que biela dependendo da numeração segura até 300cv…pistão é que eu num sei...

                        1 Resposta Última resposta
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                          ts78
                          escreveu em última edição por
                          #27

                          acho que biela dependendo da numeração segura até 300cv…pistão é que eu num sei...

                          o vitor poe o calculo q vc usou para chegar na taxa de 7,5 com bielas kd, pistao ap 1.6 alcool e junta metalica?

                          1 Resposta Última resposta
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                            VictorArrabal
                            escreveu em última edição por
                            #28

                            usei esse site: http://turbobr.pbworks.com/taxa-de-compress%c3%a3o

                            considerei 1,3 mm de altura da junta, diâmetro de 81 mm

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
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                              ts78
                              escreveu em última edição por
                              #29

                              quanto cv aproximadamente um pistão 1.6 alcool guenta será em? já to com qse tudo aqui, soh falta as bielas

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #30

                                quanto cv aproximadamente um pistão 1.6 alcool guenta será em? já to com qse tudo aqui, soh falta as bielas

                                tenho um ts 78 original std e estou querendo saber td sobre esse motor, pois gostaria de deixá-lo forte e durável…, vcs têm alguma receita de sucesso? :pix:

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  sssfilho
                                  escreveu em última edição por
                                  #31

                                  ts 78 à gasolina, sem retífica até hj… carro era do meu avô..

                                  1 Resposta Última resposta

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