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Taxa no ap 2.0 aspro…

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    #5

    eu tive um 1.8 com cabeçote -1,5mm ( dava uns 13,5:1 a 14:1 de taxa ) com tldz trabalhado. usava comando 288 e 4x1.

    o limite de ponto, não me lembro bem, mas era 26º antes de grilar. e coisa de 18 ou 21 inicial.

    no meu atual aspro preferi deixar com 12,3:1 mesmo.

    12,3 é praticamente original… porque nao gostou dos 13,5:1 de taxa ?

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      Fabio Lima
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      #6

      12,3:1 é a original do 1.8 a alcool.

      não rebaixei esse cabeçote pq queria experimentar como ficaria na podium o carro, ficou bom mas no fim deixei no alcool msm. com mais taxa com ctza ficaria mais potente.

      –

      motores a alcool, qquer rebaixada a taxa vai lá no inferno. pra ilustrar a ideia, vamos supor que tirar 1mm do cabeçote subtraia 5cc do volume dele:

      num 1.8 gasolina, com 8,5 de taxa, isso elevaria a taxa para 9,18:1;

      já num 1.8 alcool, de 12,3:1, a taxa iria para 13,9:1;

      se pegar o mesmo motor e ao invéz de 5cc, vc tirar 10cc:

      do motor a gasolina, a taxa vai para 10:1;

      do motor a alcool, ela vai a 16,1:1;

      quanto menor a camara original, mais % dela vc tira com tanto de rebaixamento. É tipo uma progressão geometrica.tudo feito na base da formula da taxa de compressão: taxa=cilindro+camara/camara.

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      • F Offline
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        Fabio Lima
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        #7

        não sei quanto de taxa dá pra ir no ap, mas para o motor admitir só 26º de avanço não era pouco que tinha ali não. lembro que no caso dos 1.8alcool não há camara no pistao, ele é reto, a camara de combustao em pms é só o cabecote + luz. o 2.0a tem cava se não me engano. mas a razão de calculo é a mesma.

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        • L Offline
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          Lee
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          #8

          faz o ring, no meu foi feito e com isso consegue mais taxa.

          amanha to pegando o carro e vejo com o preparador os dados certinhos, se ele passar. mas vc vai usar caburador né, pretende usar fueltech no futuro proximo?

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          • S Offline
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            #9

            o carro é para um amigo, conversando com ele a ideia é futuramente injeção, tbi + comando maior…

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            • S Offline
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              #10

              12,3:1 é a original do 1.8 a alcool.

              não rebaixei esse cabeçote pq queria experimentar como ficaria na podium o carro, ficou bom mas no fim deixei no alcool msm. com mais taxa com ctza ficaria mais potente.

              –

              motores a alcool, qquer rebaixada a taxa vai lá no inferno. pra ilustrar a ideia, vamos supor que tirar 1mm do cabeçote subtraia 5cc do volume dele:

              num 1.8 gasolina, com 8,5 de taxa, isso elevaria a taxa para 9,18:1;

              já num 1.8 alcool, de 12,3:1, a taxa iria para 13,9:1;

              se pegar o mesmo motor e ao invéz de 5cc, vc tirar 10cc:

              do motor a gasolina, a taxa vai para 10:1;

              do motor a alcool, ela vai a 16,1:1;

              quanto menor a camara original, mais % dela vc tira com tanto de rebaixamento. é tipo uma progressão geometrica.tudo feito na base da formula da taxa de compressão: taxa=cilindro+camara/camara.

              sim sim, tenho em mente isso, estamos montando um motor fora, pra nao estragar o original, é um motorzinho pra levar sarrafo….

              queriamos uma taxa boa, a ponto de extrair uma boa potencia ainda no alcool e com certa durabilidade....

              não sei quanto de taxa dá pra ir no ap, mas para o motor admitir só 26º de avanço não era pouco que tinha ali não. lembro que no caso dos 1.8alcool não há camara no pistao, ele é reto, a camara de combustao em pms é só o cabecote + luz. o 2.0a tem cava se não me engano. mas a razão de calculo é a mesma.

              é o pistao do 2.0 tem uma cavinha

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              • M Offline
                M Offline
                matt5
                escreveu em última edição por
                #11

                como esta de cabeçote? algum serviço? não adianta colocar a taxa nos caralho e deixar o cabeçote original. alem de melhorar o fluxo vc melhora a taxa dinamica.

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                • S Offline
                  S Offline
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                  escreveu em última edição por
                  #12

                  sim o cabeçote é feito, dutos abertos e polidos testado em bancada de fluxo, tuchos maiores com reg por baixo e etc…

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #13

                    começamos a montagem da parte de baixo hoje, recalculei a taxa, nao sabia que o dome do pistao subia alem do bloco, no calculo anterior contei que ficaria rente ao bloco… taxa esta em 14,1:1... vamos montar assim...

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                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio Lima
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      é o squish dos pistoes passa acima do bloco mesmo. tanto alcool quanto gasolina.

                      talvez vc sinta um pouco de falta de torque em baixa com o 3e. uma weber 40 ai, vc nem percebe a perca de torque em baixa.

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #15

                        finalizada a montagem, quanto voces usam de ponto num motor desses ?

                        configuração atual:

                        ap 2.0 - 2008cc

                        14,0:1 de taxa

                        comando 296º - 350t samcams

                        4x1

                        carburador 3e trabalhado

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          smk. 0
                          escreveu em última edição por
                          #16

                          se servir de referencia para outros…

                          estou usando travado ~23º ~24º de ponto... para ter um motor esperto desde baixa....

                          o carro ficou bem legal, frita a 2a marcha inteira e de 5a marcha a 160km/h só beliscar o acelerador o carro sobe forte a velocidade...

                          o negocio ficou alem da minha da expectativa e do meu amigo, dono do carro... agora, alem dos turbos minha nova paixao são os aspiradinhos....

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
                            J Offline
                            juliano lima
                            escreveu em última edição por
                            #17

                            18/21 iniciais, se o arranque der conta e 28 de ponto final, usava assim em um cabeçote com2,5mm e pistão de 83mm alcool e nunca se quer ameaçou a bater pino

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
                              J Offline
                              juliano lima
                              escreveu em última edição por
                              #18

                              talvez vc sinta um pouco de falta de torque em baixa com o 3e. uma weber 40 ai, vc nem percebe a perca de torque em baixa.

                              com dois milhão, só vai vir torque em baixa de 3e

                              é o squish dos pistoes passa acima do bloco mesmo. tanto alcool quanto gasolina.

                              nos ap 1.6 alc passa bastante, nos demais só no 2.0 alc e mesmo assim só um pedaço para equalizar a taxa.

                              pode ser feito um trabalho desses no bloco, mas tem que ser bem criterioso

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Fabio Lima
                                escreveu em última edição por
                                #19

                                nos ap 1.6 alc passa bastante, nos demais só no 2.0 alc e mesmo assim só um pedaço para equalizar a taxa.

                                pode ser feito um trabalho desses no bloco, mas tem que ser bem criterioso

                                realmente quando montei meu 1.8/alcool passou quase nada, coisa de 0,3/0,4 no maximo.

                                imaginei que o 1.6 pra chegar nos 12:1 passa bem mais pra fora msm.

                                1 Resposta Última resposta

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