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Taxa no ap 2.0 aspro…

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    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #2

    estamos montando um 2.0 aspirado, carburador por enquanto 3e(gargalo), pistoes 83mm a alcool, 4x1, o comando é um samcams 350t 296º e antes que me malhem, nao é o definitivo…

    do jeito que esta,(ainda nao montado) cubiquei e cheguei a taxa de 12,8:1 mas ideia é deixar o motor com 13,5:1 ou 14:1 de taxa, alguem ja usou isso ou tem alguma contra indicação(detonação)?

    quanto em media usam de ponto num motor com uma taxa dessa?

    eu tive um 1.8 com cabeçote -1,5mm ( dava uns 13,5:1 a 14:1 de taxa ) com tldz trabalhado. usava comando 288 e 4x1.

    o limite de ponto, não me lembro bem, mas era 26º antes de grilar. e coisa de 18 ou 21 inicial.

    no meu atual aspro preferi deixar com 12,3:1 mesmo.

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
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      #3

      não tira 13.5:1 com cabeçote rebaixado nem com reza…

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      • S Offline
        S Offline
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        escreveu em última edição por
        #4

        ahm? como nao?

        do jeito que tá ja tem 12,8:1 pistao 83mm dos ap a alcool

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
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          escreveu em última edição por
          #5

          eu tive um 1.8 com cabeçote -1,5mm ( dava uns 13,5:1 a 14:1 de taxa ) com tldz trabalhado. usava comando 288 e 4x1.

          o limite de ponto, não me lembro bem, mas era 26º antes de grilar. e coisa de 18 ou 21 inicial.

          no meu atual aspro preferi deixar com 12,3:1 mesmo.

          12,3 é praticamente original… porque nao gostou dos 13,5:1 de taxa ?

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
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            Fabio Lima
            escreveu em última edição por
            #6

            12,3:1 é a original do 1.8 a alcool.

            não rebaixei esse cabeçote pq queria experimentar como ficaria na podium o carro, ficou bom mas no fim deixei no alcool msm. com mais taxa com ctza ficaria mais potente.

            –

            motores a alcool, qquer rebaixada a taxa vai lá no inferno. pra ilustrar a ideia, vamos supor que tirar 1mm do cabeçote subtraia 5cc do volume dele:

            num 1.8 gasolina, com 8,5 de taxa, isso elevaria a taxa para 9,18:1;

            já num 1.8 alcool, de 12,3:1, a taxa iria para 13,9:1;

            se pegar o mesmo motor e ao invéz de 5cc, vc tirar 10cc:

            do motor a gasolina, a taxa vai para 10:1;

            do motor a alcool, ela vai a 16,1:1;

            quanto menor a camara original, mais % dela vc tira com tanto de rebaixamento. É tipo uma progressão geometrica.tudo feito na base da formula da taxa de compressão: taxa=cilindro+camara/camara.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #7

              não sei quanto de taxa dá pra ir no ap, mas para o motor admitir só 26º de avanço não era pouco que tinha ali não. lembro que no caso dos 1.8alcool não há camara no pistao, ele é reto, a camara de combustao em pms é só o cabecote + luz. o 2.0a tem cava se não me engano. mas a razão de calculo é a mesma.

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
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                Lee
                escreveu em última edição por
                #8

                faz o ring, no meu foi feito e com isso consegue mais taxa.

                amanha to pegando o carro e vejo com o preparador os dados certinhos, se ele passar. mas vc vai usar caburador né, pretende usar fueltech no futuro proximo?

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
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                  escreveu em última edição por
                  #9

                  o carro é para um amigo, conversando com ele a ideia é futuramente injeção, tbi + comando maior…

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #10

                    12,3:1 é a original do 1.8 a alcool.

                    não rebaixei esse cabeçote pq queria experimentar como ficaria na podium o carro, ficou bom mas no fim deixei no alcool msm. com mais taxa com ctza ficaria mais potente.

                    –

                    motores a alcool, qquer rebaixada a taxa vai lá no inferno. pra ilustrar a ideia, vamos supor que tirar 1mm do cabeçote subtraia 5cc do volume dele:

                    num 1.8 gasolina, com 8,5 de taxa, isso elevaria a taxa para 9,18:1;

                    já num 1.8 alcool, de 12,3:1, a taxa iria para 13,9:1;

                    se pegar o mesmo motor e ao invéz de 5cc, vc tirar 10cc:

                    do motor a gasolina, a taxa vai para 10:1;

                    do motor a alcool, ela vai a 16,1:1;

                    quanto menor a camara original, mais % dela vc tira com tanto de rebaixamento. é tipo uma progressão geometrica.tudo feito na base da formula da taxa de compressão: taxa=cilindro+camara/camara.

                    sim sim, tenho em mente isso, estamos montando um motor fora, pra nao estragar o original, é um motorzinho pra levar sarrafo….

                    queriamos uma taxa boa, a ponto de extrair uma boa potencia ainda no alcool e com certa durabilidade....

                    não sei quanto de taxa dá pra ir no ap, mas para o motor admitir só 26º de avanço não era pouco que tinha ali não. lembro que no caso dos 1.8alcool não há camara no pistao, ele é reto, a camara de combustao em pms é só o cabecote + luz. o 2.0a tem cava se não me engano. mas a razão de calculo é a mesma.

                    é o pistao do 2.0 tem uma cavinha

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      matt5
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      como esta de cabeçote? algum serviço? não adianta colocar a taxa nos caralho e deixar o cabeçote original. alem de melhorar o fluxo vc melhora a taxa dinamica.

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #12

                        sim o cabeçote é feito, dutos abertos e polidos testado em bancada de fluxo, tuchos maiores com reg por baixo e etc…

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          smk. 0
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          começamos a montagem da parte de baixo hoje, recalculei a taxa, nao sabia que o dome do pistao subia alem do bloco, no calculo anterior contei que ficaria rente ao bloco… taxa esta em 14,1:1... vamos montar assim...

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio Lima
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            é o squish dos pistoes passa acima do bloco mesmo. tanto alcool quanto gasolina.

                            talvez vc sinta um pouco de falta de torque em baixa com o 3e. uma weber 40 ai, vc nem percebe a perca de torque em baixa.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #15

                              finalizada a montagem, quanto voces usam de ponto num motor desses ?

                              configuração atual:

                              ap 2.0 - 2008cc

                              14,0:1 de taxa

                              comando 296º - 350t samcams

                              4x1

                              carburador 3e trabalhado

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #16

                                se servir de referencia para outros…

                                estou usando travado ~23º ~24º de ponto... para ter um motor esperto desde baixa....

                                o carro ficou bem legal, frita a 2a marcha inteira e de 5a marcha a 160km/h só beliscar o acelerador o carro sobe forte a velocidade...

                                o negocio ficou alem da minha da expectativa e do meu amigo, dono do carro... agora, alem dos turbos minha nova paixao são os aspiradinhos....

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
                                  J Offline
                                  juliano lima
                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  18/21 iniciais, se o arranque der conta e 28 de ponto final, usava assim em um cabeçote com2,5mm e pistão de 83mm alcool e nunca se quer ameaçou a bater pino

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • J Offline
                                    J Offline
                                    juliano lima
                                    escreveu em última edição por
                                    #18

                                    talvez vc sinta um pouco de falta de torque em baixa com o 3e. uma weber 40 ai, vc nem percebe a perca de torque em baixa.

                                    com dois milhão, só vai vir torque em baixa de 3e

                                    é o squish dos pistoes passa acima do bloco mesmo. tanto alcool quanto gasolina.

                                    nos ap 1.6 alc passa bastante, nos demais só no 2.0 alc e mesmo assim só um pedaço para equalizar a taxa.

                                    pode ser feito um trabalho desses no bloco, mas tem que ser bem criterioso

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fabio Lima
                                      escreveu em última edição por
                                      #19

                                      nos ap 1.6 alc passa bastante, nos demais só no 2.0 alc e mesmo assim só um pedaço para equalizar a taxa.

                                      pode ser feito um trabalho desses no bloco, mas tem que ser bem criterioso

                                      realmente quando montei meu 1.8/alcool passou quase nada, coisa de 0,3/0,4 no maximo.

                                      imaginei que o 1.6 pra chegar nos 12:1 passa bem mais pra fora msm.

                                      1 Resposta Última resposta

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