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Turbinando o sevel 1.9

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  • R Offline
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    Ricardo
    escreveu em última edição por
    #386

    os a3 (tanto o 150 como o 180) usam vela grau térmico 6, e andam com coisa de 9,5 de taxa na gasolina. a montadora com certeza sabe o que faz :)

    não sei qto tem de taxa os marea turbo, mas tbm andam na gasolina (com mais pressão que os audi) e tbm usam vela grau 6.

    se vc for andar com taxa perto disso, pode usar a grau 7 q vai dar e sobrar.

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #387

      marea turbo tem 8,5:1 anda com 1,2 de overbooster e cai pra 0,6bar (o coupe que usa o mesmo motor usa 0,9bar de pressão estabilizada) e usa grau 6

      ricardo, isso mesmo… a3 180cv com upgrade, usando iridium grau 8 na podium tirou e botou grau 6 sem mexer uma virgula de acerto ou esperar esfriar (só o tempo de troca da vela mesmo)...vieram 20cv na roda a mais de imediato... correu forte 20 minutos no trackday de brasilia sob um calor de mais de 38°c, umidade baixissima quase de zero e sobreviveu com alegrias ao dono... só parou porque o sistema de freios (superdimensionado tbm) deu sinais de fading.

      no caso, com grau 5 (achei quente demais mesmo pra aspro) e 10:1 de taxa não houve problemas... se for mesmo usar cerca de 0,5bar eu baixaria um grau apenas... como desencargo de conciência grau 7 deve atender até um uso mais forte, em dias mais quentes e secos...

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      • M Offline
        M Offline
        marcossilvass
        escreveu em última edição por
        #388

        complementando os amigos, depois do acerto bem filé pode abaixar pra grau 6, se não me engano quase todos os carros turbos de fabrica a gasolina usam grau 6, um exemplo de grau 7 é o audi s2.

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        • S Offline
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          svcglobal
          escreveu em última edição por
          #389

          pois é, amigos. acho que a virtude está no meio, pelo menos para ponto de começo.

          entre o grau 5 atual e 9 sugerido iniciarei com 7 já que a compressão caiu para 9,5:1 com a mls.

          então irei começar com a bcpr7es que mantém o tamanho do hexágono de 16mm.

          hoje, no projeto, devido a outros afazeres da empresa, só fiz mesmo a braçadeira da innovate e o acerto da polia da borboleta.

          marcos, o infeliz do cabo da sonda bosch wide é curtíssimo, se tiver 1 metro será muito.

          então a ecu dela tem que ficar perto e colocá-la acima da válvula do canister foi o melhor ponto que achei.

          a vantagem dela é que é totalmente moldada em plástico e resiste bem a água e o ambiente do cofre.

          e praticamente só dois fiozinhos irão até a cabine que são a ligação do gauge do afr. o resto é 12v e a ligação narrow simulada com a g7.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            svcglobal
            escreveu em última edição por
            #390

            senhores, outra pergunta prática: existe algum método científico para o ajuste da válvula de prioridade?

            tenho lido vários tópicos onde o ajuste é de orelha mas todos conflitantes…

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Ricardo
              escreveu em última edição por
              #391

              o jeito que eu arrumei de ajustar foi o seguinte: arranquei fora e estou andando sem :)

              pelo menos assim eu tenho certeza de que não está vazando por ela.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Flavio Cruz
                escreveu em última edição por
                #392

                é bobo demais…

                e primeira preocupacao é ver se ela nao dar entrada de ar falsa, pq ela tomá váquo e tem que trabalhar aberta.

                no mais, se vc nao gosta de espirro alto, vá fechando até vc sentir que nao freia a turbina nas trocas...

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #393

                  subentende-se que o ajuste então é de orelhada mesmo…

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #394

                    lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.

                    eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      biriba
                      escreveu em última edição por
                      #395

                      esse lance de velas é um assunto bem complexo até hoje não entendo. snme as minhas são grau 9.

                      alguém poderia abrir um tópico para discutirmos sobre esse assunto polemico hehe

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Ricardo
                        escreveu em última edição por
                        #396

                        há controvérsia nessa história de que andar sem prioridade prejudica / freia a turbina :)

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          svcglobal
                          escreveu em última edição por
                          #397

                          lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.

                          eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.

                          ok, vou tentar o seu método, me parece o mais adequado.

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            Pellegrino
                            escreveu em última edição por
                            #398

                            eu acho o som do surge da turbina lindo. o cara da retífica tb, pois força os mancais, mas como vc vai rodar com pressão lá embaixo, talvez nem dê nada.

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #399

                              realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                              quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
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                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #400

                                realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                                quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                                o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...

                                inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  Ricardo
                                  escreveu em última edição por
                                  #401

                                  meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :

                                  http://www.youtube.c…h?v=u-0njmb17j8

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    svcglobal
                                    escreveu em última edição por
                                    #402

                                    meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :

                                    http://www.youtube.c…h?v=u-0njmb17j8

                                    pô, vocês deveriam ter me mostrado isso antes de montar o downpipe

                                    botava aquela tampinha de caixão logo na saída da turbina… agora é tarde, que pena.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
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                                      jonas_102
                                      escreveu em última edição por
                                      #403

                                      realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                                      quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                                      o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...

                                      inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera

                                      exacto.

                                      ando queimando diesel o dia inteiro e dá pra escutar direitinho, tanto assomprando no tudoquedá quanto desacelerando.

                                      eu também uso prioridade porque a mufla já veio com o furo né, e mal não deve fazer.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        svcglobal
                                        escreveu em última edição por
                                        #404

                                        [a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).](a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).)

                                        dizem eles que, sem ela, os mancais/rolamentos estariam sujeitos a falhas devido a alta carga que o surge provoca.

                                        pelo que entendi, a válvula de prioridade deve aliviar a pressão em um momento de rápido fechamento da borboleta e assim evitando o surge.

                                        acho que já peguei a ideia da coisa.

                                        polemizando de novo com as velas, que gap usar inicialmente? 0,5 que nem o jonas ou 0,7 a 0,9 como, de novo, tenho lido por aí.

                                        estou com a velha centelha perdida/bobina dupla da g7 portanto nada de cd por enquanto para não tumultuar mais ainda o projeto.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • J Offline
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                                          jonas_102
                                          escreveu em última edição por
                                          #405

                                          seu carro tem a ignição anos luz mais avançada que o meu, então pode começar em 0,6mm subindo de 5 em 5 centésimos, quando falhar volte ao anterior.

                                          1 Resposta Última resposta

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