Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Turbinando o sevel 1.9

Turbinando o sevel 1.9

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
1.2k Posts 40 Posters 377.6k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #387

    marea turbo tem 8,5:1 anda com 1,2 de overbooster e cai pra 0,6bar (o coupe que usa o mesmo motor usa 0,9bar de pressão estabilizada) e usa grau 6

    ricardo, isso mesmo… a3 180cv com upgrade, usando iridium grau 8 na podium tirou e botou grau 6 sem mexer uma virgula de acerto ou esperar esfriar (só o tempo de troca da vela mesmo)...vieram 20cv na roda a mais de imediato... correu forte 20 minutos no trackday de brasilia sob um calor de mais de 38°c, umidade baixissima quase de zero e sobreviveu com alegrias ao dono... só parou porque o sistema de freios (superdimensionado tbm) deu sinais de fading.

    no caso, com grau 5 (achei quente demais mesmo pra aspro) e 10:1 de taxa não houve problemas... se for mesmo usar cerca de 0,5bar eu baixaria um grau apenas... como desencargo de conciência grau 7 deve atender até um uso mais forte, em dias mais quentes e secos...

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      marcossilvass
      escreveu em última edição por
      #388

      complementando os amigos, depois do acerto bem filé pode abaixar pra grau 6, se não me engano quase todos os carros turbos de fabrica a gasolina usam grau 6, um exemplo de grau 7 é o audi s2.

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        svcglobal
        escreveu em última edição por
        #389

        pois é, amigos. acho que a virtude está no meio, pelo menos para ponto de começo.

        entre o grau 5 atual e 9 sugerido iniciarei com 7 já que a compressão caiu para 9,5:1 com a mls.

        então irei começar com a bcpr7es que mantém o tamanho do hexágono de 16mm.

        hoje, no projeto, devido a outros afazeres da empresa, só fiz mesmo a braçadeira da innovate e o acerto da polia da borboleta.

        marcos, o infeliz do cabo da sonda bosch wide é curtíssimo, se tiver 1 metro será muito.

        então a ecu dela tem que ficar perto e colocá-la acima da válvula do canister foi o melhor ponto que achei.

        a vantagem dela é que é totalmente moldada em plástico e resiste bem a água e o ambiente do cofre.

        e praticamente só dois fiozinhos irão até a cabine que são a ligação do gauge do afr. o resto é 12v e a ligação narrow simulada com a g7.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          svcglobal
          escreveu em última edição por
          #390

          senhores, outra pergunta prática: existe algum método científico para o ajuste da válvula de prioridade?

          tenho lido vários tópicos onde o ajuste é de orelha mas todos conflitantes…

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Ricardo
            escreveu em última edição por
            #391

            o jeito que eu arrumei de ajustar foi o seguinte: arranquei fora e estou andando sem :)

            pelo menos assim eu tenho certeza de que não está vazando por ela.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #392

              é bobo demais…

              e primeira preocupacao é ver se ela nao dar entrada de ar falsa, pq ela tomá váquo e tem que trabalhar aberta.

              no mais, se vc nao gosta de espirro alto, vá fechando até vc sentir que nao freia a turbina nas trocas...

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                svcglobal
                escreveu em última edição por
                #393

                subentende-se que o ajuste então é de orelhada mesmo…

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #394

                  lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.

                  eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    biriba
                    escreveu em última edição por
                    #395

                    esse lance de velas é um assunto bem complexo até hoje não entendo. snme as minhas são grau 9.

                    alguém poderia abrir um tópico para discutirmos sobre esse assunto polemico hehe

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo
                      escreveu em última edição por
                      #396

                      há controvérsia nessa história de que andar sem prioridade prejudica / freia a turbina :)

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        svcglobal
                        escreveu em última edição por
                        #397

                        lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.

                        eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.

                        ok, vou tentar o seu método, me parece o mais adequado.

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          Pellegrino
                          escreveu em última edição por
                          #398

                          eu acho o som do surge da turbina lindo. o cara da retífica tb, pois força os mancais, mas como vc vai rodar com pressão lá embaixo, talvez nem dê nada.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #399

                            realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                            quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #400

                              realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                              quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                              o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...

                              inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                Ricardo
                                escreveu em última edição por
                                #401

                                meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :

                                http://www.youtube.c…h?v=u-0njmb17j8

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
                                  S Offline
                                  svcglobal
                                  escreveu em última edição por
                                  #402

                                  meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :

                                  http://www.youtube.c…h?v=u-0njmb17j8

                                  pô, vocês deveriam ter me mostrado isso antes de montar o downpipe

                                  botava aquela tampinha de caixão logo na saída da turbina… agora é tarde, que pena.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • J Offline
                                    J Offline
                                    jonas_102
                                    escreveu em última edição por
                                    #403

                                    realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                                    quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                                    o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...

                                    inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera

                                    exacto.

                                    ando queimando diesel o dia inteiro e dá pra escutar direitinho, tanto assomprando no tudoquedá quanto desacelerando.

                                    eu também uso prioridade porque a mufla já veio com o furo né, e mal não deve fazer.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
                                      S Offline
                                      svcglobal
                                      escreveu em última edição por
                                      #404

                                      [a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).](a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).)

                                      dizem eles que, sem ela, os mancais/rolamentos estariam sujeitos a falhas devido a alta carga que o surge provoca.

                                      pelo que entendi, a válvula de prioridade deve aliviar a pressão em um momento de rápido fechamento da borboleta e assim evitando o surge.

                                      acho que já peguei a ideia da coisa.

                                      polemizando de novo com as velas, que gap usar inicialmente? 0,5 que nem o jonas ou 0,7 a 0,9 como, de novo, tenho lido por aí.

                                      estou com a velha centelha perdida/bobina dupla da g7 portanto nada de cd por enquanto para não tumultuar mais ainda o projeto.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
                                        J Offline
                                        jonas_102
                                        escreveu em última edição por
                                        #405

                                        seu carro tem a ignição anos luz mais avançada que o meu, então pode começar em 0,6mm subindo de 5 em 5 centésimos, quando falhar volte ao anterior.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
                                          B Offline
                                          biriba
                                          escreveu em última edição por
                                          #406

                                          ultimamente estou andando sem válvula de prioridade. o som eh lindo, mas da uma dó…

                                          sem contar que rasgou um mangote que já estava meia boca.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários