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Turbinando o sevel 1.9

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  • R Offline
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    Ricardo
    escreveu em última edição por
    #391

    o jeito que eu arrumei de ajustar foi o seguinte: arranquei fora e estou andando sem :)

    pelo menos assim eu tenho certeza de que não está vazando por ela.

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    • F Offline
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      Flavio Cruz
      escreveu em última edição por
      #392

      é bobo demais…

      e primeira preocupacao é ver se ela nao dar entrada de ar falsa, pq ela tomá váquo e tem que trabalhar aberta.

      no mais, se vc nao gosta de espirro alto, vá fechando até vc sentir que nao freia a turbina nas trocas...

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      • S Offline
        S Offline
        svcglobal
        escreveu em última edição por
        #393

        subentende-se que o ajuste então é de orelhada mesmo…

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          menegotto
          escreveu em última edição por
          #394

          lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.

          eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            biriba
            escreveu em última edição por
            #395

            esse lance de velas é um assunto bem complexo até hoje não entendo. snme as minhas são grau 9.

            alguém poderia abrir um tópico para discutirmos sobre esse assunto polemico hehe

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Ricardo
              escreveu em última edição por
              #396

              há controvérsia nessa história de que andar sem prioridade prejudica / freia a turbina :)

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                svcglobal
                escreveu em última edição por
                #397

                lancia, tem gente que ajusta por estética, ou seja, regula quando o espirro agrada mais.

                eu regulo pela performance ou seja, aperto o parafuso até perceber surge no compressor (alivio pela turbina, sai um som grave e picotado) e quando percebo volto um pouco o parafuso. assim sei que a prioridade está segurando o máximo de ar na pressurização sem prejudicar a turbina.

                ok, vou tentar o seu método, me parece o mais adequado.

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  Pellegrino
                  escreveu em última edição por
                  #398

                  eu acho o som do surge da turbina lindo. o cara da retífica tb, pois força os mancais, mas como vc vai rodar com pressão lá embaixo, talvez nem dê nada.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #399

                    realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                    quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #400

                      realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                      quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                      o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...

                      inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        Ricardo
                        escreveu em última edição por
                        #401

                        meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :

                        http://www.youtube.c…h?v=u-0njmb17j8

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          svcglobal
                          escreveu em última edição por
                          #402

                          meio ogro style mas dá pra ter idéia de como faz :

                          http://www.youtube.c…h?v=u-0njmb17j8

                          pô, vocês deveriam ter me mostrado isso antes de montar o downpipe

                          botava aquela tampinha de caixão logo na saída da turbina… agora é tarde, que pena.

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
                            J Offline
                            jonas_102
                            escreveu em última edição por
                            #403

                            realmente o assunto surge x desgaste prematuro na turbina é um assunto polêmico, então prefiro manter a prioridade na função dela. mal não faz.

                            quem meche com diesel, tem idéia de como alivia??? aqueles pentes que colocam pra assobiar, vai no escape, admissão.. ????

                            o pente vai no escape, e em diesel não alivia, já q o motor não tem borboleta de aceleração…não sei esses motores mais novos todo eletrônicos, common rail e o carai de asa, mas nos com bomba mecânica não precisa de prioridade pq o motor admite tudo que a turbina manda...

                            inclusive quem tem ouvido mais atento dá pra escutar qdo ela tá soprando a pleno e qdo o motorista tira o pé do acelerador pra trocar de marcha...como nesse momento não tem combustão, a turbina desacelera

                            exacto.

                            ando queimando diesel o dia inteiro e dá pra escutar direitinho, tanto assomprando no tudoquedá quanto desacelerando.

                            eu também uso prioridade porque a mufla já veio com o furo né, e mal não deve fazer.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              svcglobal
                              escreveu em última edição por
                              #404

                              [a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).](a garrett nos diz que há a necessidade da válvula de prioridade (blow-off).)

                              dizem eles que, sem ela, os mancais/rolamentos estariam sujeitos a falhas devido a alta carga que o surge provoca.

                              pelo que entendi, a válvula de prioridade deve aliviar a pressão em um momento de rápido fechamento da borboleta e assim evitando o surge.

                              acho que já peguei a ideia da coisa.

                              polemizando de novo com as velas, que gap usar inicialmente? 0,5 que nem o jonas ou 0,7 a 0,9 como, de novo, tenho lido por aí.

                              estou com a velha centelha perdida/bobina dupla da g7 portanto nada de cd por enquanto para não tumultuar mais ainda o projeto.

                              1 Resposta Última resposta
                              • J Offline
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                                jonas_102
                                escreveu em última edição por
                                #405

                                seu carro tem a ignição anos luz mais avançada que o meu, então pode começar em 0,6mm subindo de 5 em 5 centésimos, quando falhar volte ao anterior.

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
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                                  biriba
                                  escreveu em última edição por
                                  #406

                                  ultimamente estou andando sem válvula de prioridade. o som eh lindo, mas da uma dó…

                                  sem contar que rasgou um mangote que já estava meia boca.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    menegotto
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                                    #407

                                    lancia, eu uso velas de platina com 0.9mm de gap com a bobina original do tipo bosch. não percebo falhas de ignição.

                                    andar com 0.5mm é coisa de distribuidor e carburado. não cometa esse crime com o seu motor. quanto ao grau sugiro comprar um jogo de ngk grau 10 pro acerto e depois andar com 7 ou 8. eu ando com grau 8 no meu pois sei que dói quebrar canaleta.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      Ricardo
                                      escreveu em última edição por
                                      #408

                                      eu aposto uma paçoquinha q o q fez quebrar canaleta de seu motor foi muito ponto, e não a vela.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        svcglobal
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                                        #409

                                        vocês tem razão, havia esquecido que o jonas tem distribuidor.

                                        já achei aqui numa loja perto as bcpr6es e bcpr7es.

                                        a bcpr8es é meio mosca branca mas a bcpr9es-11 recalibrada é fácil de se achar na internet.

                                        vou dar uma busca nas iridium equivalentes.

                                        menegotto, eu tenho uma desconfiança danada com as bosch, prefiro ir de ngk.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          #410

                                          eu aposto uma paçoquinha q o q fez quebrar canaleta de seu motor foi muito ponto, e não a vela.

                                          ricardo, para evitar ponto excessivo comprei o gerenciador techrace que atrasa até 20° a partir do início da pressurização.

                                          ele também gestionaria os bicos extras mas prefiro continuar com o his neste manejo.

                                          uma vez descoberto o ponto aí sim reprogramo a g7 para os parâmetros de ponto escolhidos.

                                          esse é um dos problemas de usar ecu de linha pois não tenho como acertá-la em real time.

                                          mas no fim acaba dando tudo certo.

                                          ainda não liguei o motor e o que me consumiu tempo foi a fiação do controlador da wide.

                                          eu sou muito chato, soldo tudo, isolo cada conexão com espaguete térmico, sobre o espaguete escrevo do que se trata e assim vai.

                                          mas já coloquei 3 3/4 litros de óleo do motor e 1/2 litro no reservatório da dh portanto acho que hoje vou ter condições de ligá-lo.

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