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Turbinando o sevel 1.9

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  • G Offline
    G Offline
    genevro
    escreveu em última edição por
    #759

    seguinte:

    este não é o primeiro fiat 1.9 turbo do brasil.

    o serrinho corre a mais de 2 anos com um uno 1.9 nos campeonatos gauchos de arrancada.

    o bandido montou um 147 de dar inveja.

    ambos já saíram em revistas de preparados (super speed, race master).

    só pra esclarecer.

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    • H Offline
      H Offline
      Hanks
      escreveu em última edição por
      #760

      bastante desnecessário o comentário.

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        G u s t a v o
        escreveu em última edição por
        #761

        confesso que fiquei sem entender…. até ver quantos posts o nobre usuário possui.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Flavio Cruz
          escreveu em última edição por
          #762

          user recem cadastrado.. deixa rolar, de repende ele apresenta esse outra 1.9 ai.. quem sabe num é uma boa pro lancia trocar informacoes…

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #763

            ser o 1° ou 1001° num me importa… o relevante é a qualidade do projeto, pensado em ser um carro daily driver (e não carro de arrancada com marcha lenta, consumo, linearidade, durabilidade, etc em segundo plano em detrimento de potência)...

            portanto, é um dos primeiros motores fiat stroker do brasil (já comum em motores ap, ea827, chevrolet familia i e ii)

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #764

              alguma vez disse eu que era o 1º sevel convertido para 1.9? pelo contrário, vim aqui aprender como se faz em dezembro passado pois era o único fórum dos tantos que visitei que tinha informações a respeito de como fazer e não posso deixar de mencionar o menegotto.

              alguma vez disse eu que era o 1º sevel 1.9 turbo? pelo contrário e aprendi com vocês todos como turbinar.

              então???????? é mais um fiat sevel 1.9 turbo sim. porque a bronca?

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                genevro
                escreveu em última edição por
                #765

                parabéns, realmente um trabalho digno de admiração

                será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?

                obrigado, amigo.

                sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.

                uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.

                ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).

                temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.

                mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.

                já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.

                a ventuinha não precisa ficar onde esquenta, somente o vento que tem que chegar lá.

                use uma espécie de cai invertido (ventuinha na frente e cano atrás, conduzindo a refrigeração).

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #766

                  parabéns, realmente um trabalho digno de admiração

                  será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?

                  obrigado, amigo.

                  sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.

                  uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.

                  ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).

                  temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.

                  mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.

                  já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.

                  a ventuinha não precisa ficar onde esquenta, somente o vento que tem que chegar lá.

                  use uma espécie de cai invertido (ventuinha na frente e cano atrás, conduzindo a refrigeração).

                  a ventoinha com polaridade invertida e temporizada deu o resultado de esgotar todo o ar quente do cofre ao desligar o motor, obrigado pela dica.

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                  • F Offline
                    F Offline
                    Flavio Cruz
                    escreveu em última edição por
                    #767

                    vamo somar pessoal…

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SóGM
                      escreveu em última edição por
                      #768

                      seguinte:

                      este não é o primeiro fiat 1.9 turbo do brasil.

                      o serrinho corre a mais de 2 anos com um uno 1.9 nos campeonatos gauchos de arrancada.

                      o bandido montou um 147 de dar inveja.

                      ambos já saíram em revistas de preparados (super speed, race master).

                      só pra esclarecer.

                      :semata:

                      nao pude evitar…

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #769

                        lancia, tem mais detalhes do sisteminha de knock-sensor que vc tem que acende led quando tem detonação???? me lembro de vc ter comentado algo, foi implementado direto na g7 ou é um modulo a parte?????

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          svcglobal
                          escreveu em última edição por
                          #770

                          lancia, tem mais detalhes do sisteminha de knock-sensor que vc tem que acende led quando tem detonação???? me lembro de vc ter comentado algo, foi implementado direto na g7 ou é um modulo a parte?????

                          eu tinha um amplificador de áudio transistorizado de 1w dos anos 70, veja você. tinha o knock sensor ligado na entrada e um led no lugar do alto-falante.

                          usei isso até o ano passado e até que um dia esqueceram o bichinho no chão (não fui eu pois sou arrumado para cacete) e, aí sim, eu passei por cima numa manobra na garagem. espatifou-se o brinquedo.

                          na g7 eu faço um led acender através de uma das portas de hardware que tem disponíveis no microcontrolador.

                          no fundo ficou bem melhor assim pois é o retrato fiel do sinal que se usa para reduzir o avanço.

                          na internet parece que tem um gajo vendendo por uns us$30.00. eu acho que vale à pena.

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            svcglobal
                            escreveu em última edição por
                            #771

                            revisão dos 1000km :ham:

                            brincadeiras à parte, hoje na minha inspeção diária que faço no bicho encontrei a primeira curva de 90° de silicone que sai da compressora queimada bem perto da saída de escape do cilindro nº 4.

                            eu sinceramente pensava que o silicone iria aguentar já que, por mais perto que estejam as partes, a distância era de 10mm.

                            abaixo as fotos da curva montada e dela já retirada onde se vê o estrago.

                            a queimadura foi bem profunda e acredito que mais uns dias teria varado a parede toda escapando a pressurização num belo dum apito…

                            refiz a conexão da turbina em alumínio na parte que fica ao lado da curvinha do escape e coloquei um retangulo de teflon como antepara. vamos ver como este se comporta.

                            eu acredito que tal curva do escape deva estar ficando rubra, especialmente nos testes de 1 bar acima dos 6000rpm.

                            na desmontagem da curva de silicone novamente encontrei muito óleo nela e não posso mais incriminar a defunta prioridade da bt que vazava graxa de silicone.

                            o óleo vem sim da compressora mas não se vê nenhuma fumaça no escape em hora nenhuma.

                            no sábado passado meu filho me acompanhou numa saída de teste com o carro dele justamente para verificações deste tipo e nada reportou.

                            como já estou usando um restritor -4an de 1,5mm, me emputeci e reduzi o furo para 1,0mm já que a bomba de óleo está empurrando 80psi em wot (5,6 bar). será muito para a turbina?

                            ou a onça da spa para de beber óleo ou então que exploda de vez e aí sim coloco uma outra turbina com rolamento.

                            eu diria que o consumo dela estaria na ordem de 0,5l por 1000km e me parece muito.

                            tem uma foto do restritor ainda com 1,5mm aí abaixo.

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #772

                              meio litro realmente é muito pra consumir pela turbina.

                              uma pergunta lancia. na lenta, ela fica com o eixo parado ou girando???

                              acontece que turbos grandinhos (eixo pesado) gostam de ficar parados na lenta… dai baba óleo mesmo

                              verifique isso. a pior parte é a fase fria. ligie o carro frio sem a mangueira de entrada do turbo e olhe o rotor, deve girar com uma boa rotação. se ficar parado ou se mover aos trancos terá que enriquecer a lenta ou tirar ponto.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                menegotto
                                escreveu em última edição por
                                #773

                                quanto ao derretimento da curva, muito estranho… a minha fica em contato com a descarga e segura legal... tens pirômetro lancia???? se não tiver seria bom um... talvez o conservadorismo no avanço pode estar fritando o escapamento (e junto suas sedes/ válvulas de escape/ eixo do turbo)

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Flavio Cruz
                                  escreveu em última edição por
                                  #774

                                  cuidado em ficar restrigindo muito… pois o problema pode ser nao girando na lenta, ou problema no retorno (resistencia). sobre a queima, olha, encostar na descarga (que é fina e longe do fogo) algumas coisas encostavam e nunca pegou nada.. agora, no coletor em ferro fundido a 2 polegadas da valvula de escape? acho que nada aguenta ai perto...

                                  pq nao soda um canote de aluminio até la no alto?

                                  eu sei que seu projeto é lindo, mais com todo esse trabalhao, eu pensaria em fazer uma pressurização unica em metal, com todas as curvas que tem direito, uma vesz que vc ja tem o molde que é a pressurização atual...

                                  me deu nervoso ver tantas curvas de silicone e tantas abraçadeiras.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Flavio Cruz
                                    escreveu em última edição por
                                    #775

                                    algo marromeno assim:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
                                      S Offline
                                      svcglobal
                                      escreveu em última edição por
                                      #776

                                      meio litro realmente é muito pra consumir pela turbina.

                                      uma pergunta lancia. na lenta, ela fica com o eixo parado ou girando???

                                      acontece que turbos grandinhos (eixo pesado) gostam de ficar parados na lenta… dai baba óleo mesmo

                                      verifique isso. a pior parte é a fase fria. ligie o carro frio sem a mangueira de entrada do turbo e olhe o rotor, deve girar com uma boa rotação. se ficar parado ou se mover aos trancos terá que enriquecer a lenta ou tirar ponto.

                                      ela gira sim em ml. não dá para ver mas se encosto a mão na ponta do eixo (não na hélice) sem a mangueira na entrada da compressora ela gira rápido e bem solta.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
                                        S Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #777

                                        quanto ao derretimento da curva, muito estranho… a minha fica em contato com a descarga e segura legal... tens pirômetro lancia???? se não tiver seria bom um... talvez o conservadorismo no avanço pode estar fritando o escapamento (e junto suas sedes/ válvulas de escape/ eixo do turbo)

                                        me parece o fato de ter comprado mangueira de silicone barato. analisando bem a peça parece mais epdm pintado de azul do que silicone mesmo. ou se tiver silicone é tão pouco que nada faz.

                                        reparem que ela não derreteu e sim carbonizou-se, virando cinza.

                                        ela é da mesma marca da curva de 2 3/4 para 2 1/2 que tinha o pescoço de 2 … já ví que são titica e se expostas no limite da especificação se acabam.

                                        o avanço em 6000rpm está em 21° e tenho receio de aumentá-lo mais.

                                        vou providenciar a medição de temperatura naquele joelho em especial.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #778

                                          cuidado em ficar restrigindo muito… pois o problema pode ser nao girando na lenta, ou problema no retorno (resistencia). sobre a queima, olha, encostar na descarga (que é fina e longe do fogo) algumas coisas encostavam e nunca pegou nada.. agora, no coletor em ferro fundido a 2 polegadas da valvula de escape? acho que nada aguenta ai perto...

                                          pq nao soda um canote de aluminio até la no alto?

                                          eu sei que seu projeto é lindo, mais com todo esse trabalhao, eu pensaria em fazer uma pressurização unica em metal, com todas as curvas que tem direito, uma vesz que vc ja tem o molde que é a pressurização atual...

                                          me deu nervoso ver tantas curvas de silicone e tantas abraçadeiras.

                                          ela gira em ml sim, fávio, como já disse ao mene. e se continuar melada reduzo para 0,8mm.

                                          e se mesmo assim continuar vazando compro um kit de reparo no ebay, desmonto a bicha e monto como deve ser, bem no figurino e com materiais de primeira.

                                          já me acostumei com isso, não consertei o techrace e o hisó o jeito é meter a mão na massa pois pedir garantia no brasil é um desperdício de dinheiro pois sei que pode até voltar pior.

                                          já fiz a subida da compressora em canote de alumínio e passando pelo joelho de 90° do escape coloquei teflon entre os dois.

                                          quanto a fazer tudo em alumínio (ou quase tudo) já estou providenciando mas leva tempo. comecei trazendo uma curva 180° de 3 para colocar no final da linha na entrada do tbi.

                                          depois coloco a foto.

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