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Turbinando o sevel 1.9

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    genevro
    escreveu em última edição por
    #765

    parabéns, realmente um trabalho digno de admiração

    será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?

    obrigado, amigo.

    sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.

    uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.

    ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).

    temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.

    mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.

    já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.

    a ventuinha não precisa ficar onde esquenta, somente o vento que tem que chegar lá.

    use uma espécie de cai invertido (ventuinha na frente e cano atrás, conduzindo a refrigeração).

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    • S Offline
      S Offline
      svcglobal
      escreveu em última edição por
      #766

      parabéns, realmente um trabalho digno de admiração

      será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?

      obrigado, amigo.

      sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.

      uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.

      ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).

      temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.

      mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.

      já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.

      a ventuinha não precisa ficar onde esquenta, somente o vento que tem que chegar lá.

      use uma espécie de cai invertido (ventuinha na frente e cano atrás, conduzindo a refrigeração).

      a ventoinha com polaridade invertida e temporizada deu o resultado de esgotar todo o ar quente do cofre ao desligar o motor, obrigado pela dica.

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      • F Offline
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        Flavio Cruz
        escreveu em última edição por
        #767

        vamo somar pessoal…

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          SóGM
          escreveu em última edição por
          #768

          seguinte:

          este não é o primeiro fiat 1.9 turbo do brasil.

          o serrinho corre a mais de 2 anos com um uno 1.9 nos campeonatos gauchos de arrancada.

          o bandido montou um 147 de dar inveja.

          ambos já saíram em revistas de preparados (super speed, race master).

          só pra esclarecer.

          :semata:

          nao pude evitar…

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          • M Offline
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            menegotto
            escreveu em última edição por
            #769

            lancia, tem mais detalhes do sisteminha de knock-sensor que vc tem que acende led quando tem detonação???? me lembro de vc ter comentado algo, foi implementado direto na g7 ou é um modulo a parte?????

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              svcglobal
              escreveu em última edição por
              #770

              lancia, tem mais detalhes do sisteminha de knock-sensor que vc tem que acende led quando tem detonação???? me lembro de vc ter comentado algo, foi implementado direto na g7 ou é um modulo a parte?????

              eu tinha um amplificador de áudio transistorizado de 1w dos anos 70, veja você. tinha o knock sensor ligado na entrada e um led no lugar do alto-falante.

              usei isso até o ano passado e até que um dia esqueceram o bichinho no chão (não fui eu pois sou arrumado para cacete) e, aí sim, eu passei por cima numa manobra na garagem. espatifou-se o brinquedo.

              na g7 eu faço um led acender através de uma das portas de hardware que tem disponíveis no microcontrolador.

              no fundo ficou bem melhor assim pois é o retrato fiel do sinal que se usa para reduzir o avanço.

              na internet parece que tem um gajo vendendo por uns us$30.00. eu acho que vale à pena.

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              • S Offline
                S Offline
                svcglobal
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                #771

                revisão dos 1000km :ham:

                brincadeiras à parte, hoje na minha inspeção diária que faço no bicho encontrei a primeira curva de 90° de silicone que sai da compressora queimada bem perto da saída de escape do cilindro nº 4.

                eu sinceramente pensava que o silicone iria aguentar já que, por mais perto que estejam as partes, a distância era de 10mm.

                abaixo as fotos da curva montada e dela já retirada onde se vê o estrago.

                a queimadura foi bem profunda e acredito que mais uns dias teria varado a parede toda escapando a pressurização num belo dum apito…

                refiz a conexão da turbina em alumínio na parte que fica ao lado da curvinha do escape e coloquei um retangulo de teflon como antepara. vamos ver como este se comporta.

                eu acredito que tal curva do escape deva estar ficando rubra, especialmente nos testes de 1 bar acima dos 6000rpm.

                na desmontagem da curva de silicone novamente encontrei muito óleo nela e não posso mais incriminar a defunta prioridade da bt que vazava graxa de silicone.

                o óleo vem sim da compressora mas não se vê nenhuma fumaça no escape em hora nenhuma.

                no sábado passado meu filho me acompanhou numa saída de teste com o carro dele justamente para verificações deste tipo e nada reportou.

                como já estou usando um restritor -4an de 1,5mm, me emputeci e reduzi o furo para 1,0mm já que a bomba de óleo está empurrando 80psi em wot (5,6 bar). será muito para a turbina?

                ou a onça da spa para de beber óleo ou então que exploda de vez e aí sim coloco uma outra turbina com rolamento.

                eu diria que o consumo dela estaria na ordem de 0,5l por 1000km e me parece muito.

                tem uma foto do restritor ainda com 1,5mm aí abaixo.

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                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #772

                  meio litro realmente é muito pra consumir pela turbina.

                  uma pergunta lancia. na lenta, ela fica com o eixo parado ou girando???

                  acontece que turbos grandinhos (eixo pesado) gostam de ficar parados na lenta… dai baba óleo mesmo

                  verifique isso. a pior parte é a fase fria. ligie o carro frio sem a mangueira de entrada do turbo e olhe o rotor, deve girar com uma boa rotação. se ficar parado ou se mover aos trancos terá que enriquecer a lenta ou tirar ponto.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #773

                    quanto ao derretimento da curva, muito estranho… a minha fica em contato com a descarga e segura legal... tens pirômetro lancia???? se não tiver seria bom um... talvez o conservadorismo no avanço pode estar fritando o escapamento (e junto suas sedes/ válvulas de escape/ eixo do turbo)

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Flavio Cruz
                      escreveu em última edição por
                      #774

                      cuidado em ficar restrigindo muito… pois o problema pode ser nao girando na lenta, ou problema no retorno (resistencia). sobre a queima, olha, encostar na descarga (que é fina e longe do fogo) algumas coisas encostavam e nunca pegou nada.. agora, no coletor em ferro fundido a 2 polegadas da valvula de escape? acho que nada aguenta ai perto...

                      pq nao soda um canote de aluminio até la no alto?

                      eu sei que seu projeto é lindo, mais com todo esse trabalhao, eu pensaria em fazer uma pressurização unica em metal, com todas as curvas que tem direito, uma vesz que vc ja tem o molde que é a pressurização atual...

                      me deu nervoso ver tantas curvas de silicone e tantas abraçadeiras.

                      1 Resposta Última resposta
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                        Flavio Cruz
                        escreveu em última edição por
                        #775

                        algo marromeno assim:

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #776

                          meio litro realmente é muito pra consumir pela turbina.

                          uma pergunta lancia. na lenta, ela fica com o eixo parado ou girando???

                          acontece que turbos grandinhos (eixo pesado) gostam de ficar parados na lenta… dai baba óleo mesmo

                          verifique isso. a pior parte é a fase fria. ligie o carro frio sem a mangueira de entrada do turbo e olhe o rotor, deve girar com uma boa rotação. se ficar parado ou se mover aos trancos terá que enriquecer a lenta ou tirar ponto.

                          ela gira sim em ml. não dá para ver mas se encosto a mão na ponta do eixo (não na hélice) sem a mangueira na entrada da compressora ela gira rápido e bem solta.

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                          • S Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #777

                            quanto ao derretimento da curva, muito estranho… a minha fica em contato com a descarga e segura legal... tens pirômetro lancia???? se não tiver seria bom um... talvez o conservadorismo no avanço pode estar fritando o escapamento (e junto suas sedes/ válvulas de escape/ eixo do turbo)

                            me parece o fato de ter comprado mangueira de silicone barato. analisando bem a peça parece mais epdm pintado de azul do que silicone mesmo. ou se tiver silicone é tão pouco que nada faz.

                            reparem que ela não derreteu e sim carbonizou-se, virando cinza.

                            ela é da mesma marca da curva de 2 3/4 para 2 1/2 que tinha o pescoço de 2 … já ví que são titica e se expostas no limite da especificação se acabam.

                            o avanço em 6000rpm está em 21° e tenho receio de aumentá-lo mais.

                            vou providenciar a medição de temperatura naquele joelho em especial.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              #778

                              cuidado em ficar restrigindo muito… pois o problema pode ser nao girando na lenta, ou problema no retorno (resistencia). sobre a queima, olha, encostar na descarga (que é fina e longe do fogo) algumas coisas encostavam e nunca pegou nada.. agora, no coletor em ferro fundido a 2 polegadas da valvula de escape? acho que nada aguenta ai perto...

                              pq nao soda um canote de aluminio até la no alto?

                              eu sei que seu projeto é lindo, mais com todo esse trabalhao, eu pensaria em fazer uma pressurização unica em metal, com todas as curvas que tem direito, uma vesz que vc ja tem o molde que é a pressurização atual...

                              me deu nervoso ver tantas curvas de silicone e tantas abraçadeiras.

                              ela gira em ml sim, fávio, como já disse ao mene. e se continuar melada reduzo para 0,8mm.

                              e se mesmo assim continuar vazando compro um kit de reparo no ebay, desmonto a bicha e monto como deve ser, bem no figurino e com materiais de primeira.

                              já me acostumei com isso, não consertei o techrace e o hisó o jeito é meter a mão na massa pois pedir garantia no brasil é um desperdício de dinheiro pois sei que pode até voltar pior.

                              já fiz a subida da compressora em canote de alumínio e passando pelo joelho de 90° do escape coloquei teflon entre os dois.

                              quanto a fazer tudo em alumínio (ou quase tudo) já estou providenciando mas leva tempo. comecei trazendo uma curva 180° de 3 para colocar no final da linha na entrada do tbi.

                              depois coloco a foto.

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                #779

                                realmente lancia esse tipo de mangote é bem ruinzinho… eu uso os da spa que tem metade da espessura deste e bem mais maleavel...

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  #780

                                  realmente lancia esse tipo de mangote é bem ruinzinho… eu uso os da spa que tem metade da espessura deste e bem mais maleavel...

                                  a spa em curvas de 90° 2 1/2 está em falta a meses (parece que estão esperando junho para aumentar os preços) e só achei estes da asllan.

                                  os da drift também são bons mas custam o dobro.

                                  agora a pouco quando fui testar novamente a turbina com a mão no eixo para ver se continuava rodando percebi um jogo que me parece excessivo no eixo do lado da compressora.

                                  ou seja, puxando ele para cima e para baixo ele está mexendo algo por volta de meio milimetro. mas esta medida é subjetiva. difícil adivinhar o valor só com a mão.

                                  no sentido do próprio eixo, ele não se move em nada.

                                  isso seria normal? seria como se as duas buchas estivessem gastas ou ovaladas, sei lá

                                  deveria ter ficado com a turbonetics, mesmo parecendo grande demais.

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                                    #781

                                    essas turbinas nacionais queimam muito óleo mesmo (a minha materpower 80222 leva embora uns 400ml/1.000km, mas já em uns 80.000km)21° de avanço com 1bar e taxa entre 9,5 e 10:1 (se num me perdi no meio do caminho) acho até elevado… negócio é enriquecer pra fazer a refrigeração na câmara... deixaria com uns 0,80 até aonde deve ser potência máxima e baixando pra 0,76 após isso (vai cair bastante a powerband, mas protege bem o motor.essa mangueira ai num parece ser silicone mesmo...

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                                      #782

                                      essas turbinas nacionais queimam muito óleo mesmo (a minha materpower 80222 leva embora uns 400ml/1.000km, mas já em uns 80.000km)21° de avanço com 1bar e taxa entre 9,5 e 10:1 (se num me perdi no meio do caminho) acho até elevado… negócio é enriquecer pra fazer a refrigeração na câmara... deixaria com uns 0,80 até aonde deve ser potência máxima e baixando pra 0,76 após isso (vai cair bastante a powerband, mas protege bem o motor.essa mangueira ai num parece ser silicone mesmo...

                                      pois é, ainda não me decidi em levá-lo para o dyno pois quase todo dia me aparecem pepinos. realmente não pretendo manter pressão de 1 bar e sim algo em volta de 0,7 a 0,8 que devem ser suficientes.

                                      ok quanto ao consumo de óleo das turbinas brasileiras e o que tenho lido é vazamento para o lado da caixa quente e não na compressora que emporcalha toda a admissão que tive um trabalho insano para fazer.

                                      é isso que me irrita mais.

                                      e esse jogo no eixo, seria normal?

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #783

                                        lancia com a mão também tive impressão que seria muita folga, logo quando comprei minha turbina nova, tive essa mesma impressão que você, a minha também tem essa folga, a minha também molha um pouco de óleo e ja desci o cacete bastante…heeheh acho que é normal, só não sei quanto a regulagem para pressão de óleo para a turbina.

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                                          #784

                                          é normal ter esse jogo no eixo, até porque esse eixo é apoiado por mancais…se não tiver folga não tem filme de óleo...agora, se a folga do seu turbo está dentro dos padrões só levando em uma casa especializada e medindo

                                          se tivesse folga axial (pra frente e pra trás, ao longo do eixo) aí podia tirar fora e mandar pra retífica...folga axial tem q ser tendendo a 0

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