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Turbinando o sevel 1.9

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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #763

    ser o 1° ou 1001° num me importa… o relevante é a qualidade do projeto, pensado em ser um carro daily driver (e não carro de arrancada com marcha lenta, consumo, linearidade, durabilidade, etc em segundo plano em detrimento de potência)...

    portanto, é um dos primeiros motores fiat stroker do brasil (já comum em motores ap, ea827, chevrolet familia i e ii)

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    • S Offline
      S Offline
      svcglobal
      escreveu em última edição por
      #764

      alguma vez disse eu que era o 1º sevel convertido para 1.9? pelo contrário, vim aqui aprender como se faz em dezembro passado pois era o único fórum dos tantos que visitei que tinha informações a respeito de como fazer e não posso deixar de mencionar o menegotto.

      alguma vez disse eu que era o 1º sevel 1.9 turbo? pelo contrário e aprendi com vocês todos como turbinar.

      então???????? é mais um fiat sevel 1.9 turbo sim. porque a bronca?

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      • G Offline
        G Offline
        genevro
        escreveu em última edição por
        #765

        parabéns, realmente um trabalho digno de admiração

        será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?

        obrigado, amigo.

        sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.

        uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.

        ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).

        temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.

        mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.

        já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.

        a ventuinha não precisa ficar onde esquenta, somente o vento que tem que chegar lá.

        use uma espécie de cai invertido (ventuinha na frente e cano atrás, conduzindo a refrigeração).

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        • S Offline
          S Offline
          svcglobal
          escreveu em última edição por
          #766

          parabéns, realmente um trabalho digno de admiração

          será que aquele sistema de ventilação forçada do coletor, utilizado pelo uno turbo não ajudaria com o excesso de temperatura ?

          obrigado, amigo.

          sim, já pensei numa ventoinha mas precisaria de encontrar uma adequada que suporte o calor também.

          uma coisa que irei fazer ao desligar o carro que é quando a situação piora será ligar o ventilador do arrefecimento em velocidade máxima e com rotação invertida pois o pwm me permite isso.

          ou seja, tentarei esgotar o ar quente pela grade frontal afora (logicamente passando pelo radiador).

          temporizado em no máximo 3 minutos senão a bateria vai para a glória.

          mas o ventilador original não permite, melhor, permite mas não sopra pois as pás são assimétricas.

          já o spal é simétrico justamente para poder montá-lo como melhor convier.

          a ventuinha não precisa ficar onde esquenta, somente o vento que tem que chegar lá.

          use uma espécie de cai invertido (ventuinha na frente e cano atrás, conduzindo a refrigeração).

          a ventoinha com polaridade invertida e temporizada deu o resultado de esgotar todo o ar quente do cofre ao desligar o motor, obrigado pela dica.

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          • F Offline
            F Offline
            Flavio Cruz
            escreveu em última edição por
            #767

            vamo somar pessoal…

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            • S Offline
              S Offline
              SóGM
              escreveu em última edição por
              #768

              seguinte:

              este não é o primeiro fiat 1.9 turbo do brasil.

              o serrinho corre a mais de 2 anos com um uno 1.9 nos campeonatos gauchos de arrancada.

              o bandido montou um 147 de dar inveja.

              ambos já saíram em revistas de preparados (super speed, race master).

              só pra esclarecer.

              :semata:

              nao pude evitar…

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #769

                lancia, tem mais detalhes do sisteminha de knock-sensor que vc tem que acende led quando tem detonação???? me lembro de vc ter comentado algo, foi implementado direto na g7 ou é um modulo a parte?????

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #770

                  lancia, tem mais detalhes do sisteminha de knock-sensor que vc tem que acende led quando tem detonação???? me lembro de vc ter comentado algo, foi implementado direto na g7 ou é um modulo a parte?????

                  eu tinha um amplificador de áudio transistorizado de 1w dos anos 70, veja você. tinha o knock sensor ligado na entrada e um led no lugar do alto-falante.

                  usei isso até o ano passado e até que um dia esqueceram o bichinho no chão (não fui eu pois sou arrumado para cacete) e, aí sim, eu passei por cima numa manobra na garagem. espatifou-se o brinquedo.

                  na g7 eu faço um led acender através de uma das portas de hardware que tem disponíveis no microcontrolador.

                  no fundo ficou bem melhor assim pois é o retrato fiel do sinal que se usa para reduzir o avanço.

                  na internet parece que tem um gajo vendendo por uns us$30.00. eu acho que vale à pena.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #771

                    revisão dos 1000km :ham:

                    brincadeiras à parte, hoje na minha inspeção diária que faço no bicho encontrei a primeira curva de 90° de silicone que sai da compressora queimada bem perto da saída de escape do cilindro nº 4.

                    eu sinceramente pensava que o silicone iria aguentar já que, por mais perto que estejam as partes, a distância era de 10mm.

                    abaixo as fotos da curva montada e dela já retirada onde se vê o estrago.

                    a queimadura foi bem profunda e acredito que mais uns dias teria varado a parede toda escapando a pressurização num belo dum apito…

                    refiz a conexão da turbina em alumínio na parte que fica ao lado da curvinha do escape e coloquei um retangulo de teflon como antepara. vamos ver como este se comporta.

                    eu acredito que tal curva do escape deva estar ficando rubra, especialmente nos testes de 1 bar acima dos 6000rpm.

                    na desmontagem da curva de silicone novamente encontrei muito óleo nela e não posso mais incriminar a defunta prioridade da bt que vazava graxa de silicone.

                    o óleo vem sim da compressora mas não se vê nenhuma fumaça no escape em hora nenhuma.

                    no sábado passado meu filho me acompanhou numa saída de teste com o carro dele justamente para verificações deste tipo e nada reportou.

                    como já estou usando um restritor -4an de 1,5mm, me emputeci e reduzi o furo para 1,0mm já que a bomba de óleo está empurrando 80psi em wot (5,6 bar). será muito para a turbina?

                    ou a onça da spa para de beber óleo ou então que exploda de vez e aí sim coloco uma outra turbina com rolamento.

                    eu diria que o consumo dela estaria na ordem de 0,5l por 1000km e me parece muito.

                    tem uma foto do restritor ainda com 1,5mm aí abaixo.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #772

                      meio litro realmente é muito pra consumir pela turbina.

                      uma pergunta lancia. na lenta, ela fica com o eixo parado ou girando???

                      acontece que turbos grandinhos (eixo pesado) gostam de ficar parados na lenta… dai baba óleo mesmo

                      verifique isso. a pior parte é a fase fria. ligie o carro frio sem a mangueira de entrada do turbo e olhe o rotor, deve girar com uma boa rotação. se ficar parado ou se mover aos trancos terá que enriquecer a lenta ou tirar ponto.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #773

                        quanto ao derretimento da curva, muito estranho… a minha fica em contato com a descarga e segura legal... tens pirômetro lancia???? se não tiver seria bom um... talvez o conservadorismo no avanço pode estar fritando o escapamento (e junto suas sedes/ válvulas de escape/ eixo do turbo)

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Flavio Cruz
                          escreveu em última edição por
                          #774

                          cuidado em ficar restrigindo muito… pois o problema pode ser nao girando na lenta, ou problema no retorno (resistencia). sobre a queima, olha, encostar na descarga (que é fina e longe do fogo) algumas coisas encostavam e nunca pegou nada.. agora, no coletor em ferro fundido a 2 polegadas da valvula de escape? acho que nada aguenta ai perto...

                          pq nao soda um canote de aluminio até la no alto?

                          eu sei que seu projeto é lindo, mais com todo esse trabalhao, eu pensaria em fazer uma pressurização unica em metal, com todas as curvas que tem direito, uma vesz que vc ja tem o molde que é a pressurização atual...

                          me deu nervoso ver tantas curvas de silicone e tantas abraçadeiras.

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Flavio Cruz
                            escreveu em última edição por
                            #775

                            algo marromeno assim:

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              svcglobal
                              escreveu em última edição por
                              #776

                              meio litro realmente é muito pra consumir pela turbina.

                              uma pergunta lancia. na lenta, ela fica com o eixo parado ou girando???

                              acontece que turbos grandinhos (eixo pesado) gostam de ficar parados na lenta… dai baba óleo mesmo

                              verifique isso. a pior parte é a fase fria. ligie o carro frio sem a mangueira de entrada do turbo e olhe o rotor, deve girar com uma boa rotação. se ficar parado ou se mover aos trancos terá que enriquecer a lenta ou tirar ponto.

                              ela gira sim em ml. não dá para ver mas se encosto a mão na ponta do eixo (não na hélice) sem a mangueira na entrada da compressora ela gira rápido e bem solta.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                #777

                                quanto ao derretimento da curva, muito estranho… a minha fica em contato com a descarga e segura legal... tens pirômetro lancia???? se não tiver seria bom um... talvez o conservadorismo no avanço pode estar fritando o escapamento (e junto suas sedes/ válvulas de escape/ eixo do turbo)

                                me parece o fato de ter comprado mangueira de silicone barato. analisando bem a peça parece mais epdm pintado de azul do que silicone mesmo. ou se tiver silicone é tão pouco que nada faz.

                                reparem que ela não derreteu e sim carbonizou-se, virando cinza.

                                ela é da mesma marca da curva de 2 3/4 para 2 1/2 que tinha o pescoço de 2 … já ví que são titica e se expostas no limite da especificação se acabam.

                                o avanço em 6000rpm está em 21° e tenho receio de aumentá-lo mais.

                                vou providenciar a medição de temperatura naquele joelho em especial.

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  #778

                                  cuidado em ficar restrigindo muito… pois o problema pode ser nao girando na lenta, ou problema no retorno (resistencia). sobre a queima, olha, encostar na descarga (que é fina e longe do fogo) algumas coisas encostavam e nunca pegou nada.. agora, no coletor em ferro fundido a 2 polegadas da valvula de escape? acho que nada aguenta ai perto...

                                  pq nao soda um canote de aluminio até la no alto?

                                  eu sei que seu projeto é lindo, mais com todo esse trabalhao, eu pensaria em fazer uma pressurização unica em metal, com todas as curvas que tem direito, uma vesz que vc ja tem o molde que é a pressurização atual...

                                  me deu nervoso ver tantas curvas de silicone e tantas abraçadeiras.

                                  ela gira em ml sim, fávio, como já disse ao mene. e se continuar melada reduzo para 0,8mm.

                                  e se mesmo assim continuar vazando compro um kit de reparo no ebay, desmonto a bicha e monto como deve ser, bem no figurino e com materiais de primeira.

                                  já me acostumei com isso, não consertei o techrace e o hisó o jeito é meter a mão na massa pois pedir garantia no brasil é um desperdício de dinheiro pois sei que pode até voltar pior.

                                  já fiz a subida da compressora em canote de alumínio e passando pelo joelho de 90° do escape coloquei teflon entre os dois.

                                  quanto a fazer tudo em alumínio (ou quase tudo) já estou providenciando mas leva tempo. comecei trazendo uma curva 180° de 3 para colocar no final da linha na entrada do tbi.

                                  depois coloco a foto.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #779

                                    realmente lancia esse tipo de mangote é bem ruinzinho… eu uso os da spa que tem metade da espessura deste e bem mais maleavel...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #780

                                      realmente lancia esse tipo de mangote é bem ruinzinho… eu uso os da spa que tem metade da espessura deste e bem mais maleavel...

                                      a spa em curvas de 90° 2 1/2 está em falta a meses (parece que estão esperando junho para aumentar os preços) e só achei estes da asllan.

                                      os da drift também são bons mas custam o dobro.

                                      agora a pouco quando fui testar novamente a turbina com a mão no eixo para ver se continuava rodando percebi um jogo que me parece excessivo no eixo do lado da compressora.

                                      ou seja, puxando ele para cima e para baixo ele está mexendo algo por volta de meio milimetro. mas esta medida é subjetiva. difícil adivinhar o valor só com a mão.

                                      no sentido do próprio eixo, ele não se move em nada.

                                      isso seria normal? seria como se as duas buchas estivessem gastas ou ovaladas, sei lá

                                      deveria ter ficado com a turbonetics, mesmo parecendo grande demais.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        escreveu em última edição por
                                        #781

                                        essas turbinas nacionais queimam muito óleo mesmo (a minha materpower 80222 leva embora uns 400ml/1.000km, mas já em uns 80.000km)21° de avanço com 1bar e taxa entre 9,5 e 10:1 (se num me perdi no meio do caminho) acho até elevado… negócio é enriquecer pra fazer a refrigeração na câmara... deixaria com uns 0,80 até aonde deve ser potência máxima e baixando pra 0,76 após isso (vai cair bastante a powerband, mas protege bem o motor.essa mangueira ai num parece ser silicone mesmo...

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          escreveu em última edição por
                                          #782

                                          essas turbinas nacionais queimam muito óleo mesmo (a minha materpower 80222 leva embora uns 400ml/1.000km, mas já em uns 80.000km)21° de avanço com 1bar e taxa entre 9,5 e 10:1 (se num me perdi no meio do caminho) acho até elevado… negócio é enriquecer pra fazer a refrigeração na câmara... deixaria com uns 0,80 até aonde deve ser potência máxima e baixando pra 0,76 após isso (vai cair bastante a powerband, mas protege bem o motor.essa mangueira ai num parece ser silicone mesmo...

                                          pois é, ainda não me decidi em levá-lo para o dyno pois quase todo dia me aparecem pepinos. realmente não pretendo manter pressão de 1 bar e sim algo em volta de 0,7 a 0,8 que devem ser suficientes.

                                          ok quanto ao consumo de óleo das turbinas brasileiras e o que tenho lido é vazamento para o lado da caixa quente e não na compressora que emporcalha toda a admissão que tive um trabalho insano para fazer.

                                          é isso que me irrita mais.

                                          e esse jogo no eixo, seria normal?

                                          1 Resposta Última resposta

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