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Como recriar antigo motor cht 1.35?

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    Porca Solta
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    #13

    sem duvida…....  sem controle falou tudo.

    ja tive carro 1.0 aqui q bebia mais que o 1.7 do civic por ex...  bebia quase igual o meu md 1.6 de 30 anos num carro mais pesado............... agora vai entender porque?¿..... sinceramente nao sei

    os carros do passado, mesmo com as limitações tecnológicas, eram feitos pensando em eficiência. hoje em dia, mesmo com toda tecnologia existente, os carros são feitos pensando em marketing apenas. o motor "flex" já é um desastre... os leigos amam isso como se fosse a 8ª maravilha do mundo, e não percebem que é um golpe de marketing absurdo. a maioria das pessoas acha o máximo ter um carro "flex"... mas não percebem que o carro flex delas bebe igual um opala 6 cilindros, já que tem que se dividir entre duas substâncias completamente diferentes e acaba perdendo eficiência com isso. bela tecnologia...

    aí tem a segunda aberração tecnológica, que é o maledeto motor 1.0. essa porcaria nem deveria existir... como é um motor fraco, as pessoas reclamavam dele no começo. o que as montadoras fizeram? encurtaram os câmbios até onde puderam... pros trouxas terem a ilusiva sensação de desempenho, porém matando o consumo de combustivel. carro com motor 1.0 + câmbio curto é uma tranqueira que só anda no berro, só tem algum desempenho se for esgoelado o tempo todo em altíssimos giros, e aí pra onde vai a eficiência? anda igual bicicleta e bebe igual v8... há as excessões, mas... no geralzão é isso. mas o brasileiro leigo não percebe isso, e a cada dia mais e mais trouxas saem felizes das concessionárias com seus brinquedinhos de 1000 cilindradas flex... fazer o quê.

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      WILPNG
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      #14

      as montadoras no brasil, infelizmente formam um grande circo que exploram milhões de palhaços para obter apenas lucro. ainda não vi nos usa carro 0 km com motor 1.0, carro com direção mecânica, ou manivela em vidro e travas manuais, lá não aprovam, não vende e acabou, fora a diferença de preço dos carros, que aqui achamos de luxo, com os daqui… outra coisa lá não pagam ipva, apenas pedágios, aqui pagamos ipva que é uma taxa que deveria ir para as estradas e duplamente pagamos pedágios, sendo que o governo entrega estradas prontas as concessionarias rodoviárias explorarem... vi uma campanha para que ninguém mais compre carro zero no brasil até que seja respeitado o preço e acessórios básicos de conforto de um carro pelo preço que pedem, porem com certeza os fdp vão aumentar o valor de peça de manutenção dos usados !!! por isso continuem pagando seus impostos e contas em dias pois milhões de brasileiros dependem de nós... exemplo: integrantes dos bolsa familia, gas, estudo, luz fraterna, carceragem, etc...

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        Nando Moura
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        #15

        po cara.

        acho que vc diminuir 0.3 de cilindrada do seu 1.6 pra 1.3 procurando economia é um passo desnecessario.

        só uma pergunta….... é gasolina ou alcool?¿

        tipo o motor cht tem um carburadorzinho tdlz duplo , ja vi nego usar gigles baixíssimos nesse motor e obter otimos resultados, porém o maluco falava q n passava de 120km/h rs.

        assim acho que se vc quer mais economia vc pode fazer como ele (vc nao vai ter motor pra andar forte) vai ter um carro bem economico., porém você pode melhorar ou até sanar o problema relatado pelo cara colocando econostats que só entrem em ação quando estiver com giro alto (sugando bastante), ou seja, quando vc nao tiver importando com economia e sim pisando.

        outra coisa é usar pneus +finos..... do escort se nao me engano é 185 65 14, vc afinando ele ja da diferencá.

        a ignicao é transistorizada, nao sei exatamente se ou se dá pra por um 'bobinao lá' , mas uma bobina bosch vermelha ja da dif (a original é amarela acho).

        se o motor é a alcool, vc pode misturar gasolina, no meu eu ja cheguei a usar gasolina pura e nao batia pino nem nada nao.....fora q andou abeça e ficou ultra economico rs (foi numa emergencia rs).

        pra melhorar mais ver o quao possivel pode dar um passe no cabecote e aumentar a taxa (eu n sei).

        eu tive um escort normal e meu pai um xr3 q durou até acabar, só era chato regular o carburador pq ele é numa posicao meia desconfortavel rs.

        o cht usa um carb 460.e a bubina amarela é pra platinado que foi usado só em alguns motor renalt antigo.

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        • N Offline
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          Nando Moura
          escreveu em última edição por
          #16

          uma opção é usar gnv,mas de qualquer forma se quer calcular cilindrada vc pega o curso multiplica por 3.1416 x diametro de cilindro x diametro de cilindro.boa sorte

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            Porca Solta
            escreveu em última edição por
            #17

            uma opção é usar gnv,mas de qualquer forma se quer calcular cilindrada vc pega o curso multiplica por 3.1416 x diametro de cilindro x diametro de cilindro.boa sorte

            pensei no gnv, mas além do custo muito alto de instalação, na faixa dos 3 ou 4 mil reais (pra instalar direito, não essas instalações porcas de fundo de quintal), o preço do gnv hj em dia já não é lá essas coisas… e aqui na minha região teria ke viajar longe pra abastecer, pois aqui por ser uma cidade medieval, não tem gnv disponível. mas o meu desânimo principal do gnv, é que o carro vira literalmente uma bomba atômica ambulante... os "especialistas" dizem que é 150% seguro e blá blá blá, mas pra mim é balela. qtos postos e carros acabaram igual hiroshima com essas trosobas... não é incomum ver nos. jormais. prefiro um motorzinho taxadinho rodando com álcool mesmo, assim pelo menos sei que nunca vou acabar num cogumelo nuclear na proxima esquina...rs

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            • N Offline
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              Nando Moura
              escreveu em última edição por
              #18

              uma opção é usar gnv,mas de qualquer forma se quer calcular cilindrada vc pega o curso multiplica por 3.1416 x diametro de cilindro x diametro de cilindro.boa sorte

              pensei no gnv, mas além do custo muito alto de instalação, na faixa dos 3 ou 4 mil reais (pra instalar direito, não essas instalações porcas de fundo de quintal), o preço do gnv hj em dia já não é lá essas coisas… e aqui na minha região teria ke viajar longe pra abastecer, pois aqui por ser uma cidade medieval, não tem gnv disponível. mas o meu desânimo principal do gnv, é que o carro vira literalmente uma bomba atômica ambulante... os "especialistas" dizem que é 150% seguro e blá blá blá, mas pra mim é balela. qtos postos e carros acabaram igual hiroshima com essas trosobas... não é incomum ver nos. jormais. prefiro um motorzinho taxadinho rodando com álcool mesmo, assim pelo menos sei que nunca vou acabar num cogumelo nuclear na proxima esquina...rs

              ta certo!

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              • S Offline
                S Offline
                SemControle
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                #19

                v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4

                então

                pi=3,14

                r=raio do pistao=diâmetro/2

                h=altura, curso do pistao

                tudo *4 se forem 4 cil o motor….

                vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas

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                • P Offline
                  P Offline
                  Porca Solta
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4

                  então

                  pi=3,14

                  r=raio do pistao=diâmetro/2

                  h=altura, curso do pistao

                  tudo *4 se forem 4 cil o motor….

                  vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas

                  fórmula complicada, mas interessante... vou tentar entendê-la e usá-la.

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                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #21
                    
                    cht 1.0:
                     potência: 50cv - 5.800rpm
                     torque: 7,30mkgf - 3.600rpm
                     diâmetro x curso: 70,3mm x 64,2mm
                     bielas / relação r/l: 138,2mm / 0,232
                    
                     cht 1.6:
                     potência: 72,0cv - 5.400rpm
                     torque: 12,6mkgf - 3.400rpm
                     diâmetro x curso: 77,0mm x 83,5mm
                     bielas / relação r/l: 127,8mm / 0,326
                    
                    

                    simples não é difícil…...

                    volume=(3,14*(diâmetro do cil/2)ao quadrado*curso)*4

                    vamos ver o pistao 1.0 no vira do 1.6, não sei no caso da biela como ficaria pra usar, mas vou considerar a biela do vira...

                    v=(3,14*(70,3/2)^2*83,5)*4

                    v=(3,141235,522583,5)*4

                    v=(323941,6)*4

                    v +ou- 1295766, com o deslocamento q disse 1295,766 1300 o motor.....

                    vamos ver o pistao 1.6 no vira 1.0

                    v=(3,14*(77/2)^2*64,2)*4

                    v=(3,141482,2564,2)*4

                    v=(298803,8)*4

                    v +ou- 1198215 daria 1.195cc

                    pelo jeito o mais próximo q deseja seria o primeiro monstrinho, mas não da 1.35

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                    • N Offline
                      N Offline
                      Nando Moura
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      interessante a formula,mas conheço um calculo simplificado pro 4 cilindros.curso x 3.1416 x diametro do cilindro x diametro do cilindro

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SemControle
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        tem outra formula, mais complicada q a sua, coisa de prof de matemática kkkk, essa sua parece ser a mais simples

                        n*(pi*(d^2/4)*c)

                        onde

                        n=numero de cil

                        pi=3,14

                        d=diâmetro em cm

                        c=curso em cm

                        n=4, d=70,3mm e c=83,5mm

                        v=4*((3,14*(7,03^2/4)*8,35)

                        v=4*(3,1412,358,35

                        v=4*323,94

                        v=1295,76

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                        • M Offline
                          M Offline
                          Milan
                          escreveu em última edição por
                          #24

                          cara,  acho que pelo peso o 1.3 ficaria pior no quesito economia que o 1.6

                          pneus finos, mas se vc nao passa de 80km/h n vai ter problema algum, mas sentirá o carro bem mais leve.

                          econostat é um tubo de metal que colocamos na boca do carbruador que quando 'suga muito ar' ele injeta gasolina (isso supriria a falta do seu gigle pequenininho).

                          sobre bobina n é soh a troca dela que da dif, se seu sistema esta funcionando e ela suprindo nao dará dif, porém experimente abrir o gap das velas.

                          misturando gasosa ao alcool, fica beberrao n, pelo contrario, porém n derrete o motor por usar gasolina pura (eu fiz por emergencia, soltou a mangueira do tanque soh tinha 2 litros de gasosa numa pet no carro e tinha q ir pra casa, liguei na bomba andei uns 5km na cidade de madrugada….. bebeu nem meia garrafa rs.)

                          mas seila o valor q vc gasta pra por o kit todo no motor vc botaria de alcool.

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            landu_vre
                            escreveu em última edição por
                            #25

                            cálculo de cilindrada e taxa de compressão

                            https://www.youtube.com/watch?v=b5ss8oknyeq

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              genevro
                              escreveu em última edição por
                              #26

                              vamos lá.

                              dando meu pitaco.

                              vai gastar r$ 2,500,00 a r$ 3,000,00 pra buscar economia.

                              eu tive um cht 1,6 alcool que fazia 6,5 / 6,8 na cidade, cheguei a fazer até mais de 1.

                              na estrada, andando forte, 10,62 de média, no alcool.

                              o 1,6 gasolina, teoricamente, tem que fazer uns

                              v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4

                              então

                              pi=3,14

                              r=raio do pistao=diâmetro/2

                              h=altura, curso do pistao

                              tudo *4 se forem 4 cil o motor….

                              vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas

                              fórmula complicada, mas interessante... vou tentar entendê-la e usá-la.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                genevro
                                escreveu em última edição por
                                #27

                                dando um pitaco:

                                vai gastar uns r$ 2,500,00 a r$ 3,000,00 pra fazer um motor, buscando economia.

                                quanto tempo vai levar pra tirar isto ??

                                o cht, gasolina, faz +- 9 kml na cidade,

                                o 1,3, por ser fraco, vai gastar a mesma coisa.

                                onde está a economia ??

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #28

                                  se o teu desejo é construir um cht 1300, e vc já possui um 1600 jogado aí, mantenha o vira e as bielas dele, e coloque o conjunto de pistoes/camisas do gol 1000 quadrado / escort hobby 1.0

                                  o pistao do cht 1000 tem 70,3mm de diametro…..faz as contas que vai casar certinho.

                                  abraço.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
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                                    #29

                                    se o teu desejo é construir um cht 1300, e vc já possui um 1600 jogado aí, mantenha o vira e as bielas dele, e coloque o conjunto de pistoes/camisas do gol 1000 quadrado / escort hobby 1.0

                                    o pistao do cht 1000 tem 70,3mm de diametro…..faz as contas que vai casar certinho.

                                    abraço.

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                                      #30

                                      dando um pitaco:

                                      vai gastar uns r$ 2,500,00 a r$ 3,000,00 pra fazer um motor, buscando economia.

                                      quanto tempo vai levar pra tirar isto ??

                                      o cht, gasolina, faz +- 9 kml na cidade,

                                      o 1,3, por ser fraco, vai gastar a mesma coisa.

                                      onde está a economia ??

                                      foi o que falei.

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                                      um 300cc de diferença, mesmo que faça 1km/litro a mais na estrada nas devidas condicoes que ele cita demoraria muiiiiiiiiiiiiito tempo pra valer apena o $$$ invetstido.

                                      se ele quer é uma coisa, agora como falei nao vejo economia ai, por sinal com esse valor botaria gnv com sobra  e com 20 reais rodaria uns 300km….. (calculando que a tempra 2.0 16v aqui com gnv faz 200km com 20).

                                      e se for andar na cidade no anda para anda para a força do 1.0/1.3 vai fazer pra se movimentar toda hora vai fazer ele gastar praticamente o mesmo que 1.6 (creio eu).

                                      cilindrada nunca foi sinonimo de economia....... brasileiro que tem mania disso, vejo porsche 6c 3.0 fazendo 9km/litro, tem 1.0 q mal isso faz rs

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                                        #31

                                        povo ainda fica com akela imagem de opala, maveco todo desregulado q bebia um monte…...

                                        nao da pra comparar com essas porcarias flex q tanto faz o q tem no tanque, a autonomia é a mesma kkkkkk

                                        vc ter um motor 1.6 q faz seus 10km/l vc ta num lucro absurdo, muito melhor q carro mil flex, e com força de sobra guardada

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                                        • M Offline
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                                          #32

                                          exato.

                                          oh, tinha uma palio 1.0 16v aqui da minha esposa. a palio dela bebia quase igual ao meu passat 1.6 carburado com mini progressivo (antes de alterar o motor), com rodao e tudo.

                                          ai ela vendeu por 15.000 comprou um civic 2004 1.7 de uns 22.000+- , o civic consegue ser mais economico que a palio e logico, anda muito mais em qualquer regime de rotacao

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