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Como recriar antigo motor cht 1.35?

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    Nando Moura
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    #18

    uma opção é usar gnv,mas de qualquer forma se quer calcular cilindrada vc pega o curso multiplica por 3.1416 x diametro de cilindro x diametro de cilindro.boa sorte

    pensei no gnv, mas além do custo muito alto de instalação, na faixa dos 3 ou 4 mil reais (pra instalar direito, não essas instalações porcas de fundo de quintal), o preço do gnv hj em dia já não é lá essas coisas… e aqui na minha região teria ke viajar longe pra abastecer, pois aqui por ser uma cidade medieval, não tem gnv disponível. mas o meu desânimo principal do gnv, é que o carro vira literalmente uma bomba atômica ambulante... os "especialistas" dizem que é 150% seguro e blá blá blá, mas pra mim é balela. qtos postos e carros acabaram igual hiroshima com essas trosobas... não é incomum ver nos. jormais. prefiro um motorzinho taxadinho rodando com álcool mesmo, assim pelo menos sei que nunca vou acabar num cogumelo nuclear na proxima esquina...rs

    ta certo!

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    • S Offline
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      SemControle
      escreveu em última edição por
      #19

      v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4

      então

      pi=3,14

      r=raio do pistao=diâmetro/2

      h=altura, curso do pistao

      tudo *4 se forem 4 cil o motor….

      vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas

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      • P Offline
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        Porca Solta
        escreveu em última edição por
        #20

        v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4

        então

        pi=3,14

        r=raio do pistao=diâmetro/2

        h=altura, curso do pistao

        tudo *4 se forem 4 cil o motor….

        vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas

        fórmula complicada, mas interessante... vou tentar entendê-la e usá-la.

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        • S Offline
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          SemControle
          escreveu em última edição por
          #21
          
          cht 1.0:
           potência: 50cv - 5.800rpm
           torque: 7,30mkgf - 3.600rpm
           diâmetro x curso: 70,3mm x 64,2mm
           bielas / relação r/l: 138,2mm / 0,232
          
           cht 1.6:
           potência: 72,0cv - 5.400rpm
           torque: 12,6mkgf - 3.400rpm
           diâmetro x curso: 77,0mm x 83,5mm
           bielas / relação r/l: 127,8mm / 0,326
          
          

          simples não é difícil…...

          volume=(3,14*(diâmetro do cil/2)ao quadrado*curso)*4

          vamos ver o pistao 1.0 no vira do 1.6, não sei no caso da biela como ficaria pra usar, mas vou considerar a biela do vira...

          v=(3,14*(70,3/2)^2*83,5)*4

          v=(3,141235,522583,5)*4

          v=(323941,6)*4

          v +ou- 1295766, com o deslocamento q disse 1295,766 1300 o motor.....

          vamos ver o pistao 1.6 no vira 1.0

          v=(3,14*(77/2)^2*64,2)*4

          v=(3,141482,2564,2)*4

          v=(298803,8)*4

          v +ou- 1198215 daria 1.195cc

          pelo jeito o mais próximo q deseja seria o primeiro monstrinho, mas não da 1.35

          1 Resposta Última resposta
          • N Offline
            N Offline
            Nando Moura
            escreveu em última edição por
            #22

            interessante a formula,mas conheço um calculo simplificado pro 4 cilindros.curso x 3.1416 x diametro do cilindro x diametro do cilindro

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
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              SemControle
              escreveu em última edição por
              #23

              tem outra formula, mais complicada q a sua, coisa de prof de matemática kkkk, essa sua parece ser a mais simples

              n*(pi*(d^2/4)*c)

              onde

              n=numero de cil

              pi=3,14

              d=diâmetro em cm

              c=curso em cm

              n=4, d=70,3mm e c=83,5mm

              v=4*((3,14*(7,03^2/4)*8,35)

              v=4*(3,1412,358,35

              v=4*323,94

              v=1295,76

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              • M Offline
                M Offline
                Milan
                escreveu em última edição por
                #24

                cara,  acho que pelo peso o 1.3 ficaria pior no quesito economia que o 1.6

                pneus finos, mas se vc nao passa de 80km/h n vai ter problema algum, mas sentirá o carro bem mais leve.

                econostat é um tubo de metal que colocamos na boca do carbruador que quando 'suga muito ar' ele injeta gasolina (isso supriria a falta do seu gigle pequenininho).

                sobre bobina n é soh a troca dela que da dif, se seu sistema esta funcionando e ela suprindo nao dará dif, porém experimente abrir o gap das velas.

                misturando gasosa ao alcool, fica beberrao n, pelo contrario, porém n derrete o motor por usar gasolina pura (eu fiz por emergencia, soltou a mangueira do tanque soh tinha 2 litros de gasosa numa pet no carro e tinha q ir pra casa, liguei na bomba andei uns 5km na cidade de madrugada….. bebeu nem meia garrafa rs.)

                mas seila o valor q vc gasta pra por o kit todo no motor vc botaria de alcool.

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  landu_vre
                  escreveu em última edição por
                  #25

                  cálculo de cilindrada e taxa de compressão

                  https://www.youtube.com/watch?v=b5ss8oknyeq

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    genevro
                    escreveu em última edição por
                    #26

                    vamos lá.

                    dando meu pitaco.

                    vai gastar r$ 2,500,00 a r$ 3,000,00 pra buscar economia.

                    eu tive um cht 1,6 alcool que fazia 6,5 / 6,8 na cidade, cheguei a fazer até mais de 1.

                    na estrada, andando forte, 10,62 de média, no alcool.

                    o 1,6 gasolina, teoricamente, tem que fazer uns

                    v=(pi*r(ao quadrado)*h)*4

                    então

                    pi=3,14

                    r=raio do pistao=diâmetro/2

                    h=altura, curso do pistao

                    tudo *4 se forem 4 cil o motor….

                    vai precisar um deslocamento da virgula, acho q 3 casas

                    fórmula complicada, mas interessante... vou tentar entendê-la e usá-la.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      genevro
                      escreveu em última edição por
                      #27

                      dando um pitaco:

                      vai gastar uns r$ 2,500,00 a r$ 3,000,00 pra fazer um motor, buscando economia.

                      quanto tempo vai levar pra tirar isto ??

                      o cht, gasolina, faz +- 9 kml na cidade,

                      o 1,3, por ser fraco, vai gastar a mesma coisa.

                      onde está a economia ??

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        CHT POWER
                        escreveu em última edição por
                        #28

                        se o teu desejo é construir um cht 1300, e vc já possui um 1600 jogado aí, mantenha o vira e as bielas dele, e coloque o conjunto de pistoes/camisas do gol 1000 quadrado / escort hobby 1.0

                        o pistao do cht 1000 tem 70,3mm de diametro…..faz as contas que vai casar certinho.

                        abraço.

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          CHT POWER
                          escreveu em última edição por
                          #29

                          se o teu desejo é construir um cht 1300, e vc já possui um 1600 jogado aí, mantenha o vira e as bielas dele, e coloque o conjunto de pistoes/camisas do gol 1000 quadrado / escort hobby 1.0

                          o pistao do cht 1000 tem 70,3mm de diametro…..faz as contas que vai casar certinho.

                          abraço.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            Milan
                            escreveu em última edição por
                            #30

                            dando um pitaco:

                            vai gastar uns r$ 2,500,00 a r$ 3,000,00 pra fazer um motor, buscando economia.

                            quanto tempo vai levar pra tirar isto ??

                            o cht, gasolina, faz +- 9 kml na cidade,

                            o 1,3, por ser fraco, vai gastar a mesma coisa.

                            onde está a economia ??

                            foi o que falei.

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                            um 300cc de diferença, mesmo que faça 1km/litro a mais na estrada nas devidas condicoes que ele cita demoraria muiiiiiiiiiiiiito tempo pra valer apena o $$$ invetstido.

                            se ele quer é uma coisa, agora como falei nao vejo economia ai, por sinal com esse valor botaria gnv com sobra  e com 20 reais rodaria uns 300km….. (calculando que a tempra 2.0 16v aqui com gnv faz 200km com 20).

                            e se for andar na cidade no anda para anda para a força do 1.0/1.3 vai fazer pra se movimentar toda hora vai fazer ele gastar praticamente o mesmo que 1.6 (creio eu).

                            cilindrada nunca foi sinonimo de economia....... brasileiro que tem mania disso, vejo porsche 6c 3.0 fazendo 9km/litro, tem 1.0 q mal isso faz rs

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              SemControle
                              escreveu em última edição por
                              #31

                              povo ainda fica com akela imagem de opala, maveco todo desregulado q bebia um monte…...

                              nao da pra comparar com essas porcarias flex q tanto faz o q tem no tanque, a autonomia é a mesma kkkkkk

                              vc ter um motor 1.6 q faz seus 10km/l vc ta num lucro absurdo, muito melhor q carro mil flex, e com força de sobra guardada

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                Milan
                                escreveu em última edição por
                                #32

                                exato.

                                oh, tinha uma palio 1.0 16v aqui da minha esposa. a palio dela bebia quase igual ao meu passat 1.6 carburado com mini progressivo (antes de alterar o motor), com rodao e tudo.

                                ai ela vendeu por 15.000 comprou um civic 2004 1.7 de uns 22.000+- , o civic consegue ser mais economico que a palio e logico, anda muito mais em qualquer regime de rotacao

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  #33

                                  sim, qnt tinha o corsa eu via, e olha q fui buscar 0 na cc, nunca cheguei a fazer 10km/l de gasolina original…..ai modifiquei e tal, bebia muito mais e eu fiquei com medo de trocar no golf pelo consumo conseguir ser absurdamente pior, na mesma visão q o pessoal tem....doce ilusão, o golf original fazia 13km/l andando muito mais estável.....com turbo faço na media 6,5km/l de álcool, to cansado de ver mil flex se arrastando pra fazer isso....

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #34

                                    a diferenca é quando nós pisamos…... o meu tem 5 bicas na boca do carburador e deve fazer 2km/litro rs

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #35

                                      sim, o qnt aceleramos pra andar…...

                                      mas tendo muito mais motor, se acelera bem menos do q se acelera num motor pequeno pra manter o mesmo ritmo

                                      se for pensar no andar no tudo q da nos 2, o motor pequeno vai ganhar com folga na questão de autonomia....

                                      andar no corte num 2.0 vai muito mais combustível q pra manter andando no corte com 1.0

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        #36

                                        sim…... pra ter ideia no meu pacato md 1.6 eu viajo com 1 dedo de acelerador (eu fico calculando pra nao abrir a segunda boca) e a 1 dedo to a 80~90km/h rs..

                                        na cidade uso o mesmo pra andar ..... soh quando to querendo correr q ja viu vruuuuu tshiiiiii vruuuuuuu sthiiiiiiiii kkkkkkkk

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                                        • P Offline
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                                          Porca Solta
                                          escreveu em última edição por
                                          #37

                                          oi pessoal, desculpem ter dado uma sumida do tópico… peguei uma virose braba que me derrubou legal, mas já estou bem de novo.

                                          bom, segundo os cáculos que todos postaram, a melhor opção pra criar um cht 1.3 seria vira e bielas do 1.6, com camisas e pistões do 1.0, pra chegar a 1295 cc, ou seja, um 1.3 perfeito. não chega a 1341 cc (1.35) como o original de 1983, porque o diametro dos pistões 1.0 da autolatina não é exatamente igual ao do 1.35 antigo. li numa reportagem aí pela net ke a autolatina aproveitou os pistões do antigo 1.35 para criar o 1.0, mas é mentira pelo jeito. mas não importa, 1341 cc ou 1295 cc, é 1.3 do mesmo jeito.

                                          qto aos carros flex, nem são dignos de menção... alguns, quando abastecidos com álcool, têm consumo de opala seis cilindros 4.1, é ridículo. motor pra mim tem que ser dedicado a um único combustível, independente de ser gasolina ou álcool... pra poder tirar o máximo de cada um deles. flex é lixo.

                                          agora, a relação entre cilindrada e economia é bastante controversa. vcs defendem a idéia que motor pekeno nem sempre é sinal de economia, e eu concordo em certos pontos... mas tb há indícios do oposto, e depende muito do caso tb. minha idéia de montar um cht 1.3 vem do teste do escort 1.35 em novembro de 1983, feito pela revista 4 rodas, onde o marvado fez 9.3 km/l com álcool, na cidade. alguém aí disse que um cht 1.6 faz 9 km/l de gasolina na cidade... este 1.35 fez 9.3 km/l com álcool! É de se pensar no caso não?

                                          cht 1.6 a gasolina, fazendo 9 na cidade, é beberrão! tenho prova viva disso aq meu del rey faz 8 km/l de álcxool na cidadetem ke fazer pelo menos uns 11 na cidade, abaixo disso é inaceitável.

                                          1 Resposta Última resposta

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