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Faça você mesmo

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    #65

    como o hammer disse, vêrias coisas influenciam na támpera. a temperatura de aquecimento é important?ssima, para definir que tipo de arranjo a liga ter?. de igual import?ncia é a maneira com que se resfria a peça, pois dela dependem as tensões residuais da peça.

    na área de engenharia civil existe um caso muito bem aplicado de támpera, do famoso aão gg-50. antigamente, usava-se muito um aão tipo ca-60, que era trefilado. isso quer dizer que ele ganhava resist?ncia por um processo mecânico, que tinhas desvantagens. ficava tão duro que era complicad?ssimo dobrar.

    então, a gerdau criou um procedimento em que o vergalhão é aquecido e então recebe uma suave ducha de água. a camada externa seria resfriada de imediato, contraindo-se e comprimindo o miolo, ainda quente. com o tempo, o calor do miolo era dissipado, mas as tensões residuais permaneciam. resultado, um aão extremamente resistente e fácil de dobrar. como se vê, tudo é técnica. só para constar, ninguém usa mais ca-60.

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      Vicente Sprint
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      #66

      como o hammer disse, vêrias coisas influenciam na támpera. a temperatura de aquecimento é important?ssima, para definir que tipo de arranjo a liga ter?. de igual import?ncia é a maneira com que se resfria a peça, pois dela dependem as tensões residuais da peça.

      na área de engenharia civil existe um caso muito bem aplicado de támpera, do famoso aão gg-50. antigamente, usava-se muito um aão tipo ca-60, que era trefilado. isso quer dizer que ele ganhava resist?ncia por um processo mecânico, que tinhas desvantagens. ficava tão duro que era complicad?ssimo dobrar.

      então, a gerdau criou um procedimento em que o vergalhão é aquecido e então recebe uma suave ducha de água. a camada externa seria resfriada de imediato, contraindo-se e comprimindo o miolo, ainda quente. com o tempo, o calor do miolo era dissipado, mas as tensões residuais permaneciam. resultado, um aão extremamente resistente e fácil de dobrar. como se vê, tudo é técnica. só para constar, ninguém usa mais ca-60.

      ?timo, mas que tal falarmos mais sobre isto?

      se você tem um metal (cada metal é diferente, naturalmente) digamos que seja uma liga utilizada na confecção de molas, e quer alterar a sua dureza, como seria o procedimento adequado?

      como é o negócio da temperatura austenitica? em termos práticos, como se retempera uma peça de maneira controlada, para garantir sempre o mesmo resultado?

      abraço

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        escreveu em última edição por
        #67

        ?timo, mas que tal falarmos mais sobre isto?

        se você tem um metal (cada metal é diferente, naturalmente) digamos que seja uma liga utilizada na confecção de molas, e quer alterar a sua dureza, como seria o procedimento adequado?

        como é o negócio da temperatura austenitica? em termos práticos, como se retempera uma peça de maneira controlada, para garantir sempre o mesmo resultado?

        abraço

        acho q nao teria um meio artesanal ou caseiro de atingir a tempera mais proxima do original….....

        como eu tinha perguntado anteriormente...entao o negocio de por a mola quente no oleo frio...retempera, sim, mas achei a palavra certa agora e a questao de dureza?? ou mesmo a resistencia a quebras qnd submetida a condicoes severas de uso.....curvas burracos freiadas, qq metal ja sofre desgastes assim, e com as caracteristicas alteradas....

        nossa e olha q curto os rebaixados e nao esquento tanto para o metodo como foi feito, estando um tanto confortavel beleza......

        o meu era 2,5 cortado na frente com amortecedores com mais carga, atras era apenas encolhida e soldado os elos encolhidos....

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        • K Offline
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          Ktulu
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          #68

          eu estou condenado então…

          a minha mola foi cortada no ma?arico. esquentou e nem retemperou.

          to assim a 1 ano e a mola continua igual. nem encolheu.

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            #69

            eu estou condenado então…

            a minha mola foi cortada no ma?arico. esquentou e nem retemperou.

            to assim a 1 ano e a mola continua igual. nem encolheu.

            a minha dianteira era assim ficou 1 dedo do pneu pro carro em 8 meses ja tava 1 dedo o pneu pra dentro….mas digo q cansou nao q tenha zoado pelo elo aquecido...

            1 Resposta Última resposta
            • K Offline
              K Offline
              Ktulu
              escreveu em última edição por
              #70

              a minha dianteira era assim ficou 1 dedo do pneu pro carro em 8 meses ja tava 1 dedo o pneu pra dentro….mas digo q cansou nao q tenha zoado pelo elo aquecido...

              o meu não baixou nada, infelizmente…

              a impressao que tenho é de que tá cada vez mais alto o carro.

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                #71

                o meu não baixou nada, infelizmente…

                a impressao que tenho é de que tá cada vez mais alto o carro.

                tem q ver as condicoes das pistas ai…aki em sampa a gente anda é desviando dos montinhso de asfalto perdidos pelo caminho.....nao é bem dos buracos q desviamos...isso foi a muito tempo atras...

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                • V Offline
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                  Vicente Sprint
                  escreveu em última edição por
                  #72

                  acho q nao teria um meio artesanal ou caseiro de atingir a tempera mais proxima do original….....

                  como eu tinha perguntado anteriormente...entao o negocio de por a mola quente no oleo frio...retempera, sim, mas achei a palavra certa agora e a questao de dureza?? ou mesmo a resistencia a quebras qnd submetida a condicoes severas de uso.....curvas burracos freiadas, qq metal ja sofre desgastes assim, e com as caracteristicas alteradas....

                  nossa e olha q curto os rebaixados e nao esquento tanto para o metodo como foi feito, estando um tanto confortavel beleza......

                  o meu era 2,5 cortado na frente com amortecedores com mais carga, atras era apenas encolhida e soldado os elos encolhidos....

                  não, pera lá…

                  em primeiro lugar, estamos falando de matar parcial ou totalmente algum elo da mola que esteja atrapalhando e não aquecer a mola toda e prens?-la. elo morto não trabalha, portanto não se justifica nenhum dos teus medos relacionados é resist?ncia, uma vez que só seria retemperada uma pequena parte inativa da mola, como no caso dos carros com mola barril, como a traseira do corsa.

                  em segundo lugar, a metalurgia é uma prática antiquiss?ssima e h? sim maneiras de se retemperar metal com baixo custo e praticamente nada de equipamento. basicamente, fogo, óleo e controle da temperatura.

                  o problema não é o resultado que se obt?m, mas sim saber se uma mola endurecida vai dar conta do recado. o problema, em outras palavras, não é vc fazer o que quer e sim saber se o que é possível de se fazer é o suficiente no caso. pode ser que vc para uma determinada dureza aliada é resist?ncia, precise de uma barra mais grossa ou de um metal diferente. já para amolecer o metal, me parece que a situação é a oposta.

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                    escreveu em última edição por
                    #73

                    não, pera lá…

                    em primeiro lugar, estamos falando de matar parcial ou totalmente algum elo da mola que esteja atrapalhando e não aquecer a mola toda e prens?-la. elo morto não trabalha, portanto não se justifica nenhum dos teus medos relacionados é resist?ncia, uma vez que só seria retemperada uma pequena parte inativa da mola, como no caso dos carros com mola barril, como a traseira do corsa.

                    em segundo lugar, a metalurgia é uma prática antiquiss?ssima e h? sim maneiras de se retemperar metal com baixo custo e praticamente nada de equipamento. basicamente, fogo, óleo e controle da temperatura.

                    o problema não é o resultado que se obt?m, mas sim saber se uma mola endurecida vai dar conta do recado. o problema, em outras palavras, não é vc fazer o que quer e sim saber se o que é possível de se fazer é o suficiente no caso. pode ser que vc para uma determinada dureza aliada é resist?ncia, precise de uma barra mais grossa ou de um metal diferente. já para amolecer o metal, me parece que a situação é a oposta.

                    as minhas molas traseiras devem ter sido aquecidas e soldados os 2,5 elos, nao sei nem de q maneira, mas as molas piqinininhas nao estao mais no carro….

                    sei no caso em questao se estuda o aquecimento total e encolhimento total da mola....hummmmm

                    nao manjo quase nada de metalurgica e dureza de materiais...vou ficar esperando uma solucao joinha e quem sabe nao uso o corsa de cobaia...hehe

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                    • L Offline
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                      Leit
                      escreveu em última edição por
                      #74

                      aeeeeeeeeeeee seus mangua?aaaa

                      baixei mais a goleta

                      tirei mais meio elo na frente e mais 2 atras….

                      agora ficou show, só que pula mais que o joão do pulo.

                      ta soda...

                      nao sei por quanto tempo vou aguentar andar com o carro assim....

                      vou bater as fotos hoje....

                      posto elas em breve

                      abraços

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fuskero33
                        escreveu em última edição por
                        #75

                        tira as molas…corta logo os batentes

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #76

                          aeeeeeeeeeeee seus mangua?aaaa

                          baixei mais a goleta

                          tirei mais meio elo na frente e mais 2 atras….

                          agora ficou show, só que pula mais que o joão do pulo.

                          ta soda...

                          nao sei por quanto tempo vou aguentar andar com o carro assim....

                          vou bater as fotos hoje....

                          posto elas em breve

                          abraços

                          ae descobriu pra q q a goleta vem com tanta mola né fio?????

                          pra isso mesmo cortar as da frente no meio e fazer as 4 molas…

                          1 Resposta Última resposta
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                            .Cientista.
                            escreveu em última edição por
                            #77

                            e ai cade as fotos novas do carro….............eu tenho um kadett cortei dois elos na frente e atras............. ainda acho meio alto ........agora so nao sei se corto mais meio ou um elo ......ahhhh outra questao ta pulando pra caraio tb...........e o catalizador pega quase em todas as lombadas............segue fotos :

                            foto 1

                            foto 2

                            abraços

                            1 Resposta Última resposta
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                              .Cientista.
                              escreveu em última edição por
                              #78

                              nossa foi mal galera….......desenterrei o post............nem reparei a data dele .......afe hehehehehe

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                Mega
                                escreveu em última edição por
                                #79

                                <_<

                                1 Resposta Última resposta

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