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Faça você mesmo

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    Vicente Sprint
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    #66

    como o hammer disse, vêrias coisas influenciam na támpera. a temperatura de aquecimento é important?ssima, para definir que tipo de arranjo a liga ter?. de igual import?ncia é a maneira com que se resfria a peça, pois dela dependem as tensões residuais da peça.

    na área de engenharia civil existe um caso muito bem aplicado de támpera, do famoso aão gg-50. antigamente, usava-se muito um aão tipo ca-60, que era trefilado. isso quer dizer que ele ganhava resist?ncia por um processo mecânico, que tinhas desvantagens. ficava tão duro que era complicad?ssimo dobrar.

    então, a gerdau criou um procedimento em que o vergalhão é aquecido e então recebe uma suave ducha de água. a camada externa seria resfriada de imediato, contraindo-se e comprimindo o miolo, ainda quente. com o tempo, o calor do miolo era dissipado, mas as tensões residuais permaneciam. resultado, um aão extremamente resistente e fácil de dobrar. como se vê, tudo é técnica. só para constar, ninguém usa mais ca-60.

    ?timo, mas que tal falarmos mais sobre isto?

    se você tem um metal (cada metal é diferente, naturalmente) digamos que seja uma liga utilizada na confecção de molas, e quer alterar a sua dureza, como seria o procedimento adequado?

    como é o negócio da temperatura austenitica? em termos práticos, como se retempera uma peça de maneira controlada, para garantir sempre o mesmo resultado?

    abraço

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      Visitante
      escreveu em última edição por
      #67

      ?timo, mas que tal falarmos mais sobre isto?

      se você tem um metal (cada metal é diferente, naturalmente) digamos que seja uma liga utilizada na confecção de molas, e quer alterar a sua dureza, como seria o procedimento adequado?

      como é o negócio da temperatura austenitica? em termos práticos, como se retempera uma peça de maneira controlada, para garantir sempre o mesmo resultado?

      abraço

      acho q nao teria um meio artesanal ou caseiro de atingir a tempera mais proxima do original….....

      como eu tinha perguntado anteriormente...entao o negocio de por a mola quente no oleo frio...retempera, sim, mas achei a palavra certa agora e a questao de dureza?? ou mesmo a resistencia a quebras qnd submetida a condicoes severas de uso.....curvas burracos freiadas, qq metal ja sofre desgastes assim, e com as caracteristicas alteradas....

      nossa e olha q curto os rebaixados e nao esquento tanto para o metodo como foi feito, estando um tanto confortavel beleza......

      o meu era 2,5 cortado na frente com amortecedores com mais carga, atras era apenas encolhida e soldado os elos encolhidos....

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        Ktulu
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        #68

        eu estou condenado então…

        a minha mola foi cortada no ma?arico. esquentou e nem retemperou.

        to assim a 1 ano e a mola continua igual. nem encolheu.

        1 Resposta Última resposta
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          escreveu em última edição por
          #69

          eu estou condenado então…

          a minha mola foi cortada no ma?arico. esquentou e nem retemperou.

          to assim a 1 ano e a mola continua igual. nem encolheu.

          a minha dianteira era assim ficou 1 dedo do pneu pro carro em 8 meses ja tava 1 dedo o pneu pra dentro….mas digo q cansou nao q tenha zoado pelo elo aquecido...

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          • K Offline
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            Ktulu
            escreveu em última edição por
            #70

            a minha dianteira era assim ficou 1 dedo do pneu pro carro em 8 meses ja tava 1 dedo o pneu pra dentro….mas digo q cansou nao q tenha zoado pelo elo aquecido...

            o meu não baixou nada, infelizmente…

            a impressao que tenho é de que tá cada vez mais alto o carro.

            1 Resposta Última resposta
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              #71

              o meu não baixou nada, infelizmente…

              a impressao que tenho é de que tá cada vez mais alto o carro.

              tem q ver as condicoes das pistas ai…aki em sampa a gente anda é desviando dos montinhso de asfalto perdidos pelo caminho.....nao é bem dos buracos q desviamos...isso foi a muito tempo atras...

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                Vicente Sprint
                escreveu em última edição por
                #72

                acho q nao teria um meio artesanal ou caseiro de atingir a tempera mais proxima do original….....

                como eu tinha perguntado anteriormente...entao o negocio de por a mola quente no oleo frio...retempera, sim, mas achei a palavra certa agora e a questao de dureza?? ou mesmo a resistencia a quebras qnd submetida a condicoes severas de uso.....curvas burracos freiadas, qq metal ja sofre desgastes assim, e com as caracteristicas alteradas....

                nossa e olha q curto os rebaixados e nao esquento tanto para o metodo como foi feito, estando um tanto confortavel beleza......

                o meu era 2,5 cortado na frente com amortecedores com mais carga, atras era apenas encolhida e soldado os elos encolhidos....

                não, pera lá…

                em primeiro lugar, estamos falando de matar parcial ou totalmente algum elo da mola que esteja atrapalhando e não aquecer a mola toda e prens?-la. elo morto não trabalha, portanto não se justifica nenhum dos teus medos relacionados é resist?ncia, uma vez que só seria retemperada uma pequena parte inativa da mola, como no caso dos carros com mola barril, como a traseira do corsa.

                em segundo lugar, a metalurgia é uma prática antiquiss?ssima e h? sim maneiras de se retemperar metal com baixo custo e praticamente nada de equipamento. basicamente, fogo, óleo e controle da temperatura.

                o problema não é o resultado que se obt?m, mas sim saber se uma mola endurecida vai dar conta do recado. o problema, em outras palavras, não é vc fazer o que quer e sim saber se o que é possível de se fazer é o suficiente no caso. pode ser que vc para uma determinada dureza aliada é resist?ncia, precise de uma barra mais grossa ou de um metal diferente. já para amolecer o metal, me parece que a situação é a oposta.

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                  escreveu em última edição por
                  #73

                  não, pera lá…

                  em primeiro lugar, estamos falando de matar parcial ou totalmente algum elo da mola que esteja atrapalhando e não aquecer a mola toda e prens?-la. elo morto não trabalha, portanto não se justifica nenhum dos teus medos relacionados é resist?ncia, uma vez que só seria retemperada uma pequena parte inativa da mola, como no caso dos carros com mola barril, como a traseira do corsa.

                  em segundo lugar, a metalurgia é uma prática antiquiss?ssima e h? sim maneiras de se retemperar metal com baixo custo e praticamente nada de equipamento. basicamente, fogo, óleo e controle da temperatura.

                  o problema não é o resultado que se obt?m, mas sim saber se uma mola endurecida vai dar conta do recado. o problema, em outras palavras, não é vc fazer o que quer e sim saber se o que é possível de se fazer é o suficiente no caso. pode ser que vc para uma determinada dureza aliada é resist?ncia, precise de uma barra mais grossa ou de um metal diferente. já para amolecer o metal, me parece que a situação é a oposta.

                  as minhas molas traseiras devem ter sido aquecidas e soldados os 2,5 elos, nao sei nem de q maneira, mas as molas piqinininhas nao estao mais no carro….

                  sei no caso em questao se estuda o aquecimento total e encolhimento total da mola....hummmmm

                  nao manjo quase nada de metalurgica e dureza de materiais...vou ficar esperando uma solucao joinha e quem sabe nao uso o corsa de cobaia...hehe

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                  • L Offline
                    L Offline
                    Leit
                    escreveu em última edição por
                    #74

                    aeeeeeeeeeeee seus mangua?aaaa

                    baixei mais a goleta

                    tirei mais meio elo na frente e mais 2 atras….

                    agora ficou show, só que pula mais que o joão do pulo.

                    ta soda...

                    nao sei por quanto tempo vou aguentar andar com o carro assim....

                    vou bater as fotos hoje....

                    posto elas em breve

                    abraços

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fuskero33
                      escreveu em última edição por
                      #75

                      tira as molas…corta logo os batentes

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #76

                        aeeeeeeeeeeee seus mangua?aaaa

                        baixei mais a goleta

                        tirei mais meio elo na frente e mais 2 atras….

                        agora ficou show, só que pula mais que o joão do pulo.

                        ta soda...

                        nao sei por quanto tempo vou aguentar andar com o carro assim....

                        vou bater as fotos hoje....

                        posto elas em breve

                        abraços

                        ae descobriu pra q q a goleta vem com tanta mola né fio?????

                        pra isso mesmo cortar as da frente no meio e fazer as 4 molas…

                        1 Resposta Última resposta
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                          .Cientista.
                          escreveu em última edição por
                          #77

                          e ai cade as fotos novas do carro….............eu tenho um kadett cortei dois elos na frente e atras............. ainda acho meio alto ........agora so nao sei se corto mais meio ou um elo ......ahhhh outra questao ta pulando pra caraio tb...........e o catalizador pega quase em todas as lombadas............segue fotos :

                          foto 1

                          foto 2

                          abraços

                          1 Resposta Última resposta
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                            .Cientista.
                            escreveu em última edição por
                            #78

                            nossa foi mal galera….......desenterrei o post............nem reparei a data dele .......afe hehehehehe

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              Mega
                              escreveu em última edição por
                              #79

                              <_<

                              1 Resposta Última resposta

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