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Shift-light

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    Ktulu
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    #10

    dá trabalho…

    até tenho os componentes aqui em casa, mas já to com 2 shift lite no carro...

    ando meio vagabundo, mas eu olhei o projeto e é pra funcionar direitinho.

    o lm2917 é um conversor de frequencia pra tensao, ele converte os pulsos na bobina em um sinal anal?gico de tensao que varia de acordo com a rotacao, e o tl081 é um ampop, ele compara o sinal que vem do lm2917 com outra tensao (que voce vai regular no potenciometro). se a tensao do lm2917 for maior que essa tensao regulada ele ativa o rele, acendendo a lampada.

    o resto dos componentes são só pra esses 2 integrados principais e o rele funcionarem.

    eu cheguei a montar um desses no protoboard uma vez, só que com um 741 ao inves do tl081, e alimentado direto com 12v, sem o regulador de tensao, e com led ao inves de lampada. funcionou legal. voce tem que ter um contagiros e ficar acelerando o carro pra regular quando acende. voce acelera até a rotacao que voce quer e vai girando o potenciometro devagar até acender o shift.

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      *Felipe*
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      #11

      seria tipo um acerto de frequencia??

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      • G Offline
        G Offline
        gardenal
        escreveu em última edição por
        #12

        dá trabalho…

        até tenho os componentes aqui em casa, mas já to com 2 shift lite no carro...

        ando meio vagabundo, mas eu olhei o projeto e é pra funcionar direitinho.

        o lm2917 é um conversor de frequencia pra tensao, ele converte os pulsos na bobina em um sinal anal?gico de tensao que varia de acordo com a rotacao, e o tl081 é um ampop, ele compara o sinal que vem do lm2917 com outra tensao (que voce vai regular no potenciometro). se a tensao do lm2917 for maior que essa tensao regulada ele ativa o rele, acendendo a lampada.

        o resto dos componentes são só pra esses 2 integrados principais e o rele funcionarem.

        eu cheguei a montar um desses no protoboard uma vez, só que com um 741 ao inves do tl081, e alimentado direto com 12v, sem o regulador de tensao, e com led ao inves de lampada. funcionou legal. voce tem que ter um contagiros e ficar acelerando o carro pra regular quando acende. voce acelera até a rotacao que voce quer e vai girando o potenciometro devagar até acender o shift.

        entao da pra regula com um potenciometro?

        i ae tuner faiz uma placa pra mim? eu me viro com os componente…

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        • K Offline
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          Ktulu
          escreveu em última edição por
          #13

          o potenciometro do circuito que regula a rotacao que quer que acenda.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            gardenal
            escreveu em última edição por
            #14

            o potenciometro do circuito que regula a rotacao que quer que acenda.

            ahhh ta…......... bem melhor q junper...

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
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              Stefan
              escreveu em última edição por
              #15

              hummm…. então se colocar 2 amp-op dá pra ter 2 potenci?metros e 2 leds diferentes...

              assim dá pra fazer um led, digamos amarelo acender na rotação pré-shift pra chamar a atenção e o outro led, digamos vermelho, acender na rotação de shift mesmo...

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
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                Snake
                escreveu em última edição por
                #16

                pro pessoal que entende…

                numa escala de 0-10 de dificuldade eletronica essa ficaria com que nota?

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
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                  *Felipe*
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  na minha opinião 8.

                  e ae, pola o pré-shift??

                  gardenas, relax.. vou começar a fazer logo logo.

                  1 Resposta Última resposta
                  • K Offline
                    K Offline
                    Ktulu
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    esse mesmo circuito serve pra um limitador de rotacao…

                    basta ligar a saida nf do rele a bobina se nao me engano, na hora que chega a tal rotacao a bobina nao vai ser alimentada e para as faiscas nas velas...

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
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                      Stefan
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      esse mesmo circuito serve pra um limitador de rotacao…

                      basta ligar a saida nf do rele a bobina se nao me engano, na hora que chega a tal rotacao a bobina nao vai ser alimentada e para as faiscas nas velas...

                      pra carros carburados ?

                      (também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)

                      1 Resposta Última resposta
                      • K Offline
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                        Ktulu
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        pra carros carburados ?

                        (também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)

                        sim, pra qualquer carro, eu só não sei ao certo onde ligariamos o rele…

                        será que na alimentação da bobina? assim ele cortaria a alimentacao na bobina e com isso reduziria o giro, certo?

                        será que nao teria problema continuar a injetar gasolina sem ter fa?sca?

                        eu nunca pesquisei muito aonde atuar pra cair o giro.

                        cortar os bicos injetores também seria possível, mas dá mais trabalho.

                        1 Resposta Última resposta
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                          *Felipe*
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          cortar bico injetor??

                          e se a falta??? :humpft:

                          1 Resposta Última resposta
                          • K Offline
                            K Offline
                            Ktulu
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            cortar bico injetor??

                            e se a falta??? :humpft:

                            vai cortar. não diminuir…

                            sem gasolina nao vai ter o que estourar, entao nao vai ter problema de mistura pobre ou superaquecer.

                            tá certo isso que eu escrevi?

                            1 Resposta Última resposta
                            • * Offline
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                              *Felipe*
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              acho q se cortar ele vai criar ponto quente..

                              ai o negócio fica complicado.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                Snake
                                escreveu em última edição por
                                #24

                                tem que ver como funciona nos originais…

                                1 Resposta Última resposta
                                • K Offline
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                                  Ktulu
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                                  #25

                                  roubei de um topico nos classificados de outro forum, sobre o limitador de rotacao da je:

                                  p:esse limitador de giros é aquele que qdo chega a determinada rotação o carro fica dando aquelas tossidas , tipo papapapa… é isso?

                                  r:? isso mesmo...esses apagagas que vc quer dizer é que ele fica ligando e desligando a ignição do seu carro...ai o giro nao sobe...

                                  então acho que é só colocar na alimentação da bobina mesmo...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #26

                                    mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

                                    acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

                                    legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #27

                                      mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

                                      acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

                                      legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

                                      já já o piu aparece e explica como que funciona esse negócio certinho…

                                      pra dar calão tem que imundar o pistao de combustivel... só nao sei sobre a combustão expontanea...

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #28

                                        acho q isso não eh facil assim..

                                        se vc corta a ignição, encharca,

                                        se vc corta o combustivel, ponto quente…

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #29

                                          nao precisa de tradução não, é tudo codigo de componente fácil de ser encontrado. basta saber que resistencias = resistores, condensadores = capacitores.

                                          ktulu,

                                          vou tentar montar este sozinho e que ria que vc me tirasse umas dúvidas.

                                          o que eu preciso fazer pra trocar essa lampada automotiva da ponta por um led grande de alto brilho?

                                          não entendi como é feita a ligação no carro. nem identifiquei na placa de onde puxo os fios.

                                          poderia me ajudar?

                                          valeu

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