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O q faz quebrar bielas?

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  • F Offline
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    Flavio Cruz
    escreveu em última edição por
    #5

    kilo é pressao , a velocidade dos cases (que quanto mais entre/sai é mais potencia) quem determina é cabeçote/rotor/caixa quente…

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    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima
      escreveu em última edição por
      #6

      minha linha de pensamento é que se um cabeçote tem + fluxo, certamente o 1kg vai pesar mais sim…

      mas supondo q aumente o fluxo da turbina e o resto continue o mesmo ( sem considerar a menor contrapressão do escape ), a tendencia da pressao no coletor aumentar nao? se tem fluxo mas nao tem boca pra consumir ele... posso estar errado...

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      • H Offline
        H Offline
        hernani.vila
        escreveu em última edição por
        #7

        biela também pode quebrar por distenção, quando é montado um motor com pistões pesados em biela original, e submetido a rpms muito altos. a biela quebra quando está freiando/puxando pra baixo o pistão que está em movimento ascendente, quando está expulsando os gases ou com freio motor . no ciclo de compressão com motor cheio isso não ocorre com esta intensidade porque existe a mistura sendo comprimida acima do pistão, que ajuda a freiar ele, dividindo o trabalho com a biela.

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          mephisto
          escreveu em última edição por
          #8

          li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.

          o que faz quebrar as bielas?

          vamos colocar um exemplo.

          um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.

          será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?

          [snapback]311835[/snapback]

          vibracao e giro em 95% dos casos

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Rix
            escreveu em última edição por
            #9

            penso que seja o esfor?o que ela tenta suportar. se ela suporta, não quebra. se ela não suporta, quebra. ?bvio, não?

            kkk..

            concordo com todas as opiniões acima. a quantidade de energia mecânica gerada pela explosão em cima da biela é o que a quebra. seja excesso de rotação (as freiadas e acelerações que a biela sofre) no seu curso, e também o esforão gerado pela quantidade de mistura em cima do pistão, sob pressão.

            compressor de alta vazão e pouca pressão, quebra biela. compressor de alta pressão e pouca vaz?o, quebra biela. no fundo, creio eu (palavras de leigo ) o que importa é a vazão mêssica da mistura ar x combustável juntamente com o tempo de ignição (que são as vari?veis para geração de energia mecânica) afetam a durabilidade da biela, se for pensado estáticamente.

            um motor sem sobrealimentação tb quebra biela, geralmente por excesso de giro. e quebra por esforão mecânico, mas por mot?vos diferentes.

            posso estar enganado… se estiver, me corrijam.. tb estou aki p/ aprender

            []s

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #10

              vibracao e giro em 95% dos casos

              [snapback]311927[/snapback]

              não se fie nisso.

              coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

              pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #11

                quebra por torque e rota?ao, isto ?, na pratica potência, mas se atingir determinada rotação mesmo com torque baixo pode quebrar, se atingir determinado torque mesmo a baixa rotação pode quebrar…e se atingir o limite de potência mesmo com torque e rotação abaixo dos limites individuais, mas excedento o valor combinado tbm quebra...

                fora fadiga, dimensionamento errado, etc

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  mephisto
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  não se fie nisso.

                  coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

                  pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

                  [snapback]312070[/snapback]

                  ha isso tb eh joselito :ohoh:

                  mas tipo, na margem do q a biela ainda teoricamente pode, o q faz quebra eh trepidacao e giro claro, vindo potencia

                  noto algumas coisas pelo nivel de potencia q uma tal biela aqui nao aguenta no alcool e lah fora aguenta na gasol de alta octana deles, aquele lance da diferenca de potencia por rpm dependendo do combustivel

                  ah mas dae vem né fatores tb q nem dah pra lembrar de citar

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
                    W Offline
                    wsuturbo
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    calão hidraulico tb hehe

                    1 Resposta Última resposta
                    • X Offline
                      X Offline
                      Xucrute
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      se o motor estiver todo bem montado, sem desbalanceamento, sem folgas excessivas, o que quebra biela é a carga proveniente da queima da mistura admitida.

                      fatalmente quem melhora a admissão e a queima do combustivel vai estar impondo mais fadiga em cima das partes m?veis, pistões, aneis, pinos, bielas e virabrequim.

                      cuidado com a diferença de turbo, ambos podem estar te dando 1 bar, mas o volume de um turbo maior vai ser tb maior, e isso aumenta a carga juntamente com o torque e a potência.

                      o conhecido termo (entre a galera do crime ) meu quilo pesa mais do que o seu vem justamente dessa diferença no equipamento.

                      [snapback]311884[/snapback]

                      na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                      o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                      pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                      []s

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                        o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                        pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                        []s

                        [snapback]312307[/snapback]

                        pressão x vazão e tb x massa?

                        tudo bem, então que seja massa. :ohoh:

                        entendi volume como sendo massa então.

                        ja escutei tb como sendo coluna de ar . prefiro volume.

                        voltando ao assunto: pega um turbo pequeno, tipo uma t2 coloca pra soprar 1 bar, mede a potência, , agora coloca uma lacon s2a pra soprar tb 1 bar e mede novamente a potência.

                        pelo que citou ai em cima, vc ja sabe a resposta .

                        papos como: po, andava com 1,8 bar usando uma apl 240 e o motor não quebrava, ai coloquei um turbo maior e o motor explodiu são muito comuns de se escutar.

                        1 Resposta Última resposta
                        • X Offline
                          X Offline
                          Xucrute
                          escreveu em última edição por
                          #16

                          sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                          claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                          o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                          sem intrigas caio.. sem intrigas...

                          soh um mal entendido

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #17

                            sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                            claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                            o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                            sem intrigas caio.. sem intrigas...

                            soh um mal entendido

                            [snapback]312321[/snapback]

                            conceitos iguais, só que com palavras diferentes hehehe

                            relax.

                            qto a diferenças no turbo pequeno não quebrar e no grande o motor fzr buum com a mesma pressão de antes, é o lance de maior volume (ou massa, como queira).

                            1 Resposta Última resposta

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