Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. O q faz quebrar bielas?

O q faz quebrar bielas?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
17 Posts 11 Posters 13.0k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • M Offline
    M Offline
    mephisto
    escreveu em última edição por
    #8

    li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.

    o que faz quebrar as bielas?

    vamos colocar um exemplo.

    um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.

    será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?

    [snapback]311835[/snapback]

    vibracao e giro em 95% dos casos

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      Rix
      escreveu em última edição por
      #9

      penso que seja o esfor?o que ela tenta suportar. se ela suporta, não quebra. se ela não suporta, quebra. ?bvio, não?

      kkk..

      concordo com todas as opiniões acima. a quantidade de energia mecânica gerada pela explosão em cima da biela é o que a quebra. seja excesso de rotação (as freiadas e acelerações que a biela sofre) no seu curso, e também o esforão gerado pela quantidade de mistura em cima do pistão, sob pressão.

      compressor de alta vazão e pouca pressão, quebra biela. compressor de alta pressão e pouca vaz?o, quebra biela. no fundo, creio eu (palavras de leigo ) o que importa é a vazão mêssica da mistura ar x combustável juntamente com o tempo de ignição (que são as vari?veis para geração de energia mecânica) afetam a durabilidade da biela, se for pensado estáticamente.

      um motor sem sobrealimentação tb quebra biela, geralmente por excesso de giro. e quebra por esforão mecânico, mas por mot?vos diferentes.

      posso estar enganado… se estiver, me corrijam.. tb estou aki p/ aprender

      []s

      1 Resposta Última resposta
      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #10

        vibracao e giro em 95% dos casos

        [snapback]311927[/snapback]

        não se fie nisso.

        coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

        pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #11

          quebra por torque e rota?ao, isto ?, na pratica potência, mas se atingir determinada rotação mesmo com torque baixo pode quebrar, se atingir determinado torque mesmo a baixa rotação pode quebrar…e se atingir o limite de potência mesmo com torque e rotação abaixo dos limites individuais, mas excedento o valor combinado tbm quebra...

          fora fadiga, dimensionamento errado, etc

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            mephisto
            escreveu em última edição por
            #12

            não se fie nisso.

            coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

            pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

            [snapback]312070[/snapback]

            ha isso tb eh joselito :ohoh:

            mas tipo, na margem do q a biela ainda teoricamente pode, o q faz quebra eh trepidacao e giro claro, vindo potencia

            noto algumas coisas pelo nivel de potencia q uma tal biela aqui nao aguenta no alcool e lah fora aguenta na gasol de alta octana deles, aquele lance da diferenca de potencia por rpm dependendo do combustivel

            ah mas dae vem né fatores tb q nem dah pra lembrar de citar

            1 Resposta Última resposta
            • W Offline
              W Offline
              wsuturbo
              escreveu em última edição por
              #13

              calão hidraulico tb hehe

              1 Resposta Última resposta
              • X Offline
                X Offline
                Xucrute
                escreveu em última edição por
                #14

                se o motor estiver todo bem montado, sem desbalanceamento, sem folgas excessivas, o que quebra biela é a carga proveniente da queima da mistura admitida.

                fatalmente quem melhora a admissão e a queima do combustivel vai estar impondo mais fadiga em cima das partes m?veis, pistões, aneis, pinos, bielas e virabrequim.

                cuidado com a diferença de turbo, ambos podem estar te dando 1 bar, mas o volume de um turbo maior vai ser tb maior, e isso aumenta a carga juntamente com o torque e a potência.

                o conhecido termo (entre a galera do crime ) meu quilo pesa mais do que o seu vem justamente dessa diferença no equipamento.

                [snapback]311884[/snapback]

                na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                []s

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                  o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                  pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                  []s

                  [snapback]312307[/snapback]

                  pressão x vazão e tb x massa?

                  tudo bem, então que seja massa. :ohoh:

                  entendi volume como sendo massa então.

                  ja escutei tb como sendo coluna de ar . prefiro volume.

                  voltando ao assunto: pega um turbo pequeno, tipo uma t2 coloca pra soprar 1 bar, mede a potência, , agora coloca uma lacon s2a pra soprar tb 1 bar e mede novamente a potência.

                  pelo que citou ai em cima, vc ja sabe a resposta .

                  papos como: po, andava com 1,8 bar usando uma apl 240 e o motor não quebrava, ai coloquei um turbo maior e o motor explodiu são muito comuns de se escutar.

                  1 Resposta Última resposta
                  • X Offline
                    X Offline
                    Xucrute
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                    claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                    o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                    sem intrigas caio.. sem intrigas...

                    soh um mal entendido

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                      claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                      o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                      sem intrigas caio.. sem intrigas...

                      soh um mal entendido

                      [snapback]312321[/snapback]

                      conceitos iguais, só que com palavras diferentes hehehe

                      relax.

                      qto a diferenças no turbo pequeno não quebrar e no grande o motor fzr buum com a mesma pressão de antes, é o lance de maior volume (ou massa, como queira).

                      1 Resposta Última resposta

                      • Login

                      • Não tem uma conta? Cadastrar

                      • Primeiro post
                        Último post
                      0
                      • Recente
                      • Usuários