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O q faz quebrar bielas?

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  • H Offline
    H Offline
    hernani.vila
    escreveu em última edição por
    #7

    biela também pode quebrar por distenção, quando é montado um motor com pistões pesados em biela original, e submetido a rpms muito altos. a biela quebra quando está freiando/puxando pra baixo o pistão que está em movimento ascendente, quando está expulsando os gases ou com freio motor . no ciclo de compressão com motor cheio isso não ocorre com esta intensidade porque existe a mistura sendo comprimida acima do pistão, que ajuda a freiar ele, dividindo o trabalho com a biela.

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    • M Offline
      M Offline
      mephisto
      escreveu em última edição por
      #8

      li o tópico sobre bielas forjadas e por sinal excelente, mas ficou uma duvida.

      o que faz quebrar as bielas?

      vamos colocar um exemplo.

      um motor com uma t2 rodando com 1.5bar e o mesmo motor com uma .50 com os mesmos 1.5bar. apesar da pressão ser a mesma, a .50 vai mandar um volume de ar praticamente o dobro da t2.

      será q a resist?ncia da biela será a mesma em ambos os casos, mesmo eles girando com o mesmo rpm?

      [snapback]311835[/snapback]

      vibracao e giro em 95% dos casos

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Rix
        escreveu em última edição por
        #9

        penso que seja o esfor?o que ela tenta suportar. se ela suporta, não quebra. se ela não suporta, quebra. ?bvio, não?

        kkk..

        concordo com todas as opiniões acima. a quantidade de energia mecânica gerada pela explosão em cima da biela é o que a quebra. seja excesso de rotação (as freiadas e acelerações que a biela sofre) no seu curso, e também o esforão gerado pela quantidade de mistura em cima do pistão, sob pressão.

        compressor de alta vazão e pouca pressão, quebra biela. compressor de alta pressão e pouca vaz?o, quebra biela. no fundo, creio eu (palavras de leigo ) o que importa é a vazão mêssica da mistura ar x combustável juntamente com o tempo de ignição (que são as vari?veis para geração de energia mecânica) afetam a durabilidade da biela, se for pensado estáticamente.

        um motor sem sobrealimentação tb quebra biela, geralmente por excesso de giro. e quebra por esforão mecânico, mas por mot?vos diferentes.

        posso estar enganado… se estiver, me corrijam.. tb estou aki p/ aprender

        []s

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #10

          vibracao e giro em 95% dos casos

          [snapback]311927[/snapback]

          não se fie nisso.

          coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

          pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #11

            quebra por torque e rota?ao, isto ?, na pratica potência, mas se atingir determinada rotação mesmo com torque baixo pode quebrar, se atingir determinado torque mesmo a baixa rotação pode quebrar…e se atingir o limite de potência mesmo com torque e rotação abaixo dos limites individuais, mas excedento o valor combinado tbm quebra...

            fora fadiga, dimensionamento errado, etc

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              mephisto
              escreveu em última edição por
              #12

              não se fie nisso.

              coloque (num ap) 3 bar de pressão num motor com 8 de taxa onde os pistões sejam forjados e as bielas std.

              pode trocar marchas a 5000 rpm e mesmo assim as bielas irão voar pelo bloco.

              [snapback]312070[/snapback]

              ha isso tb eh joselito :ohoh:

              mas tipo, na margem do q a biela ainda teoricamente pode, o q faz quebra eh trepidacao e giro claro, vindo potencia

              noto algumas coisas pelo nivel de potencia q uma tal biela aqui nao aguenta no alcool e lah fora aguenta na gasol de alta octana deles, aquele lance da diferenca de potencia por rpm dependendo do combustivel

              ah mas dae vem né fatores tb q nem dah pra lembrar de citar

              1 Resposta Última resposta
              • W Offline
                W Offline
                wsuturbo
                escreveu em última edição por
                #13

                calão hidraulico tb hehe

                1 Resposta Última resposta
                • X Offline
                  X Offline
                  Xucrute
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  se o motor estiver todo bem montado, sem desbalanceamento, sem folgas excessivas, o que quebra biela é a carga proveniente da queima da mistura admitida.

                  fatalmente quem melhora a admissão e a queima do combustivel vai estar impondo mais fadiga em cima das partes m?veis, pistões, aneis, pinos, bielas e virabrequim.

                  cuidado com a diferença de turbo, ambos podem estar te dando 1 bar, mas o volume de um turbo maior vai ser tb maior, e isso aumenta a carga juntamente com o torque e a potência.

                  o conhecido termo (entre a galera do crime ) meu quilo pesa mais do que o seu vem justamente dessa diferença no equipamento.

                  [snapback]311884[/snapback]

                  na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                  o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                  pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                  []s

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    na prática é isso ae … não é o volume que é maior... pq com a mesma pressão o volume é o mesmo, mas a massa é diferente..

                    o lance eh que pra um determinado nível de pressão a .50 é muito mais eficiente ao comprimir os gases, e isso dá menos temperatura e mais massa…

                    pelo menos em lei dos gases ideais ... como eh mecânica de flu?do talvez possa mudar um pouco... (mas não muito, já que quanto mais frio o ar, mais potência)

                    []s

                    [snapback]312307[/snapback]

                    pressão x vazão e tb x massa?

                    tudo bem, então que seja massa. :ohoh:

                    entendi volume como sendo massa então.

                    ja escutei tb como sendo coluna de ar . prefiro volume.

                    voltando ao assunto: pega um turbo pequeno, tipo uma t2 coloca pra soprar 1 bar, mede a potência, , agora coloca uma lacon s2a pra soprar tb 1 bar e mede novamente a potência.

                    pelo que citou ai em cima, vc ja sabe a resposta .

                    papos como: po, andava com 1,8 bar usando uma apl 240 e o motor não quebrava, ai coloquei um turbo maior e o motor explodiu são muito comuns de se escutar.

                    1 Resposta Última resposta
                    • X Offline
                      X Offline
                      Xucrute
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                      claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                      o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                      sem intrigas caio.. sem intrigas...

                      soh um mal entendido

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        sem ter a temperatura não adianta muito comparar … :ohoh:

                        claro que c/ a s2a vem mais potência ... turbina e compressor mais eficientes = mais potência….

                        o mesmo vale pra quando faz kabuuum ... :ops:

                        sem intrigas caio.. sem intrigas...

                        soh um mal entendido

                        [snapback]312321[/snapback]

                        conceitos iguais, só que com palavras diferentes hehehe

                        relax.

                        qto a diferenças no turbo pequeno não quebrar e no grande o motor fzr buum com a mesma pressão de antes, é o lance de maior volume (ou massa, como queira).

                        1 Resposta Última resposta

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