Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. O tão famoso ponto de ignição.

O tão famoso ponto de ignição.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
34 Posts 11 Posters 4.8k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #16

    otimo, é esse o ponto , ter um norte, mesmo q seja teorico para se seguir. isso q vai dar embasamento para poder concluir q 25 graus em um fusca é pra detonar e 25 em um marea turbo (com 100% de carga) é seguro.

    overspeed voce teria este material pra disponibilizar ?

    [snapback]323593[/snapback]

    isso é cosa de simulador de fabricante… software pesado pacas... entra na conta volume da c?mara, perfil do comando, enchimento... não sei se se faz isso no papel e caneta naum... antigamente (no tempo de distribuidor) ?ra tudo feito no empirismo (tentativa e erro)

    posso lhe informar que no teorico vai tbm o grau de agressividade ou conservadorismo ...

    pra vc ter noção um carro turbo de fabrica com ar de admissão de 50?c tem ponto perto dos 16? isso com uns 9:1 de taxa e 0,8bar... na gasosa... mas a central tem estratégia de atraso rápida e em patamar, não degrau como é corriqueiro nos aspirados.

    1 Resposta Última resposta
    • V Offline
      V Offline
      Vinicius L
      escreveu em última edição por
      #17

      isso é cosa de simulador de fabricante… software pesado pacas... entra na conta volume da c?mara, perfil do comando, enchimento... não sei se se faz isso no papel e caneta naum... antigamente (no tempo de distribuidor) ?ra tudo feito no empirismo (tentativa e erro)

      posso lhe informar que no teorico vai tbm o grau de agressividade ou conservadorismo ...

      pra vc ter noção um carro turbo de fabrica com ar de admissão de 50?c tem ponto perto dos 16? isso com uns 9:1 de taxa e 0,8bar... na gasosa... mas a central tem estratégia de atraso rápida e em patamar, não degrau como é corriqueiro nos aspirados.

      [snapback]323606[/snapback]

      realmente as centrais tem condições de puxar ponto de 34 pra 15 (falando de centrais de carro turbo logico), uma outra curiosidade é : mantida as condi?oes ideiais como uma curva de ponto cresceria é linearmente é quadraticamente é log ?

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        michael
        escreveu em última edição por
        #18

        mas a central tem estratégia de atraso rápida e em patamar, não degrau como é corriqueiro nos aspirados.

        [snapback]323606[/snapback]

        overspeed explica melhor isso.

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Leo_Multi
          escreveu em última edição por
          #19

          independente do motor e do sistema de alimentação (carburado e injetado) o procedimento é empirico mesmo :

          o primeiro passo é ajustar a mistura.

          o ponto depende da mistura , a mistura não depende do ponto.

          uma vez acertada a mistura, varia-se o ponto para cada rpm e cada posição do acelerador.

          dependendo do sistema (injeção/distribuidor) tenta-se atender as condições de utilização mais importantes (distribuidor) ou todas (injeção).

          acho complicado mexer nestes parametro via programa de edição de chip.

          com unichip é muito facil

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            GTi-T
            escreveu em última edição por
            #20

            ? … leo, vc ainda acerta carro turbo adaptado?

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Leo_Multi
              escreveu em última edição por
              #21

              ? … leo, vc ainda acerta carro turbo adaptado?

              [snapback]323687[/snapback]

              sory

              hoje não tenho interesse neste tipo de acerto pois acabo me envolvendo e tendo que refazer e consertar muitos itens da instalação em si.

              este trabalho não compensa ($$$$).

              tenho me dedicado a treinamento e expansão da rede de revendedores dastek.

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                DRoP
                escreveu em última edição por
                #22

                mas se alguem fizer um sistema para gravar o chip do mesmo modo como o unichip é acertado, ficaria muito facil fazer um chip…

                basta um bom programador, com um cara que intenda bem de injeção... mas aqui no brasil todos querem tudo na mão, ninguem quer ter o trabalho de fazer nada, dai fica dificil...

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #23

                  mas se alguem fizer um sistema para gravar o chip do mesmo modo como o unichip é acertado, ficaria muito facil fazer um chip…

                  basta um bom programador, com um cara que intenda bem de injeção... mas aqui no brasil todos querem tudo na mão, ninguem quer ter o trabalho de fazer nada, dai fica dificil...

                  [snapback]323790[/snapback]

                  mas se o reprogramador tiver acesso ao dino, lambda meter e tiver um emulador o trabalho é exatamente igual…e resultado... só que ele vai te cobrar por isso (igual o leo cobra no acerto do unichip... o uso de equipamentos de acerto) e vai acertar não só pela posição da borboleta, mas pela temperatura, carga, etc que souber nos mapas.

                  teoricamente a mistura não depende do ponto, mas já vi miutos casos de aumentar o ponto e a mistura cair em sonda narrow (provavelmente por não ter precisão de uma wide) então algum efeito acaba tendo.

                  atraso via knock pode ser de 2 formas:

                  degrau ou patamar, nos aspro geralmente (não é regra) é degrau, vai atrasando (e retornando) em degrau de digamos 2? até parar e depois pra voltar ao normal, em caro turbo geralmente é patamar, o knock atua atrasando um valor se persistir detonação vai pra um valor considerado seguro e só retorna qdo se reinicia o motor (alguns voltam por tempo...depende)

                  o formato de uma curva de ponto é característico, só que as injeções mapeadas se valem disso (poder ter um valor independente de qualquer função) pra corrigir alguns pontos que limitariam a curva de avanço caso calculada teoricamente... fica dificil associar...ficaria muito abaixo doque se usa hoje

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #24

                    olha esse topico é muito interessante.

                    meu carro eh gol gti 1993 injecao lejetronic com bico extra e gerenciador que naum atrasa ponto. rodando no alcool. com 0.5 bar (tava com 1,5bar diminui… quanto mais se estuda mais se fica com medo hehehe)

                    bom, no dino, o ponto acertado foi 15 de inicial. diminui pra 14, caiu potencia. aumentei pra 16, caiu tb... voltou pra 15 e ficou com a potencia maxima.

                    [snapback]323600[/snapback]

                    acredito que a variação de potência deu-se devido ao ponto final, que sobre na mesma escala que o ponto inicial é alterado. muito ponto final pode amarrar o motor e tirar potência as vzs antes mesmo de ter detonação.

                    olha que eu seguro de final mesmo… hehehe arranco faco o escambal com o carro, nunca tive problema, temperatura no meio, com valvula termostatica, tudo na boa mesmo... como manda o figurino...

                    [snapback]323602[/snapback]

                    tb sempre usei valvula termost?tica e tb seguro de final quando tem espaço + segurança.

                    ja viu né…cambio ps..., de 4? marcha (estico as marchas só até 7500 rpm q é até onde o motor rende) ja passa de 230 km/h reais. e ainda tem a 5? que entra cheia e continua empurrando. mesmo com cambio pesado o motor não esquenta, não grila e nem nada.

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      Carlbizz
                      escreveu em última edição por
                      #25

                      duvidazinha basica

                      como ficar o ponto em carro turbo adptado que não teve os parametros de chip mexidos?

                      a injeção atrasa mesmo sem ter mechido em nada?

                      abraços

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #26

                        duvidazinha basica

                        como ficar o ponto em carro turbo adptado que não teve os parametros de chip mexidos?

                        a injeção atrasa mesmo sem ter mechido em nada?

                        abraços

                        [snapback]323874[/snapback]

                        o principal sensor que é usado no mapa de ponto é o map, como ele só enxerga pressão atmosf?rica a sua injeção não diferencia 0,0001bar de pressão de turbo de 10000,0 então ele não sabe que seu carro é turbo e não atrasa mais do que atrasaria entre pouca e toda carga.

                        maf lá vaz?o, só que a calibração dele faz a mesma cosia, não enxerga vazão maior que a esperada.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio
                          escreveu em última edição por
                          #27

                          mas a central tem estratégia de atraso rápida e em patamar, não degrau como é corriqueiro nos aspirados.

                          o que significa isso?

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #28

                            o que significa isso?

                            [snapback]323887[/snapback]

                            leia acima :ppteam:

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              Carlbizz
                              escreveu em última edição por
                              #29

                              o principal sensor que é usado no mapa de ponto é o map, como ele só enxerga pressão atmosf?rica a sua injeção não diferencia 0,0001bar de pressão de turbo de 10000,0 então ele não sabe que seu carro é turbo e não atrasa mais do que atrasaria entre pouca e toda carga.

                              maf lá vaz?o, só que a calibração dele faz a mesma cosia, não enxerga vazão maior que a esperada.

                              [snapback]323879[/snapback]

                              over

                              mas se eu trocasse então por um map desses positivosó a ie preceberia e atrasaria o ponto?

                              nos carros com chip alterado como faria então? manteria o map negativo?

                              abraços

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                michael
                                escreveu em última edição por
                                #30

                                alguém sabe dizer como levar em consideração a leitura do pirometro para o acerto do ponto?

                                até que temperatura é suportavel pelo motor?

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
                                  O Offline
                                  overspeed
                                  escreveu em última edição por
                                  #31

                                  over

                                  mas se eu trocasse então por um map desses positivosó a ie preceberia e atrasaria o ponto?

                                  nos carros com chip alterado como faria então? manteria o map negativo?

                                  abraços

                                  [snapback]323895[/snapback]

                                  se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                                  nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    Carlbizz
                                    escreveu em última edição por
                                    #32

                                    se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                                    nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                                    [snapback]323917[/snapback]

                                    valeu over

                                    duvida solucionada

                                    abraços

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
                                      P Offline
                                      PrEsA
                                      escreveu em última edição por
                                      #33

                                      se trocar o map por um positivo e tiver bicos suficientes pra alimentar a potência que virá vc dispensa bico auxiliar e terá um carro que podera ser acertado via chip como um turbo de fabrica, tanto em ponto qto em combustivel.

                                      nos com map normal o que a gente faz é atrasar o ponto pra qualquer pressão acima da atmosf?rica acima da rotação aonde a turbina pega, ou sej vc tem que ter o feeling de que rpm começa a ter pressão suficiente pra que vc precisa atrasar… com map positivo a curva é muito mais bonita porque vc não altera muito o formato, apenas estica e encurta as pontas aonde precisa ...

                                      [snapback]323917[/snapback]

                                      eu consigo em um sistema de injeção tradicional (aspro) trocar a map e acertar na ecu o ponto e tempo de injecao para pressao positiva??

                                      alguem ja fez isto?

                                      tks

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
                                        O Offline
                                        overspeed
                                        escreveu em última edição por
                                        #34

                                        eu consigo em um sistema de injeção tradicional (aspro) trocar a map e acertar na ecu o ponto e tempo de injecao para pressao positiva??

                                        alguem ja fez isto?

                                        tks

                                        [snapback]324207[/snapback]

                                        sim consegue

                                        e

                                        sim muitos de nés xipeiros já fazem assim… só precisa saber que modelo de injeção é pra saber que sensor positivo (não gosto desse termo, mas facilita o entendimento) se deve usar.

                                        1 Resposta Última resposta

                                        • Login

                                        • Não tem uma conta? Cadastrar

                                        • Primeiro post
                                          Último post
                                        0
                                        • Recente
                                        • Usuários